Comando-em-Chefe do Exército

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comando-em-Chefe do Exército

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/A2

Título

Comando-em-Chefe do Exército

Datas descritivas

1808 - 1817

Dimensão e suporte

139 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Em 7 de Março de 1809, o general Beresford (depois marquês de Campo Maior e marechal-general) foi nomeado Comandante-em-Chefe, vindo a reorganizar completamente o Exército. Esteve ausente do comando 3 vezes: a primeira desde 23 de Abril até 27 de Agosto de 1814, sendo substituído pelo duque da Vitória; e as outras duas desde 20 de Junho de 1818 até 5 de Março de 1819, e desde 4 de Abril até 15 de Setembro, por ter ido ao Brasil, sendo substituído pelo tenente-general Francisco de Paula Leite (visconde de Veiros). Nomeado marechal-general em 17 de Dezembro de 1815. A Revolução de 24 de Agosto de 1820 ocorreu quando Beresford se encontrava no Brasil. Chegado ao Tejo em 15 de Setembro, não lhe foi permitido o desembarque, terminando assim o seu comando. O Estado-Maior do Comando-em-Chefe sofreu diversas organizações, sendo as mais importantes a do Alvará de 21 de Fevereiro de 1816 e do Decreto de 29 de Julho de 1823. A partir desta última organização, muitas das suas funções, ao nível de expediente, foram integradas no Estado-Maior General.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de ordens do dia, promoções, sentenças dos Conselhos de Guerra, correspondência do Comando-em-Chefe e suas dependências (Secretaria Militar, Repartição do Ajudante General e Repartição do Quartel-Mestre General) com diversas entidades com destaque para os governadores de armas, Arsenal do Exército, Comando de Artilharia, comandantes dos regimentos, Inspecção Geral de Infantaria, Cavalaria e Artilharia, Real Corpo de Engenheiros, depósitos de munições e unidades operacionais.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 3 secções e 71 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: A) ÓRGÃOS SUPERIORES DE COMANDO E DIRECÇÃO(SF) A2. Comando-em-Chefe (SC) AG - Ajudante General (funções de Pessoal)(SC) QM - Quartel-Mestre General (funções de Logística): (SSC) 1ª Repartição(SSC) 2ª Repartição (SSC) 3ª Repartição(SC) SM - Secretaria Militar

Unidades de descrição relacionadas

Ver Estado-Maior General (A3).

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.Colecção de Legislação Portuguesa (1800 - 1825). Lisboa, Imprensa Nacional.Colecção de Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional.FERREIRA MARTINS - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.Ordens do Dia (1811-1816). Lisboa, Imprensa Nacional.