Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 01
(...)
093
Caixa n. º 93
094
Caixa n. º 94
095
Caixa n. º 95
096
Caixa n. º 96
097
Caixa n. º 97
098
Caixa n. º 98
01
Correspondência de José Rebelo Palhares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo um médico para examinar um preso e sobre a chegada de navios ingleses.
02
Correspondência de G. White S. Car, do Regimento de Cavalaria 3, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despesas.
03
Ofício de João José Cortês Paim para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento enviado por João Lobo Brandão de Almeida.
04
Ofício de Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o orçamento das despesas para com a reparação das prisões.
05
Carta de Carmo Borges para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, anunciando o falecimento de Gonçalo Coelho.
06
Correspondência de António José Vaz Velho para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os doentes da guarnição de Marvão que se encontram no hospital da Misericórdia.
07
Correspondência de António José Serra do Sobral para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a relação das bestas compradas, dinheiro para compra de cavalos e a relação de um paizano que vai cumprir o degredo.
08
Ofício de José Rodrigues de Almeida Pinto para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre o castelo de São João Bapatista.
09
Carta de Lourenço Homem da Cunha Eça para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, agradeçendo ter sido nomeado comandante de todas as companhias de Artilheiros de Ordenanças da 1ª e 2ª linha.
10
Carta de Francisco de Santa Bárbara de Moura para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo o pagamento do seu vencimento.
11
Ofício de José Pedro Cardoso da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento apresentado por José Pedro Cardoso da Silva.
12
Ofício de José Cardoso Meneses de Sotomaior para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a sua nomeação como governador das Armas do Partido do Porto.
13
Correspondência de José Joaquim Champalimaud para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um aumento de lenha para os soldados no inverno, relação do azeite de peixe, lenha para a guarnição da fortaleza de Caminha, necessidade de um cirurgião em Lindozo, e um requerimento apresentado pelo juíz, vereadores e oficiais da Câmara de Valadares.
14
Ofício de João de Amorim Pereira para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a necessidade de obras na fortaleza da insula de Caminha.
15
Ofício de José de Vasconcelos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o mapa do estado da força da guarnição de Almeida.
16
Correspondência de António Tavares Maggesis para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os soldados das Ordenanças e sobre a relação dos soldados da praça de Estremoz.
17
Ofício de José António Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo bandeiras para a praça de Cascais.
18
Correspondência de António Xavier de Resende para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma carta que poderá pertencer à Universidade de Coimbra.
19
Correspondência de José Rebelo Palhares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a entrada de embarcações inglesas em Portugal.
20
Ofício de Joaquim José de Santa Clara para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a falta de pagamento dos serviços prestados.
21
Correspondência de José Cardoso de Meneses Sotomaior para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio do mapa de cartuxame do Partido do Porto.
22
Correspondência de Manuel Moura Coutinho para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a relação da quantidade de carruagens, munições e apetrechos de Artilharia existentes em Coimbra, reparações num edifício no Algarve e sobre a partida do capitão-tenente José Joaquim Alves para o Porto.
23
Correspondência de José Maria de Araújo Bacelar para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que recebeu uma medalha de honra enviada por Sua Alteza Real e sobre o pagamento do seu vencimento.
24
Correspondência de Caetano António de Almeida para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o despacho da representação de presos, a chegada do Regimento de Cavalaria 7 a Abrantes, o itinerário que esse regimento deverá seguir até Chaves e prisioneiros de guerra.
25
Correspondência de D. Rodrigo de Lencastre para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um regulamento que não permita que seja edificado casas ou se levantem muros que obstem à defesa das praça ou fortalezas, e também sobre a remoção de Ordenanças empregados em trabalhos de foritificação na península de Setúbal, conservação do Arsenal, e sobre o requerimento apresentado pelo tenente José Cardoso de Miranda Rocha, comandante da Companhia de Veteranos da praça de Sines.
26
Correspondência Maximiano de Brito Mouzinho para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando sobre os seus problemas de saúde e a sua ida para a corte, e também sobre notícias de Espanha.
27
Correspondência de José António Vidigal para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a chegada a Abrantes do tenente do Real Corpo de Engenheiros, José Damasceno da Cunha Machado, e o mapa do estado e força da guarnição de Abrantes.
28
Correspondência de João Lobo Brandão para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as más reparações que foram feitas na fortificação de Abrantes, pedido de informações sobre o serviço do alferes Jerónimo de Morais Vasconcelos Sarmento e Castro, do Regimento de Cavalaria 9, obras militares em Abrantes e entrega do comando de Abrantes ao coronel de veteranos José António Vidigal.
29
Correspondência de António Marcelino da Victória, governador da praça de Elvas, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vencimentos e os orçamentos dos caiados necessários na cidade de Elvas, incluíndo as prisões.
30
Ofício de José António da Silva, governador da praça de Cascais, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre dois homens que foram tirados de um navio americano.
31
Correspondência do marquês Monteiro Mor para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a alteração do dia da sessão do governo para preparar festejos na cidade de Lisboa e uma carta anunciado a deposição de Napoleão Bonaparte.
32
Correspondência do brigadeiro Filipe José de Azambuja Proença, comandante da torre de São Julião da Barra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a passagem dos inválidos da fortaleza de São Julião da Barra para o Regimento de Cavalaria 10.
33
Ofício de Francisco Carneiro Homem Sotomaior para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo para lhe ser pago em espécie todas as rações que lhe são devidas.
34
Correspondência de José António da Silva, governador da praça de Cascais, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os prisioneiros franceses em Cascais e a transferência de militares do depósito de Mafra para a praça de Cascais.
35
Ofício de António Francisco Maggessi, governador de Estremoz, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as despesas feitas com a chegada de D. Francisco Xavier de Castanhos.
36
Correspondência de João Lobo Brandão de Almeida para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o depoimento de um lavrador, acções dos soldados franceses, entrada de correio francês em Espanha e o depoimento de um prisioneiro alemão (alguns documentos são cópias).
37
Correspondência de Manuel de Sousa Ramos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a necessidade de um carpinteiro e homens para a contrução de pontes, vencimentos, despesas realizadas para a contrução de pontes e notícias de Abrantes.
38
Correspondência de D. Rodrigo de Lencastre, marquês de Sabugosa e governador da península de Setúbal, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma acusação apresentada contra o sargento Jerónimo Inácio Rey sobre o número de soldados que estão no forte de São Julião da Barra, trabalhos de fortificação e a mão-de-obra em Almada.
39
Correspondência José António da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão do cirurgião António Almeida e sua transferência para Cascais e o naufrágio de uma embarcação junto à costa de Santa Catarina.
40
Ofício de Caetano António de Almeida, governador interino de Abrantes, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre o número de presos que são necessários ao capitão engenheiro encarregado dos quarteis de Abrantes.
41
Correspondência do brigadeiro Agostinho Luís da Fonseca, governador de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando a sua partida para a cidade do Porto e também sobre as milícias de Trás-os-Montes.
42
Correspondência de Manuel Cabral de Moura Coutinho de Vilhena, governador de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre o mapa dos prisioneiros franceses que existem na cidade de Coimbra e sobre o fornecimento de rações que lhe foi retirado.
43
Ofício do coronel Manuel Sousa Ramos, governador de Abrantes, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre as acusações que lhe foram feitas por parte do tenente-coronel Duarte José Fava, às quais tem de responder em Conselho de Guerra.
44
Correspondência do major Francisco Borges da Silva, comandante da torre do Bugio, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que como corpo de inválidos da praça de Estremoz não tem comandante, os documentos oficiais devem ser assinados pelo sargento mais antigo do corpo.
45
Correspondência do major Francisco Borges da Silva, comandante da torre do Bugio, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um requerimento do comandante da torre de São Lourença da Barra, pedido de uma embarcação para o serviço, despesas alheias ao serviço da Marinha e a relação das embarcações que não fazem serviço pela Marinha.
46
Ofício de Francisco da Silva Pereira, comandante da praça de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a diminuição do seu vencimento e o atraso do pagamento do mesmo.
47
Ofício de Maximiano de Brito Mouzinho para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro 3e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pagamento do seu vencimento e o de D. Ramon Garcia.
48
Ofício de Caetano António de Almeida, comandante e governador interino de Abrantes, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, informando que o marechal marquês de Campo Maior vai gozar de uma licença de 2 meses.
49
Correspondência de João Rangel de Guadros, comandante e governador de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz sobre a composição do forte de Aveiro e respectivas obras.
50
Correspondência de Francisco Carneiro Homem Sotomaior para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que lhe foi autorizado uma licença sem limite de tempo, para poder cuidar da sua saúde, assim como a organização de uma companhia fixa de veteranos para Peniche, orçamento das despesas para as obras do hospital e nas casas do marquês de Ponte de Lima e um pedido de trabalhadores e artífices pelos ingleses.
51
Ofício do coronel Manuel Cabral de Moura Coutinho de Vilhena, governador de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para que os prisioneiros de guerra, na sua grande maioria desertores, sejam apresentados ao Conselho de Guerra.
52
Ofício de Joaquim José Santa Clara, governador da praça de Óbidos, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo o pagamento do seu vencimento.
53
Ofício de José Bernardo Ferreira Carasco, governador da praça de Monsanto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um incêndio ocorrido no Depósito da Pólvora de Monsanto.
54
Ofício do coronel Raimundo José Pinheiro, governador do castelo de São João da Foz, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de ordens de Sua Alteza Real.
55
Correspondência de José Joaquim da Silva, governador da praça de Cascais, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a relação de géneros na fortaleza da Eriçeira e hospitais.
56
Correspondência de Caetano António de Almeida, comandante e governador interino de Abrantes, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um inquérito ao tenente-corone lJosé Pereira de Lacerda, do Regimento de Cavalaria 8, e mapa dos fardamentos dos presos sentenciados.
57
Correspondência do marechal-de-campo João Lobo Brandão de Almeida, governador das Armas da província da Beira, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma memória de cobranças de soldos e do Dr. Bobella, médico no hospital de Abrantes.
58
Ofício de António Tavares Maggessis, comandante e governandor de Estremoz, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo a remuneração dos seus serviços.
099
Caixa n. º 99
100
Caixa n. º 100
101
Caixa n. º 101
102
Caixa n. º 102
103
Caixa n. º 103
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 98
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 98
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/098
Título
Caixa n. º 98
Título paralelo
129574
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
58 documentos