Comando das Forças nos Açores.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/H05
Título
Comando das Forças nos Açores.
Datas descritivas
1828 - 1830
Dimensão e suporte
11 livros manuscritos.
História administrativa/biográfica/familiar
Em 1829, após a chegada do conde de Vila Flor, posteriormente duque da Terceira, à ilha Terceira, o duque de Palmela, em Londres, nomeou-o capitão-general das forças liberais. Após assumir este cargo o conde organizou militarmente as tropas liberais com um total de 2.386 homens e dividiu a ilha em 8 distritos militares compostas por 1 batalhão e 1 companhia de Artilharia, 1 companhia de oficiais de Cavalaria, o Batalhão de Caçadores 5, 1 batalhão de oficiais, o Batalhão de Voluntários da Rainha, os voluntários académicos, os voluntários da cidade e 1 Regimento Provisório de Infantaria. Foi ainda sob o seu comando que em Agosto de 1831 partiu uma expedição que ocupou São Miguel. A chegada de novos recursos humanos e logísticos possibilitou a ocupação de todo o arquipélago pelos Liberais. Por carta régia de 7 de Março de 1832, o conde de Vila Flor foi nomeado comandante-em-chefe das Forças dos Açores, assumindo o governo da ilha Terceira e reorganizando a sua defesa. Em Novembro desse ano, o duque de Bragança assumiu o comando-em-chefe do Exército Libertador.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de decretos e correspondência do Ajudante-General e Quartel-Mestre do comando.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 2 secções e 5 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H5. Comando das Forças nos Açores (1828 - 1832)· (SC) AG - Ajudante-General· (SC) QM - Quartel-Mestre-General
Unidades de descrição relacionadas
Ver Estado-Maior Imperial (AHM/FG/F5/H7) e Comando do Exército Libertador no Porto (AHM/FG/F5/H8).
Notas de publicação
Referência bibliográficaFERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.SELVAGEM, Carlos - Portugal Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1931.SERRÃO, Veríssimo - História de Portugal. Vol.VIII, Lisboa, 1983.