Junta Provisiória nos Açores (Angra).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Junta Provisiória nos Açores (Angra).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/H04

Título

Junta Provisiória nos Açores (Angra).

Datas descritivas

1828 - 1830

Dimensão e suporte

4 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Em 5 de Outubro de 1828 constituiu-se na ilha Terceira, uma Junta Provisória de Governo para governar a ilha em nome de D. Pedro, na obediência à Carta Constitucional. Foi esta Junta constituída pelo brigadeiro Cabreira, o cónego João da Cunha Ferraz e o coronel João António da Silva Torres para tutelar a administração pública e que teve de enfrentar um bloqueio inglês entre Dezembro de 1828 e Março de 1929, que impediu o desembarque de reforços. Por Decreto de 28 de Outubro de 1828, a Junta resolveu fazer de Angra a sede do governo dos portugueses enquanto não se estabelecesse o governo de D. Maria II, passando os Açores, com as suas 9 ilhas, a constituir uma única província do Reino. Para o efeito iniciou-se a defesa da ilha Terceira concentrando toda a artilharia no castelo de São João Batista e destacando para a Vila da Praia cerca de 50 praças do Batalhão de Caçadores 5. Em Fevereiro e Março de 1829 desembarcou na ilha um contingente de emigrados liberais vindos de Inglaterra do qual fazia parte o conde de Vila Flor, depois duque da Terceira, o que permitiu consolidar a resistência liberal. Foi neste contexto, que a 15 de Junho de 1829, D. Pedro nomeou um Conselho de Regência em Angra, presidido pelo marquês de Palmela.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de portarias, correspondência da Repartição da Guerra para diversas e para o Quartel-Mestre General.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 1 secção e 4 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H4. Junta Provisória nos Açores (em Angra) (1828 - 1830)(SC) RG - Repartição de Guerra

Unidades de descrição relacionadas

Ver livros da Regência da Ilha Terceira (AHM/FG/F5/H6).

Notas de publicação

Referência bibliográficaFERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.SERRÃO, Veríssimo - História de Portugal,. Vol.VIII, Lisboa, 1983.