Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
1
Aviso assinado por José Joaquim de Almeida Araújo Correia de Lacerda e dirigido a José António da Rosa, infornando a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército do dia do beijamão de pêsames à Infanta D.Isabel Maria e Infantas suas irmãs, pela morte de seu pai, o Imperador e Rei D. João VI.
2
Avisos assinados por José Joaquim de Almeida Araújo Correia de Lacerda e pelo conde de Barbacena, dirigidos à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, determinando o período de luto que deve ser observado em demonstração do sentimento pela morte do Imperador e Rei D. João VI, [ocorrida em 10 de Março de 1826].
3
Aviso dirigido por José Joaquim de Almeida Araújo Correia de Lacerda a José António da Rosa, remetendo à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército o decreto do Imperador e Rei D. João VI, o qual determina que enquanto durar a sua doença não haja suspensão dos negócios, ficando sua filha D. Isabel Maria e Conselheiros de Estado encarregados do governo.
4
Consulta assinada por Luís José de Morais Carvalho, Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim José Maria de Sousa Tavares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, a participar estarem prontos os selos para os Corpos dos Regimentos nºs 1, 4 e 13 de Infantaria, nº 1 de Cavalaria, nº 1 de Artilharia nº 6 de Caçadores, conforme determinado no Aviso de 26 de Abril de 1826.
5
Relação dos "Preços que diversos artífices da cidade de Lisboa pedem por um par de esporas como as que se remetem, não incluindo o valor das correias, que poderão importar em 60 reis", assinada por Manuel Ribeiro de Araújo.
6
"Relação dos soldos que vencem os oficiais e oficiais inferiores com exercício no Trem de Elvas", assinada pelo tenente-coronel Barnabé Lobo.
7
"Relações indicativas das informações semestrais e antiguidades dos oficiais e sargentos que, dos extintos Trens de Almeida e Valença, se recolheram ao Trem da cidade do Porto no 2º semestre de 1825", assinadas pelo major Francisco Januário de Moriz, director.
8
Consulta assinada por Luís José de Morais Carvalho, José Vicente Lobo Sardinha e Joaquim José Maria de Sousa Tavares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o destino a dar ao carvão de pedra existente em Paço d'Arcos.
9
Ofício assinado pelo barão de Albufeira, do Ministério da Guerra, dirigido a João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, sobre a aquisição e distribuição de fardamentos.
10
"Inventário geral de todos os papéis de que se compõe o arquivo pertencente à extinta Companhia de Artífices do Arsenal Real do Exército, feito para a entrega do mesmo na Secretaria da Inspecção do referido Arsenal, em consequência do Régio Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra de 20 de Maio de 1826, por ter sido abolida a dita Companhia por decreto de 9 de Maio do mesmo mês e ano", assinado pelo capitão Luis d'Alincourt.
11
Ofício do conde de Murça, do Ministério da Guerra, para o conde de Barbacena, remetendo o ofício da direcção do Banco de Lisboa a determinar que fiquem cativos os créditos no Arsenal Real do Exército dos comerciantes penhorados por aquela Instituição.
12
Ofício de Miguel Ferreira da Costa, do Ministério da Guerra, para o comandante do Regimento de Cavalaria nº 7, relativo ao corte efectuado nas clavinas existentes no Arsenal Real do Exército, de modo que o comprimetno da alma não exceda dois palmos, para serem distribuídas aos Corpos de Cavalaria.
13
Consultas assinadas por Joaquim Zeferino Teixeira e José Vicente Lobo Sardinha, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a aprovação de um contrato para fornecimento de barretinas.
14
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e José Vicente Lobo Sardinha, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a ocupação, por um oficial militar, de um quarto num edifício da extinta Fábrica de Fundição de Ferro de Paço de Arcos.
15
Ofício (cópia) do Ministério da Guerra prestando informação sobre o requerimento de Custódio José da Costa Braga, no qual pretende ser nomeado director da Real Fábrica das Mantas.
16
Ofíco do marquês de Belas para o conde de Barbacena, solicitando a entrega de quatro alabardas a um sargento da Companhia de Archeiros da Guarda Imperial e Real, de que é comandante.
17
Ofício de José Vital Gomes de Sousa, do Ministério da Guerra, para a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a atribuição de uma pensão de casamento aos oficiais do Arsenal Real do Exército.
18
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre a precedência dos assentos nos bancos da Junta, entre os deputados que têm o título do concelho e os que o não têm.
19
Ofício de José Vital Gomes de Sousa, do Ministério da Guerra, para a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, respeitante à representação feita pelo comandante de Caçadores nº 12 sobre o prémio de seguro do correio das quantias remetidas pelo batalhão aos Cofres Reais.
20
Consulta (cópia) assinada por Joaquim Zeferino Teixeira, Duarte José Fava e Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Paulo Monteiro, antigo apontador do extinto Trem de Valença, pedindo o vencimento que lhe fora suspenso.
21
Ofício de José Vital Gomes de Sousa, do Ministério da Guerra, para a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o parecer desta relativo ao provimento do lugar de almoxarife da Praça de Chaves a Manuel José de Sá.
22
Ofício de Miguel Ferreira da Costa, do Ministério da Guerra, para a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo ao parecer desta sobre a dúvida que se oferece ao deputado Duarte José Fava sobre a assinatura dos despachos da Real Junta proferidos conforme a pluralidade de votos, sem se admitir declaração de voto contrário à decisão tomada.
23
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim José Maria de Sousa Tavares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o destino mais apropriado a dar ao edifício donde saiu a oficina de sapateiros, situada no Páteo do Sequeiro.
24
Ofício de Joaquim de Lobato para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun sobre o empréstimo de reposteiros oleados para a condução dos trastes e trem da Princesa Maria Francisca Benedita para as Caldas.
25
Ofício de Manuel António de Carvalho para Cândido José Xavier, do Arsenal Real do Exército, sobre a concessão de enxofre vindo de Angola a fim de ser aplicado no serviço da Fábrica da Pólvora.
26
Ofício assinado por Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de Manuel Luis, remeiro dos escaleres do Arsenal Real do Exército, no qual solicita promoção ao lugar de ajudante dos patronos dos referidos escaleres.
27
Carta (cópia) dirigida pelo Infante D.Miguel a sua Irmã, a Infanta Regente, na qual informa estar autorizado por decreto de seu Irmão a assumir a regência dos Reinos e pede embarcações para o seu regresso a Portugal.
28
Aviso assinado por Cândido José Xavier, do Ministério da Guerra, dirigido a Luís Inácio Xavier Palmeirim, sobre o envio de novos documentos ao comandante do batalhão de Caçadores nº 7, a fim de serem legalizados oa abatimentos de alguns artigos de fardamento, dado que os anteriores haviam sido levados pela força do referido batalhão que se evadiu para Espanha.
29
Aviso assinado por João Carlos de Saldanha Oliveira Daun, do Ministério da Guerra, incumbindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de fornecer caixas de guerra ao Depósito de Emigrados Espanhóis, estabelecido em Cascais.
30
Aviso de João Carlos de Saldanha Oliveira Daun, do Ministério da Guerra, dirigido a Luís Inácio Xavier Palmeirim, incumbindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de mandar proceder ao conserto no Arsenal das máquinas que devem servir para o novo estabelecimento do papel selado, a cargo da Junta dos Juros dos Reais Empréstimos.
31
Consulta assinada por Duarte José Fava, Joaquim Zeferino Teixeira e Joaquim José Maria de Sousa Tavares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre uma exposição do tenente-general vice presidente interino da Real Junta relativa à nomenclatura de diversos géneros e artigos que entram e se manufacturam no Arsenal Real do Exército.
32
"Mapas das diversas bocas de fogo de Artilharia, carretas, projécteis e fogos artificiais actualmente existentes em estado de serviço no Arsenal Real do Exército, entre Dezembro de 1826 e Outubro de 1827", assinados por Joaquim José Dias, 1º escriturário servindo de contador.
33
"Balanços da Repartição do Arsenal Real do Exército e suas dependências entre Abril e Setembro de 1827", assinados por Joaquim José Dias, 1º escriturário servindo de contador.
34
Ofícios entre o Ministério da Guerra, a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército e o Regimento de Infantaria nª 19 sobre a aquisição e distribuição de artigos de fardamento aos Corpos do Exército.
35
Consultas assinadas por Joaquim Zeferino Teixeira e Luís José de Morais Carvalho, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o fabrico de meias na Real Fábrica de Cordoaria para fornecimento do Arsenal Real do Exército.
36
Consulta assinada por Duarte José Fava, Joaquim Zeferino Teixeira e José Vicente Lobo Sardinha, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, informando àcerca do método adoptado para pagamento aos operários da Fábrica da Pólvora de Barcarena.
31
Caixa nº 31
32
Caixa nº 32
33
Caixa nº 33
34
Caixa nº 34
35
Caixa nº 35
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 30
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 30
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/30
Título
Caixa nº 30