Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
1
Ofício de remessa de um projecto de instruções, justificado nas suas disposições, assinado pelo major Augusto César de Andrade Mendonça, presidente da comissão dos trabalhos balísticos, dirigido ao chefe da 1ª repartição do comando geral de Artilharia.
2
Ofício do general de divisão João Manel Cordeiro, comandante geral de Artilharia, dirgido ao chefe da 3ª repartição do gabiente da Secretaria da Guerra, sobre a organização da nomenclatura de todas as partes da espingarda de 8 milímetros no sistema Kropatschek.
3
Correspondência entre o capitão de engenharia Carlos Roma du Bocage, adido militar em Berlim, o chefe da repartição do gabinete da Secretaria da Guerra e responsáveis alemães do Ministério da Guerra sobre a fábrica alemã de cartuchos metálicos "Lorenz" fabricados em Carlsruhe, Baden.
4
Ofício do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de Artilharia, dirigido ao chefe da repartição do gabinete do Ministério da Guerra, sobre a aquisição de máquinas para fazer cartuchos.
5
Ofício do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia, dirigido ao chefe da 3ª repartição do gabinete do Ministério da Guerra, sobre a escolha do invólucro adequado para as balas.
6
Exposição do tenente Luís Fausto Guedes Dias, do regimento de caçadores nº3, sobre uma modificação que introduziu na espingarda do seu modelo.
7
Ofício do major José Alves Pimenta de Avelar Machado, chefe da 4ª repartição da direcção-geral da Secretaria da Guerra, relatando as considerações sobre o contrato realizado com Francisco António Tavares, inventor dos foguetes de guerra, das balas incendiárias e do telégrafo luminoso.
8
Ofício do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante-geral de artilharia, dirigido ao chefe da 1ª repartição do gabinete da Secretaria da Guerra, sobre a adopção de um telémetro "Armandeau".
9
Correspondência entre o general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia, major Avelar Machado, chefe da 4ª repartição do Ministério da Guerra, general de brigada Sanches de Castro, director-geral do Ministério da Guerra, Fried Krupp e Henry Burnay, representantes da Casa Krupp, sobre a recepção de material de guerra da Casa Krupp, em Hessen.
10
Ofício do major Júlio Carlos de Abreu e Sousa, chefe de repartição do gabinete da Secretaria da Guerra, relativo ao pedido de elementos parta estudos a fazer por uma comissão da Marinha para adopção da arma Kropatschek.
11
Ofícios do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante-geral de artilharia, do major Júlio Carlos de Abreu e Sousa, chefe da repartição do gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, do general de brigada Caetano Pereira Sanches de Castro, director-geral do Ministério da Guerra, e Henry Burnay, representante da Oesterreichische Waffen Fabrik, sobre a compra de 6.000 espingardas e 3.000 carabinas de repetição do sistema Kropatschek.
12
Correspondência entre o general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante-geral de artilharia, major José Alves Pimenta de Avelar Machado, chefe da 4ª repartição da direcção-geral da Secretaria da Guerra, Henry Burnay, representante da Oesterreichische Waffen Fabrik, coronel de artilharia Vicente Ferreira Ramos, chefe da 3ª repartição do comando geral de artilharia, tenente Luís Fausto Guedes Dias, do regimento de caçadores nº3, e 1º tenente de artilharia Bento Adelino da Silveira Forte Gato, bibliotecário da secretaria do comando geral de artilharia, sobre a substituição do contrato para a aquisição de 40.000 espingardas "Guedes" (tiro simples) por outro, para a aquisição de 40.000 espingardas de repetição Kropatschek.
13
Ofício de António Alves da Fonseca, administrador geral das Alfândegas no Ministério da Fzenda, dirigido ao major Caetano Pereira Sanches de Castro, director-geral do Ministério da Guerra, sobre a dívida do Ministério da Guerra à Alfândega relativa ao material de guerra importado.
14
Ofício do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia, dirigido ao major Caetano Pereira Sanches de Castro, director-geral da Secretaria da Guerra, sobre a carta de Fried Krupp relativa ao envio de morteiros e obuses para uso do exército português.
15
Ofício do 1º oficial com as honras de coronel Joaquim Lúcio Arbués Moreira, chefe da 5ª repartição da direcção-geral da contabilidade pública do Ministério da Guerra, dirigido à 4ª repartição da direcção-geral do Ministério da Guerra, sobre a aquisição de armamento à fábrica de Styer, de Hnery Burnay, e respectivas formas de pagamento.
16
Ofício do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia, dirigido ao general de brigada Caetano Pereira Sanches de Castro, sobre o modelo da espada para oficiais de engenharia.
17
Consulta do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia, dirigida ao 1º oficial com as honras de coronel Joaquim Lúcio Arbués Moreira, chefe da 5ª repartição da direcção-geral da contabilidade pública no Ministério da Guerra, sobre a aquisição de culatras Krupp.
18
Relação (cópia) das peças da espingarda Kropatschek consideradas necessárias para reserva, assinada pelo major Júlio Carlos de Abreu e Sousa, chefe de repartição do gabinete da Secretaria da Guerra e dirigida à secretaria do comando geral de artilharia.
19
Plantas com os desenhos relativos ao canhão Botch Kiss de tiro rápido, de 37 mm.
20
Ofício da direcção política do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dirigido ao director-geral do mesmo Ministério, sobre o pagamento de material de guerra encomendado em Itália.
21
Ofício do general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia, dirigido ao director-geral da Secretaria da Guerra, sobre as carabinas Westley Richards, que começaram a ser recebidas em Abril de 1867, e o número de armas deste tipo distribuídas por cada corpo armado.
22
Decreto assinado pelo rei D. Luís e pelo coronel visconde de S. Januário, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o levantamento de 8 volumes de culatras Fried Krupp, na Alfândega de Lisboa, provenientes da fábrica de Hessen com destino ao comando geral de artilharia.
23
Requerimento de Francisco António Tavares, inventor dos foguetes de guerra, dirigido ao Ministério da Guerra, solicitando que se lhe passe por certidão o que constar de todos os memoriais que foram entregues na Secretaria da Guerra relativos aos referidos foguetes.
24
"Contrato para a aquisição de metal para dois milhões de caixas de cartuchos para as armas de 8 mm", celebrado entre o general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral da artilharia em Lisboa, e a Société Anonyme des Usines à Cuivre & à Zinc de Liège.
25
Decretos assinados pelo rei D. Luís, pelo general de brigada José Joaquim de Castro, do conselho de Sua Majestade, e por Henrique de Barros Gomes, autorizando os despachos, livres de direitos, na Alfândega de Lisboa, de material de guerra proveniente de Antuérpia.
26
Correspondência dos diversos corpos do exército ao chefe do Estado Maior da 2ª divisão militar e ao director da Administração Militar sobre a escolha da variedade de cereal na confecção do pão a distribuir às tropas estacionadas na 2ª divisão militar, tomando em atenção o aspecto higiénico do seu fabrico.
27
"Contrato para a aquisição de um aparelho de carbonização de cilindros móveis e competente montagem, destinado à Fábrica da Pólvora, em Barcarena" celebrado entre o general de divisão João Manuel Cordeio, comandante geral de artilharia, e a Casa Grusonwerk de Buckau - Magdeburg.
28
"Contrato para a aquisição de um laminador para chapa de latão, para caixas de cartuchos de armas portáteis" celebrado entre o general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de artilharia em Lisboa, e Jarrarr em Londres.
29
Correspondência entre a comissão de defesa de Lisboa e seu porto e a 1ª repartição do comando geral de engenharia sobre a concessão do terreno junto ao Forte do Areeiro para instalação de fábrica de fósforos amorfos no concelho de oeiras.
30
"Contrato para a aquisição de quatro mil quilogramas de aço em tiras para a manufactura de um milhão de balas para cartuchos para armas de 8 mm" (original e cópia) celebrado entre o general de brigada Paulo Educardo Pacheco, comandante geral da artilharia em Lisboa, e J.J. Saville & Cª de Sheffield.
31
Correspondência entre o general de brigada Caetano Pereira Sanches de Castro, director-geral da Secretaria da Guerra, e o director da Oficina Pirotécnica, sobre os terrenos da oficina, proprietários e venda dos mesmos.
32
Decreto do rei D. Carlos I, determinando o despacho, da Alfândega de Lisboa, de duas culatras para morteiros de 15 cm e 21 cm.
33
Requerimento de Bazaliza Carolina Tavares e Carlota Maria Tavares, viúva e filha de Francisco António Tavares, inventor dos foguetes de guerra, das balas incendiárias e do telégrafo militar, solicitando a concessão de uma pensão vitalícia.
34
"Contrato para a aquisição de quarenta e cinco mil quilogramas de latão para caixas de cartuchos para as armas de 8 mm" celebrado entre o general de brigada Paulo Eduardo Pacheco, comandante geral de artilharia, e a Société Anonyme des Usines à Cuivre et à Zinc de Liège.
35
Ofício do general de brigada Paulo Eduardo Pacheco, comandante geral de artilharia, para o director-geral do Ministério da Guerra, sobre a marcação das armas além do que vem de fábrica.
36
Relação de documento existente na biblioteca de Évora designando os mestres insignes que manufacturaram espingardas e quais as marcas que nelas colocaram.
37
Desenho de grua costeira para 6.000 toneladas da empresa Fried. Krupp.
38
2 desenhos, com textos de desenvolvimento no verso, sobre a artilharia de campo e de montanha nos exércitos europeus em 1892.
39
Ofício do chefe da 3ª repartição do comando geral de engenharia para o governador da Praça de S. Julião da Barra sobre a autorização pedida pela Companhia de Fósforos Químicos de Oeiras para ampliar a sua fábrica no Areeiro.
40
Consulta de António Eugénio Ribeiro de Almeida, presidente da comissão de estudo de panificação, ao coronel Alberto Ferreira da Silva Oliveira, chefe da repartição do gabinete do Ministério da Guerra, sobre os equivalentes alimentícios dos cereais panificáveis e o fabrico de pão de diversos cereais.
41
Ofício do general de brigada Francisco Maria da Cunha, comandante geral de artilharia, para o coronel Alberto Ferreira da Silva Oliveira, chefe do gabinete do ministro da Guerra, comunicando a aprovação da suspensão da espada ao soldado condutor de artilharia e a sua substituição por uma arma branca curta.
42
"Contrat pour l'acquisition de 2 000 000 jeux d'éléments de cartouche pour les armes de 8 mm K m/1886" celebrado entre o general Francisco Maria da Cunha, comandante geral de artilharia, e Seghers, representante legalmente constituído da Société Anonyme pour la Fabrication des Cartouches et Projectiles.
43
Relação dos processos das rações de pão fabricado com farinha de diversos cereais, do tenente-coronel Joaquim António de Oliveira, chefe da 2ª repartição da direcção da Administração Militar, para o coronel de artilharia Júlio Carlos de Abreu e Sousa, director da Administração Militar.
44
"Tábuas de tiro da peça A.E. 15 c P. (M.K.)" da granada ordinária.
45
Ofício do general de brigada Francisco Maria da Cunha, comandante geral de artilharia, para o general de divisão José Frederico Pereira da Costa, director-geral da Secretaria da Guerra, contendo informações sobre o lugar onde foram adquiridas as armas Kropatschek e respectivos preços.
46
Relatórios dos comandantes dos corpos do exército para a direcção da Aministração Militar sobre o pão fabricado com farinha de centeio, trigo e milho e respectivas vantagens e inconvenientes oferecidos pelo novo tipo de pão manufacturado segundo as propostas apresentadas pela comissão encarregada de estudar os equivalentes alimentícios que devem compor as rações de pão distribuídas às tropas.
47
Ofício de remessa do coronel Eduardo Ernesto Castel-Branco, chefe da 3ª repartição do comando geral de artilharia, para a 2ª repartição da mesma unidade, comunicando o envio de considerações sobre a resistência das armas, de 8 mm K, sob o ponto de vista da redução do seu diâmetro exterior.
48
"Forges & Chantiers dela Mediterrannée - Canon Canet de 15 cm de 50 calibres à tira rapide sur affût de côte à pivot central".
52
Caixa nº 52
53
Caixa nº 53
54
Caixa nº 54
55
Caixa nº 55
Caixa nº 51
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 51
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/51
Título
Caixa nº 51