Comando do Exército Libertador no Porto
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/H08
Título
Comando do Exército Libertador no Porto
Datas descritivas
1832 - 1834
Dimensão e suporte
12 livros manuscritos.
História administrativa/biográfica/familiar
O desembarque do Exército liberal, vindo dos Açores, nas praias do Mindelo, em 8 de Julho de 1832, culminou com a entrada no Porto no dia 9 de Julho, cujos combates inconclusivos duraram até Dezembro desse ano dando origem ao chamado Cerco do Porto. Durante o governo do chamado "Reino do Porto", a Secretaria da Guerra foi ocupada por Agostinho José Freire que se manteve nesse cargo até 24 de Setembro de 1834 e que tinha sido organizada ainda na ilha Terceira. O Inverno agravou a situação dos liberais e as divisões entre os chefes liberais para além de paralisar as forças militares, levaram D. Pedro a entregar o comando do Exército Liberal a um oficial estrangeiro, Solignac, que o assumiu em Dezembro de 1832. Em Janeiro do ano seguinte o duque de Saldanha chegou ao Porto e orientou as fortificações da linha da Foz repelindo os ataques miguelistas e conquistando o Covelo em Março de 1833. Em reconhecimento dos seus feitos, D. Pedro nomeou-o chefe do Estado-Maior do Exército Libertador do Porto. A convenção de Évora-Monte, assinada em 26 de Maio de 1834, pôs fim à guerra civil entre liberais e miguelistas.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de decretos e cartas régias do ministro Agostinho José Freire, avisos e ordens para os generais, ministros de estado, tesourarias, Arsenais e comissariado e registo de sentenças.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 5 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H8. Comando do Exército Libertador no Porto (Secretaria da Guerra no Porto) (1832 - 1834)
Unidades de descrição relacionadas
Ver Comando das Forças nos Açores (AHM/FG/F5/H5) e Estado-Maior Imperial (AHM/FG/F5/H7).
Notas de publicação
Referência bibliográficaFERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.LUZ SORIANO - História do Cerco do Porto. Porto, Leite Guimarães, 1889.MARTELO, David - Cerco do Porto 1832-33: a cidade invicta. Lisboa, Perfácio, 2001.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.