Junta Provisiória nos Açores (Angra).
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/H04
Título
Junta Provisiória nos Açores (Angra).
Datas descritivas
1828 - 1830
Dimensão e suporte
4 livros manuscritos.
História administrativa/biográfica/familiar
Em 5 de Outubro de 1828 constituiu-se na ilha Terceira, uma Junta Provisória de Governo para governar a ilha em nome de D. Pedro, na obediência à Carta Constitucional. Foi esta Junta constituída pelo brigadeiro Cabreira, o cónego João da Cunha Ferraz e o coronel João António da Silva Torres para tutelar a administração pública e que teve de enfrentar um bloqueio inglês entre Dezembro de 1828 e Março de 1929, que impediu o desembarque de reforços. Por Decreto de 28 de Outubro de 1828, a Junta resolveu fazer de Angra a sede do governo dos portugueses enquanto não se estabelecesse o governo de D. Maria II, passando os Açores, com as suas 9 ilhas, a constituir uma única província do Reino. Para o efeito iniciou-se a defesa da ilha Terceira concentrando toda a artilharia no castelo de São João Batista e destacando para a Vila da Praia cerca de 50 praças do Batalhão de Caçadores 5. Em Fevereiro e Março de 1829 desembarcou na ilha um contingente de emigrados liberais vindos de Inglaterra do qual fazia parte o conde de Vila Flor, depois duque da Terceira, o que permitiu consolidar a resistência liberal. Foi neste contexto, que a 15 de Junho de 1829, D. Pedro nomeou um Conselho de Regência em Angra, presidido pelo marquês de Palmela.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de portarias, correspondência da Repartição da Guerra para diversas e para o Quartel-Mestre General.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 1 secção e 4 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H4. Junta Provisória nos Açores (em Angra) (1828 - 1830)(SC) RG - Repartição de Guerra
Unidades de descrição relacionadas
Ver livros da Regência da Ilha Terceira (AHM/FG/F5/H6).
Notas de publicação
Referência bibliográficaFERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.SERRÃO, Veríssimo - História de Portugal,. Vol.VIII, Lisboa, 1983.