Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
19
Pessoas Reais (col.).
01
Caixa n.º 01
(...)
03
Caixa n.º 03
04
Caixa n.º 04
05
Caixa n.º 05
06
Caixa n.º 06
07
Caixa n.º 07
1840/1878
8
Caixa nº 8
01
Ordem do Exército nº 2, declarando luto pelo espaço de um mês, a ser observado pelo Regimento de Cavalaria 1 Lanceiros de Victor Manuel, devido à morte do rei de Itália, com o mesmo nome, coronel honorário deste Regimento.
02
Nota informando que por morte do rei Victor Manuel de Itália, D. Luís observará dois meses de luto, deslocando-se a Roma a fim de assistir às cerimónias fúnebres.
03
Suplemento ao Diário do Governo nº 31, sobre o luto do rei D. Luís I, pelo falecimento do Sumo Pontífice Pio IX, ocorrido em 7 de Fevereiro de 1878.
04
Ofício (cópia) do Ministério do Reino informando que D. Luís, nomeou o rei de Itália, Victor Manuel, coronel honorário do Regimento de Cavalaria 1.
05
Processo relativo à organização das paradas militares comemorativas da entrada em Lisboa de parte do exército libertador, comandado pelo marechal duque de Terceira.
06
Ofícios de José Gregório da Rosa Araújo, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, dirigido ao general D. António José de Melo, director-geral do Ministério da Guerra, e restantes oficiais, convidando-os a assistir a um solene Te-Deum a ser celebrado na igreja de Santa Justa e Rufina, pelas melhoras da Rainha.
07
Ordem circular (cópia) assinada pelo tenente-coronel Álvaro Macedo da Cunha, chefe do estado-maior da 1ª Divisão Militar de Lisboa, comandada pelo general visconde de Sagres, dando instruções para a homenagem fúnebre a ser prestada ao duque de Bragança.
08
Ordem circular (cópia) do comando da 1ª Divisão Militar de Lisboa, determinando que no dia 2 de Janeiro de 1882, se dêem as salvas de estilo à chegada de Suas Majestades, por ocasião da sessão de abertura das Cortes Gerais.
09
Processo relativo ao funeral do marechal duque de Saldanha.
10
Ordem circular (cópia) do comando da 1ª Divisão Militar de Lisboa, determinando que no dia 24 de Setembro de 1883, os generais de brigada, os comandantes dos corpos e contigentes, assegurem a sua presença na Sé Patriarcal, por ocasião das cerimónias fúnebres por alma do duque de Bragança e seja dada uma salva de 21 tiros quando terminarem os respectivos ofícios.
11
Decreto assinado pelo ministro do Reino, Tomás António Ribeiro Ferreira, sobre a aprovação do programa para a sessão real extraordinária do juramento de príncipe D. Carlos, como regente do reino
12
Decreto de D. Luís I nomeando o infante D. Augusto, general de divisão honorário do exército.
13
Ordem circular (cópia) do general visconde de Sagres, comandante da 1ª Divisão Militar, no sentido de serem prestadas as salvas do estilo quando da entrada e saída do Rei, na abertura das Cortes Gerais.
14
Certidão da ordem circular do comando da 1ª Divisão Militar de Lisboa, incluindo a transcrição do ofício da Secretaria da Guerra, sobre as salvas fúnebres que deverão ser dadas nas fortalezas e praças, por ocasião do falecimento de D. Fernando II, ocorrido em 15 de Dezembro de 1885.
15
Programa dos actos fúnebres do Rei D. Fernando II.
16
Ordem circular do general José Paulino de Sá Carneiro, comandante da 1ª Divisão Militar, relativa às orações fúnebres em honra do duque de Bragança a serem celebradas na Sé Patriarcal no dia 29 de Setembro de 1886 e respectivos precedimentos.
17
Ordem circular do general Henrique José Alves, 2º comandante da 1ª Divisão Militar, relativa à solenização do consórcio do príncipe D. Carlos com a princesa Maria Amélia de Orleans.
18
Ordem circular (cópia) do general Henrique José Alves, 2º comandante da 1ª Divisão Militar, relativa às disposições a serem tomadas para os ofícios fúnebres por alma de D. Fernando II.
19
Ordem circular (cópia) do general José Paulino de Sá Carneiro, comandante da 1ª Divisão Militar, relativa às disposições a serem tomadas quando da abertura e encerramento das Cortes Gerais, pelo rei D. Luís.
20
Decreto do Diário do Governo nº 51 (cópia) de 7 de Março de 1887 em que o rei D. Luís determina as festividades quando do nascimento do futuro príncipe ou princesa, filho de D. Amélia de Orleans e do príncipe D. Carlos.
21
Ofício de José Luciano de Castro, chefe da Direcção-Geral e Administração Política e Civil do Ministério do Reino, dirigido ao Ministro da Guerra, relativo às cerimónias fúnebres da infanta D. Maria, a efectuar na igreja de São Vicente de Fora.
22
Ofício de José Luís Coelho, escrivão da fazenda, dirigido ao comandante do Regimento de Infantaria 15, convidando-o e aos seus oficiais para assistirem a uma missa de requiem pela morte do rei D. Luís, a ser celebrada na igreja de Santo António.
23
Processo referente aos procedimentos a serem tomados na cerimónia fúnebre do rei D. Luís.
24
Decreto do Ministério dos Negócios do Reino que inclui o programa para o cerimonial da inauguração do reinado do rei D. Carlos I.
25
Decretos nomeando o chefe da Casa Militar do Rei e oficiais às ordens e concedendo as honras de ajudante de campo a todos os oficiais generais e superiores.
26
Livro de Honra de visitantes do Regimento 2 de Caçadores da Rainha.
27
Ordem circular do comando da 1ª Divisão Militar estabelecendo normas para a execução de salvas quando da abertura e encerramento das Cortes Gerais, assinada pelo coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe do Estado-Maior.
28
Ordens circulares do comando da 1ª Divisão Militar relativos às disposições a serem tomadas nas comemorações do aniversário do príncipe D. Luís Filipe, assinadas pelo coronel Jose Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, Chefe do Estado-Maior.
29
Ordens circulares do comando da 1ª Divisão Militar, relativas aos procedimentos a tomar durante as orações fúnebres por alma de D. Luis, assinadas pelo coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe do Estado-Maior.
30
Decreto de D. Carlos que nomeia o príncipe real D. Luís Filipe, comandante honorário do Batalhão de Alunos do Real Colégio Militar.
31
Decreto de D. Carlos que estabelece o número de ajudantes de campo e oficiais às ordens do rei : 6 oficiais da Armada e 14 do Exército.
32
Ordens do quartel-general da 1ª Divisão Militar, relativas às continências a serem prestadas aos membros da família real, assinadas pelo coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe do Estado-Maior do Exército.
33
Ordem circular do comando da 1ª Divisão Militar relativo às salvas a serem prestados quando da abertura e encerramento das Cortes Gerais.
34
Ordens circulares do comando da 1ª Divisão Militar relativas às manifestações fúnebres por alma de D. Luís, assinadas pelo coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe do Estado-Maior do Exército.
35
Ordem circular do comando da 1ª Divisão Militar relativa às manifestações pelo aniversário do nascimento do príncipe D. Luís Filipe, assinada pelo coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe do Estado-Maior.
36
Ordem (cópia) do comando da 1ª Divisão Militar, relativa às manifestações festivas pelo aniversário da restauração de Portugal e da proclamação de D. João IV, assinada pelo coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe da Estado Maior.
37
Certidão de ordem circular do Comando da 1ª Divisão Militar, sobre as honra militares que devem ser observadas no dia 29 de Abril de 1895, data do aniversário da outorga da Carta Constitucional, por D. Pedro IV.
38
Ordem circular do comando da 1ª Divisão Militar relativa ao ofício fúnebre por alma do duque de Bragança, com a assinatura do capitão António Maria de Matos Cordeiro, pelo Chefe do Estado-Maior.
39
Ordens circulares de comando da 1ª Divisão Militar relativas às comemorações do aniversário natalício de D. Carlos.
40
Decretos de D. Carlos que concedem ao infante D. Afonso, duque do Porto a medalha de ouro de valor militar, louvando-o pela sua participação na expedição enviada ao estado da Índia.
41
Ordens circulares do Comando da 1ª Divisão Militar, sobre as honras militares que devem ser observadas, por ocasião da sessão real da abertura das cortes gerais, na Academia Real das Ciências.
42
Ofício do Destacamento de Cascais do Regimento de Artilharia 4, informando que a peça usada para salvas naquela unidade, se encontra inoperativa desde as saudações à partida do rei do Sião.
43
Ofício da Câmara Municipal do Concelho de Cascais dirigido ao governador da praça militar daquela vila, informando que a autarquia irá mandar rezar uma missa de requiem por alma do conde de Paris, Luis Filipe de Orleans, pai da rainha D. Amélia.
44
Ordem circular nº 261 do comando da 1ª Divisão Militar, informando que no Palácio da Ajuda se efectuará uma recepção de gala em honra do aniversário do príncipe D. Luís Filipe.
45
Ordem circular nº 65-E do comando da 1ª Divisão Militar, relativa à recepção de gala a efectuar-se no Palácio da Ajuda, pelo aniversário de D. Carlos.
46
Ordem circular nº 32 A do comando da 1ª Divisão Militar relativa à recepção a efectuar-se no Palácio da Ajuda quando do aniversário de D. Carlos.
47
Decretos em que D. Carlos nomeia o infante D. Afonso comandante do Grupo de Baterias de Artilharia a Cavalo e louva o mesmo infante pelo seu comando de um outro grupo de baterias.
48
Ordem circular nº 38 - A do comando da 1ª Divisão Militar relativa às orações fúnebres por alma de D. Luís.
49
Carta (cópia) do rei Eduardo VII de Inglaterra, dirigida a D. Carlos, seu primo, aceitando o título de coronel honorário do Regimento de Cavalaria 3.
50
Processo relativo ao juramento do principe D. Luís Filipe, nos termos do artigo 79 da Carta Constitucional da Monarquia.
51
Ofício do coronel P.T. Clark, comandante do 1º Batalhão de Infantaria Ligeira de Oxfordshire, dirigido ao marquês de Soveral, embaixador de Portugal em Londres, relativo a procedimentos de apresentação do novo comandante.
52
Ordem do Ministério dos Negócios do Reino que estabelece a disposição das tropas e o itinerário a seguir até à igreja de São Vicente de Fora, do cortejo fúnebre do rei D. Carlos I e seu filho D. Luís Filipe.
53
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e outras instituições militares relativa aos funerais de D. Carlos e do principe D. Luis Filipe.
54
Correspondência do Ministério dos Negócios Estrangeiros dirigida ao ministro da Guerra relativa à visita do principe Frederico Leopoldo da Prússia e respectivas guardas de honra.
55
Ofícios da Direcção Geral dos Negócios Políticos e Diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Secretaria da Guerra, dirigidos ao ministro da Guerra, à 1ª Divisão Militar e à 4ª Direcção do Ministério da Guerra, sobre a chegada a Lisboa a bordo do couraçado S. Paulo, do marechal Hermes da Fonseca, presidente eleito do Brasil e as honras militares que serão observadas aquando da sua recepção
56
Correspondência do quartel-general da 1ª Divisão Militar dirigida ao director-geral da Secretaria da Guerra, relativa à regulamentação das escoltas a prestar a D. ManueI II.
57
Correspondência do Ministério dos Negócios Estrangeiros dirigida ao Ministério da Guerra, relativa à transladação dos restos mortais de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina, últimos imperadores do Brasil, a bordo do couraçado "São Paulo".
58
Ofício (minuta) dirigida ao Arsenal Real do Exército relativo ao fornecimento de utensílios para salvas à praça de Chaves.
59
Poesia de autoria anónima em honra do Infante D. Manuel.
60
Carta de Humberto de Saboia, ex-rei de Itália, dirigida ao Arquivo Histórico Militar, solicitando informação sobre a família de Saboia e suas relações com a família real portuguesa.
61
Relação (minuta) dos dias em que se festejam os nomes dos infantes.
62
Decreto de D. Carlos relativo ao juramento e aclamação real no dia do juramento e inauguração do reinado, assinado por José Luciano de Castro.
63
Processo relativo ao casamento de D. Luís com D. Maria Pia de Saboia.
64
Processo relativo aos preparativos militares, para o baptizado do príncipe real celebrado na igreja de Santa Justa, no dia 19 de Outubro de 1863.
65
Ofício (cópia) assinado pelo tenente-general D. António José de Melo, director-geral do Ministério da Guerra, informando que o ministro autoriza que António da Silva, tesoureiro da Associação dos Veteranos da Liberdade, transporte uma Bandeira Nacional, aquando das exéquias de D. João VI.
66
Ofício da Secretaria da Guerra dando notícia do louvor de D. Carlos às unidades militares, Regimento de Artilharia 1, Regimento de Cavalaria 2 e Lanceiros de El-Rei, que concorreram a actos durante a visita real ao Algarve.
67
Ofício da Secretaria da Guerra dando nota do louvor de D. Carlos à forma como decorreram os exercícios dos reservistas do Distrito de Recrutamento e Reserva com sede em Lisboa.
68
Ofício do príncipe-regente dando ordens no sentido de se fazerem luminárias, haver repiques e salvas de artilharia, por ocasião do casamento da princesa D. Maria Teresa.
69
Ofício do tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dirigido a José Botelho Moniz da Silva, relativo ao luto pela rainha D. Maria I.
70
Ofício de José Pedro Gomes de Oliveira dirigido a José António da Rosa, comunicando a decisão de D. João VI no sentido de festejar com luminárias, salvas e repiques o nascimento do príncipe da Beira.
71
Ofício do marquês de Palmela dirigido a José António da Rosa, informando a decisão do Rei, no sentido de declarar luto pela morte de sua cunhada D. Maria Luísa, duquesa de Luca.
72
Correspondência entre o visconde de Veiros, o conde de Basto, o conde de São Lourenço, o conde de Barbacena Francisco e Veríssimo António Cardoso, sobre as honras fúnebres que devem ser observadas no funeral da princesa D. Maria Francisca Benedita.
73
Elegia à morte de D. Pedro, duque de Bragança, oferecida à Rainha D. Maria II, em 12 de Outubro de 1834.
74
Ementa do almoço oferecido pela Câmara Municipal de Amarante ao rei D. Manuel II.
75
"Quadro do dia 13 de Maio de 1823", dia do aniversário de D. João VI.
76
Carta (minuta) de Martinho de Melo e Castro para o bispo de Marselha que irá acompanhar as procurações de baptismo dos principes do Brasil.
77
"Cópia e autos relativos à execução do testamento da Princesa D. Maria Francisca Benedita, fundadora do Hospital dos Inválidos em Runa".
Caixa nº 8
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 8
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/19/8
Título
Caixa nº 8