Guerra da Sucessão de Espanha (1704 - 1712).

Available actions

Reader available actions

 

Guerra da Sucessão de Espanha (1704 - 1712).

Description details

Description level

Section   Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/04

Descriptive dates

1701 - 1721

Dimension and support

1 caixa com 32 documentos manuscritos e 8 brochuras impressas.

Scope and content

Secção constituída por documentos relativos às operações militares realizadas durante a guerra da sucessão de Espanha e que culminou com a assinatura do tratado de Utreque; correspondência do ministro Diogo de Mendonça Corte Real sobre a movimentação das tropas, defesa do Reino, gestão de abastecimentos e vencimentos militares. Correspondência sobre os tratados da suspensão de Armas com a França e Castela; de D. Pedro II para o conde de Avintes; relatórios dos combates travados em Ciudad Rodrigo; relação da batalha entre os exércitos da Catalunha e Castela; documentação relativa a fortificações militares.

Indexing terms / keywords

Pedro II, D.; Espanha; França; Campo Maior; Fortificações; 1704; Guerra da Sucessão de Espanha; Cartas; Correspondência; Relatórios; Cartas Régias; 1712; Catalunha; Galveias, conde; Cidade Rodrigo; Avintes, conde

Access restrictions

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Language of the material

Contém documentos em espanhol.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Location of originals

Contém transcrições de documentos originais do séc. XVIII da Torre do Tombo, Academia de Ciências de Lisboa e Arquivo da Câmara Eclesiástica de Coimbra.

Alternative form available

Secção digitalizada.

Publication notes

Guedes, Lívio da Costa - Testemunhos de iniciativas de carácter militar adoptadas no início do século XVIII. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 61 (1995), pgs. 85-94.

Notes

Alguns documentos estão desfasados do período cronológico da secção. Optou-se por mantê-los, por forma a evitar alterações de cotas antigas.