Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
01
Ofício do coronel Vicente da Silva da Fonseca, comandante do 1º Regimento de Infantaria do Porto, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre um motim popular na Companhia Geral dos Vinhos do Alto Douro.
02
Correspondência do coronel D. Pedro Manuel de Vilhena para seu tio D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre provisão de postos vagos de oficiais e praças, abastecimentos, disciplina militar, entre outros assuntos e contrato de fornecimento de celas e correames entre a Fazenda e os capitães de Cavalaria da província de Trás-os-Montes.
03
Ofícios de Manuel Rodrigues Cardoso para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de listas de oficiais dos regimentos de Infantaria e Cavalaria de Almeida.
04
Correspondência do coronel Manuel Pereira de Matos, enquanto comandante do Regimento de Campo Maior e governador da praça de Elvas, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, com relações dos festejos comemorativos do casamento de D. Pedro III com D. Maria I, ordens sobre o funcionamento dessa praça, processo de recrutamento de 400 soldados na comarca de Portalegre registados nos livros das freguesias do ano de 1761 e dos refugiados em Castela, processo da deserção do furriel-mor Joaquim Soares para Castela, inspecção à bagagem de Pedro António Avenenta e seus familiares pelo vedor geral do exército António Lopes Durão e mapas de acampamento ilustrativos de exercícios efectuados.
05
Correspondência de Manuel Bento Brochado, vedor geral da província do Minho, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o assento das munições de boca das guarnições dessa província e ordem da Junta dos Três Estados para o provimento de pão, cevada, palha e outros géneros.
06
Correspondência do coronel Luís de Albuquerque de Mendonça Furtado, do Regimento de Infantaria de Viana, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre revista geral aos Terços Auxiliares da província do Minho e diligências para o seu recrutamento de modo a constituí-los em 1.200 homens cada um, visita de Fernando Lobo de Sotto-Mayor, auditor geral da província do Minho, às praças dessa província, propostas e apreciações para ocupação de diversos cargos, visita do marechal de campo D. Simão Frezer, inspector das tropas das Três Províncias e Partido do Porto, às praças da província do Minho para reformar os regimentos de Valença e Monção, mapas de munições de guerra e de boca das praças e envio do novo regulamento da Infantaria.
07
Ofício do coronel Baltazar Jácome do Lago Rego, do Regimento de Aveiro para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo a providência necessária para recrutar 500 homens e um médico para os regimentos da Marinha da Corte.
08
Ofício do coronel Lourenço de Melo da Silva e Sá, do Regimento de Infantaria de Peniche, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, expondo diversos problemas de disciplina da sua praça e pedindo que apresente os mesmos ao conde de Oeiras.
09
Ofícios do coronel Jorge Francisco Machado de Mendonça, comandante do Regimento de Infantaria do Porto, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre correspondência trocada entre este e Francisco Xavier de Andrade sobre do fornecimento de carne de vaca e de pão para matar a fome ao regimento referido e à população.
10
Correspondência do mestre de campo Jorge de Andrade da Rua e Sousa, do Terço de Infantaria da comarca de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, remetendo "Mapa do Terço auxiliar da comarca de Torres Vedras e Alenquer, de que é mestre de campo Vicente Álvares da Silva", "Relação dos oficiais do Terço da Infantaria Auxiliar da comarca de Setúbal" e informação sobre António Correia Murça.
11
Ofício do coronel João Távora, do Regimento de Chaves para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a reorganização desse regimento.
12
Ofício de D. João de Sousa, do Regimento de Valença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a acomodação do regimento do marechal-de-campo, inspector das Três Províncias, na praça de Valença.
13
Ofício do coronel João de Sampaio Mello e Castro, do Regimento de Cavalaria de Meklenbourg, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a nomeação de Francisco Manuel para picador do seu regimento por ordem do conde de Lippe, respectivo pagamento e atestação.
14
Correspondência de D. João Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Almeida, para seu tio, D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre pedido de licença para cumprir obrigações religiosas, aumento do ajudante José Abreu Castelo Branco, petição dos oficiais da vedoria para usarem as suas fardas e pedidos para dar seguimento a requerimentos diversos entre outros assuntos.
15
Correspondência de João Gordon, comandante dos Voluntários Reais, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo para se ausentar e passar alguns meses em Inglaterra por motivos de doença e sobre o envio de listas do estado da Cavalaria e da Infantaria.
16
Correspondência do coronel D. Cristóvão Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Elvas, para seu tio D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o pedido de D. Diogo de Menezes para nomear furriel deste regimento o seu afilhado, provisão de postos vagos, pagamentos e fardamento.
17
Ofícios do coronel Henrique Garcês Palha de Almeida, do Regimento de Aveiro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o armazenamento de fardamento e itinerário de marcha.
18
Ofício do coronel de Infantaria Francisco de Lima da Silva, do Regimento de Tavira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, remetendo o mapa (cópia) do itinerário de marcha do regimento que se encontra em Arronches.
19
Ofício do coronel D. Francisco Sousa Coutinho, do Regimento de Almeida, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a aplicação de um despacho.
20
Ofícios do coronel Francisco Furtado de Mendonça, do Regimento de Infantaria de Elvas, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo para retomar o governo dessa praça, governada interinamente pelo governador de Campo Maior, e sobre provisão de postos vagos.
21
Correspondência do coronel Diogo Gomes de Moura, do Regimento de Lagos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a colocação de editais para que todos se pudessem candidatar a lançar no assento do provimento das tropas do reino do Algarve, de todo o reino ou apenas de algumas praças, arrematação do assento futuro com as condições aprovadas com os lanços de Luís de Almeida Coutinho de Faro e de Manuel Nunes de Tavira e auto de arrematação (cópia) de assentos das munições de boca.
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 15
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 15
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/15
Título
Caixa nº 15
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.