Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
19
Pessoas Reais (col.).
01
Caixa n.º 01
02
Caixa n.º 02
03
Caixa n.º 03
04
Caixa n.º 04
05
Caixa n.º 05
001
Aviso assinado pelo duque da Terceira e dirigido ao director da Escola do Exército, comunicando que no dia 24 de Setembro de 1842, a rainha tenciona assistir às exéquias por alma de D. Pedro, na igreja de São Vicente de Fora.
002
Avisos assinados pelo duque da Terceira, dirigidos ao intendente militar chefe da Repartição Provisional de Liquidações e ao conselheiro intendente da 1ª e 6ª Divisões Militares, para que considerem os dias 14, 15 e 16 do mês de Fevereiro de 1842 de grande gala.
003
Tabelas dos dias de grande e simples gala, ordenados por Decreto de 18 de Abril de 1842, com a designação daqueles em que devem haver salvas nas praças e fortalezas ou só embandeiramento com ofício circular assinado pelo Pedro Paulo Ferreira de Sousa e dirigido a Miguel Pereira de Barros.
004
Ofícios do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, dirigidos ao comandante da 3ª Divisão Militar e ao governador da torre de São Julião da Barra, com informações sobre os dias que devem ser considerados de grande gala, por ter sido declarada em vigor a Carta Constitucional de 1826.
005
Ofício da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, assinado por Adriano Maurício Guilherme Ferrari e dirigido ao director interino da Escola do Exército, sobre assuntos relacionados com a nova pauta dos dias feriados.
006
Ofício assinado por M. de Seabra Beltrão dirigido a N. de Ascenção, com as instruções para os navios com saídas e entradas na barra sem a bandeira da Nação a que pertencem.
007
Ofício (cópia) assinado por Joaquim José Falcão dirigido ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, participando as honras que devem ser prestadas aos ministros da coroa, quando se deslocarem à torre de Belém com ofício de remessa de Pedro Paulo Ferreira de Sousa para N. de Ascensão.
008
Avisos assinados pelo duque da Terceira, para o director da Escola do Exército, participando o nascimento do infante D. João, duque de Beja.
009
Avisos assinados pelo duque da Terceira e dirigidos aos directores da Escola do Exército e da Escola de Veterinária, declarando que os dias 14, 15 e 16 de Fevereiro devem ser considerados de grande gala.
10
Avisos assinados pelo duque da Terceira e dirigidos aos directores da Escola do Exército e da Escola Veterinária, para se apresentarem na referida secretaria, a fim de reiterarem o juramento à Carta Constitucional de 1826.
11
Aviso assinado pelo duque da Terceira e dirigido ao director da Escola do Exército, participando o beija-mão que se vai realizar no Paço das Necessidades, para se comemorar o dia em que D. Pedro IV decretou a Carta Constitucional da Monarquia Portuguesa.
12
Circulares da 1ª Repartição da Secretaria Geral do Ministério da Guerra assinados pelo duque da Terceira e por António Bernardo Costa Cabral, participando e dando informações sobre o baptizado de D. João duque de Beja, na capela do Paço das Necessidades, no dia 17 de Abril de 1842.
13
Processo referente ao nascimento do infante D. João, duque de Beja, em 16 de Março de 1842.
14
Ofício de Paulo Martins de Almeida, dirigido ao barão de Caxias, comunicando que a duquesa de Bragança, vai passar alguns meses de Verão no palácio de Caxias.
15
Comunicado assinado pelo subinspector Costa, do Arsenal do Exército, com as declarações assinadas pelos oficiais do respectivo corpo militar que aceitaram o convite para o jantar do dia 29 de Abril de 1842.
16
Ofício do Ministério da Guerra, participando quais devem ser as honras fúnebres no funeral de António Manuel Lopes Vieira de Castro, ministro de Estado honorário.
17
Ofício assinado pelo coronel Pedro Paulo Ferreira de Sousa, com a determinação do barão de Cacilhas, para que se usem salvas nas torres de Belém e de São Julião da Barra, por motivos da abertura das cortes gerais.
18
Ofício assinado por Gregório António Pereira de Sousa e dirigido ao comandante da 3ª Divisão Militar, e ofício da 1ª Divisão Militar por instruções do brigadeiro barão de Cacilhas dirigido a N.de Ascenção, determinando que não se devem dar salvas nos dias que pela abolida Constituição de 1836, eram considerados de grande gala.
19
Ofícios assinados por Pedro Paulo Ferreira de Sousa e dirigidos a Lourenço Justiniano de Lima, os quais, por instruções do barão de Cacilhas, informam que se devem dar salvas aquando da chegada do arquiduque da Áustria a Lisboa.
20
Ofícios assinados por Pedro Paulo Ferreira de Sousa, segundo determinação do barão de Cacilhas, comandante da 1ª Divisão Militar, dirigidos ao governador interino da praça de São Julião da Barra e Miguel Pereira de Barros, àcerca das salvas que habitualmente se dão, por ocasião do Corpo de Deus e da partida do círio de Nossa Senhora do Cabo, desde a vila de Oeiras até ao cabo de Espichel.
21
Aviso da 1ª Repartição da Secretaria Geral do Ministério da Guerra assinado pelo duque da Terceira, comunicando que se reitere o juramento à Carta Constitucional de 1826, por parte do director da Escola do Exército e restante pessoal afecto à escola.
22
Avisos da 1ª Repartição da Secretaria Geral do Ministério da Guerra, assinados pelo duque da Terceira e dirigidos ao conselheiro intendente militar da 1ª e 6ª Divisões e ao intendente militar chefe da Repartição Provisional de Liquidação, para se apresentarem naquele local, a fim de reiterarem o juramento da Carta Constitucional.
23
Avisos assinados pelo duque da Terceira e dirigidos ao chefe da Repartição Provisional de Liquidação e demais empregados, comunicando que devem assistir às exéquias pela alma de D. Pedro IV, na igreja de São Vicente de Fora.
24
Ofício do barão de Lordelo dirigido a Antão Garcez Pinto de Madureira, sobre a impossibilidade de comparecer no dia 25 de Setembro nal capela de Nossa Senhora da Lapa, para assistir às exéquias fúnebres, no aniversário da morte de D. Pedro IV.
25
Avisos assinados pelo duque da Terceira e dirigidos ao intendente da 1ª e 6ª Divisões Militares e ao intendente militar, chefe da Repartição Provisional de Liquidações, dando conhecimento do beija-mão que a rainha D. Maria II vai conceder em 29 de Abril no Paço das Necessidades, em memória do dia em que seu pai D. Pedro IV decretou a Carta Constitucional da Monarquia Portuguesa.
26
Ofício do barão de Pernes, dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra, participando que devem ser dadas as salvas habituais, aquando da entrada no Tejo, da fragata comandada pelo príncipe Joinville.
27
Decreto (cópia) de D. Maria II, assinado pelo marquês de Tomar, António Bernardo da Costa Cabral, determinando que fica sendo de grande gala o dia 10 de Fevereiro de cada ano, em memória da Carta Constitucional de 1826 outorgada por D. Pedro IV e declarada em vigor pela soberana.
28
Aviso assinado por António Bernardo da Costa Cabral, dirigido ao ministro da Guerra, comunicando que a rainha D. Maira II, em memória de seu pai D. Pedro IV, resolveu conceder beija-mão no dia 29 de Abril de 1843, no Real Paço das Necessidades.
29
Aviso (cópia) assinado por António Bernardo da Costa Cabral, dirigido ao governador civil de Vila Real, relativo à Portaria de 17 de Junho de 1839, que regula a precedência das diversas autoridades e corpos colectivos da administração nos actos públicos e festividades.
30
Ofício assinado por Pedro Paulo Ferreira de Sousa e dirigido ao governador interino da praça de São Julião da Barra, comunicando a chegada a Lisboa da família do rei D. Fernando e mandando dar as salvas do costume nessa ocasião.
31
Ofício assinado pelo barão de Cacilhas, comandante da 1ª Divisão Militar, dirigido ao duque da Terceira, sobre o envio do ofício do governador da praça de Abrantes, pedindo autorização para se fazerem as honras a D. Maria e a D. Fernando II, aquando da sua visita a Abrantes.
32
Correspondência entre o barão de Pernes, A . J . Araújo de Lacerda, António da Costa Cabral e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Francisco da Costa Teixeira, acerca do baptizado da infanta, que se realiza na capela do Real Paço das Necessidades no dia 10 de Agosto de 1843.
33
Ofícios assinados por António Bernardo da Costa Cabral, ministro do Reino, dirigidos ao ministro da Guerra, comunicando o nascimento da infanta D. Maria Ana, duquesa de Saxe-Coburgo-Gotha.
34
Circular da 1ª repartição da Secretaria Geral do Minsitério da Guerra, assinado pelo duque da Terceira e dirigido ao comandante da 4ª Divisão Militar, dando conhecimento que por decreto de 3 de Fevereiro, se determinou o dia 10 de Fevereiro de cada ano como de grande gala, para comemorar o aniversário da Carta Constitucional de 1826.
35
Boletim do telegrafo da praça de São Julião da Barra, comunicado pelo castelo de São Jorge, sobre as salvas que deverão ser dadas, por ocasião da passagem em frente da torre de São Julião da Barra, do vapor de guerra francês.
36
Boletim do telegrafo da praça de São Julião da Barra, sobre as salvas que deverão ser dadas, por ocasião da chegada de Suas Majestades.
37
Aviso do barão de Cacilhas, assinado por Pedro Paulo Ferreira de Sousa, sobre as salvas que serão dadas, por ocasião da saída e entrada do círio de Nossa Senhora da Atalaia da freguesia da Purificação da vila de Oeiras.
38
Ofícios de António da Costa Cabral para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de cópia autenticada do decreto de 9 do corrente mês, pelo qual a rainha D. Maria II designou os dias que ficarão a constar como sendo de grande gala, bem como os dias que se consideram feriados. Contém cópia do decreto com relação das datas consideradas de grande gala; cópia do aviso da rainha, para o conde do Tojal, sobre o dias designados feriados. Contém cópia do decreto com relação das datas consideradas de grande gala; cópia do aviso da rainha, para o conde do Tojal, sobre o dias designados feriados.
39
Ordem do conde de Santa Maria, para que os corpos da guarnição formem aquando do encerramento das cortes, no dia 14 do corrente mês, no largo de São Bento, colunas fechadas em direcção à calçada da Estrela, assim como o 2º Regimento de Cavalaria Lanceiros da Rainha deverá acompanhar os soberanos do real paço de Belém até às Cortes e o castelo de São Jorge e outras fortalezas embandeiradas darão salvas, respeitando-se o costume.
40
Ofício assinado por Francisco da Costa Teixeira dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra, participando o falecimento do comandante da 1ª Divisão Militar e determinando a prestação das honras devidas.
41
Ofício do conde de Santa Maria dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra, determinando que somente a torre de Belém deverá responder às salvas das embarcações de guerra estrangeiras.
42
Boletim do telégrafo da praça de São Julião, comunicado pelo castelo de São Jorge, sobre as salvas a dar naquela fortaleza, à passagem do barco de vapor inglês que conduz a bordo a infanta D. Ana de Jesus Maria.
43
Ofício do conde de Santa Maria para o governador da praça de São Julião da Barra, solicitando a remessa à Secretaria do Ministério da Guerra, de uma conta dos tiros que têm sido disparados até ao final do ano de 1843.
44
Boletim do telegrafo da praça de São Julião da Barra, sobre a transferencia do aniversário da rainha D. Maria II, para o dia 8 do corrente mês, e ofício de J. J do Amaral para o governador interino daquela fortaleza, relativo às salvas que deverão ser dadas nessa data.
45
Aviso assinado pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, dirigido ao comandante da 3ª Divisão Militar para cumprimento do que vem estabelecido no Decreto de 9 de Novembro e para que as torres ou fortalezas das barras, respondam à salva que fizer à terra qualquer embarcação de guerra estrangeira.
46
Ordem assinada por J. J. do Amaral, chefe do Estado-Maior da 1ª Divisão Militar, conforme as instruções do marechal de campo conde de Santa Maria, ordenando que no dia 24 de Setembro de 1844 as fortalezas da 1ª Divisão dêem as salvas fúnebres e as tropas façam o serviço com as armas em posição de funeral em memória do aniversário da morte de D. Pedro IV, duque de Bragança.
47
Avisos assinados pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, dirigidos ao intendente das 1ª e 6ª Divisões Militares, determinando que devem estar presentes nas exéquias em memória de D. Pedro IV, no dia 24 de Setembro de 1844, na igreja de São Vicente de Fora, pelas dez horas e trinta minutos da manhã, que sejam dadas salvas fúnebres como tem sido costume e as tropas façam o serviço com as armas em posição de funeral.
48
Aviso assinado pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, dirigido ao Inspector Fiscal do Exército, participando que foi expedida ordem ao comandante da 1ª Divisão Militar para que todos os corpos do Exército da guarnição da capital sejam abonados de rações pagas a dinheiro no dia 4 de Abril, data da comemoração do aniversário natalício de D. Maria II.
49
Ofícios assinados por António Bernardo da Costa Cabral, ministro do Reino, dirigidos ao ministro da Guerra, participando o nascimento da infanta D. Antónia duquesa da Saxe-Coburgo-Gotha em 17 de Fevereiro de 1845.
50
Ofício da 1ª Repartição da 2ª Direcção do Ministério da Guerra, assinado pelo duque da Terceira e dirigido ao Inspector Fiscal do Exército, para que este expeça ordens ao comandante da 1ª Divisão Militar, para que todas as praças dos corpos do Exército, no dia 29 do corrente mês, aniversário natalício de D. Fernando, sejam gratificadas extraordinariamente com rações pagas a dinheiro.
51
Aviso da 1ª Repartição da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinado pelo duque da Terceira e dirigido ao comandante da 7ª Divisão Militar, participando a cerimónia pública do baptismo da infanta D. Antónia e se repetirão nessa data, todas as demonstrações de regozijo, a que alude a circular de 17 de Fevereiro de 1845.
52
Avisos assinados pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, dirigidos ao Inspector Fiscal do Exército para informar o comandante da 1ª Divisão Militar para que todos as praças dos corpos do Exército de guarnição da capital em 29 de Abril, aniversário da Carta Constitucional, sejam abonados de rações pagas em dinheiro, devendo ser considerado como gratificação extraordinária.
53
Ofícios da Secretaria Geral do Ministério do Reino dirigido ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando a realização de Te Deum, no dia 19 do mês em curso, pela cinco horas da tarde, na Santa Sé Patriarcal de Lisboa, em acção de graças pela exaltação do Santo Padre Pio IX ao Supremo Apostolado
54
Registo do aviso do duque da Terceira, ministro da Guerra, dirigido ao comandante Geral de Artilharia, autorizando a torre de Belém e bateria do Bom Sucesso a dar as salvas de regozijo pelos aniversários natalícios da Rainha e do Rei, com as peças de maior calibre que ali existirem e do ofício de José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, comunicando que na praça de Elvas se continue a dar uma salva no dia 14 de Janeiro, aniversário da vitória das Linhas de Elvas.
55
Decretos sobre o remesso de tiro que as fortalezas devem dar à embarcações e sobre as salvas de regozijo, de honra ou de continência, de funeral, com relação das praças e fortificações onde se devem dar as de regozijo.
56
Carta régia (minuta) de D. Maria II dirigida ao príncipe D. Fernando, participando a sua nomeação como coronel honorário do Regimento de Lanceiros da Rainha.
57
Carta régia (minuta) de D. Maria II, participando a concessão do título de coronel honorário do Regimento de Infantaria nº 1 ao infante D. João, duque de Beja.
58
Formulários a adoptar por D. Fernando, pelo facto de ainda não ter o título de Rei.
59
Carta régia (minuta) de D. Maria II, participando a concessão do título de coronel honorário do Regimento de Granadeiros da Rainha ao príncipe real D. Pedro de Alcântara.
60
Aviso assinado pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, dirigido ao inspector Fiscal do Exército, determinando que para comemorar o aniversário de D. Maria II, sejam abonadas rações pagas em dinheiro a todas as praças dos corpos do Exército de guarnição da capital.
61
Avisos da 1ª Repartição do Ministério da Guerra, assinados pelo barão de Almofala e dirigidos ao subinspector fiscal encarregado da Repartição de Víveres e Transportes e ao inspector Fiscal do Exército, comunicando que no dia 24 do mês em curso, a rainha D. Maria II tenciona assistir à função de exéquias por alma de D. Pedro, duque de Bragança, na igreja de São Vicente de Fora, pelas onze horas da manhã e ordenando que estejam presentes na cerimónia.
62
Avisos da 1ª Repartição da Secretaria Geral do Ministério da Guerra, assinados pelo barão de Almofala e dirigidos aos inspector fiscal graduado e encarregado do fornecimento do Exército, comunicando que no dia 2 de Dezembro, pelas três horas da tarde, na capela do Paço das Necessidades, se realizará o baptismo do infante D. Augusto, duque de Saxónia Coburgo e Gota e ordenando a sua presença nesta cerimónia.
63
Avisos régios, um assinado pelo barão de Almofala, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, e dirigido ao inspector fiscal do Exército, comunicando a realização de uma acção de graças pelo nascimento do infante, e outro assinado pelo duque da Terceira e dirigido ao comandante interino da 3ª Divisão Militar, para que se abstenha de dar salvas no castelo de São João da Foz do Douro.
64
Aviso assinado pelo barão de Ovar, ministro da Guerra, dirigido ao inspector Fiscal do Exército, para comemorar o aniversário natalício de D. Maria II, determinando que sejam abonadas todas as praças dos corpos da guarnição da capital, com rações pagas em dinheiro ou géneros.
65
Ofício assinado por Miguel José Martins Dantas, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector Fiscal do Exército ordenando que pela data do aniversário da Carta Constitucional, sejam fornecidas rações às praças dos corpos da guarnição de Lisboa como gratificação extraordinária.
66
Ofícios assinados por Miguel Martins Dantas, do Ministério da Guerra, dirigidos ao inspector Fiscal do Exército, informando que no dia do aniversário da rainha D. Maria II devem ser fornecidos da competente etapa como gratificação extraordinária, as praças dos corpos da guarnição de Lisboa.
67
Ofício assinado pelo duque de Saldanha, ministro do Reino, dirigido ao ministro da Guerra, com as felicitações da Câmara Municipal da Feira por ocasião do despacho de Bernardo José Correa de Sá para o comandante do Batalhão Nacional de Caçadores de Vila da Feira.
68
Correspondência entre o Ministério da Guerra e o Ministério do Reino sobre as exéquias relativas ao aniversário do falecimento de D. Pedro IV.
69
Aviso assinado pelo barão de Vila Nova de Ourém, ministro da Guerra, dirigido ao inspector Fiscal do Exército, ordenando que as praças dos corpos de guarnição de Lisboa sejam abonadas em dinheiro, como gratificação extraordinária no dia 4 de Abril, pelo aniversário natalício de D. Maria II.
70
Aviso assinado pelo barão de Vila Nova de Ourém, ministro da Guerra, determinando que no dia do feliz sucesso da Rainha e nos dias imediatos haja luminárias, repiques de sinos e salvas de artilharia na corte e cidade de Lisboa, castelo de São Jorge, torres e fortalezas da Marinha e que estas demonstrações de regozijo se repitam somente no dia do baptismo, bem como que nos referidos quatro dias se suspenda a actividade dos tribunais e repartições públicas.
71
Ofício assinado pelo duque de Saldanha, ministro do Reino, dirigido ao ministro da guerra, participando as determinações da rainha D. Maria II, para que no dia do seu feliz sucesso e nos dois imediatos existam luminárias, repiques de sinos e salvas de artilharia na corte e cidade de Lisboa, castelo de São Jorge, torres e fortalezas da Marinha e que estas demonstrações se repitam somente no dia do baptizado.
72
Ofício do major Teotónio Claúdio de Melo, comandante interino do Corpo de Veteranos da 1ª Divisão Militar, dirigido ao ministro da Guerra, com as felicitações pelo Decreto de 29 de Janeiro de 1849.
73
Ofício assinado pelo brigadeiro-general Lourenço Justiniano Lima, dirigido ao barão de Resende comunicando a estada do rei Carlos Alberto Amadeu da Sardenha em Portugal.
74
Correspondência entre o Ministério do Reino e o Ministério da Guerra sobre o falecimento do infante D. Leopoldo.
75
Ofício assinado pelo duque de Saldanha, dirigido ao ministro da Guerra, participando que no dia 31 de Maio de 1849, haverá o "Te Deum" na Sé Patriarcal pelo restabelecimento da rainha D. Maria II, ordenando a presença do referido ministro e fazendo expedir as participações convenientes aos tribunais e repartições da dependência do Ministério do Reino.
76
Ofício assinado pelo conde de Lumiares, ministro do Reino, dirigido a Adriano Maurício Guilherme Ferrari, ministro da Guerra, participando que à uma hora da tarde do dia 2 de Fevereiro de 1850 deverá estar presente no palácio das Cortes a fim de acompanhar a rainha D. Maria II, na sessão de abertura das Cortes Gerais.
77
Ofício da Secretaria Geral do Ministério da Guerra, assinado por Miguel José Martins Dantas e dirigido ao ajudante general do Exército, sobre o envio de cópia do decreto de 5 de Dezembro de 1849, pelo qual a rainha D. Maria II ordenou que sejam de simples gala na corte, os dias 17 de Fevereiro, 21 e 23 de Julho e 4 de Novembro de cada ano, por serem os dias de aniversários mencionados no mesmo diploma.
78
Aviso da Secretaria Geral do Ministério do Reino, dirigido a Adriano Maurício Guilherme Ferrari, relativo à procissão do Corpo de Deus, que terá lugar no dia 30 de Maio, na Sé de Lisboa, pelas 11 horas da manhã, e ofício da mesma entidade, dirigido ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, recomendando que os funcionários públicos condecorados com as mercês de comendadores e cavaleiros das ordens militares, não deixem de comemorar a aludida festividade.
79
Registo das nomeação do infante D. Luís Filipe, duque do Porto, enquanto guarda da Marinha e 2º tenente da Armada e concessão da Grão Cruz Real da Ordem Militar de Valor, Lealdade e Mérito.
80
Cartas régias de D. Maria II para o príncipe D. Fernando, comunicando que a lei que conferia autorização para remover e colocar qualquer oficial do exército ao serviço, não poderia continuar a ser a mesma e referência à exoneração do rei D. Fernando do Comando Chefe do Exército.
81
Ofício assinado por Felix Pereira de Magalhães, ministro da Justiça, dirigido ao ministro da Guerra, participando os ofícios e orações na igreja de São Vicente de Fora, referentes às exéquias em memória de D. Pedro IV.
82
Ordem do governo da praça de São Julião da Barra, assinada pelo tenente-coronel M. de V. Castelo Branco, dirigido ao Comando de Artilharia, Regimento de Infantaria 7, 1º Regimento de Artilharia, Batalhão de Sapadores e 1º Batalhão de Veteranos, para se hastear a bandeira nacional e dar uma salva de dois tiros, no dia do aniversário natalício do príncipe real, considerado de grande gala.
83
Ordem assinada pelo tenente-coronel M. de V. Castelo Branco, dirigida ao Regimento de Artilharia 1 e Regimento de Infantaria 7, com a descrição dos procedimentos a adoptar para comemorar o aniversário natalício do duque de Bragança e o juramento da Carta Constitucional da Monarquia Portuguesa.
84
Ofício assinado por António José de Melo, chefe do Estado- Maior do Exército, dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra determinando que na referida praça sejam dadas salvas por motivo da abertura das Cortes Gerais.
85
Carta régia de D. Maria II concedendo o título de brigadeiro honorário do Exército ao Príncipe Real.
86
Circular assinada por Adriano Maurício Guilherme Ferrari, ministro da Guerra, com a determinação da rainha D. Maria II para que no dia do seu feliz sucesso e nos dois imediatos existam luminárias, repiques de sinos e salvas de artilharia na corte e cidade de Lisboa, castelo de São Jorge e fortalezas da Marinha.
87
Ofícios do barão Wiederhold e de António Florêncio de Sousa Pinto [chefe de repartição do Ministério da Guerra] dirigidos ao barão da Senhora da Luz, com as determinações referentes às cerimónias a efectuar pela abertura e encerramento das Cortes Gerais.
88
Ofício de António José de Melo, chefe do Estado-Maior do Exército, dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra, ordenando por intermédio do tenente-general conde da Fonte Nova, que se dêem duas salvas pela colocação da primeira pedra do monumento a D. Pedro IV.
89
Ordem assinada por Francisco José da Costa de acordo com as instruções do brigadeiro barão da Batalha, governador da praça de São Julião da Barra, para as guardas se conservarem com as armas em posição de funeral no dia 9 de Abril e instruções inerentes à transferência da celebração do aniversário da rainha D. Maria II.
90
Comunicação da rainha D. Maria II dirigida ao presidente do Supremo Conselho de Justiça Militar, para que no dia 8 de Julho de 1852 pelas onze horas da manhã se proceda ao juramento do Príncipe Real, em conformidade com o artigo nº 79 da Carta Constitucional.
91
Carta do duque de Saldanha dirigida ao duque da Terceira, com o envio da carta régia na qual a Rainha nomeia o duque da Terceira para representar o Exército nas exéquias do duque de Wellington.
92
Ofício do Ministério do Reino dirigido ao Ministério da Guerra, relativamente aos lugares de precedência das autoridades e corpos colectivos da administração nos actos públicos e festividades.
93
Ofício assinado por António José de Melo, chefe do Estado-Maior do Exército, dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra, comunicando que devem ser dadas salvas na referida praça, por motivo da abertura das Cortes Gerais.
94
Ordem assinada por Francisco José Horta conforme as instruções do barão da Batalha, governador da praça de São Julião da Barra, com instruções inerentes à comemoração do aniversário natalício da rainha D. Maria II.
95
Correspondência do Ministério do Reino sobre a digressão de D. Maria II e D. Fernando às províncias do Reino.
96
Ordem assinada por Francisco José Horta, conforme instruções do governador da praça de São Julião da Barra, com a discriminação dos eventos inerentes às comemorações do aniversário da outorga da Carta Constitucional.
97
Correspondência entre o Ministério da Guerra e o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre o falecimento do duque de Wellington.
98
Ofícios de António José de Melo e Carlos Augusto Franco, chefes do Estado-Maior, dirigidos ao governador da praça de São Julião da Barra, com instruções para serem dadas salvas à chegada e saída de Suas Majestades do palácio das Cortes.
99
Ofícios do Ministério do Reino dirigidos ao ministro da Guerra, comunicando que se canta na Sé Patriarcal um solene "Te Deum", em acção de graças pelo restabelecimento da saúde do rei.
100
Ofícios de Rodrigo da Fonseca Magalhães, dirigido ao ministro da Guerra e do conde de Barcelos, dirigidos à Repartição Militar, comunicando os ofícios e orações fúnebres referentes às exéquias pelo aniversário do falecimento de D. Pedro IV, na igreja de São Vicente de Fora, no dia 24 de Setembro de 1852.
Mostrar mais
06
Caixa n.º 06
07
Caixa n.º 07
1840/1878
8
Caixa nº 8
Caixa n.º 05
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 05
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/19/05
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa n.º 05