Governo da Ilha da Madeira e Porto Santo.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Governo da Ilha da Madeira e Porto Santo.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/G08

Título

Governo da Ilha da Madeira e Porto Santo.

Datas descritivas

1800 - 1834

Dimensão e suporte

8 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1800 foi nomeado governador e capitão general da ilha da Madeira José Manuel da Câmara, por 3 anos. Este governo era formado por duas capitanias gerais, a da Madeira e a do Porto Santo. Após a fuga da família real para o Brasil, o Funchal tornou-se um dos pontos de apoio da coroa. Em Dezembro de 1807 uma esquadra inglesa entra no Funchal por acordo com o governadador Pedro Fagundes Dantas e Meneses. Apesar da guarnição ficar sob a depêndencia da coroa portuguesa, as armas, munições e material de guerra foram entregues aos ingleses. Após a expulsão de Massena de Portugal, o governo nomeou vários capitães e sargentos-mores para o Regimento de Milícias da Calheta e da Capitania das Ordenanças dos Moinhos para reforço da defesa da ilha. Em 1816, os ingleses retiraram-se da Madeira. Em Junho de 1821, D. Rodrigo António de Melo foi nomeado governador, sendo substituído no ano seguinte por António Manuel de Noronha que depois do movimento da Vila-Francada foi substituído por D. Manuel de Portugal e Castro que jurou, em 1826, a Carta Constitucional promulgada por D. Pedro IV. No ano seguinte sucedeu-lhe o governador José Lúcio Travassos Valdez que como opositor de D. Miguel pediu auxílio militar à Inglaterra perante a ameaça do bloqueio miguelista. Valdez, não podendo resistir, acabou por embarcar para Inglaterra e foi susbtituído pelo capitão de mar-e-guerra José Maria Monteiro que exerceu grande repressão contra os liberais. O seu sucessor, D. Álvaro da Costa de Sousa Macedo, tomou posse em 1830 e acabou por aclamar D. Maria II.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de patentes de militares e reformas de patentes.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 2 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: G) ÓRGÃOS LOCAIS(SF) G8. Governo da Ilha da Madeira e Porto Santo (1800 - 1834)

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar para 1855. Lisboa, 1855.Almanaque Militar para 1878. Lisboa, 1878.SERRÃO, Veríssimo - História de Portugal. Vol. VII, Lisboa, Verbo, 1983.