Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
19
Pessoas Reais (col.).
01
Caixa n.º 01
02
Caixa n.º 02
03
Caixa n.º 03
04
Caixa n.º 04
01
Avisos do Ministério do Reino para o conde de Vila Real, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e José Jorge Loureiro informando-os da realização de sessões solenes nas Cortes Gerais.
02
Correspondência entre Manuel Ferreira Aranha e Mariano Barroso sobre a pólvora requisitada para a festa de aniversário da Rainha.
03
Ofício do coronel Fernando da Costa Leal, governador interino da praça de Valença, para Mariano Barroso, sobre as festividades no aniversário da Carta Constitucional.
04
Ofício do major António Caetano Ferreira de Aragão para António Inácio de Layola informando-o de que na povoação de Monção se festejou o aniversário da entrada do Exército Libertador na capital.
05
Correspondência entre o brigadeiro José Pereira da Silva Leite de Barredo e o duque da Terceira, Ministro da Guerra, sobre a chegada do príncipe D. Augusto a Lisboa.
06
Ofício de Luís António Mesquita Cabral de Almeida para José Dionísio da Serra informando que o comandante do Corpo de Engenheiros, assim como os oficiais engenheiros sob as suas ordens, desejam participar no beija-mão à Rainha, em sinal de condolências pela morte do príncipe D. Augusto, seu marido.
07
Circulares do Ministério da Guerra, assinadas pelo conde de Vila Real e dirigidas a Mariano José Barroso, informando sobre a morte do príncipe D. Augusto, marido da rainha D. Maria II e sobre o luto que se deverá respeitar.
08
Decreto assinado pela rainha D. Maria II e pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, nomeando o príncipe D. Augusto, marido da Rainha, marechal general do Exército.
09
Decreto assinado por D. Maria II e por Agostinho José Freire, ministro da Guerra, dirigido ao conde de Vila Real, ministro da Marinha, determinando que se mantenha a doação anual às viúvas dos militares mortos em defesa da Pátria, criada pelo príncipe D. Augusto.
10
Portaria de D. Maria II assinada pelo duque da Terceira determinando que os ajudantes de campo e oficiais às ordens do falecido duque de Bragança continuem a ter as mesmas funções junto do príncipe D. Augusto.
11
Avisos do Ministério do Reino para José Jorge Loureiro e do Ministério da Guerra para o barão de Fonte Nova, o barão de Setúbal e Bernardo António Zagalo, com instruções para a cerimónia de casamento de D. Maria II com D. Fernando Augusto, duque da Saxónia, a realizar por procuração a 1 de Janeiro de 1836, na basílica de Santa Maria Maior.
12
Correspondência entre João Rodrigues de Oliveira Catalão e o governador das Armas da Província do Minho e entre Luís Lemos Castelo Branco e José António Inácio de Layola sobre as solenidades militares pelo aniversário do desembarque do Exército Libertador na praia do Mindelo.
13
Ofício de Luís de Vasconcelos Lemos Castelo Branco para o barão de Almargem, sobre as salvas no dia de aniversário da rainha D. Maria II.
14
Decretos assinados pela rainha D. Maria II, pelo duque da Terceira e José Jorge Loureiro, momeando marechal-general o príncipe D. Fernando Augusto e determinando que assuma o comando do Exército.
15
Correspondência entre José Jorge Loureiro, Luis de Vasconcelos Lemos Castelo Branco, António Caetano Ferreira de Aragão, o barão de Almargem, o inspector dos quarteis e obras militares e o contador fiscal da Tesouraria Geral das Tropas, sobre as solenidades a levar a cabo em honra de D. Fernando Augusto, marido da Rainha, por altura da sua chegada a Lisboa.
16
Ofício do major Francisco de Paula Bastos, comandante interino do 2º Regimento de Caçadores, para o duque da Terceira, sobre a nomeação deste último para a pasta da Guerra.
17
Decreto (minuta) assinado por D. Maria II e por José Jorge Loureiro, nomeando o príncipe D. Fernando Augusto, seu marido, marechal-general dos Exércitos e coronel honorário do Regimento de Caçadores 5.
18
Documento em falta, detectada a 26 de Novembro de 2003 (com capilha).
19
Ofícios de Agostinho José Freire, ministro do Reino, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, e do Ministério da Guerra para o barão de Fonte Nova, sobre a viagem que o príncipe D. Fernando Augusto está a fazer ao norte do País.
20
Avisos da rainha D. Maria II, assinados pelo conde de Lumiares, do Ministério da Guerra, sobre dias de grande gala.
21
Ofícios de Agostinho José Freire, ministro do Reino, dirigidos ao duque da Terceira, ministro da Guerra, sobre a realização das Cortes Gerais.
22
Circular assinada pelo brigadeiro Pedro Folque, comandante interino do Real Corpo de Engenheiros e dirigida a Lourenço Justiniano Lima convocando-o, assim como aos oficiais sob as suas ordens a apresentarem-se no quartel do Corpo de Engenheiros, a fim de prestar juramento à Constituição de 23 de Setembro de 1822.
23
Ofício assinado por Manuel da Silva Passos, ministro do Reino, dirigido ao conde de Lumiares, ministro da Guerra, lembrando que o dia de aniversário do príncipe D. Fernando Augusto, marido da Rainha é de grande gala.
24
Avisos de D. Maria II assinados por Mouzinho de Albuquerque para José Jorge Loureiro informando que a Rainha assistirá no dia 6 de Janeiro à função de reis, a celebrar na basílica de Santa Maria Maior e que resolvera também não dar beija-mão nessa data em virtude do rei sentir-se incomodado na sua saúde.
25
Avisos da rainha D. Maria II enviados pelo Ministério da Guerra e pelo Ministério do Reino, convocando diversas personalidades para assistirem à missa por alma do duque de Bragança, a realizar na igreja de São Vicente de Fora.
26
Avisos da rainha D. Maria II dirigidos ao conde do Reguengo e ao secretário de Estado dos Negócios da Guerra sobre a gala a realizar-se no dia 9 de Abril a fim de ser celebrada a chegada do príncipe D. Fernando a Lisboa.
27
Avisos de D. Maria II assinado pelo visconde de Sá da Bandeira, determinando que continuem a servir às ordens do príncipe D. Fernando os coroneis conde da Bemposta, barão de Campanhã, João Ferreira Sarmento e Simão de Calça e Pina e para serem empregados na Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, o capitão Carlos Maria de Caula e o tenente António de Melo Breyner.
28
Avisos de D. Maria II assinados pelo visconde de Bóbeda, sobre as festividades a ter lugar no dia do nascimento do príncipe herdeiro, D. Pedro de Alcântara e no dia do seu baptizado.
29
Carta do alferes António Rodrigues, deputado encarregado do departamento d ` Além Tejo, para a rainha D. Maria II, felicitando-a pelo seu aniversário.
30
Edital publicado no Diário do Governo anunciando o nascimento do primeiro filho de D. Maria II e que o "Te Deum" de acção de graças se realiza no dia seguinte.
31
Ofício (minuta) do Secretário de Estado dos Negócios da Guerra dirigido ao comandante da 1ª Divisão Militar determinando que sejam dadas as salvas do costume no dia 26 de Janeiro de 1837, dia de abertura das Cortes Gerais, Constituintes e Extraordinárias, que contará com a presença da rainha D. Maria II.
32
Avisos da rainha D. Maria II assinados pelo visconde de Sá da Bandeira e pelo conde de Bonfim sobre o juramento da Constituição por parte dos alunos da Escola do Exército.
33
Circular assinada pelo barão de Bonfim e dirigida ao director da Escola do Exército, sobre as festividades a realizar no dia 26 de Janeiro, tendo em vista o reconhecimento do infante D. Pedro de Alcântara como sucessor à coroa de Portugal e seus domínios.
34
Aviso (cópia) de D. Maria II assinado pelo conde de Bonfim, ministro da Guerra, sobre salvas a dar em dias festivos.
35
Ofícios assinados pelo barão de Bonfim, sobre os dias de grande e simples gala.
36
Ofícios de António Fernandes Coelho, ministro do Reino para o ministro da Guerra, informando-o das medidas que deve tomar para as sessões solenes das Cortes Gerais.
37
Avisos de D. Maria II assinados pelo conde de Bonfim, ministro da Guerra, informando sobre as demonstrações de regozijo a levar a cabo no dia do nascimento do segundo filho da rainha e nos dois seguintes.
38
Aviso da rainha D. Maria II assinado pelo conde de Bonfim, ministro da Guerra, e dirigido ao comandante da 4ª Divisão Militar, informando-o dos dias festivos em que as fortalezas devem salvar e embandeirar-se.
39
Circular do tenente-coronel C. C. Pedroso, chefe do Estado-Maior da 8ª Divisão Militar para José Joaquim Gomes Fontoura, informando-o dos dias decretados pela rainha D. Maria II como feriados e das salvas a dar.
40
Avisos de D. Maria II assinados pelo conde de Bonfim, sobre as manifestações públicas de regozijo, por ocasião do nascimento do segundo filho da rainha.
41
Correspondência entre Luís Manuel de Lemos, governador da praça de Almeida e o conde de Bonfim, ministro da Guerra, sobre o juramento da rainha D. Maria II da Constituição política da monarquia de 1836.
42
Ofício de Pedro Folque, do Comando Geral de Engenharia, para José Feliciano da Silva Costa convocando-o, assim como aos oficiais engenheiros sob as suas ordens na Escola Politécnica e Inspecção de Quartéis, a participar no beija-mão, no dia 26 de Janeiro de 1838.
43
Ofícios de Júlio Gomes da Silva Sanches para o ministro da Guerra, sobre as demonstrações de regozijo público, no dia em que as Cortes Gerais reconhecem o príncipe D. Pedro de Alcântara como sucessor da coroa.
44
Aviso da rainha D. Maria II assinado pelo conde de Bonfim, convocando o director da Escola do Exército e os lentes da mesma instituição, a participarem nas exéquias por alma de D. Pedro, duque de Bragança.
45
Circular assinada pelo barão de Bonfim, ministro da Guerra, informando sobre a decisão da rainha D. Maria II de tornar de grande gala o dia 26 de Janeiro 1838, em que as Cortes reconhecem o príncipe D. Pedro de Alcântara como sucessor ao trono.
46
Aviso da rainha D. Maria II assinado por António Fernandes Coelho e dirigido ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, convocando-o para a cerimónia do beija-mão à rainha, que terá lugar no dia do aniversário do príncipe D. Pedro de Alcântara.
47
Processo sobre o juramento pela rainha D. Maria II da Constituição de 1836, no dia 4 de Abril.
48
Avisos da Rainha D. Maria II assinados pelo conde de Bonfim, informando o presidente da Comissão dos Oficiais Estrangeiros que deve assistir às exéquias por alma de D. Pedro e sobre as solenidades militares em sua memória.
49
Portaria (cópia) assinada por Júlio Gomes da Silva Sanches, ministro da Guerra, sobre precedência das autoridades e corpos colectivos da administração nos actos públicos e festividades, no reinado de D. Maria II.
50
Carta de António Rodrigues, assistente deputado do Comando do Exército, para a rainha D. Maria II, enviando-lhe parabéns pelo seu aniversário.
51
Ofício assinado por Miguel José Martins Dantas para João José Ferreira de Sousa, informando sobre os dias designados como de grande ou simples gala.
52
Aviso da rainha D. Maria II assinado pelo barão da Ribeira de Sabrosa, convocando os directores e lentes da Escola do Exército para assistirem às exéquias por alma do duque de Bragança.
53
Ofício assinado por A. M. Guilherme Ferrari dirigido ao director interino da Escola do Exército, convidando-o para uma sessão pública não referenciada, para o que deverá eleger a data conveniente.
54
Avisos assinados por José Maria de Barcelos, dirigidos ao director da Escola do Exército e ao intendente militar, chefe da Repartição Provisional de Liquidações, sobre o beija-mão que a rainha D. Maria II vai dar no dia do nome do príncipe herdeiro.
55
Circular (minuta) assinada por José Maria de Barcelos informando várias entidades sobre o beija-mão que a rainha D. Maria II vai dar no dia do nome do príncipe herdeiro.
56
Circulares assinadas por Luís de Sá Osório e dirigidas aos comandantes dos Batalhão de Leça e do Batalhão Fixo do Porto, sobre as honras militares que devem ser feitas ao duque de Namours, aquando da sua estada no Porto.
57
Aviso da rainha D. Maria II assinado por Júlio Gomes da Silva Sanches para o ministro da Guerra, convocando-o a participar no beija-mão real.
58
Avisos da rainha D. Maria II assinados pelo conde de Bonfim e dirigidos ao intendente militar chefe da Repartição Provisional de Liquidação e ao director da Escola do Exército, sobre as solenidades a levar a cabo por altura do nascimento da infanta D. Maria e no dia em que for realizado o seu baptizado.
59
Aviso assinado pelo conde de Bonfim, ministro da Guerra, convocando o director interino da Escola do Exército para assistir às exéquias por alma de D. Pedro, duque de Bragança.
60
Correspondência entre o major José de Morais Madureira Lobo, comandante da Subdivisão Militar da Horta e o conde de Bonfim, sobre o malogrado plano revolucionário que teve lugar no dia 11 para 12 de Agosto de 1838.
61
Ofício de Florido Rodrigues P. Ferraz, do Tesouro Público, para o conde de Bonfim, presidente do Conselho de Ministros, sobre requerimentos apresentados pela duquesa de Bragança e as infantas D. Isabel Maria e D. Ana de Jesus Maria, no sentido de receberem a herança de D. João VI.
62
Decreto (minuta) de D. Maria II para o seu filho D. João, duque de Beja, promovendo-o a alferes do Regimento de Infantaria 16.
63
Ofício confidencial da 8ª Divisão Militar do Ministério da Guerra para o conde de Bonfim, informando sobre os motins ocasionados em Tavira, no dia de aniversário da rainha D. Maria II.
64
Ofício de Miguel José Martins Dantas para a 1ª Direcção da Secretaria-Geral do Ministério da Guerra, remetendo cópia da portaria (não inclusa) referente às exéquias do cardeal patriarca D. Patrício da Silva.
65
Aviso da rainha D. Maria II assinado pelo conde de Bonfim, informando o presidente da Comissão de Liquidação de Contas dos Oficiais Estrangeiros que assistirá ao "Te Deum" em acção de graças pelo seu restabelecimento.
66
Aviso da rainha D. Maria II assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães e dirigido ao ministro da guerra, determinando que tome as necessárias previdências para o funeral e o cortejo da infanta D. Maria, filha recém-nascida da rainha e de D. Fernando.
67
Aviso da rainha D. Maria II assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães e dirigido ao ministro da Guerra, convidando-o a estar presente no beija-mão que a Rainha dará pelo seu restabelecimento.
68
Avisos da rainha D. Maria II assinados pelo conde de Bonfim, para o presidente da Comissão de Liquidação da Dívida dos Oficiais Estrangeiros e para o presidente da Comissão de Liquidação das Contas de Militares Estrangeiros, solicitando que cumpram o necessário para as festividades por altura do parto da Rainha.
69
Avisos da rainha D. Maria II assinados pelo conde de Bonfim, ministro da Guerra e dirigidos ao presidente da Comissão de Liquidação da Dívida dos Militares Estrangeiros e ao intendente militar chefe da Repartição Provisional de Liquidações, incumbindo-os de assistirem às exéquias por alma de D. Pedro IV, duque de Bragança.
70
Avisos da rainha D. Maria II assinados por Joaquim António de Aguiar e por José Maria de Barcelos, para o ministro da Guerra e para os chefes da 1ª e 2ª Direcções da Repartição Central de Contabilidade e Repartição de Saúde, sobre o beija-mão pelo aniversário do príncipe D. Pedro.
71
Ofício do capitão José Maria de Morais Rego, sobre salvas a dar nas torres de Belém e São Lourenço da Barra, por ocasião da saída e entrada do círio de Nossa Senhora da Atalaia da freguesia da vila de Oeiras.
72
Ofício assinado pelo coronel P. P. Ferreira de Sousa, da 1ª Divisão Militar, e dirigido ao barão de Cacilhas, para se disponibilizar a comandar uma brigada na grande parada do dia 29 de Dezembro de 1841.
73
Requerimento dos festeiros de Nossa Senhora do Cabo, solicitando que as torres de Belém, São Julião da Barra e de São Lourenço do Bugio dêem salvas à passagem da real galeota que transportará a imagem de Nossa Senhora do Cabo, de Porto Brandão para Paço d' Arcos.
74
Ofícios assinados pelo tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª Direcção do Ministério da Guerra, para o comandante-geral de Artilharia, determinando que se disponibilizem militares para acompanharem três peças de montanha que serão emprestadas ao duque da Terceira para salvarem no Sobralinho.
75
Ofício (cópia) assinado pelo coronel P. P. Ferreira de Sousa, chefe do Estado-Maior do Exército, determinando as salvas a dar pelo encerramento das Cortes Ordinárias.
76
Aviso de D. Maria II assinado por Joaquim António de Aguiar, ministro do Reino, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, convocando-o para o beija-mão que a soberana dá pelo aniversário da sua chegada a Lisboa.
77
Ofício assinado por José Maria de Barcelos e dirigido ao intendente militar chefe da Repartição Provisional de Liquidação, informando-o do beija-mão pelo dia do Ano Novo.
78
Ofício circular assinado por José Maria de Barcelos para o director da Escola do Exército, informando-o do beija-mão que a Rainha dará pelo aniversário da entrada do Exército Liberal em Lisboa.
79
Ofícios assinados por José Maria de Barcelos e dirigidos ao director da Escola do Exército e a António Tomás de Almeida da Silva, informando-os sobre o beija-mão que D. Fernando dá no dia do seu aniversário.
80
Ofício de Joaquim António de Aguiar para o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando guarda para o Paço das Cortes, na sessão de abertura das Cortes Gerais Ordinárias.
81
Ofícios circulares assinados por José Maria de Barcelos e dirigidos ao director interino da Escola do Exército e ao chefe da Repartição Provisional de Liquidações, sobre o beija-mão pelo aniversário de D. Pedro de Alcântara.
82
Circular assinada pelo marechal graduado Pedro Folque, comandante interino do Comando Geral de Engenharia e dirigida a José Feliciano da Silva Costa, apelando à entrega de donativos em benefício de Vila Praia da Vitória, que foi assolada por sucessivos terramotos.
83
Ofício assinado por Avillez, da 1ª Divisão Militar e dirigido ao conde de Bonfim, sobre as honras fúnebres a prestar a Manuel Gonçalves de Miranda, ministro e secretário de Estado da Marinha.
84
Aviso da rainha D. Maria II assinado pelo conde de Vila Real e dirigido ao director da Escola do Exército, incumbindo-o de estar presente nas exéquias por alma de D. Pedro, duque de Bragança.
85
Avisos da rainha D. Maria II, assinados por Joaquim António de Aguiar e dirigidos ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que a soberana dará beija-mão pelo aniversário da entrada do Exército Liberal em Lisboa, e que conta com a sua presença.
86
Ofícios assinados por P. P. Ferreira de Sousa para o governador da praça de São Julião da Barra, sobre salvas que as fortalezas devem dar à chegada dos príncipes Joinville e Aumale ao porto de Lisboa.
87
Correspondência de Vicente Ferreira Novais, João Manuel Teixeira de Carvalho, Francisco da Rocha Soares e João José Coelho, entre outros, para Bento da França Pinto de Oliveira, sobre a chegada ao Porto do "coroação imperial" do duque de Bragança.
88
Ofício assinado por José Maria de Barcelos e dirigido a Francisco de Assis de Groot da Silva Pombo, referindo o decreto de D. Maria II que determinou que os ajudantes e oficiais às ordens do falecido Rei passem ao serviço do príncipe D. Augusto.
89
Ofício assinado por Paulo de Almeida, dirigido a José Dionísio da Serra, inspector das Obras Militares, solicitando guardas para a nova residência da duquesa de Bragança, em Santa Marta.
90
Correspondência entre o conde de Lumiares, ministro da Guerra e Luís de Moura Furtado, sobre dúvidas levantadas em relação a um abono a receber pelos soldados José Gonçalves Jorge e João Baptista Serra.
91
Correspondência do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª Direcção do Ministério da Guerra, e António Tomás de Almeida da Silva, sobre direitos da casa do príncipe real duque de Bragança.
92
Correspondência entre o conde de Vila Real, do ministro dos Negócios Estrangeiros, e o conde de Bonfim, ministro da Guerra, sobre a oferta de dois livros do major Charles Corneille Joseph Baëtens para a rainha D. Maria II.
93
Programa para o cerimonial das funções de Corte, a terem lugar por ocasião da chegada a Lisboa do príncipe D. Augusto, duque de Leuschtenberg e de Santa Cruz, por José Balbino de Barbosa e Araújo, da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino.
05
Caixa n.º 05
06
Caixa n.º 06
07
Caixa n.º 07
1840/1878
8
Caixa nº 8
Caixa n.º 04
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 04
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/19/04
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa n.º 04