Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
1
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, ordenando que se apresentem dois oficiais de carpinteiro no Convento de São Francisco junto do alferes de Infantaria nº 12, José António Dinis, para repararem caixas pertencentes às bagagens das Companhias do batalhão que regressou da Baía.
2
Ofício dirigido por Joaquim Zeferino Teixeira, do Arsenal Real do Exército, ao conde de Subserra sobre a oferta de oito clarins ao Regimento de Infantaria nº 7.
3
Aviso assinado por Manuel Inácio Moniz Pamplona Corte Real, do Ministério da Guerra, determinando a entrega de caixotes ao conde de Taipa, comandante do Regimento de Cavalaria nº 7, e posterior nota à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
4
"Relação dos indivíduos pertencentes às oficinas do Arsenal Real do Exército e que foram alistados em diferentes Corpos de Linhas e Milícias", assinada por Manuel Ribeiro de Araújo.
5
"Relação dos panos e serafinas de cores existentes nos Armazéns do Arsenal Real do Exército", assinada por Miguel Gomes Dias.
6
"Relação dos lanifícios precisos para um fardamento do Exército, considerado este com a força que determina a regulação de 29 de Outubro de 1814", assinada por Joaquim José Dias, da Contadoria dos Arsenais do Exército.
7
Portaria assinada por Manuel Gonçalves de Miranda, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, instruindo o deputado contador que serve de Intendente do Arsenal Real do Exército a declarar as razões da falta de algumas peças de fardamento respeitantes a vários Regimentos de Infantaria e Cavalaria.
8
"Relações dos consertos que se fizeram no Trem de Artilharia da Praça de Almeida no armamento do Regimento de Cavalaria nº9", assinadas pelo 2º tenente Bento Luis Alves, director.
9
Ofícios entre José da Cruz Xavier, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, conde de Subserra, do Ministério da Guerra e José António da Rosa, sobre a entrega de toda a correspondência expedida pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.
10
Ofício de Joaquim Zeferino Teixeira, do Arsenal Real do Exército, para o conde de Subserra, dando nota do número de capotes existentes no Arsenal.
11
Ofícios entre o marquês de Palmela e o conde de Subserra sobre a necessidade de ser fornecida uma caixa de tambor para serviço da Guarda Real de Sua Majestade.
12
"Relação dos artigos conferidos pelo Depósito Geral de Distribuição do Exército ao Regimento de Cavalaria nº 6, debaixo da assinatura de João Vieira Tovar de Albuquerque, comandante do dito Regimento", assinada por António Manuel Coelho de Araújo.
13
"Relação das consultas da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército remetidas à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra durante os anos de 1822 e 1823 e que não baixaram resolvidas", assinada por José da Cruz Xavier.
14
Aviso dirigido a José António da Rosa, determinando três dias de luminárias por ocasião da elevação do Cardeal de la Genga ao Sumo Pontificado, com a denominação de Leão XII.
15
Avisos assinados pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigidos a José António da Rosa, criticando a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército pela falta de rapidez nas medidas tomadas e ausência de autoridade face ao roubo de alguns artigos pertencentes à Real Fazenda.
16
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, incumbindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de chamar a atenção do deputado contador que serve de Intendente para a falta de cumprimento das exigências contidas em anterior Portaria.
17
Declaração (minuta) a que todos os funcionários do Estado estão sujeitos, na qual garantem não pertencer a sociedades secretas.
18
Aviso assinado por Manuel Inácio Moniz Pamplona Corte Real e dirigido a José António da Rosa, determinando a substituição da legenda no selo grande das Armas Reais.
19
Aviso assinado por Manuel Inácio Moniz Pamplona Corte Real e dirigido a José Anastácio da Rosa, no qual informa ter sido nomeado ministro assistente ao despacho e encarregado dos Negócios da Guerra, por decreto de 1 de Junho de 1823.
20
Aviso assinado por Manuel Gonçalves de Miranda, do Ministério da Guerra, incumbindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de entregar à Comissão das Cadeias de Lisboa artigos de vesturário existentes no Arsenal Real do Exército que não sejam utilizados pelas tropas.
21
Portaria assinada por Manuel Gonçalves de Miranda, do Ministério da Guerra, sobre o fabrico, no Arsenal Real do Exército, de 3 caixas de prata, cordão e borlas para o selo de Sua Majestade no Tratado de Convenção entre Portugal e Espanha.
22
Portaria assinada por Manuel Gonçalves de Miranda, do Ministério da Guerra, sobre o pagamento de pensões que não excedam duzentos mil reis a quem não tiver outros vencimentos.
23
Aviso (minuta) dirigido à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de José António de Oliveira em que solicita que o contemplem pela sua invenção para as espingardas de Infantaria.
24
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís José de Morais Carvalho e Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o envio de dois cortes de pano para Sua Majestade tomar conhecimento da diferença entre o padrão e o pano alvadio fornecido.
25
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís José de Morais Carvalho e José Vicente Lobo Sardinha, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de José Matias Dumoulin, mestre forjador prussiano, em serviço no Arsenal Real do Exército, no qual solicita que lhe sejam pagas as importâncias devidas.
26
"Relação do armamento, correame e mais munições que receberão os diferentes batalhões das Guardas Nacionais e da entrega que o mesmo tem feito por conta no Arsenal Real do Exército até 1 de Julho de 1823", assinada por Miguel Gomes Dias.
27
Aviso assinado pelo conde de Subserra, encarregando a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de tomar as medidas necessárias a fim de que seja remetida uma girandola para a Ajuda, no sentido de servir de anúncio à Torre de Belém.
28
Consulta (cópia) assinada por Joaquim Zeferino Teixeira, Manuel Ribeiro de Araújo e Luís José de Morais Carvalho, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o fornecimento de papel cartuxinho destinado à Praça de Abrantes.
29
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, no sentido de saber se a manufactura dos fardamentos para o Exército deverá continuar a ser da competência do Arsenal Real do Exército ou se este se deverá desligar dessa obrigação.
30
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre requerimentos apresentados por candidatos ao lugar de fiel e guarda-chaves dos armazéns do Arsenal Real do Exército.
31
"Relação dos artigos de fardamento e objectos precisos para o hospital e mais géneros do Arsenal Real do Exército remetidos para bordo da charrua Vénus, a cargo de Isidoro de Barros, despenseiro da mesma charrua, para este entregar na Ilha de Cabo Verde à ordem do Governo da mesma Ilha", assinada por Miguel Gomes Dias.
32
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Luís José de Morais Carvalho, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, pedindo declaração sobre a remessa de 200 arrobas de pólvora ao Depósito de Penaguião, ordenada por portaria de 23 de Dezembro de 1823, e que deixou de ser enviada por indicação do director do Trem do Porto.
33
"Relação dos artigos que precisa receber o Corpo da Brigada Real da Marinha".
34
Correspondência entre a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra sobre armamento e correame velho da Brigada Real da Marinha mandado receber no Arsenal Real do Exército.
35
Aviso (minuta) assinado pelo conde de Subserra, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, dirigido ao conde da Póvoa, determinando que sejam atribuídos fundos ao Arsenal Real do Exército, para ultrapassar o descrédito em que se encontra a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
36
"Relação das qualidades e quantidades de géneros que se fazem necessários para consumo do Arsenal Real do Exército, para o tempo de um ano, com declaração dos preços por que ultimamente se têm comprado".
37
"Relação dos apetrechos de guerra, munições e utensílios que se precisam para se concluir o Parque de Artilharia Ligeira ", assinada pelo tenente-coronel Ricardo José Coelho, comandante de Artilharia.
38
Ofício dirigido pelo conde de Subserra a Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, mandando transmitir o reconhecimento do Infante D. Miguel pelas demonstrações de alegria e regozijo manifestadas pelos operários do Arsenal Real do Exército face à notícia de que o Infante visitaria essas instalações e determinando que o trabalho não deveria parar por esses motivos.
39
Aviso assinado prlo conde de Subserra e dirigido a José António da Rosa mandando distribuir um par de sapatos aos oficiais inferiores e soldados da Companhia das Ordenanças de Chaves, em atenção ao serviço e sacrifícios que fizeram em favor da Realeza.
40
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, mandando entregar ao delegado do Superintendente Geral dos Contrabandos armamento e respectivas munições para armar as embarcações sob a sua jurisdição.
41
Avisos assinados pelo conde de Subserra e Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, dirigidos a Manuel Ribeiro de Araújo e José António da Rosa, respectivamente, mandando eliminar do seu arquivo todos os registos dos documentos que obrigavam os empregados da sua jurisdição a prometer e jurar obediência às instituições políticas, opressivas e ilegais.
42
Aviso (cópia) assinado por José da Silva Vieira, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, dirigido ao conde de Subserra e conde da Póvoa, determinando que sejam remetidas à Comissão da Dívida Pública diversas relações para o recenseamento geral da dívida do Estado.
43
Aviso assinado por Joaquim Pedro Gomes de Oliveira e dirigido a José António da Rosa, determinando três dias de luto pela morte do Papa Pio 7º, instrução a ser transmitida à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
44
Avisos assinados pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigidos a José António da Rosa, sobre o pagamento da dívida que a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército tem para com a Real Fábrica da Cordoaria pela manufactura de meias para o Exército.
45
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e José Vicente de Lobo Sardinha, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o prejuízo que traz para o Trem do Ouro a edificação a realizar na propriedade que confina pelo lado nascente.
46
Ofício assinado por Miguel Ferreira da Costa relativo ao pedido dos proprietários da Fábrica de Lanifícios da Covilhã para venderem géneros da sua fábrica ao Arsenal Real do Exército.
47
"Mapas do estado em que se acha o diferente armamento existente na Casa das Armas e Oficinas de Espingardeiros do Arsenal Real do Exército, com declaração do que se consertou e saiu entre Janeiro e Novembro de 1824".
48
Ofício assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa sobre o requerimento de João Dias Alves Branco, empregado na Real Fábrica da Pólvora em Barcarena na qualidade de mestre, no qual solicita lhe seja atribuído um vencimento.
49
Representação assinada pela Direcção da Real Fábrica das Sedas e Águas Livres, solicitando baixa para o seu empregado Basílio Garcia, oficial de pedreiro, a trabalhar no aqueduto geral.
50
"Relação dos mestres prussianos e viúvas de outros que querem partir para as suas terras a quem, por despacho da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de 22 de Setembro de 1824, se mandou passar pela Contadoria as suas competentes liquidações do que se lhe deve das suas pensões assim como guias que declaram até quando serão pagos".
51
Parecer de José da Silva Vieira, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a Memória assinada pelo Encarregado de Negócios da Prússia, na qual expõe as condições em que foram angariados os serviços de vários mestres armeiros prussianos e denuncia a falta de cumprimento de algumas cláusulas do contrato celebrado com as autoridades portuguesas.
52
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristovão Teixeira Álvares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os requerimentos de Pilaer & Vanwinghen, segundo os quais pretendem vender ao Arsenal Real do Exército, com dinheiro à vista, 200 espingardas para uso da Infantaria pelo preço de 8.000 réis, 100 fechos para clavina por 2.000 réis e 100 fechos para pistola por 1.800 réis.
53
Consultas assinadas por Joaquim Zeferino Teixeira e Luís José de Morais Carvalho, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de José Mendes Veiga e Irmão, fabricantes na vila da Covilhã, que pretendem fornecer panos alvadios para capotes do Exército.
54
Consultas assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim Zeferino Teixeira, Luís José de Morais Carvalho e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
55
"Mapas demonstrativos do estado do Depósito Geral de Distribuição ao Exército, pelo que diz respeito à requisição, além do geral, a fardamento no biénio 1821/1822, cujas demonstrações se referem ao período de Abril a Agosto de 1824", assinados por António Manuel Coelho de Araújo.
56
Consulta assinada por Joaquim ZeferinoTeixeira e Luís José de Morais Carvalho, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os empregados civis e militares do Arsenal Real do Exército para servir a redacção do almanaque.
57
Requerimento de António Coelho, oficial de cardador da Real Fábrica das Mantas, solicitando a admissão na fábrica de sua filha, Maria Rita.
58
Ofícios dirigidos por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, ao conde de Barbacena sobre o envio de informações semestrais dos oficiais em serviço no Arsenal Real do Exército.
59
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, solicitando parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Narciso de Sousa, soldado do Regimento de Infantaria nº 23, no qual oferece os seus serviços para o lugar de almoxarife do Trem de Almeida.
60
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, pedindo o parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Francisco Duarte Madeira, a pedir que seja nomeado feitor da Real Fábrica da Pólvora em Barcarena.
61
Avisos assinados pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, pedindo o parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de João Paulo Cordeiro, em que este pretende vender salitre ao Arsenal Real do Exército, recebendo pólvora em troca.
62
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, incumbindo-o de preparar duas peças de calibre 9 e apetrechos, a fim de serem entregues ao Intendente do Arsernal Real do Exército.
63
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, incumbindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de pagar as importâncias devidas aos armeiros prussianos, de acordo com o contrato celebrado, bem como a soma ajustada para o transporte de regresso ao país de origem, sendo emitidas as necessárias guias para poderem continuar a receber na Prússia a pensão a que têm direito.
64
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, pedindo o parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Maria da Conceição, viúva de Francisco José, antigo mestre da oficina de tanoeiros da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, no qual solicita lhe seja atribuída uma pensão.
65
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, pedindo o parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Agostinho Manuel da Cunha Sargedas, oficial do ofício de lavrante de prata, que pretende ser admitido no Arsenal Real do Exército.
66
Aviso assinado pelo conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido a José António da Rosa, pedindo o parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Isidoro de Almeida & Filhos, os quais solicitam lhes seja entregue a pólvora que lhes é devida em pagamento do salitre que forneceram.
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
31
Caixa nº 31
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 26
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 26
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/26
Título
Caixa nº 26