Comando do Exército Libertador no Porto

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comando do Exército Libertador no Porto

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/H08

Título

Comando do Exército Libertador no Porto

Datas descritivas

1832 - 1834

Dimensão e suporte

12 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

O desembarque do Exército liberal, vindo dos Açores, nas praias do Mindelo, em 8 de Julho de 1832, culminou com a entrada no Porto no dia 9 de Julho, cujos combates inconclusivos duraram até Dezembro desse ano dando origem ao chamado Cerco do Porto. Durante o governo do chamado "Reino do Porto", a Secretaria da Guerra foi ocupada por Agostinho José Freire que se manteve nesse cargo até 24 de Setembro de 1834 e que tinha sido organizada ainda na ilha Terceira. O Inverno agravou a situação dos liberais e as divisões entre os chefes liberais para além de paralisar as forças militares, levaram D. Pedro a entregar o comando do Exército Liberal a um oficial estrangeiro, Solignac, que o assumiu em Dezembro de 1832. Em Janeiro do ano seguinte o duque de Saldanha chegou ao Porto e orientou as fortificações da linha da Foz repelindo os ataques miguelistas e conquistando o Covelo em Março de 1833. Em reconhecimento dos seus feitos, D. Pedro nomeou-o chefe do Estado-Maior do Exército Libertador do Porto. A convenção de Évora-Monte, assinada em 26 de Maio de 1834, pôs fim à guerra civil entre liberais e miguelistas.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de decretos e cartas régias do ministro Agostinho José Freire, avisos e ordens para os generais, ministros de estado, tesourarias, Arsenais e comissariado e registo de sentenças.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 5 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H8. Comando do Exército Libertador no Porto (Secretaria da Guerra no Porto) (1832 - 1834)

Unidades de descrição relacionadas

Ver Comando das Forças nos Açores (AHM/FG/F5/H5) e Estado-Maior Imperial (AHM/FG/F5/H7).

Notas de publicação

Referência bibliográficaFERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.LUZ SORIANO - História do Cerco do Porto. Porto, Leite Guimarães, 1889.MARTELO, David - Cerco do Porto 1832-33: a cidade invicta. Lisboa, Perfácio, 2001.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.