Depósito Geral Militar.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Depósito Geral Militar.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/B6

Título

Depósito Geral Militar.

Datas descritivas

1833 - 1836

Dimensão e suporte

2 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

O Depósito Geral Militar foi criado ao abrigo do Decreto de 20 de Agosto de 1833, com o objectivo de centralizar os abonos dos vencimentos dos oficiais e praças avulsas que não pertenciam aos diferentes estados-maiores, nem aos corpos arregimentados. Estabelecido no Convento de S. Bento da Saúde, em Lisboa, era comandado por um oficial general e organizado em 3 secções: 1ª - constituída por todos os oficiais e praças avulsas de Cavalaria; 2ª - constituída por oficiais e praças avulsas de Infantaria de Linha, Artilharia e Artífices; 3ª - constituída por oficiais e praças avulsas da extinta 2ª linha, voluntários, ordenanças e empregados civis do Exército sem exercício e de todas as outras pessoas que recebiam, po efeitos militares, subsídios do governo. Tinha ainda sob sua alçada o Depósito de Prisioneiros que formava uma secção adicional separada. Extinto por Decreto de 21 de Dezembro de 1863, deu origem, no séc. XX, ao Depósito Geral de Adidos, posteriormente Batalhão do Serviço Geral do Exército, e depois Batalhão de Adidos, aquartelado em Sacavém.

Âmbito e conteúdo

Sub-fundo constituído por livros de registo de ofícios expedidos para diversas autoridades.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 2 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: B) COMANDOS E ÓRGÃOS GERAIS(SF) B6. Depósito Geral Militar

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855."Almanaque Militar para 1878". Lisboa, 1878. Estado-Maior do Exército - Genealogia dos Corpos do Exército: Armas e Serviços. Cadernos de História Militar, nº 13. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1991. Colecção de Legislação Portuguesa (1830 - 1870). Lisboa, Imprensa Nacional.