Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
16
Serviço de Saúde (col.)
01
Hospitais militares.
01
Caixa 1
01
"Forma da despesa que Sua Majestade tem mandado executar no Hospital Militar".
02
Requerimento do enfermeiro mor do Hospital do Castelo de Bragança pedindo religiosos para prestar assistência a doentes desse hospital.
03
Ofício (cópia) de Marco António de Azevedo Coutinho, secretário de Estado dos Negócios do Reino, para o conde de Lavradio, sobre se se deve fazer um hospital para os soldados, ou se estes devem continuar a ser tratados no Hospital da Misericórdia.
04
Informação do Vedor Geral sobre a falta de acomodação devido ao excesso de doentes no Hospital Real Militar, com ofício de remessa do marquês de Tancos para D. Luís da Cunha
05
Carta (cópia) de José de Carvalho Mendes, vedor geral da Beira, sobre a necessidade de dinheiro para assistir aos enfermos do Hospital Real da praça de Almeida, com ofício de remessa do marquês de Tancos para D. Luís da Cunha.
06
Informação (cópia) de António Pinto Ferreira, vedor geral de Trás-os-Montes sobre o estabelecimento de um hospital em Vila Real para os soldados doentes dos regimentos de Francisco José de Morais e de João António de Sá e mais tropas que se encontram nas vizinhanças da dita vila, com ofício de remessa do conde de Vilar Maior para D. Luís da Cunha.
07
Informação (cópia) de Gonçalo Luis Xavier de Carvalho Monteiro, vedor geral da Corte sobre as necessidades do Hospital Militar de São João de Deus com ofício de remessa do conde de Vilar Maior para D. Luís da Cunha.
08
Informação (cópia) do vedro geral da Beira sobre a entrega da administração do Hospital Real de Penamacor aos padres capuchos por ordem do marechal de campo conde dos Arcos, com ofício de remessa do marquês de Fronteira para D. Luís da Cunha.
09
"Livro das instruções para uso do Hospital Militar da Corte ".
10
Instruções (cópia) para para o serviço de enfermaria do Hospital Militar da praça de Almeida acompanhado do regimento para os hospitais militares.
11
Relação das roupas existentes no Hospital Militar de Olivença, assinada pelo escrivão Manuel Rodrigues Pombo.
12
Informação de Alexandre Pegado Mexia Roda e São Martinho para o marquês de Angeja sobre nomeação de médicos para o Hospital Militar de Viana do Castelo.
13
"Livro que serve para acarregação do inventário dos bens móveis do hospital desta cidade de Vizeu"
14
Ofício do tenente-general Jorge Gomes de Sepúlveda, governador das Armas de Trás-os-Montes, para Luís Pinto de Sousa sobre a nomeação de um médico para o Hospital Militar de Miranda do Douro.
15
Instruções (cópia) para o serviço da enfermaria do Hospital Militar de Almeida ordenadas pelo brigadeiro David Calder.
16
Processo sobre obras, ampliações e orçamento do Hospital Militar de Viana do Castelo e análise dos serviços do Hospital da Misericórdia da mesma vila.
17
Deliberação régia sobre o requerimento que o médico António Alvares Teixeira do Hospital Militar de Almeida fez sobre as dietas de galinha para os seus enfermos.
18
Instruções (cópias) para o serviço da enfermaria no Hospital Militar de Chaves, ordenadas pelo brigadeiro Forbes.
19
Cartas de Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda para frei José da Natividade sobre o orçamento para ampliação do Hospital Militar de Mirandela, com referência à criação de uma enfermaria e uma aula de Anatomia.
20
Processo referente à fundação do Hospital Militar de São João de Deus na vila de Ponte de Lima e compra de casa.
21
Relação das roupas, dos mantimentos e da despesa que fez o Hospital de Valença com a botica, desde o mês de Dezembro de 1788 até Dezembro de 1789.
22
Relação dos enfermos, religiosos e servos que existem no Hospital Real Militar de Bragança.
23
"Mapa das roupas existentes no Hospital Real de Chaves".
24
"Fórmula das rações com que devem ser assistidos os enfermos do Hospital Real da praça de Almeida, religiosos e servos que lhes assistem ao seu curativo na mesma forma que se está praticando no Hospital Real desta corte enquanto sua majestade não determinar outra coisa".
25
Ofício de Francisco de Assis Springer, reitor do Real Hospício de São João Nepomuceno, para José Bento de Sousa Fava relativo às exíguas dimensões que dispõe o citado edifício.
26
Informações de frei José da Natividade, provedor e administrador do Hospital Real de Chaves, para o inspector geral das Três Províncias do Norte, sobre o actual estado das instalações e necessidade do seu alargamento.
27
Mapa diário da despesa do mês de Março no Hospital Real de Chaves.
28
Exposição sobre o estado da enfermaria e a necessidade de se efectuarem obras no Hospital Militar da Praça de Almeida, acompanhada de uma relação das camas existentes e das que são necessárias para o tratamento dos enfermos.
29
Informação de frei Francisco de Sales e Rego para o conde inspector geral das três províncias do Norte relativo à relação das roupas e mais "trastes" existentes no Hospital Real de Miranda do Douro.
30
Relações de despesas efectuadas no Real Hospital da Praça de Chaves desde 1 de Agosto de 1783 até 31 de Março de 1790.
31
"Relação da despesa feita com o curativo dos militares enfermos no Hospital da Santa Casa da Misericórdia desta cidade [do Porto], nos anos de 1787, 1788 e 1789".
32
"Relação das despesas feitas no Hospital Real da Praça de Almeida, desde Janeiro de 1787 até fim de Dezembro de 1789".
33
"Relação das despesas feitas no Hospital Real da Praça de Valença, desde Janeiro de 1787 até fim de Dezembro de 1789".
34
"Relação das despesas feitas no Hospital Real da Praça de Bragança, desde Janeiro de 1787 até fim de Dezembro de 1789".
35
"Relação das despesas feitas no Hospital Real da Praça de Miranda do Douro, desde Janeiro de 1787 até fim de Dezembro de 1789".
36
"Resumo geral dos hospitaes que há nas praças setentrionais do Reino e Partido do Porto, emque existem regimentos, Maio de 1790".
37
Ofício do tenente-coronel José Joaquim de Melo Lacerda, comandante da praça de Elvas, para Luís Pinto de Sousa solicitando a nomeação de 2 capelães para o Hospital Militar da mesma praça, o qual se encontra a cargo do seu comando.
38
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelço marquês de Valença e D. Antão de Almada sobre o plano proposto pelo deputado D. José de Noronha para a manutenção da ordem dos curativos e regime do Hospital Real Militar da Corte.
39
Plano (cópia) de dietas para o Hospital Real de São João de Deus, assinado por Izidoro José Botelho Moniz da Silva no impedimento do secretário, com base no "Regulamento das dietas para os hospitais militares".
40
Consulta da Junta dos Três Estados sobre um plano posto em prática no Hospital Real Militar de S. João de Deus de Lisboa a respeito das dietas e razões que justificam a necessidade de um novo regulamento do mesmo hospital.
41
Informação do conde de Vale de Rei para Luís Pinto de Sousa Coutinho sobre a administração e o estado do edifício do Hospital Militar de Faro.
42
Informações do conde de Vale de Rei para Luís Pinto de Sousa Coutinho sobre o estado dos edifícios do Hospital Militar de Lagos e do Hospital Militar de Tavira.
43
Informação do conde de Vale de Rei para Luís Pinto de Sousa Coutinho sobre o estado da admnistração dos hospitais dos três regimentos algarvios.
44
Consulta da Junta dos Três Estados sobre as faltas que fazem no Hospital de São João de Deus os capelães e cirurgiões-mores dos regimentos.
45
Ofício de João Francisco de Oliveira, físico-mor do Exército, sobre roupas a fornecer pelas polpulações na província do Algarve para o serviço dos hospitais militares de campanha.
46
Determinações para que o inspector geral dos hospitais militares e o cirurgião-mor do Exército sejam autorizados a inspeccionar os hospitais civis onde existam doentes militares.
47
"Relação de tudo o que foi encarregado o coronel Manuel Caetano de Sousa para mobilar o hospital do curativo da tropa britânica no sítio do Colégio da Estrela, no ano de 1797".
48
Atestado dos cirurgiões-mores da guarnição da praça de Almeida sobre a visita de inspecção à botica de Manuel Bernardo da Silva que serve o hospital e relação dos géneros existentes, dos que foram remetidos e dos que são necessários, na botica e hospital da praça de Almeida.
49
Informações de João Francisco de Oliveira para D. Luís Pinto de Sousa sobre vencimentos e nomeações de médicos para os hospitais de São Francisco em Portalegre, do Seminário em Portalegre e da Graça em Castelo Branco.
50
Informações de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa sobre o Hospital Militar de São Francisco de Portalegre, com referência a médicos, cirurgiões, remédios, roupas, utensílios e mapas de movimento de doentes.
51
Processo sobre a extinção dos Hopitais Militares de Elvas e Portalegre.
52
Informação de João Francisco de Oliveira, fisico-mor do Exército, sobre administração e provimento de hospitais, nomeadamente do Hospital Militar de Portalegre e do Depósito Geral dos Hospitais em Abrantes.
53
Informações de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa sobre a nomeação de médicos e boticários para o Hospital Militar de Elvas.
54
Informação de João Francisco de Oliveira dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a transferênca de um regimento com sede em Estremoz para Alter do Chão e sobre a construção de um hospital de sangue nessa localidade.
55
Ofício de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa, enviando o mapa dos doentes existentes no Hospital Militar de São Francisco da cidade de Portalegre.
56
Informações de João Francisco de Oliveira sobre a instalação no Convento dos Capuchos do Hospital Militar de Castelo Branco, com referência a pessoal, utensílios e roupas.
57
Informação de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa à falta de médicos no Hospital Militar de São Francisco em Portalegre.
58
Folhas gerais de víveres e outros géneros do Hospital Militar de Castelo Branco e do Hospital Militar de São Francisco de Portalegre.
59
Informação do tenente-general D. Francisco Xavier de Noronha, governador da praça de Elvas, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estado das obras naquela praça e proposta para o tratamento de "mulheres públicas" com doenças venéreas no Hospital Militar de Elvas por não ser permitido tal tratamento no Hospital da Misericórdia.
60
Processo sobre o enterramento de soldados nos claustros, por requerimento de frei Diogo de Sotomaior, reitor do colégio do Pópulo de Braga.
61
Processo sobre os utensílios recebidos do Armazém Geral da Corte e sua distribuição pelos hospitais e Depósito Geral de Abrantes.
62
Ofício de José Francisco de Oliveira, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa à inspecção que irá fazer aos hospitais de Elvas, Estremoz e Castelo de Vide.
63
Apontamento com instruções sobre a aquisição de víveres para os hospitais militares e relação nominal da Contadoria Geral dos Hospitais.
64
Carta de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa a soldos do pessoal da Contadoria dos Hospitais e dos oficiais da fazenda para o serviço dos hospitais.
65
Informação de João Francisco de Oliveira a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa às instruções para pagamento das diversas despesas da direcção económica e médica dos hospitais militares.
66
Informação de José Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dando a conhecer o despacho que fez Manuel Joaquim de Paiva, inspector do Real Dispensário, relativo ao envio de remédios para os hospitais do Minho.
67
Informação de Joaquim Gomes de Abreu para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a oposição do tenente-coronel Agostinho Luís da Fonseca, governador da praça de Chaves, à nomeação do boticário Manuel António Ferreira para o Hospital Militar de Chaves.
68
"Lista dos empregados no serviço dos Hospitais Militares que vencem ordenados, os quais lhe deveram ser pagos pelas tesourarias gerais do Exército" nomeadamente dos hospitais de de Mafra e de Elvas" com ofício de remessa de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra .
69
"Total da despesa que fizeram os oficiais, oficiais inferiores e soldados que existiram no Hospital Real Militar da Corte, em alimentos, géneros diversos, remédios e pessoas empregadas na sua assistência, no decurso de um ano, contando de Novembro de 1798 até Outubro de 1799", assinado por João José Roquete Gavião de Moreira, almoxarife do dito hospital.
70
"Resumo dos doentes que se curaram nas quatro enfermarias de Santana, São Rafael, São Lázaro e Santo Onofre do Hospital Real Militar de São João de Deus desta Corte no mês de Março de 1799", assinada pelo médico Miguel Joaquim de Carvalho e Oliveira.
71
"Mapa dos soldados e paisanos doentes que entraram, saíram e morreram no Hospital Real Militar da Corte, no mês de Março de 1799", assinada por João José Roquete Gavião de Moreira.
72
Processo sobre estado das obras do Hospital Real da Praça de Lagos, dos quartéis da praça de Tavira, das baterias de Vila Real de Santo António e Montegordo, assim como orçamento restante para a conclusão dessas obras.
73
Requerimentos de Joaquim de Paiva, boticário da vila de Mafra, solicitando o pagamento dos remédios com que provem o Hospital Militar de Mafra.
74
Requerimento dos boticários acerca do plano para a nova regulação dos hospitais reais do Exército.
75
"Descrição do Hospital Militar da Praça de Olivença no que pertence ao curativo do soldado".
76
Ofício de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pagamento da importância relativa à encomenda de cobertores do Hospital Real Militar de Xabregas à fábrica de Castelo de Vide.
77
Processo relativo às obras do Hospital Militar de Valença e à preparação em Tui de quartéis para o acampamento de cerca de três mil homens de tropa, para formarem um cordão junto ao rio Minho afim de evitar a passagem dos gados para Portugal.
78
"Cópia da resposta do desembargador procurador fiscal da Junta dos Três Estados" José Joaquim Morais Ferreira de Abreu relativa à inspecção dos hospitais militares.
79
Informação de João Francisco de Oliveira para Luís Pinto de Sousa Coutinho sobre os empregados nomeados para os diferentes serviços dos hospitais militares.
02
Caixa 2
03
Caixa 3
04
Caixa 4
05
Caixa 5
06
Caixa 6
07
Caixa 7
Caixa 1
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 1
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16/01/01
Título
Caixa 1
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.