Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
1
Conta-corrente do Cofre Geral da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa ao mês de Junho de 1824, assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
2
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa a enviar relação de praças a quem se deve fazer o pagamento de fardas.
3
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa solicitando a execução do aviso que remete acerca dos pesos e medidas.
4
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa enviando requerimento dos arneiros prussianos.
5
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa a solicitar consulta sobre o requerimento de um contratador de pano.
6
Aviso assinadao pelo conde de Subserra para José António da Rosa ordenando o pagamento de uma pensão à filha de um empregado da Fábrica de Pólvora de Barcarena falecido numa explosão.
7
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa comunicando a resolução do rei relativamente ao pagamento de pensão à mulher de um empregado prussiano falecido.
8
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e demais membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército remetendo os conhecimentos acerca dos artigos enviados para Moçambique e Goa na nau de viagem Maia e Cardoso.
9
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa pedindo a colocação de uma girândola no Largo da Ajuda, por ocasião da investidura do rei na ordem de Santo André.
10
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que as roupas que já não tenham uso para a tropa sejam postas à disposição dos presos mais necessitados.
11
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa comunicando que a Junta deve contratar por conta do Arsenal do Exército os remadores necessários para o escaler do infante D. Miguel.
12
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa transmitindo que o aparelhador e sapateiro Francisco António Palmela deve ser readmitido.
13
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando o empréstimo, por parte do Arsenal, de duas barracas para a festa em Alcochete.
14
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa enviando cópia do decreto onde se determina que do Erário Régio se entregue no Cofre das Reais Fábricas de Pólvora um auxílio para pagamento de vencimentos.
15
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que se ponha à disposição do marquês de Belas, comandante da companhia do príncipe, 5 albardas e 1 espontão.
16
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando a limpeza, no Arsenal Real do Exército, dos ferros cirúrgicos.
17
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa comunicando que todas as ordens remetidas por Manuel de Brito Mouzinho, Chefe do Estado Maior, ao Arsenal Real do Exército devem ser enviadas à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.
18
Aviso assinado pelo conde de Subserra para Manuel Ribeiro de Araújo pedindo explicações acerca dos defeitos encontrados, pelo inspector, no material manufacturado nos armazéns da Cruz da Pedra.
19
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa a enviar requerimento das costureiras do Arsenal Real do Exército acerca da distribuição do trabalho.
20
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa manifestando estranheza pelo não fornecimento dos artigos pedidos pela Casa Real e determinando que os mesmos sejam executados.
21
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que sejam emprestadas quatro barracas ao juiz e mesários de Nossa Senhora do Rosário do Barreiro.
22
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que seja dado trabalho de costura a um criado do rei e sua respectiva família.
23
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca do pedido de António Joaquim da Costa para que lhe seja efectuada a liquidação do dinheiro gasto em transportes
24
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa a determinar que seja enviada relação das pensões, tenças ou gratificações que foram concedidas depois de terem sido canceladas.
25
Ofício do conde de Subserra a enviar cópia do ofício da Junta da Fazenda das Ilhas dos Açores acerca do dinheiro respeitante ao fardamento, que devem ser liquidado às praças quando saem do Exército .
26
"Relação dos soldos que vencem os oficiais e oficiais inferiores que têm exercício no Trem de Elvas", assinada por Joaquim José de Alcântara
27
Ofício do visconde da Várzea para José António da Rosa a enviar relação das munições que existem no depósito da cidade de Lamego.
28
Ofício (cópia) de Gregório Gomes da Silva para o conde de Subserra pedindo que o Arsenal Real do exército forneça cento e quarenta e sete chapas de boldriés.
29
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército pedindo que sejam entregues à ordem do almoxarife do Arsenal mil ou quinhentos quintais de morrão.
30
Consulta (cópia) da Real Junta da Fazenda dos Arsenal Real do Exército assinada por Joaquim Zeferino Teixeira pedindo uma consignação extraordinária por causa da expedição para o Ultramar.
31
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exércto determinando a construção de umas pequenas caixas para condução de frascos de água, copos e alguma comida para as infantas.
32
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército determinando a diminuição da consignação mensal fixada para o Arsenal.
33
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército a enviar uma relação de artigos para serem fornecidos ao Real Colégio Militar.
34
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército enviando um requerimento em que as mães de alunos da Casa Pia pedem que eles trabalhem menos horas para poderem estudar.
35
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército acerca do fornecimento de fardamento aos corpos do Exército e respectivas regras de entrega.
36
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército determinando quais os padrões que devem ser fornecidos a cada corpo de cavalaria.
37
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército enviando o requerimento em que um artífice solicita a aposentação.
38
Aviso assinado pelo Conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército determinando a entrega de barracas a um oficial do Corpo de Engenheiros, encarregado da inspecção dos telégrafos.
39
Aviso assinado pelo conde de Subserra para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército determinando que as luvas fornecidas aos corpos de cavalaria continuem a ser pagas a dinheiro.
40
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que se enviem para o Ramalhão os artigos constantes na relação anexa.
41
Ofício do conde de Subserra para José António da Rosa, determinando a quantia a pagar pelo Arsenal à família de um artífice que vai para o Brasil.
42
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que as fazendas para o fardamento dos corpos de cavalaria devem ser fornecidas em peça.
43
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que nos armazéns do Arsenal se recebam todos os artigos relativos ao equipamento dos Voluntários Reais.
44
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando a manufactura de artigos para serem usados pelos alunos da Casa Pia.
45
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que sejam postos à disposição do marquês de Palmela os materiais constantes na relação anexa.
46
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando o fabrico de duas espingardas para a Infanta D. Ana.
47
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que sejam postos à disposição do inspector do Arsenal Real da Marinha fardamentos para degredados.
48
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa a enviar o requerimento em que Francisco Manuel Dias pede para ser feito sargento do Trem da Ribeira do Ouro.
49
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que, a cada regimento de cavalaria, sejam enviados para uma vara e um cávado para que se possa efectuar a medição dos panos.
50
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando o fornecimento de uma funda a um sargento da 2ª Companhia de Veteranos da Estremadura.
51
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando a readmissão de um artífice coronheiro que tinha sido destacado para o Corpo de Voluntários Reais.
52
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que se receba em Beirolas a pólvora proveniente do Regimento dos Voluntários Reais.
53
Ofício do conde de Subserra para José António de Rosa, a enviar prospecto com apelo a uma subscriçaõ a favor dos emigrados do Brasil.
54
Aviso assinado pelo conde de Subserra para José António da Rosa determinando que seja comunicada ao almoxarife a despesa relativa aos frascos de madeira com correia, que foram mandados para bordo da nau inglesa Windsor Castle.
55
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta da Fazenda do Arsenal do Exército acerca da questão que houve entre o contador e um escriturário da contadoria.
56
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército sobre o dinheiro existente em poder dos depositários dos bens do convento das religiosas de Gouveia.
57
"Relação do número de aprendizes que faltam em cada uma das oficinas do Arsenal Real do Exército, abaixo declaradas até ao dia 4 do corrente mês", assinada por Manuel Ribeiro de Araújo.
58
Requerimento de Vicente Pereira Freire pedindo o lugar de fiel do almoxarife do Arsenal Real do Exército.
59
Ofício assinado pelo conde de Barcarena para o conde de Subserra a enviar o ofício de Joaquim José da Luz, cirurgião das cadeias e presídios.
60
Aviso assinado pelo conde de Subserra para Joaquim Zeferino Teixeira, determinando que seja entregue fardamento para os degredados, na Casa da Índia.
61
Ofício do conde de Subserra para o conde da Póvoa pedindo prorrogação do prazo para liquidação das contas aos credores.
62
Ofício de António Manuel Coelho de Araújo para o conde de Subserra a enviar mapa respeitante ao estado do fardamento.
63
Resolução assinada por Alexandre de Gusmão nomeando José de Lima como fiel da Torre de S. Lourenço da Barra.
64
Ofício assinado por José Vital Gomes de Sousa comunicando a nomeação de José da Costa para almoxarife da Praça de Jerumenha.
65
Aviso do conde de Subserra para José António da Rosa enviando uma representação e pedindo a formulação de uma consulta sobre o seu conteúdo.
66
Ofício do conde de Subserra para o marquês de Palmela acerca da venda pública de artigos fora de uso.
67
Ofício de Inácio Joaquim de Miranda para o conde de Subserra acerca da construção de um ficheiro no Trem de Faro.
68
Comunicação de resolução assinada por Inácio Joaquim de Miranda acerca do destino dos objectos reparados no Arsenal Real do Exército.
69
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército acerca da falta de artigos de pano de linho no depósito de roupa destinado a fornecer os hospitais.
70
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo, inspector do Arsenal, para o conde de Subserra solicitando autorização para ter às suas ordens um oficial de artilharia.
71
Aviso (cópia) do conde de Subserra para José António da Rosa acerca da entrega de artigos para o destacamento que vai para Angola.
72
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército acerca do fornecimento de cartuxame aos corpos do Exército.
73
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército para o conde de Subserra, remetendo a conta-corrente dos artigos de armamento das extintas guardas cívicas.
74
Aviso assinado pelo Conde de Subserra para José António da Rosa a determinar que sejam nomeados artifíces para as brigadas de artilharia da expedição que se destina ao Ultramar.
75
"Conta-corrente do Cofre da Pólvora do mês de Outubro de 1825", assinada por Joaquim José Dias.
76
Ofício de António Manuel Coelho de Araújo para o conde de Barbacena, remetendo as relações de material dos Regimentos de Infantaria e Cavalaria.
77
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para o conde de Porto Santo a enviar as informações semestrais dos oficiais, e oficiais inferiores empregados no Arsenal Real do Exército.
78
Ofício assinado pelo visconde da Beira para o conde de Barcarena a enviar as informações dos oficiais empregados no Trem do Ouro da cidade do Porto, relativas ao 2º semestre de 1824.
79
"As quintas anexas à Real Fábrica da Pólvora de Barcarena em conta-corrente pelas suas despesas e sua produção desde o 1º de Outubro de 1824", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
80
"A quinta anexa à Real Fábrica do Refino do Salitre em Alcântara em conta-corrente pelas suas despesas e sua produção desde 1 de Outubro de 1823 até fim de Outubro de 1824", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
81
Ofício de Joaquim Zeferino Teixeira a transmitir os resultados das contas das quintas anexas às fábricas de Alcântara e Barcarena.
82
Ofício do conde de Barcarena para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército acerca do destino a dar ao equipamento existente nos edifícios da Real Fábrica da Fundição de Ferro de Paço de Arcos.
83
"Relação dos oficiais e oficiais superiores dos trens do reino, sobre que o comandante geral de artilharia tem a fazer observações à vista das informações do 2º semestre de 1825", assinada por José António da Rosa.
84
Requerimento em que Manuel José de Sousa, aparelhador da quinta de fundir do Arsenal Real do Exército, solicita aumento de ordenado.
85
Ofício assinado por Carlos Frederico de Caula para o conde de Barcarena a enviar toda a documentação relativa ao Trem da Praça de Elvas.
86
Ofício (cópia) assinado pelo conde de Barcarena para o presidente da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército a enviar cópia do processo sobre a validade do contrato entre as fábricas de lanifícios da Covilhã e António Pessoa de Amorim.
87
Informação assinada por João Baptista da Costa onde se analisa o pedido de isenção de serviço militar do António Larcher e João Larcher.
88
Requerimento de João Dias Alves Branco, empregado na Real Fábrica de Barcarena, a solicitar alterações das condições de trabalho.
89
Aviso do conde de Barcarena para o conde António Sampaio acerca do modelo de selim que deve ser adoptado pelos corpos de cavalaria.
90
Aviso do conde de Subserra para o conde António de Sampaio sobre a necessidade de se mandarem fazer suadores para os selins.
91
Aviso do conde de Barcarena para o conde António de Sampaio determinando qual o comprimento que devem ter as clavinas e ordenando o seu corte.
92
"Relação dos oficiais inferiores e soldados que actualmente compõem o estado efectivo das companhias de artífices do Arsenal Real do Exército", assinada por José Caetano Guimarães.
93
Ofício de João de Castelo Branco, comandante do Regimento de Cavalaria nº 1, para o conde António de Sampaio comunicando que as clavinas em uso no seu regimento são demasiadamente compridas.
94
Aviso assinado pelo conde de Barcarena para Manuel Ribeiro de Araújo determinando que se proceda a uma experiência sobre o alcance de uma clavina mais curta por comparação com uma clavina de tamanho normal.
95
Aviso do conde de Barcarena para o presidente da Junta do Real Arsenal do Exército a enviar o requerimento em que José António Barbosa pede para lhe ser interrompida suspensão.
96
Parecer de Miguel Ferreira da Costa, para ser dado conhecimento ao rei, acerca do fabrico de pólvora de três qualidades.
97
Aviso do conde de Barcarena para o presidente da Junta do Arsenal Real do Exército determinando a entrega do armamento da Brigada Real da Marinha.
98
Aviso do conde de Subserra para José António da Rosa a comunicar que o Arsenal deve receber o armamento constante na relação anexa.
99
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército sobre os títulos com vencimento de juro.
100
Aviso do conde de Subserra para o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra determinando a remessa para o Arsenal da serafina e do pano sem uso nos Açores.
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
31
Caixa nº 31
32
Caixa nº 32
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 27
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 27
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/27
Título
Caixa nº 27