Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
1
Ofícios dirigidos pelo general de brigada João Manuel Cordeiro, director-geral de Artilharia, ao director-geral do Ministério da Guerra sobre o contrato celebrado com a firma alemã Fried Krupp, para o fornecimento de material de guerra, nomeadamente 60 peças de campanha, 8,4 cm com reparos, armão, acessórios e projécteis e 20 peças de sítio de 15 cm, com reparos, acessórios e projécteis.
2
Ofício do general de divisão António de Mello Breyner, comandante do Corpo do Estado-Maior do Exército, para o director-geral da Secretaria da Guerra, tecendo elogios ao novo modelo da arma de repetição fabricada pela Casa Mauser, de acordo com informação do adido militar em Berlim.
3
Correspondência dirigida pelo general de brigada João Manuel Cordeiro, director-geral de Artilharia, ao director-geral da Secretaria da Guerra sobre estudos e experiências efectuados para o melhoramento de algumas armas.
4
Correspondência do general de brigada João Manuel Cordeiro, director-geral de Artilharia, para o director-geral do Ministério da Guerra, sobre o acerto de contas relativo às despesas com os curativos e dietas dos operários vítimas da explosão ocorrida na Fábrica da Pólvora de Barcarena, em 12 de Maio de 1882.
5
"Parecer sobre a proposta do visconde de Juromenha àcerca da Oficina Pirotécnica em Braço de Prata" (cópia), assinada pelo tenente de Engenharia José Maria Cordeiro de Sousa.
6
"Données principales sur la construction et le tir du nouveau fusil système Mauser, modèle 78".
7
Ofício de Domingos Alberto da Cunha, chefe da Repartição da Secretaria da Guerra, para o Ministro da Guerra, sobre o relatório de Francisco António Tavares relativo à aquisição dos foguetes de guerra, incendiários e de metralha e das luzes para o telégrafo de campanha, de sua invenção.
8
"Mapas sobre os tempos gastos na execução das trincheiras abrigos", assinados pelo tenente de Engenharia José Maria Cordeiro de Sousa, secretário da Direcção-Geral de Engenharia.
9
Estudos da Comissão de Armamento e experiências para a escolha de um novo sistema de armamento para Infantaria e Cavalaria.
10
"Contrato para aquisição pelo Governo Português de seis mil espingardas completas de 0,008 m, sistema Kropatschek e três mil carabinas completas para Cavalaria, do mesmo calibre e sistema", assinado pelo general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de Artilharia, e Oesterreichische Waffen Fabricks Gesellschaft, pelos seus representantes autorizados Henry Burnay & Cª.
11
"Contrato para aquisição pelo Governo Português de quarenta mil espingardas de 0,008 m, sistema Guedes e Anexo", assinado pelo general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de Artilharia, e Oesterreichische Waffen Fabricks Gesellschaft, pelos seus representantes autorizados Henry Burnay & Cª.
12
Portaria (cópia) assinada por Bento da França Pinto de Oliveira, chefe da Repartição da Secretaria da Guerra, determinando o pagamento de um conto de réis a Francisco António Tavares para este efectuar as experiências necessárias, na sequência da sua proposta de cedência ao Governo da propriedade da sua invenção de foguetes incendiários e de metralha.
13
"Relatório da Comissão nomeada para assistir às experiências com uma arma de calibre 8 mm, da invenção de Luís Fausto Guedes Dias, tenente de Infantaria", assinado pelos coronéis Vicente Ferreira Ramos e José António da Costa Braklamy, tenente-coronel Pedro Luís Machado e 1º tenente Jaime Augusto de Pinho Ramos Rocha.
14
"Contrato para aquisição pelo Governo Português de duzentos projécteis de aço e quatrocentos de ferro fundido endurecido para peças de costa de 15 c., oitocentos de aço e oitocentos de ferro fundido endurecido para peças de costa de 28 c.", assinado pelo general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de Artilharia, e por Henry Burnay & Cª, representantes autorizados de Fried Krupp.
15
Ofício de Raúl Mesnier apresentando um modelo de arma de guerra de sua invenção, construído na Fábrica de Armas de Mauser, em Oberndorf, na Alemanha, com as respectivas munições, e para o qual lhe fora abonada a quantia de 90.000 réis pelo Ministério da Guerra.
16
"Relatório da Comissão nomeada para proceder a experiências e a estudos com a arma Mauser de 9,5 mm, de repetição, e com as armas Raúl Mesnier de 10,15 mm e Guedes de 11 mm, de tiro simples", assinado pelos coronéis Vicente Ferreira Ramos e José António da Costa Braklamy, capitão Francisco de Paula e Oliveira e 1º tenente Jaime Augusto de Pinho Ramos Rocha.
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
53
Caixa nº 53
54
Caixa nº 54
55
Caixa nº 55
Caixa nº 50
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 50
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/50
Título
Caixa nº 50