Plano de classificação

Comando Geral da Artilharia / Inspecção Geral de Artilharia.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comando Geral da Artilharia / Inspecção Geral de Artilharia.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/B2

Título

Comando Geral da Artilharia / Inspecção Geral de Artilharia.

Datas descritivas

1809 - 1870

Dimensão e suporte

128 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1796, D. Maria I nomeou um Inspector Geral dos Corpos de Artilharia, que segundo o Decreto de 16 de Dezembro de 1796 passou a vencer, a título da referida inspecção, o soldo de 50$000 reis por mês, além daquele que lhe competia pela sua patente. Por Decreto de 13 de Maio de 1807 foi criado um Inspector de Artilharia e das Munições de Guerra das Praças do Reino. Em 1809, através da Ordem do Dia de 15 de Março, o marechal Beresford, Comandante-em-Chefe, nomeou um Comandante Geral da Artilharia com alçada sobre o pessoal e material desta Arma (cf. Ordem do Dia de 21 de Março). Por vaga do lugar do Comandante Geral da Artilharia, o brigadeiro José António da Rosa, por decreto de 10 de Dezembro de 1830, passou também a exercer as funções de presidente da Junta da Inspecção dos Corpos de Artilharia. A Inspecção Geral de Artilharia foi criada em 1833, pelo Decreto de 14 de Agosto, em substituição da "Junta da Fazenda" de 1802, que governava o Arsenal do Exército.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por requisições ao Arsenal do Exército e livros de registo de ofícios para o Ministério da Guerra, Secretaria Militar, Ajudante General do Exército, Quartel-Mestre General, governadores das praças, regimentos de Artilharia, inspectores de material de Artilharia nas Divisões Militares.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 2 secções e 27 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: B) COMANDOS E ÓRGÃOS GERAIS(SF) B2. Comando Geral da Artilharia / Inspecção Geral da Artilharia(SC) 1S - 1ª Secção(SC) 2S - 2ª Secção

Unidades de descrição relacionadas

Ver Arsenal do Exércitio (D1).

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.BOTELHO, J. J. Teixeira - História da Artilharia Portuguesa. Lisboa, Comissão de História Militar, 1948.Colecção de Legislação Portuguesa (1790 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional.Ordens do Dia (1809 - 1810). Lisboa.