Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
01
Ofícios de Agostinho da Cunha Sotto-Mayor, governador da praça de Campo Maior, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre obras de reparação num contramuro e a morte do sargento-mor Manuel da Costa Luzarte de Brito, governador das Armas do Alentejo.
02
Ofícios do brigadeiro Agostinho Jansen Moller, governador das Armas do Algarve, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a nomeação do médico Joaquim José de Ataíde para a praça de Lagos e a justificação da sua não aceitação e a chegada do cônsul holandês a Lisboa.
03
Correspondência de António Caetano de Andrade Ferreira da Fonseca, governador da praça de Marvão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre questões de disciplina das tropas sob o seu comando.
04
Correspondência de António de Faria Cotta Falcão, governador da praça de Arronches, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo apoio para o bom desempenho do cargo.
05
Ofício de António Pinto Mouzinho de Albuquerque, governador da praça de Castelo de Vide, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio do mapa do mês, a proposta do seu regimento e a necessidade de fardamentos.
06
Ofício de Bento Joaquim Nunes, governador da praça de Moura, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, descrevendo a ruína em que se encontra esta praça e pedindo apoio para a sua reparação.
07
Ofício de D. Diogo de Sousa, governador do castelo de Santiago da Barra de Viana, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre propostas para o provimento do posto de governador da fortaleza de Nossa Senhora da Barra, em Caminha.
08
Ofícios do sargento-mor tenente Félix José Azambuja, do forte de São Julião da Barra, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo misericórdia para a miséria extrema em que se encontram 300 soldados "presos" no forte, sem farda, sem pão e com 19 meses de soldo em atraso.
09
Correspondência de Fernando da Costa de Ataíde Teive, governador da praça de Almeida, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre material de guerra, munições e víveres existentes na praça e envio de pano escarlate para ser distribuído pelos regimentos que admitam essa cor.
10
Correspondência de Francisco Mendes de Carvalho, governador da praça de Sines, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo o castigo e a autuação dos cabecilhas do motim que estalou entre os soldados devido aos atrasos de pagamento do soldo.
11
Ofício de Francisco de Mendonça Pessanha de Mascarenhas, governador da fortaleza de Monte Gordo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre e com as taxas alfandegárias pagas pelos caíques.
12
Documento em falta detectada em 5 de Fevereiro de 2004, sem capilha.
13
Correspondência do coronel de Infantaria e engenheiro João Alexandre de Chermont, governador da praça de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre incidentes ocorridos na procissão do Corpo de Deus, publicação de pregões e editais relativos a crimes de roubo de materiais e desonestidade de pedreiros e carpinteiros na reconstrução dos danos causados pelo terramoto e remetendo exposição acerca do procedimento iníquo e injusto do juiz de fora, Bartolomeu Vieira de Castro, do escrivão Gregório de Freitas e do vereador da câmara de Setúbal Valentim Gomes da Rocha Freitas contra o soldado Francisco Roriz.
14
Ofícios de José António de Sá Pereira, governador e capitão-general da Ilha da Madeira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre comércio e transporte de vinhos dessa ilha.
15
Ofícios de José Godinho de Carvalho, governador da praça de Marvão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o mau estado das muralhas e dos armazéns de aprovisionamento de munições de guerra e boca desta praça, atestado pelo certificado do capitão engenheiro João Rodrigues da Silva, da praça de Campo Maior.
16
Ofício de José Nunes Ramalho, governador da praça de Arronches, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo que sejam tomadas as providências necessárias para minorar o mau estado em que se encontra esta praça com consulta da câmara dessa praça.
17
Ofício do marechal de campo José Pacheco de Albuquerque e Mello, governador de Buarcos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo que seja punido o capitão de Infantaria Isidoro dos Reis Coelho, por se ter feito passar por tenente desta unidade.
18
Ofício de Luís Inácio Pereira Coutinho de Vilhena, governador da praça de Vila do Conde, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o fornecimento de peças de Artilharia para a praça de que é responsável.
19
Ordem (cópia) do marquês de Louriçal, governador da praça de Lagos e capitão-general do Reino do Algarve, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a uniformização dos tributos a pagar pelas embarcações nacionais e estrangeiras.
20
Ofício de João Palha de Almeida, governador de Salvaterra, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre actividades militares das tropas sob o seu comando.
21
Ofícios de Manuel José de Paiva, governador da praça de Faro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando da chegada àquela praça do Regimento de Cavalaria e Infantaria dos Voluntários Reais, comandado pelo coronel João Gordon e o envio para o Limoeiro, em Lisboa, do preso Francisco Manuel de Mira, que foi furriel de Cavalaria.
22
Ofício de Manuel Nunes Mota, sargento-mor com exercício de tenente da Torre de São Sebastião da Caparica, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o estado de ruína em que esta se encontra.
23
Ofício de Manuel da Silva Álvares, governador das Berlengas, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a falta de preparação dos 50 soldados que aí se encontram a ponto de parecerem paisanos, a necessidade de tomar medidas e as carências que se fazem sentir.
24
Ofício do visconde de Barbacena, governador da praça de Cascais, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, solicitando uma licença por motivo de doença.
25
Correspondência de Sebastião Pinto Rubim, governador da praça de Valença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, dizendo que assumiu o governo dessa praça por doença do marechal de campo Luís de Albuquerque de Mendonça e do falecimento do coronel António da Costa de Oliveira, governador da praça de Monção, e informando sobre a força de tropas espanholas existentes no reino da Galiza e do número das mesmas que embarcaram nos portos desta província para os estados da América espanhola.
26
Ofícios de Diogo Xavier de Melo Cogominho, governador da praça de Lagos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o estado e situação desta praça e para João Gordon, comandante do Regimento de Voluntários do Reino, dando parecer positivo ao pedido que havia sido feito para equipar de cavalos esse regimento.
27
Ofícios de Sebastião de Castro de Lemos, tenente do castelo de São Tiago Maior de Viana, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, propondo-se para o cargo de governador desse castelo à morte de D. Diogo de Sousa, anterior governador, e participando a fuga de três presos.
28
Ofícios de Bruno de Sousa Henriques de Almeida, governador de Castro Marim, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as perturbações causadas pelo coronel do Regimento de Voluntários que guarnece essa praça entre outros assuntos correntes.
29
Ofícios do coronel André da Costa de Alcami Ferreira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, participando o falecimento do sargento-mor Bento Pereira de Castro e Azevedo, governador da praça de Valença, e propondo-se para governador da mesma, solicitando o cargo de governador de Caminha atendendo ao estado de saúde de Diogo de Sousa Simão, actual governador, e comunicando a morte do sargento-mor João Taveira da Costa.
30
Ofício do capitão-mor Luís da Gama Ribeiro Rangel de Quadros da Maia, governador da barra de Aveiro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, reiterando o seu zelo e dedicação face às críticas do coronel Henrique Garcês Palha de Almeida.
31
Correspondência de António Sodré Pereira, governador da praça de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre cobrança das rendas das barracas existentes nos terrenos da fortificação dessa praça, necessidade de mais oficiais, dissolução do destacamento de 10 homens retirados das quatro companhias de Palmela que haviam sido requisitados no início da última guerra com Castela, condução de dois presos venezianos pelo ajudante engenheiro João Vasco de Abreu e "Mapa dos oficiais do Terço de Infantaria Auxiliar da comarca de Setúbal, de que é mestre de campo Jorge de Andrade Rua, que não residem na comarca, nem se apresentaram na Praça Cabeça da mesma".
32
"Mapa do que é servido nesta praça de Juromenha" e relação dos apetrechos de guerra com ofício de remessa de José da Silva Rodarte, governador da praça de Juromenha, para Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, dando conta do estado em que esta se encontra.
33
Ofício de José Pereira de Carvalho, governador da torre de São Sebastião da Caparica, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando não ter pólvora para as salvas.
34
Ofícios de Silvestre de Jesus Ribeiro, governador da praça de Peniche, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo pólvora e outras munições e relações dos apetrechos de artilharia e munições para a dita praça e fortes da sua repartição.
35
Correspondência de Simão Frazer, governador da praça de Chaves, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prersos, desertores, recrutamento de regimentos e mapas da força e de munições.
36
Documento em falta, detectada em 5 de Fevereiro de 2004, sem capilha.
37
Ofício de António de Almeida Salavisa Galopim, tenente da fortaleza de São João da Foz, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, pedindo peças de artilharia, um condestável, um capitão de artilharia, dois cabos de esquadra e dez artilheiros.
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 14
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 14
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/14
Título
Caixa nº 14
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.