Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
19
Pessoas Reais (col.).
01
Caixa n.º 01
02
Caixa n.º 02
03
Caixa n.º 03
04
Caixa n.º 04
05
Caixa n.º 05
06
Caixa n.º 06
01
Ofício de Luís da Câmara Leme, do Estado Maior do Exército, para o governador da praça de São Julião da Barra, informando que a rainha D. Maria II não deseja manifestações de regozijo público no dia do seu aniversário.
02
Ofícios do Ministério da Guerra sobre precedência das autoridades militares e corpos colectivos da administração nos actos públicos.
03
Correspondência entre o marechal-de-campo graduado José Feliciano da Silva Costa, do Comando Geral de Engenharia, e o ministro da Guerra sobre honras fúnebres devidas aos generais e mais oficiais do Exército.
04
Apontamentos vários do reinado de D. Pedro V e regência de D. Fernando.
05
Aviso de D. Fernando, regente, assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, ministro do Reino, e dirigido ao ministro da Guerra, incumbindo-o de arranjar um esquadrão de Cavalaria para acompanhar o corpo do infante D. Eugénio Maria, falecido a 15 de Novembro de 1853, dia em que nasceu.
06
Aviso da rainha D. Maria II, assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, ministro do Reino, e dirigido ao ministro da Guerra, dando-lhe instruções sobre as cerimónias de trasladação e enterro da princesa D. Maria Amélia, irmã da rainha, falecida em 14 de Fevereiro de 1853.
07
Processo relativo ao falecimento da rainha D. Maria II.
08
Correspondência assinada por José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, e por Rodrigo da Fonseca Magalhães, do Ministério do Reino, sobre as exéquias por alma da infanta D. Maria Amélia, irmã da rainha D. Maria II.
09
Ofícios assinados por José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, sobre as cerimónias fúnebres por alma de D. Maria II e os pêsames a receber pela família real.
10
Ofício de Carlos Augusto Franco, do Estado Maior do Exército, para o governador da praça de São Julião da Barra, determinando que nesta torre se salve quando a rainha D. Maria II der à luz.
11
Ofício assinado por José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, sobre o "Te Deum" a celebrar pelo restabelecimento da saúde do imperador da Áustria.
12
Processo relativo às exéquias por alma da rainha D. Maria II.
13
Ofício de Carlos Augusto Franco, do Estado Maior do Exército, para o governador da torre de São Julião da Barra, comunicando que D. Pedro V irá ausentar-se do País e que por este facto, se deverão dar salvas de artilharia naquela praça e na torre de São Lourenço.
14
Ofício assinado por Carlos Augusto Franco, chefe interino do Estado Maior do Exército, dirigido ao governador da praça de São Julião da Barra, sobre os prejuízos originados nos quartéis pelas salvas dadas por ocasião da chegada de D. Pedro V.
15
Decreto do príncipe regente D. Fernando, promovendo o seu filho D. Augusto a alferes do Regimento de Infantaria 10.
16
Decreto do príncipe regente D. Fernando, nomeando o seu filho D. Fernando, alferes do Batalhão de Caçadores 5.
17
Correspondência de D. António José de Melo, do Comando-em-Chefe do Exército, para o ministro da Guerra, sobre honras fúnebres para as mulheres dos oficiais.
18
Programa de festividades assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, ministro do Reino, para receber D. Pedro V e o infante D. Luís Filipe, que regressam a Lisboa depois de uma viagem pela Europa.
19
Aviso assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, ministro do Reino, para o ministro da Guerra, sobre exéquias por alma de D. Pedro IV.
20
Portaria de D. Pedro V, assinada pelo duque de Saldanha, ministro da Guerra, mandando publicar no "Diário do Governo" as congratulações que o Exército lhe dirigiu pela inauguração do seu reinado.
21
Ofício do major F. Cláudio de Melo, do 1º Batalhão de Veteranos, para António Pedro Boroa Condestável, sobre uma subscrição para o jantar das praças de pré dos corpos do Exército para solenizar a aclamação de D. Pedro V.
22
Nota biográfica da rainha D. Maria II (consórcio com o príncipe D. Fernando)
23
Aviso de D. Fernando, assinado pelo duque de Saldanha, para o Comandante-em-Chefe do Exército, com as disposições para a chegada a Lisboa de D. Pedro V e de seu irmão D. Augusto, depois de uma viagem ao estrangeiro.
24
Ofícios assinados pelo major graduado João Pereira Homem Teles, do Comando do Material de Artilharia da 1ª Divisão Militar, dirigidos ao governador interino da praça de São Julião da Barra, sobre salvas pelo juramento de D. Pedro V.
25
Ofícios de Carlos Augusto Franco, do Estado maior do Exército, para o governador da torre de São Julião da Barra, sobre salvas a dar em São Lourenço da Barra por altura da saída do círio da paróquia de Nossa Senhora da Purificação da vila de Oeiras.
26
Ofícios assinados por Carlos Augusto Franco, do Quartel-General da 1ª Divisão Militar, sobre as solenidades a levar a cabo pela aclamação de D. Pedro V.
27
Ofício do visconde da Luz, chefe do Estado-Maior do Exército, para o barão da Batalha, convocando-o para acompanhar D. Pedro V no dia em que o Rei chegar a Lisboa.
28
Decreto (minuta) de D. Fernando, promovendo o seu filho D. João, duque de Beja, a major do Regimento de Cavalaria 4.
29
Correspondência (minutas) do visconde da Luz, do Comando-em-Chefe do Exército, para José Jorge Loureiro, barão de Resende, conde de Melo, D. Carlos Mascarenhas, António Pádua da Costa, conde de Bonfim, visconde de Estremoz, Filomeno José da Silva, José Bento de Sousa Faro, entre outros, convocando-os para, a cavalo e de grande uniforme, acompanharem o Rei na Parada.
30
Ofício do Ministério da Guerra para o visconde de Nossa Senhora da Luz, acerca da formação de um esquadrão de cavalaria, para guardar os restos mortais da rainha D. Maria Ana de Áustria, cuja trasladação ocorrerá para o jazigo real de S. Vicente de Fora.
31
Processo sobre as festividades a ter lugar pelo 18º aniversário de D. Pedro V e início do seu reinado.
32
Relação dos ajudantes-de-campo de D. Pedro V.
33
Aviso de D. Pedro V, assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, ministro do Reino, para o ministro da Guerra, convocando-o a acompanhar a família real na acção de graças pela definição dogmática da Imaculada Conceição.
34
Aviso de D. Fernando, assinado pelo duque de Saldanha, ministro da Guerra, e dirigido aos directores da Escola do Exército e do Colégio Militar, sobre as festividades para receber D. Pedro V e o duque do Porto, seu irmão, da sua viagem à Europa.
35
Aviso de D. Pedro V, assinado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, ministro do Reino, dirigido ao ministro da Guerra, incumbindo-o de estar presente e dar ordens no sentido de se realizarem exéquias por alma de D. Maria II.
36
Ofícios de Carlos Augusto Franco, para o governador da torre de São Julião da Barra, sobre salvas a dar pela cerimónia de abertura e de encerramento das Cortes Gerais.
37
Aviso de D. Pedro V, assinado por José Jorge Loureiro, ministro da Guerra, para o comandante-em-Chefe do Exército, determinando que sejam feitas as honras militares aos restos mortais do marquês de Pombal, que regressam ao País.
38
Correspondência de José Maria de Barcelos e de José Jorge Loureiro, ministro da Guerra, sobre exéquias por alma de D. Pedro IV.
39
Ofício (cópia) da Repartição de Contabilidade do Ministério da Guerra sobre uma subscrição para o jantar das praças de pré dos Corpos do Exército para solenizar a aclamação de D. Pedro V.
40
Decreto de D. Pedro V, assinado por António Rogério Gromicho Couceiro e visconde de Sá da Bandeira, concedendo amnistia por vários crimes, solenizando o consórcio real.
41
Ofício assinado pelo marquês de Loulé, ministro do Reino, para o ministro da Guerra, informando que por ordem de D. Pedro V foram adiadas para data a designar as exéquias por alma de D. Maria II.
42
Aviso de D. Pedro V, assinado pelo marquês de Loulé, ministro do Reino, para o ministro da Guerra, informando sobre o "Te Deum" que mandou celebrar em acção de graças por se ter debelado em Lisboa a febre amarela.
43
Decreto (cópia) de D. Pedro V, promovendo ao posto de tenente do Batalhão de Caçadores 5 o seu irmão infante D. Fernando.
44
Decreto (cópia) de D. Pedro V, assinado por António Rogério Gromicho Couceiro, do Ministério da Guerra, promovendo ao posto de tenente do Regimento de Infantaria 10 o seu irmão infante D. Augusto.
45
Decreto de D. Pedro V promovendo ao posto de tenente-coronel do Regimento de Cavalaria 4 o seu irmão infante D. João, duque de Beja.
46
Decreto de D. Pedro V, assinado pelo marquês de Loulé, ministro do Reino, sobre as festividades a ter lugar à chegada da Rainha a Lisboa, a princesa Estefânia de Hohenzollern Sigmaringen e pela ratificação e benção do consórcio real.
47
Ofício assinado por António Jorge de Oliveira Lima, do Ministério da Marinha e Ultramar, para o ministro da Guerra, sobre a próxima chegada do príncipe da Saxónia a Lisboa.
48
Correspondência entre o visconde da Luz, do Ministério das Obras Públicas, o marquês de Loulé, ministro do Reino, e José Maria de Barcelos, do ministério da Guerra, sobre autorização para ser armada uma tribuna na varanda do andar nobre do torreão ocidental da praça do Comércio.
49
Ofício do Ministério da Guerra, assinado por D. António José de Melo, para o visconde da Luz, sobre a cerimónia de investidura da Ordem da Jarreteira a D. Pedro V.
50
Ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assinado pelo marquês de Loulé e dirigido ao ministro da Guerra, sobre a formação de uma guarda de cavalaria, para acompanhar D. Pedro V, na ida e regresso do paço de Belém, onde ocorrerá a cerimónia da investidura da Ordem da Jarrateira
51
Ofício do marquês de Loulé, ministro dos Negócios Estrangeiros, para o ministro da Guerra, sobre a primeira audiência dada por D. Pedro V ao Núncio Apostólico em Lisboa.
52
Relações de convidados para os bailes no reinado de D. Pedro V.
53
Ofícios da Secretaria Geral do Ministério do Reino, assinados pelo marquês de Loulé e por António Maria de Fontes Pereira de Melo, dirigidos ao ministro da Guerra, sobre as exéquias pelo falecimento de D. Pedro IV, duque de Bragança, as quais terão lugar no dia 24 de Setembro de 1858, na igreja de São Vicente de Fora.
54
Aviso de D. Pedro V, assinado pelo marquês de Loulé, ministro do Reino, para o ministro da Guerra, sobre exéquias por alma de D. Pedro IV.
55
Decretos (cópia) de D. Pedro V, assinados pelo marquês de Loulé e por António Maria Fontes Pereira de Melo, tornando de grande gala o dia de aniversário da rainha Estefânia e de simples gala o dia do nome da soberana e o dia do casamento.
56
Ofícios da Secretaria Geral do Ministério do Reino, assinados por António Maria de Fontes Pereira de Melo, pelo duque da Terceira e por José Maria Barcelos, dirigidos ao ministro da Guerra, à Repartição de Liquidação e de Saúde, ao director da Escola do Exército, ao director do Colégio Militar, à Secretaria Geral do Arsenal do Exército e ao comandante em chefe interino do Exército, sobre as exéquias solenes por alma da rainha D. Estefânia, que terão lugar na igreja de São Vicente de Fora.
57
Ofício (minuta) assinado por D. António José de Melo, do Ministério da Guerra, para o chefe do Estado-Maior do Exército, sobre a passagem por Lisboa do príncipe de Gales.
58
Ofício do Ministério do Reino, assinado por António Maria de Fontes Pereira de Melo, comunicando ao ministro e secretário de estado dos negócios da guerra, o falecimento da rainha D. Estefânia Frederica Wilhelmine, cujas exéquias têm lugar na igreja de São Vicente de Fora.
59
Ofícios assinados por José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, para a Repartição Militar, sobre o funeral da rainha D. Estefânia.
60
Ofício do coronel Luís Maria de Magalhães, da Subdivisão Militar de Beja, para o chefe do Estado-Maior da 7ª Divisão Militar, sobre a morte da rainha D. Estefânia.
61
Carta do conde de Santa Maria, do Comando-em-Chefe do Exército, para o rei D. Pedro V, apresentando, em nome do Exército, condolências pela morte da Rainha.
62
Decreto assinado por António Maria Fontes Pereira de Melo, Ministro do Reino, comunicando disposições para o dia do casamento da infanta D. Maria Ana com o príncipe D. Jorge da Saxónia.
63
Decreto assinado por António Maria Fontes Pereira de Melo, ministro do Reino, comunicando disposições para o dia do casamento da infanta D. Maria Ana com o príncipe D. Jorge da Saxónia.
64
Ofício do duque da Terceira, ministro dos Negócios Estrangeiros, para o ministro da Guerra, sobre guarda de honra ao conde de Vitzthum, embaixador extraordinário do rei da Saxónia.
65
Ofício do brigadeiro Adrião Acácio da Silveira Pinto, do governo da Praça de Elvas, para o conde de Bonfim, sobre exéquias por alma da rainha D. Maria II.
66
Ofício de António Maria Fontes Pereira de Melo, ministro do reino, para o ministro da guerra, dando instruções para as exéquias por alma da rainha D. Maria II.
67
Ofícios do coronel José Herculano da Horta, do Comando Militar no Funchal, para o chefe da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, sobre a chegada à Ilha da Madeira do arquiduque Fernando Maximiano da Áustria e de sua mulher.
68
Ofícios de António de Pádua da Costa, para o chefe da Repartição do Gabinete do Ministro da Guerra, sobre a visita que D. Pedro V fez às ruínas de São Domingos.
69
Ofício do marquês de Loulé, ministro do Reino, para o ministro da Guerra, sobre a visita que D. Pedro V pretende fazer à cidade do Porto.
70
Ofício do major Luís de Marques Ferreira Guião, do quartel-general de Lisboa, sobre exéquias por alma do duque de Bragança, D. Pedro IV.
71
Ofício assinado por Carlos B. Casimiro, do quartel-general da 1ª Divisão Militar, sobre salvas na sessão de encerramento das Cortes.
72
Correspondência entre o conselheiro António Reboredo, do Ministério do Reino, e José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, sobre precedência das autoridades e corpos colectivos da administração nos actos públicos e festividades.
73
Processo relativo à promoção do infante D. João ao posto de coronel do Regimento de Cavalaria 4.
74
Apontamento da 7ª Divisão Militar sobre a recepção dada ao duque de Neuman na sua passagem por Lisboa, vindo de Badajoz.
75
Ofício do coronel José Herculano F. da Horta, do Comando Militar da Madeira, para o chefe da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, sobre a chegada ao Funchal do príncipe Alfredo, a bordo da fragata inglesa Enryalus.
76
Ofício do Ministério do Reino, assinado pelo duque de Loulé e dirigido ao ministro da Guerra, sobre as exéquias por alma do duque de Bragança, a terem lugar no dia 24 de Setembro, na igreja de São Vicente de Fora.
77
Processo sobre a visita de D. Pedro V ao Alentejo.
78
Ofício assinado pelo major Luís de Marques Ferreira Guião, do quartel-general da 1ª Divisão Militar, sobre exéquias por alma da rainha D. Maria II.
79
Telegramas do barão da Batalha para D. António José de Melo sobre movimentações de tropas para aclamar D. Luís I.
07
Caixa n.º 07
1840/1878
8
Caixa nº 8
Caixa n.º 06
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 06
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/19/06
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa n.º 06