Depósito Geral de Recrutas.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Depósito Geral de Recrutas.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/B7

Título

Depósito Geral de Recrutas.

Datas descritivas

1810 - 1860

Dimensão e suporte

12 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Por Decreto de 7 de Julho de 1810, o brigadeiro Blunt foi nomeado Inspector Geral do Recrutamento para a Infantaria e Artilharia cujo Depósito funcionava em Peniche, sendo vulgarmente designado por Depósito de Recrutas de Peniche. Por Ordem do Dia de 21 de Julho do ano seguinte, este Depósito passou para Mafra, passando a designar-se Depósito Geral de Recrutas de Infantaria. Pelo Aviso e Plano de 27 de Junho de 1859 o Depósito Geral de Recrutas passou para Belém. Em 31 de Março de 1860 iniciou traballhos a Comissão Liquidatária do extinto DGR.

Âmbito e conteúdo

Sub-fundo constituído por relações nominais de recrutas para os corpos da Estremadura, Minho, Trás-os-Montes, Porto, Beira e Alentejo e livros de registo de correspondência recebida e expedida.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 5 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: B) COMANDOS E ÓRGÃOS GERAIS(SF) B7. Depósito Geral de Recrutas

Notas de publicação

Referência bibliográficaColecção de Legislação Portuguesa (1820 - 1850). Lisboa, Imprensa Nacional.Ordens do Dia (1811). Lisboa.