Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
1
Ofício do Ministério da Guerra assinado pelo general D. António José de Mello, comunicando a proposta apresentada por um inglês, que pretende vender a Portugal, artilharia tomada aos Dinamarqueses.
2
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general D. António José de Mello ,comunicando as considerações sobre a peça modelo de carregar pela culatra apresentada pelo inglês John Gregory.
3
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general D. António José de Mello, informando sobre o sistema em uso para serem experimentadas as bocas de fogo.
4
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general D. António José de Mello, informando sobre a comissão encarregada de estudar a artilharia em países estrangeiros.
5
Ofícios do Ministério da Guerra assinados pelo general D.António José de Mello ,informando sobre o sistema inventado pelo artista industrial Jácome Ulisses.
6
Ofícios do Ministério da Guerra dirigidos ao chefe da 1º divisão D.António José de Mello, com considerações sobre espoletas fulminantes de fricção ,assinados por Luís Travassos Valdez.
7
Mapa da Escola Prática de Artilharia, com a discriminação dos tiros com morteiros para conhecer a força da pólvora, assinado por João Jesus Coelho.
8
Ofícios assinados por Francisco Bernardino de Sá Magalhães informando sobre as experiências com foguetes incendiários explosivos, foguetes flechas da invenção de Francisco Tavares.
9
Ofícios do Ministério da Guerra,comunicando a proposta de Bertholet Ritter,para vender a Portugal peças de artilharia raiadas, da sua manufactura.
10
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general D. António José de Mello, informando sobre a elaboração de desenhos e tábuas de construção de material de artilharia.
11
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general D. António José de Mello, apresentando uma proposta no sentido de serem experimentadas em Portugal, peças do sistema Broadwells Beeck Londing.
12
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general D. António José de Mello, informando sobre o estudo da estrela móvel, sistema francês feita no Arsenal do Exército, para se aplicar à artilharia.
13
Circular assinada pelo 1º tenente Eliseu Xavier de Sousa e Serpa, com a classificação das granadas para efeitos de inventário.
14
Correspondência do Ministério da Guerra, assinada por Luís Travassos Valdez, dirigida à Câmara dos Dignos Pares do Reino, com o pedido e envio do relatório dos estudos feitos pelo Drº Matias José de Carvalho, sobre a fabricação de pólvora em França e na Bélgica.
15
Ofícios do comandante geral da Artilharia, assinado pelo general de brigada Fortunato José Barreiros, informando sobre as modificações a introduzir no armamento dos oficiais e praças de artilharia.
16
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general de brigada D. António José de Mello, comunicando as experiências com espoletas de vários sistemas.
17
Processo com considerações e experiências sobre o fabrico de bocas de fogo de companhia e montanha e projécteis para as bocas de fogo estriadas,morteiros,etc, assinado pelo general de brigada Fortunato José Barreiros e pelo general de brigada D. António José de Mello.
18
Ofícios do comando geral de Artilharia, dirigidos ao Ministério da Guerra, assinados pelo general de brigada Fortunato José Barreiros, informando sobre a proposta à tolerância nos calibres das bocas de fogo, e à adaptação de duas passadeiras em cada calibre para verificação das balas, granadas e bombas.
19
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general de brigada D. António José de Mello, comunicando as alterações propostas nos cofres das munições de artilharia.
20
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general de brigada D. António José de Mello, informando sobre a substituição da designação das granadas Shrapnells, para granadas com balas.
21
Ofício dirigido ao Ministério da Guerra assinado pelo coronel Inocêncio José de Souza, comunicando os inconvenientes encontrados nos projécteis fornecidos à Escola Prática de Artilharia.
22
Ofícios do comando geral de Artilharia, assinados pelo general de brigada Fortunato José Barreiros, dirigidos ao Ministério da Guerra, com informações sobre as experiências com foguetes de guerra da invenção de Francisco António Tavares.
23
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general Francisco Xavier Lopes, comunicando as experências com os foguetes de guerra da invenção de Francisco António Tavares.
24
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general de divisão visconde de Santiago, dirigidos a Joaquim Filipe Mimoso, informando sobre os preços dos consertos das peças de carabina modelo Richards.
25
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelos generais Francisco Xavier Lopes e Fernando José Barreiros, comunicando a adopção das bocas de fogo Krupp no Exército Português.
26
Ofícios do comando geral de Artilharia, assinados pelos generais Francisco José de Sousa e Fernando José Barreiros, comunicando as características técnicas da alça lateral para as peças estriadas de artilharia de campanha e montanha.
27
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general Francisco Xavier Lopes, informando sobre o fabrico da cápsulas fulminantes para as carabinas modelo Richards.
28
Minuta de um relatório da comissão, nomeada para a escolha da espingarda para infantaria assinada pelo alferes de infantaria José Thomás.
29
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general de brigada D. António José de Melo e João José da Maia e Vasconcelos, informando sobre a aquisição de um canhão da invenção de Mr. Cristophe.
30
Ofícios do Ministério da Guerra, assinado pelo general de brigada D. Luís da Câmara Leme, dirigidos ao general de brigada Fortunato José Barreiros comandante geral de Artilharia, com considerações sobre uma peça de ferro forjado do sistema Broadwel e um canhão de bateria Gatting.
31
Ofícios do coronel Inocêncio José de Sousa dirigidos ao Ministério da Guerra, informando sobre a marcação das carabinas sistema Richards e respectivas espadas e baionetas.
32
Ofícios assinados pelo coronel Inocêncio José de Souza e pelo general de brigada Fortunato José Barreiros, informando sobre o fornecimento de baldes com flutuador para as peças de campanha.
33
Ofícios do comando geral de Artilharia, assinados pelo general Fernando José Barreiros e pelo coronel Inocêncio José de Souza, comunicando as experiências com novas lanças.
34
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general Francisco Xavier Lopes e pelo deputado José Maria Lobo d 'Avila, sobre os diferentes artigos de armamento, equipamento e material de guerra para o exército comprado e encomendado pelo governo.
35
Processo com a proposta para o fornecimento de armas Peabody.
36
Ofícios do Arsenal do Exército, para o Ministério da Guerra assinados pelos generais Visconde de Santiago, António Maia Henriques de Sousa e Carlos Beneveuto Casimiro, comunicando as experiências com as cápsulas fulminantes fabricadas no Arsenal para as novas carabinas.
37
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general Francisco Xavier Lopes, dando informações sobre as experiências com foguetes de guerra, da invenção de Francisco António Tavares.
38
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general de brigada D. António José de Mello, com informações sobre a fabricação da pólvora por conta do estado e o seu comércio, bem como das instruções relativas à manufactura da mesma pólvora e refino do salitre.
39
Ofício do Ministério da Guerra, assinado pelo general de brigada Francisco Xavier Lopes, com esclarecimentos pedidos ao consul de Portugal em Newcastle e com a correspondência do vice consulado de Portugal em Newcastle, assinada pelo vice consul Pedro Afonso de Figueiredo.
40
Ofício do general de brigada Fortunato José Barreiros, sobre as experiências com a espoleta de tempos e percussão da invenção do capitão de artilharia Paulo Eduardo Pacheco.
41
Minutas sobre a oferta de um canhão, reparo, armão e projécteis feita por M.C.C.Donelle a El-Rei
42
Ofícios do Ministério da Guerra, assinados pelo general Francisco Xavier Lopes, para o general de brigada Fortunato José Barreiros, comunicando as modificações a fazer na peça de 12 cm sistema francês.
43
Ofícios do Ministério da Guerra dirigido à Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros para Emílio Achilles Monte Verde, informando sobre a criação de uma comissão de súbditos portugueses no Rio de Janeiro destinada a angariar fundos para a compra de armamento para o exército português para a defesa do reino.
44
Ofícios com tabelas assinadas pelo coronel Inocêncio José de Sousa com os preços do novo armamento modelo Richards e respectivas peças ,tabelas assinadas pelo contador Manuel António Camêllo.
45
Ofício assinado pelo capitão Guilherme Lopes, com considerações e esclarecimentos sobre os preços das bocas de fogo Armstrong, seu fabrico e maneira de fiscalizar.
46
Ofícios do comandante geral de Artilharia, general de brigada Fortunato José Barreiros, dirigidos ao Ministério da Guerra, informando sobre as bocas de fogo de bronze, em condições de serem estriadas, existentes na praça de SãoJulião da Barra e no forte de Bom Sucesso.
47
Instruções referentes ao Depósito Geral de Material de Guerra.
48
Correspondência entre o Consulado de Portugal em Newcastle e o Ministério e Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada pelo consul Pedro Afonso de Figueiredo e marquês de Sá da Bandeira, com esclarecimentos sobre a artilharia Armstrong de Newcastle.
49
Ofícios do Ministério da Guerra assinados pelo general Francisco Xavier Lopes, dirigidos ao tenente general José Maria Baldy comunicando as modificações a fazer na peça de 12 cm ,sistema francês.
50
Ofícios do Ministério da Guerra assinados pelo general Francisco Xavier Lopes dirigidos ao Comando Geral de Artilharia ao general de brigada Fortunato José Barreiros e ao tenente general José Maria Baldy, informando sobre a fundição de bocas de fogo calibre 24cm , no Arsenal do Exército.
51
Regulamento (cópias) da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra , assinado pelo general de brigada D.António José de Mello.
52
Ofício do tenente general José Maria Baldy comunicando o fim do contrato de arrendamento da quinta anexa ao edifício onde se acha estabelecida a oficina de refinaçaõ de salitre com cópia do contrato,dirigido ao director da Fábrica da Pólvora.
53
Ofícios do Ministério da Guerra assinados pelo general Francisco Xavier Lopes, para o Ministério dos Negócios Estrangeiros comunicando as experiências com os foguetes de guerra da invenção de Francisco António Tavares.
54
Ofícios para o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros assinado pelo marquês de Sá da Bandeira e para o director da 1ªdivisão do Ministério da Guerra assinado pelo general de brigada Fortunato José Barreiros.
55
Carta dirigida ao Ministério da Guerra, de Gatling - Gunc L.W Broadwell in Carlsruhe, com esclarecimentos sobre o armamento Gatling.
56
Processo com relatórios sobre as campanhas de guerra com discriminações e memória geral sobre a manufactura de cápsulas de guerra ,pelo tenente Henrique de Lima e Cunha.
57
Ofício assinado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros Emílio Achilles Monteverde com esclarecimentos do ministro Português em Estocolmo acerca de um canhão revólver .
58
Ofício do Ministério da Guerra assinado pelo general Francisco Xavier Lopes, comunicando a pretensão de Manuel António Ripoth Correia, vender ao governo, uma máquina de guerra de sua invenção, mediante a remuneração que for convencionada.
59
Ofício do comandante geral de Artilharia general de brigada Fortunato José Barreiros dirigido ao Ministério da Guerra, comunicando a construção de um alvo de alvenaria para as experiências com espoletas de tempos e percussão invento de Paulo Eduardo Pacheco.
60
Ofícios do tenente-general José Maria Baldy, comandante geral de Artilharia, dirigidos ao Ministério da Guerra, comunincando as experiências com cápsulas fabricadas no Arsenal do Exército e destinadas às novas carabinas.
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 46
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 46
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/46
Título
Caixa nº 46