Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
16
Serviço de Saúde (col.)
01
Hospitais militares.
01
Caixa 1
02
Caixa 2
80
Memória descritiva sobre o serviço médico dos hospitais militares.
81
Informação de Francisco de Almada Mendonça, inspector geral das Repartições Civis do Exército, para o conde de Goltz sobre o estado de todos os hospitais militares do Exército.
82
Processo sobre o requerimento do enfermeiro Inácio José de Meneses para ser restituído no emprego de enfermeiro-mor do Hospital Militar da Corte, função que exerceu na campanha de 1797, no ano de 1801 e ultimamente no Hospital de Xabregas.
83
Processo sobre a consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais Reais do Exército sobre a representação do físico-mor do Exército, José Pinto da Silva, relativo ao modo de administração do Hospital Militar de Xabregas.
84
Informação de José Fradetto Belo, cirurgião-mor do Regimento de Cavalaria de Elvas, sobre a melhor maneira de restabelecer a saúde dos militares enfermos do hospital do dito regimento.
85
Requerimento de frei Estanislau Xavier da Conceição e mais religiosos do convento de São Domingos de Elvas pedindo a graça de serem eles a aprontarem os remédios para o hospital da dita praça.
86
Requerimento de João Gonçalves Brandão, cabo de esquadra da 7ª Companhia do Regimento de Lippe, pedindo a graça de ser nomeado enfermeiro no Hospital Militar de Xabregas.
87
Requerimento do médico António da Cruz Guerreiro solicitando a nomeação para o lugar de médico do Hospital Militar de Xabregas.
88
"Regulamento para os Hospitais Militares de Sua Alteza Real o Príncipe Regente Nosso Senhor ", contendo vinte títulos relativos à administração dos hospitais militares.
89
"Hospital Real Militar da Corte. Conta da despesa com a sua manutenção em todo o ano de 1804, e o que se julga dispenderá no corrente ano de 1805".
90
"Conta Corrente da Tesouraria Geral das Tropas com o pagador do Hospital Real Millitar" [de Xabregas].
91
"Regulamento para os Hospitais Militares de Sua Alteza Real, o Príncipe Regente Nosso Senhor, tanto em tempo de paz, como em tempo de guerra".
92
Processo sobre o requerimento de Joaquim Xavier da Silva, solicitando a sua nomeação como primeiro médico do Hospital Militar de Xabregas, em substituição do doutor Bernardo José de Abrantes.
93
"Conta da despesa que se fez com a manutenção do Hospital Real Militar de Xabregas no 1º semestre do ano de 1805".
94
Processo sobre os requerimentos do doutor Joaquim Xavier da Silva em que pede o cargo de primeiro lente da cadeira de "Princípios de Medicina" da Escola Médica Cirúrgica no Hospital Militar da Corte.
95
Extractos de requerimentos, acompanhados dos respectivos despachos, relativos a Hospitais Militares, assinados por Bernardo José de Abrantes e Castro, inspector geral dos Hospitais Militares, e por Teodoro Ferreira de Aguiar, cirurgião-mor do Exército.
96
Consulta da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre a representação do inspector do Hospital Militar de Xabregas acerca das roupas do hospital.
97
Processo sobre o estabelecimento de um hospital junto de São Pedro do Sul para socorro dos soldados e oficiais militares das províncias do Norte que se viam obrigados a fazerem a penosa jornada das Caldas da Rainha quando se lhes aplicava o remédio das águas termais.
98
Mapa de despesas a orçamentar para os hospitais militares, de acordo com o novo Regulamento para os Hospitais Militares do Reino.
99
Parecer sobre as vantagens que apresenta o novo regulamento dos hospitais militares.
100
Minuta sobre o requerimento de Manuel Sérgio da Silva para ser provido como funcionário em qualquer lugar nos hospitais.
101
Informação de Vicente António de Azevedo, médico interino do Hospital Militar da Estrela, para António Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, propondo melhoramentos no referido hospital, com vista a aumentar a qualidade de serviços para os enfermos.
102
Despesa efectuada com a manutenção do Hospital Militar de Xabregas durante o primeiro semestre de 1806.
103
Consulta sobre a proposta para fornecimento da carne ao Hospital Militar da Corte segundo o processo usado no Hospital de São José.
104
Relatórios das revistas efectuadas pelos oficiais de serviço de vários regimentos aos hospitais militares.
105
Processo relativo aos utensílios pertencentes aos hospitais militares que se achavam nos Armazéns dos Partidos Volantes da cidade do Porto.
106
"Relação dos empregados e seus vencimentos mensais, nos diferentes hospitais, promovidos por ordens régias nos anos de 1806 até 28 de Setembro de 1807".
107
"Conta da despesa que se fez com a manutenção do Hospital Militar de Xabregas, desde 1 de Janeiro a 31 de Agosto de 1806".
108
"Conta corrente da Tesouraria Geral das Tropas com o pagador do Hospital Militar da Corte" desde 1 de Setembro de 1802 até 31 de Agosto de 1806.
109
Processo sobre a informação da Contadoria Fiscal da Fazenda dos Hospitais Militares do Reino relativa ao pagamento ao mercador José Lopes pelo fornecimento de carne de vitela ao Hospital Militar da Corte.
110
Informações de João Manuel Nunes do Vale, físico-mor do Exército, e da Contadoria Fiscal da Fazenda dos Hospitais Militares do Reinosobre a instalação da referida contadoria.
111
Processo sobre o requerimento de Caetano Alberto Gomes, fiel e dispenseiro da enfermaria dos criados da Casa Real, no sentido de continuar o seu ofício no novo hospital militar com informação de João Manuel Nunes do Vale.
112
Ofícios do bispo de Leiria e Bernardo José de Abrantes e Castro, um dos quais dirigido a Pedro de Melo Breyner, sobre a reserva de vinte camas para doentes militares nos hospitais de Leiria.
113
Consulta e parecer da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Francisco de Paula de Carvalho, barbeiro que foi no Hospital Militar de Xabregas, respeitante ao pagamento de salários em atraso.
114
Requerimento de Daniel de Sousa, boticário em Sacavém e praticante no Hospital de São José, solicitando emprego de fiel ou guarda no Real Arsenal da Marinha.
115
Ofício de Francisco de Sousa Loureiro dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz dando conhecimento do estado em se encontram os hospitais militares da província da Beira, com destaque para o Hospital de Almeida e Penamacor.
116
"Dívidas preteritas pagas aos seguintes com os dinheiros extraordinários que tem entrado no Cofre da Contadoria dos Hospitais Militares" assinado pelo ajudante do contador António Firmo Felner.
117
"Relação da importância da despesa da Contadoria Fiscal da Fazenda dos Hospitais Militares do 1º de Outubro do ano pretérito até 30 de Setembro do corrente ano de 1809", assinada pelo ajudante do contador António Firmo Felner.
118
"Transportes e comedorias pagas aos seguintes para o serviço dos diferentes hospitais militares" desde Julho a Setembro de 1809, assinada pelo ajudante do contador António Firmo Felner.
119
"Transportes das roupas, utensílios e de empregados para diferentes hospitais" de Outubro de 1808 a Setembro de 1809, incluindo os enfermos militares em tratamento de águas termais nas Caldas da Rainha, assinada pelo ajudante do contador António Firmo Felner.
120
"Relação da despesa com o dispensatório e boticas de sangue determinadas para o Exército Português Auxiliar de Espanha debaixo da direcção do físico mor do Exército João Manuel Nunes do Vale" desde Junho a Setembro de 1809 assinada por António Firmo Felner.
121
"Despesa com a botica e caixas de instrumentos cirúrgicos para a primeira expedição do Exército Auxiliar de Espanha", desde Dezembro de 1808 a Julho de 1809, assinada pelo ajudante do contador António Firmo Felner.
122
"Relação do dinheiro que os clavicularios do cofre da Contadoria Fiscal da Fazenda da Administração Central dos Hospitais Militares do Reino, tem recebido dos seguintes desde o 1º de Outubro de 1808 até 30 de Setembro de 1809" assinada pelo contador António Firmo Felner.
123
Elementos biográficos do médico Bernardo Joaquim de Abrantes e Castro, inspector dos hospitais militares.
124
Requerimento de Luís António Rebelo, director do Hospital Militar de Braga, sobre a falta de cooperação dos religiosos do Colégio do Convento do Pópulo com os enfermos do hospital militar colocados nas instalações do mesmo convento.
125
"Caderno para lançar as ofertas que quiserem oferecer os chefes de famílias para os hospitais do Exército das tropas portuguesas".
126
Processo sobre os requerimentos de José Leal Moreira relativo à ocupação de casas suas pelo Hospital Militar de Peniche.
127
Processo sobre o requerimento da Mesa da Santa Casa da Misericórdia do Porto dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz sobre os praticantes que assistem ao curativo dos enfermos no Hospital Real dessa cidade.
128
Processo sobre os requerimentos de Luís José Ferreira Souto e Soure relativo às gratificações que lhe são devidas pelo trabalho com o curativo dos militares enfermos no hospital civil de Estremoz.
129
Requerimento de António Francisco Baptista solicitando compensação pelos serviços prestados ao Exército no Hospital dos Emigrados de Peniche e Hospital do Depósito do Recrutamento Geral e respectivo atestado e título de nomeação.
130
Correspondência de António Firmo Felner, contador fiscal da fazenda da Administração Central dos Hospitais Militares do Reino, dirigida a D. Miguel Pereira Forjaz, relativa à instalação de hospitais militares e respectivas despesas.
03
Caixa 3
04
Caixa 4
05
Caixa 5
06
Caixa 6
07
Caixa 7
Caixa 2
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 2
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16/01/02
Título
Caixa 2
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.