Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
01
Termo lavrado na cidade da Baía pelos membros da Junta Provisória do Governo sobre o embarque das tropas de Portugal, assinado por Gregório Gomes da Silva.
02
Edital mandado publicar pelo brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo, governador das armas da província da Baía, sobre a chegada de rebeldes a essa cidade, assinadas por José Botelho de Araújo.
03
Correspondência trocada entre diversas entidades remetendo mapas de força e mapas de armamento e equipamento, que se achavam a bordo de vários navios, do 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 12; dos Regimentos de Infantaria nº 6 e 15; do 2º Batalhão da Legião Lusitana e do Batalhão de Caçadores nº 2, regressados da Baía.
04
Ofício do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz participando a morte do soldado desertor Rodrigo António, do Regimento de Infantaria nº 12, que ao passar pela cidade de Leiria resistiu à sua prisão.
05
Correspondência de Tomás António de Vilana Portugal para o patriarca eleito de Lisboa, sobre o transporte de pau do Brasil e de tropas, para preencher os corpos da Divisão Auxiliar, no navio "Gentil Americana".
06
Correspondência trocada entre diversas entidades acompanhada de requerimentos de religiosos do convento de Santa Teresa em Setúbal sobre o alojamento das tropas regressadas da Baía nesse convento.
07
Correspondência trocada entre diversas entidades para que se providenciasse transportes para o desembarque dos batalhões que chegavam da Baía e para o seu alojamento.
08
Ofício de João da Cunha Preto, comandante do hospital do Regimento de Artilharia nº 1, para Duarte José Fava sobre a necessidade de aumentar as instalações desse hospital.
09
Correspondência do conde de Subserra para o infante D. Miguel e do visconde de Santa Marta para o visconde de Veiros e para Joaquim José Maria de Sousa Tavares sobre a necessidade de recolher ao Hospital da Marinha os doentes da tropa da expedição da Baía que se encontram a bordo das embarcações devido aos hospitais regimentais se encontrarem lotados.
10
Correspondência do conde de Subserra e do visconde de Santa Marta para Joaquim José Maria de Sousa Tavares sobre inspecções feitas aos militares doentes da expedição da Baía e o seu envio para o Hospital da Marinha.
11
Correspondência sobre inspecções feitas aos militares doentes pertencentes à expedição da Baía e o envio destes para o Hospital da Marinha; a instalação do Depósito Militar e de um hospital no Convento de São João de Deus e o fornecimento de medicamentos e utensílios ao Hospital Regimental de Artilharia nº 1.
12
Ofício de António Joaquim de Araújo, médico do Exército, para o visconde de Santa Marta, remetendo os mapas das inspecções feitas por ele a militares doentes vindos da expedição da Baía pertencentes à Legião Lusitana; Batalhão de Caçadores nº 1, 2, 4 e 12; Regimento de Artilharia nº 1 e 2; Regimento de Infantaria nº 1, 3, 4, 5, 6, 12 e 15.
13
Correspondência do Ministério da Guerra para o contador fiscal da Tesouraria Geral das Tropas, dando conhecimento da ordem régia para que este liquidasse as contas dos oficiais vindos da Baía que se encontravam presos no Castelo de São Jorge e que acabavam de obter liberdade para regressarem aos corpos a que pertenciam.
14
Correspondência trocada entre Joaquim José Maria de Sousa Tavares e o conde de Subserra relacionada com o desembarque das tropas que regressavam da cidade da Baía a bordo da nau "D. João VI".
15
Correspondência trocada entre diversas entidades sobre o requerimento de Samuel Cook, procurador dos proprietários do bergantim americano " Osprey de Salem - capitão Thomaz Dean", queixando-se das violências praticadas contra o dito navio no porto da Baía e pedindo indemnização pelos prejuízos.
16
Correspondência dos comandantes dos corpos de Artilharia, Infantaria e da Legião Lusitana, para o conde de Barbacena Francisco remetendo relações dos oficiais e suas famílias, regressados da Baía que deviam receber as comedorias.
17
Correspondência trocada entre o conde de Subserra, infante D. Miguel, visconde de Veiros, Domingos José Cardoso e o visconde de Santa Marta, sobre o fornecimento de alimentação às tropas que regressavam da Baía.
18
Processo referente ao requerimento dos empregados do Comissariado do Exército, que estiveram destacados na cidade de Baía, no qual pediam para serem abonados das comedorias que deixaram de receber quando embarcaram para Portugal.
19
Correspondência do conde de Subserra para o infante D. Miguel remetendo relações de oficiais e famílias do Batalhão de Caçadores nº 2, regressados da Baía, que não receberam as competentes comedorias e dos oficiais dos esquadrões de Cavalaria da Legião da Baía que requerem ser pagos de soldos como os oficiais da Legião Lusitana.
20
Correspondência de Francisco António de Gouveia Ferraz de Miranda, comandante da embarcação do registo na foz do Douro, para o conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, participando o movimento naquele porto.
21
Ofícios de Pedro António Coelho Freire, comissário do Exército, para Clemente Eleutério Amado, pedindo esclarecimentos sobre os fornecimentos das tropas da cidade da Baía.
22
Mapas de todos os corpos da 1ª e 2ª Linha da província da Baía e mapas de armamento e relações dos chefes dos corpos.
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 46
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 46
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/46
Título
Caixa nº 46