Comando das Forças nos Açores.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comando das Forças nos Açores.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/H05

Título

Comando das Forças nos Açores.

Datas descritivas

1828 - 1830

Dimensão e suporte

11 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1829, após a chegada do conde de Vila Flor, posteriormente duque da Terceira, à ilha Terceira, o duque de Palmela, em Londres, nomeou-o capitão-general das forças liberais. Após assumir este cargo o conde organizou militarmente as tropas liberais com um total de 2.386 homens e dividiu a ilha em 8 distritos militares compostas por 1 batalhão e 1 companhia de Artilharia, 1 companhia de oficiais de Cavalaria, o Batalhão de Caçadores 5, 1 batalhão de oficiais, o Batalhão de Voluntários da Rainha, os voluntários académicos, os voluntários da cidade e 1 Regimento Provisório de Infantaria. Foi ainda sob o seu comando que em Agosto de 1831 partiu uma expedição que ocupou São Miguel. A chegada de novos recursos humanos e logísticos possibilitou a ocupação de todo o arquipélago pelos Liberais. Por carta régia de 7 de Março de 1832, o conde de Vila Flor foi nomeado comandante-em-chefe das Forças dos Açores, assumindo o governo da ilha Terceira e reorganizando a sua defesa. Em Novembro desse ano, o duque de Bragança assumiu o comando-em-chefe do Exército Libertador.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de decretos e correspondência do Ajudante-General e Quartel-Mestre do comando.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 2 secções e 5 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H5. Comando das Forças nos Açores (1828 - 1832)· (SC) AG - Ajudante-General· (SC) QM - Quartel-Mestre-General

Unidades de descrição relacionadas

Ver Estado-Maior Imperial (AHM/FG/F5/H7) e Comando do Exército Libertador no Porto (AHM/FG/F5/H8).

Notas de publicação

Referência bibliográficaFERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.SELVAGEM, Carlos - Portugal Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1931.SERRÃO, Veríssimo - História de Portugal. Vol.VIII, Lisboa, 1983.