Documentos Antigos (Anterior de 1640)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Documentos Antigos (Anterior de 1640)

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/01

Título

Documentos Antigos (Anterior de 1640)

Datas descritivas

1508 - 1797

Dimensão e suporte

2 caixas com 44 documentos, 5 livros manuscritos e 1 impresso.

Âmbito e conteúdo

Secção composta por legislação do séc. XVI e XVII com destaque para os documentos mais antigos do AHM - os alvarás de 1508 assinados por D. Manuel I; regimento de quadrilheiros e dos capitães-mores, cartas régias sobre o domínio espanhol, documentos diversos sobre a companhia de cavalos de Montemor-o-Novo, relato da entrega de Ormuz aos ingleses, carta de venda de casas e quintal no campo de Santa Clara, documentos sobre a nau de "São Pantalião" que fazia a carreira para a Índia.

Condições de acesso

Os originais são "reservados", pelo que a consulta só é possível através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém alguns documentos em espanhol.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Existência e localização de originais

Alguns documentos são cópias e transcrições de documentos originais da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Biblioteca Pública de Évora, Biblioteca Nacional de Paris, Torre do Tombo, Biblioteca Municipal de Faro, Câmara da Covilhã, Câmara da Guarda, Arquivo Municipal do Porto e Arquivo Municipal de Elvas.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Notas de publicação

Referência bibliográficaGUEDES, Lívio da Costa - Aspectos do Reino do Algarve nos séculos XVI e XVII. - A «Descripção» de Alexandre Massaii (1631). Boletim do AHM, LII, 7-269.Idem - Aspectos do Reino do Algarve nos séculos XVI e XVII. - A «Descripção» de Alexandre Massaii (1621) (Il Tratado). Boletim do AHM, LVIII, 7-215.MORAIS, Alberto Faria de - O Maanuscrito de Matheus Roiz (1617 - 1691). Lisboa, 1952, 108 p.Idem - Ordenações e Ginetes d´El Rey. Lisboa, 1954, 190 p.Idem - Les Tapisseries de D. João de Castro. Lisboa, 1956, 86 p. MATOS, Artur Teodoro de - Subsídios para a História da Carreira da Índia: documentos da nau de S. Pantalião. Lisboa, 1975, 163 p.PIRES, Maria João - "Documentos do Século XVI do Arquivo Histórico Militar". In: Boletim do AHM, Lisboa, vol. 64 (2001), pgs. 9 - 48.