Comando do Conde de Lippe (1762 - 1768).
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/08
Título
Comando do Conde de Lippe (1762 - 1768).
Datas descritivas
1761 - 1864
Dimensão e suporte
8 caixas com 283 processos, manuscritos e impressos e alguns croquis.
História administrativa/biográfica/familiar
Foi no contexto da Guerra Fantástica, iniciada em 18 de Maio de 1762, quando Portugal declarou guerra à Espanha e à França devido à violação de fronteiras, que o conde de Lippe foi nomeado marechal-general do Exército Português, por conselho da Inglaterra, para prestar auxílio militar a Portugal. A sua ação pautou-se sobretudo por criar uma nova organização e regulamentos para o Exército Português, consolidando a disciplina das tropas incluindo a uniformização dos fardamentos e promovendo a instrução militar. Miguel de Arriaga Brum da Silveira, secretário do conde de Lippe, era o elemento de ligação deste com o conde de Oeiras. Segundo a organização do conde de Lippe, o Exército passava a ter 25 regimentos de Infantaria, um de voluntários reais, um da Armada, 10 de Cavalaria e 4 de Artilharia distribuídos pelas várias províncias. A partir de 1763 realizaram-se as primeiras manobras militares em Portugal, primeiro no campo da Ajuda e depois no campo de Monte Branco, entre Vila Viçosa e Estremoz. Também o levantamento de cartas militares foi uma das preocupações do conde de Lippe, pelo que incumbiu vários engenheiros estrangeiros nessa tarefa. Em 20 de Setembro de 1764, o conde de Lippe regressou à sua pátria conservando a patente de marechal-general do Exército Português. Entre Setembro de 1767 e Março de 1768, o conde de Lippe regressou a Portugal em visita de inspeção ao Exército do seu comando e às fortificações do reino.
Âmbito e conteúdo
Secção composta por documentação relativa ao comando militar do conde de Lippe no Exército Português, com destaque para as suas memórias, regulamentos, diretivas, instruções gerais e ordens sobre procedimentos militares para os governadores e comandantes de regimentos; correspondência para o conde de Lippe sobre nomeações de pessoal, nomeadamente de D. Luís da Cunha, secretário de Estado dos Negócio da Guerra e dos governadores de armas e praças e comandantes dos regimentos; correspondência para Miguel de Arriaga Brum da Silveira, secretário do conde de Lippe, sobre pessoal, pagamentos, recrutamento, operações, víveres, fardamentos, revistas de tropas e situação do material dos regimentos; ordens assinadas pelo Ajudante General, conde barão D. Fernando; propostas de promoções e reformas e requerimentos de militares e civis; cópias de cartas régias e decretos sobre disciplina e reformas militares; relações e esquemas de material de Artilharia. Destaque ainda para o livro de ordens do Regimento de Cavalaria de Alcântara de 1763 a 1796.
Termos de indexação / palavras-chave
Operações; Artilharia; Requerimentos; 1762; Material; Regulamentos; Lippe, conde; Disciplina; Correspondência; Decretos; 1863; Cartas Régias; 1761; 1768; Civis; Diretivas; Víveres; Aposentações; Recrutamento Militar; Fernando, barão conde; Silveira, Miguel de Arriaga Brum da; Regimento de Cavalaria de Alcântara
Condições de acesso
Os documentos originais são “reservados” pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.
Idioma e escrita
Contém documentos em francês alemão, inglês e espanhol.
Características físicas e requisitos técnicos
Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação, afetando o texto.
Existência e localização de originais
Contém cópias de originais da Biblioteca da Universidade de Coimbra.
Existência e localização de cópias
Secção digitalizada.
Unidades de descrição relacionadas
Ver a secção relativa ao Arquivo Militar de Lisboa (AHM/DIV/4/1).
Notas de publicação
Referência bibliográficaAHM - Cartas dirigidas pelo conde de Lippe ao conde de Oeiras. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 4 (1934), pp. 243-284; vol. 5 (1935), pp. 109-129.Martins, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.Sales, Ernesto Augusto Pereira - A descendência bastarda do conde de Guilherme de Shaumbourg Lippe em Portugal. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 15 (1945), pp. 1-25; vol. 5 (1935), pp. 109-129.