Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
19
Pessoas Reais (col.).
01
Caixa n.º 01
01
Petição da Junta dos Três Estados a D. João V, por ocasião do falecimento do infante D. Carlos, seu filho, para conceder propinas aos ministros daquela Junta, com o respectivo rigor concedido aos tribunais, oficiais da Fazenda e Conselho Ultramarino, a exemplo do que se havia praticado aquando da morte do rei D. Pedro.
02
Ofício de João dos Santos Bressane sobre a morte do infante D. Carlos e respectivo luto.
03
Ofício (cópia) de Pedro da Mota, da Casa de Bragança, para Francisco Nunes Cardeal sobre o falecimento do infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neuburgo, comunicando que Sua Majestade manda guardar luto, devendo os tribunais suspender os despachos durante três dias e os ministros desses tribunais e suas famílias observar luto pesado durante seis meses e aliviado por mais seis meses.
04
Aviso dirigido ao marquês de Tancos relativamente ao falecimento do infante D. António, filho de D. Pedro II, com indicações sobre o luto a respeitar por vários organismos e com referência ao recolhimento do rei durante 8 dias e uso de luto durante dois meses.
05
Aviso de D. Pedro III de Portugal a comunicar o casamento do infante D. Pedro com a princesa do Brasil.
06
Ofício do tenente Caetano António de Almeida do Regimento de Artilharia do Alentejo, certificando que o infante D. João foi baptizado em Elvas no dia 24 de Maio e que um acidente nas caldeiras feriu um soldado durante o evento.
07
Carta (cópia) de D. Maria I estabelecendo uma renda anual de quarenta contos de reis à sua irmã D. Maria Benedita para conservação e manutenção de sua casa, sendo a dita renda assente nos Almoxarifados do Reino.
08
"Carta de padrão" de D. Maria I estabelecendo que os oito contos de reis de pensão anual recebidos pelo infante D. António sejam transferidos para a sua viúva, D. Maria Francisca Benedita.
09
Ofício do visconde da Lourinhã para os comandantes das praças de Évora e de Elvas solicitando a escolta desde as Silveiras até Vendas Novas, do infante D. Pedro Carlos e para a marquesa de Castel Fuente desde Elvas até à raia de Badajoz.
10
Ofício de Luís Pinto de Sousa para Agostinho Nery da Silva participando o nascimento da princesa das Beiras, D. Maria Teresa, filha do principe regente D. João VI e de D. Carlota Joaquina e onde se encarrega o secretário de Suas Majestades de enviar cartas para o rei da Polónia e da Prússia, eleitores da Baviera e da Saxónia, comunicando o feliz acontecimento.
11
Ofício de Luís Pinto de Sousa para Agostinho Nery da Silva participando o baptizado da princesa Maria Teresa no dia 6 de Maio de 1793.
12
Ofício de Luís Pinto de Sousa para Agostinho Nery da Silva participando o nascimento do príncipe D. António, filho do príncipe regente D. João e de D. Carlota Joaquina.
13
Ofício de José Joaquim de Melo e Lacerda, da praça de Elvas, para António Joaquim de Morais, da Secretaria da Guerra, comprovando a recepção da quantia de 82$905 reis referente às despesas feitas pelos guardas de corpos e outros criados de Sua Majestade Católica.
14
Ofício de Luís Pinto de Sousa para Agostinho Nery da Silva participando o nascimento da infanta Maria Isabel, filha do príncipe regente D. João.
15
Ofício do coronel João Baptista de Azevedo Coutinho de Montaury, ajudante às ordens, para o general Martinho de Sousa de Albuquerque, governador da torre de São Julião, participando em nome do príncipe-regente D. João o nascimento da princesa D. Maria Francisca, e ordenando que se realizem salvas reais a partir do castelo de S. Jorge e da torre de Belém, em comemoração do evento, bem como no dia do seu baptismo.
16
Documento em falta detectada em 11 de Novembro de 2003 (com capilha).
17
Ofício do coronel João Baptista de Azevedo Coutinho de Montaury, ajudante às ordens, sobre a passagem do círio de Nossa Senhora da Piedade em frente das fortalezas e que, saindo da torre de São Julião, atravessa o Tejo e se dirige para o sítio da Moutela.
18
Alvará do príncipe regente concedendo uma pensão de 8 contos de reis à princesa Maria Francisca Benedita.
19
Ofício do conde de Vila Verde, a mando do príncipe regente, para o visconde de Anadia, para que seja distribuída pólvora para as salvas do dia do Corpo de Deus.
20
Ofício do conde de Vila Verde, a mando do príncipe regente, para António de Araújo de Azevedo, para que seja distribuída a pólvora necessária para as salvas da função do dia do Corpo de Deus tal como se tem feito nos anos anteriores e que mande lançar seis foguetes no Largo da Igreja de São Domingos, como sinal.
21
Alvará em que se faz mercê à princesa D. Maria Benedita, da sobrevivência de 8 contos de reis na pensão estabelecida na Corte Régia de 20 de Setembro de 1788.
22
Carta de Luís de Vasconcelos Sousa para António de Araújo de Azevedo sobre o projecto de economia nas salvas de artilharia a dar nos aniversários da família real.
23
Ofício de António de Araújo de Azevedo para Januário António Lopes da Silva sobre o nascimento da infanta D. Maria da Assunção, filha de D. João VI, e sobre as demonstrações festivas a realizar no dia do seu baptismo.
24
Ofício de Joaquim Guilherme da Costa Lopes sobre o luto a tomar pela morte da rainha-mãe do rei da Prússia.
25
Ofício de Caetano de Noronha para António de Araújo de Azevedo comunicando que a princesa D. Carlota Joaquina quer principiar os banhos de mar em Caxias.
26
Ofício do conde de Vila Verde para António de Araújo de Azevedo sobre a tomada de luto pela morte do duque de Lafões, tio do príncipe regente.
27
Ofício do conde de Vila Verde para António de Araújo de Azevedo sobre as festividades pelo feliz parto da princesa Carlota Joaquina.
28
Ofícios de António de Araújo de Azevedo para D. Rodrigo de Sousa Coutinho e para D. João de Almeida de Melo e Castro, participando o luto tomado pelo príncipe regente D. João pela morte da princesa das Astúrias.
29
Ofícios de José Egídio Álvares de Almeida para António de Araújo de Azevedo sobre o nascimento da princesa D. Ana de Jesus Maria, filha do príncipe regente D. João.
30
Ofício (minuta) dirigido a José Botelho Moniz da Silva mandando preparar a barraca de banhos na Ericeira para a princesa D. Carlota Joaquina.
31
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz para o marquês Monteiro Mor participando o pedido feito pelo encarregado dos Negócios de Espanha para que no dia 30 de Maio, aniversário do rei Fernando VII de Espanha, se fizessem demonstrações de alegria na capital, da mesma maneira que se praticaram em Cádis, no dia do aniversário do príncipe regente de Portugal.
32
Ofício de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz para que no dia do casamento da princesa D. Maria Teresa com o infante de Espanha D. Pedro Carlos e nos dois dias seguintes haja luminárias, repiques e salvas de artilharia, no castelo de São Jorge e torres da Marinha.
33
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz para o juiz de fora da vila de Mafra dando conta que o príncipe regente manda remeter o requerimento de Pedro de Oliveira, Joaquim Duarte e das demais pessoas nomeadas nos documentos inclusos, que pede o fornecimento de camas necessárias para o alojamento em Mafra de várias personalidades aquando da visita de lord Wellington.
34
Ofício do conde de Linhares para o patriarca eleito de Lisboa sobre o nascimento do filho da princesa D. Maria Teresa e do infante de Espanha D. Pedro Carlos, neto do príncipe regente D. João.
35
Ofícios de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz, e de João da Silva Moreira Paizinho para Gregório Gomes da Silva sobre a entrega da pólvora necessária para as salvas de artilharia previstas para 13 de Junho para celebrar o dia de Corpo de Deus e
36
Ofício de Alexandre José Carvalho para D. Miguel Pereira Forjaz sobre o nascimento de um filho da princesa D. Maria Teresa e do príncipe de Espanha D. Pedro Carlos, no dia 4 de Novembro de 1811,e sobre as luminárias, repiques e salvas de artilharia a usar nas celebrações do acontecimento.
37
Ofício de Alexandre José Martel para D. Miguel Pereira Forjaz sobre o casamento da duquesa de Lafões, a ter lugar na capela da Ajuda, onde este último deverá estar presente como representante do Governo.
38
Ofícios de João António Salter de Mendonça, em nome do Rei, para D. Miguel Pereira Forjaz e de João da Silva Moreira Paizinho para Gregório Gomes da Silva, sobre a entrega da pólvora necessária para as salvas de artilharia no dia do Corpo de Deus, observando-se os usos e costumes praticados em semelhantes ocasiões.
39
Ofício de D. Rodrigo de Lencastre para Inácio de Castro sobre as salvas de 21 tiros em aplauso ao nome de Sua Majestade Católica.
40
Correspondência de D. Rodrigo de Lencastre, Inácio Joaquim de Castro e de Manuel Bernardo de Chaves sobre as salvas de 21 tiros a dar por motivo da vitória dos Exércitos Aliados.
41
Correspondência de Carlos Stuart, Vicente Macchi, D. Inácio de La Peguela, Vicente Mazzioti, D. Miguel Pereira Forjaz e de Cristiano Daniel Peters sobre o luto tomado pela Corte devido à morte da princesa D. Maria Ana, tia do príncipe regente D. João.
42
Ofício de Francisco José da Horta Machado para D. Miguel Pereira Forjaz, secretário da Guerra, sobre o casamento da princesa D. Mariana, filha de D. Maria I, com o infante D. Gabriel de Espanha.
43
Tratado de casamento (cópia) do príncipe D. João de Portugal e da princesa D. Carlota Joaquina, celebrado entre a rainha D. Maria I e o Rei Católico de Espanha.
44
Ofício de José Joaquim Ferreira Picão sobre o falecimento do patriarca eleito, um dos governadores de Reino.
45
Requerimento de Manuel de Carvalho e António José dos Santos, estabelecidos em Viana do Castelo e tendo Bernardo Manuel Gomes como procurador, solicitando ao Arsenal Real do Exército que lhes venda cinco barris de pólvora fina para os festejos, com fogo de artifício, do bom êxito das armas portuguesas na guerra na Europa.
46
Ofício de remessa de Joaquim Vicente Pereira Araújo, presidente do Senado da Câmara da Praça de Valença, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre as festividades levadas a efeito no dia 16 de Agosto para celebrar a entrada na mesma praça do Regimento de Infantaria 21.
47
Requerimento de José da Costa Candeias, mestre fogueteiro de Sintra, solicitando ao Arsenal Real do Exército a venda de seis barris de pólvora para fazer o fogo para as festividades de Nossa Senhora da Nazaré.
48
Carta do Governo do Reino a comunicar às diversas individualidades do Governo e do corpo diplomático para que estejam presentes no solene "Te Deum" de acção de graças, no dia 26 de Abril, pela paz na Europa, pelo sucesso das forças aliadas e pela restituição do trono da França ao seu legítimo soberano.
49
Ofício para Vicente Macchi comunicando a realização de um "Te Deum" em acção de graças pela feliz substituição em Roma do Papa Pio VII.
50
Ofícios de Bernardino de Lemos, governador de Évora, para D. Miguel Pereira Forjaz sobre as festividades realizadas em Évora, em acção de graças, pela paz e sossego na Europa, convidando o Governo e o corpo diplomático a assistir.
51
Ofícios de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz e de João da Silva Moreira Paizinho para Gregório Gomes da Silva sobre as salvas a expedir nas torres e fortalezas da Marinha para celebrar o Corpo de Deus.
52
"Receita e despesa pertencentes à real casa da sereníssima princesa D. Maria Benedita, feita por ordem da mesma senhora e do seu secretário de Estado, o senhor dr. Alexandre José Ferreira Castelo, desde o 1º de Janeiro de 1815 até ao último de Dezembro do mesmo ano", assinada por Simão José de Azevedo.
53
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz para o padre João Faustino sobre a concessão para que o embaixador plenipotenciário de Inglaterra possa dar alguns passeios na cerca da casa de Nossa Senhora das Necessidades.
54
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado da Guerra, pedindo para ser informado se é hábito haver salvas de artilharia no dia 24 de Junho.
55
Nota (minuta) comunicando uma parada em honra do príncipe regente da Grã-Bretanha.
56
Ofício do tenente-general Francisco de Paula Leite para D. Miguel Pereira Forjaz sobre a parada para comemorar o aniversário da rainha D. Maria I.
57
Ofícios de João da Silva Moreira para Gregório Gomes da Silva e de João António Salter para D. Miguel Pereira Forjaz sobre as salvas para celebrar o dia de Corpo de Deus.
58
Ofício de Francisco de Paula Leite, governador das Armas da Corte e Província da Estremadura, para o conde de Sampaio comunicando a remessa da cópia da ordem de Sua Majestade que foi distribuída aos corpos da guarnição de Lisboa para a formatura da grande parada a ter lugar no dia 15 de Setembro em comemoração do 7º ano da restauração do Reino.
59
Cartas (12) dirigidas à princesa D. Maria Benedita por Alexandre José Ferreira Castelo, seu secretário, sobre assuntos relacionados com receitas e despesas.
60
Ofício de Francisco de Paula Leite para António Joaquim Bandeira, comunicando a remessa da cópia da ordem distribuída aos corpos da guarnição de Lisboa sobre o luto a cumprir pela morte da rainha D. Maria I, em 20 de Março de 1816.
61
Ofício de António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz comunicando que não existem no Arquivo da Torre do Tombo os tratados de casamento dos reis D. João V e D. José I, existindo apenas cópias porque os originais se encontravam arquivados na Secretaria de Estado, tendo sido consumidos no incêndio ocorrido por ocasião do terramoto de 1755.
62
Participação, assinada por Camilo Martins Lage e dirigida ao marquês de Borba, do Tratado de Casamento entre o príncipe do Brasil, D. Pedro, e a arquiduquesa Leopoldina Augusta.
63
Ofício (2ª via) de marquês de Aguiar para o patriarca eleito de Lisboa sobre os presentes a enviar a Espanha por ocasião dos casamentos das infantas D. Maria Isabel e D. Maria Francisca.
64
Ofício de José Rebelo Palhares para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre o envio de salvas por ocasião da chegada ao porto de Lisboa, a bordo da fragata "Príncipe D. Pedro", do marechal-general Beresford.
65
Aviso de Alexandre José Ferreira Castelo para o marquês de Campo Maior, assinado por Pedro Teles de Melo, sobre o casamento das princesas D. Maria Isabel com Fernando VII e D. Maria Francisca com o infante D. Carlos, de Espanha.
66
Ofício de João Austin para D. Miguel Pereira Forjaz, comunicando ter sido encontrado morto o arcebispo, bispo e governador civil do Reino.
67
Ofício de remessa de Francisco de Paula Leite para D. Miguel Pereira Forjaz sobre a formação da parada em comemoração do aniversário de D. João VI.
68
Ordem de D. João VI para que todas as forças estejam presentes no dia 25 de Abril, dia do aniversário da rainha D. Carlota Joaquina e que se forme a grande parada no Rossio e Praça do Comércio.
69
Indulto (cópia) assinado pelo príncipe regente, concedendo perdão a todos os militares que tenham desertado dos seus respectivos corpos ou regimentos e se apresentem voluntariamente no período de três meses para os que se encontrem no reino ou seis meses para os que se encontrem no estrangeiro, após entrada em vigor do novo regulamento militar.
70
Ofícios de Francisco de Paula Leite para D. Miguel Pereira Forjaz e para o conde de Sampaio sobre a comemoração do aniversário da princesa do Brasil, D. Carlota Joaquina, com a formação de uma grande parada e a remessa da cópia da ordem assinada por Silvério Pais de Sande e Castro e expedida aos corpos de linha e milícias da guarnição de Lisboa
71
Cartas (10) dirigidas à princesa D. Maria Benedita por Alexandre José Ferreira Castelo, seu secretário, sobre receitas e despesas da casa da princesa.
72
Correspondência entre João Dá Mesquita Pimentel, António Joaquim Bandeira, Marcelino de Vitória, António de Azevedo Coutinho, Luis Pedro Leal , João Zacarias Furtado, Joaquim António Moncada, António Joaquim Bandeira, Francisco da Paula Leite e o conde de Sampaio para no dia 6 de Abril, se darem as salvas pela aclamação de D. João VI na corte do Rio de Janeiro.
73
Carta patente de D. João VI, assinada pelo conde da Barca, seu ministro e secretário de Estado, nomeando o marquês de Castelo-Melhor, Afonso de Vasconcelos e Sousa, como seu comissário plenipotenciário para receber a arquiduquesa de Áustria, Carolina Josefa Leopoldina, acompanhando-a até ao reino.
74
Decreto de perdão concedido por D. João VI em 19 de Agosto de 1817 a favor dos desertores dos seus Exércitos, tanto do reino de Portugal como do reino do Brasil, pelo motivo da celebração do casamento do príncipe D. Pedro de Alcântara com a arquiduquesa da Áustria, Carolina Josefa Leopoldina.
75
Aviso do marquês de Borba comunicando à Repartição da Guerra o funeral do patriarca de Lisboa, a ter lugar em Arroios, com demonstrações e honras militares.
76
Ofício de Pedro Teles de Melo para o visconde de Juromenha comunicando um "Te Deum" pela celebração, na corte do Rio de Janeiro, do auto de levantamento e juramento de preito e homenagem a D. João VI.
77
Ofícios do conde da Lousã, D. Diogo para D. Miguel Pereira Forjaz e de Joaquim Pereira Monteiro para José de Barros sobre a jornada a fazer pelo referido conde, nomeado pelo rei D. João VI para ficar ao serviço da arquiduquesa Leopoldina, futura princesa do Brasil, e organizar a comitiva para a acompanhar do Porto até ao Rio de Janeiro.
78
Ofício do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz pedindo que informe os governadores do reino do Brasil para que determinem aos generais encarregados dos governos das armas a fim de que nas fortalezas e praças dos distritos da sua jurisdição se dêem as salvas no dia da celebração na corte do Rio de Janeiro da aclamação de D. João VI.
79
Ofício de Francisco de Paula Leite para José António da Rosa sobre as honras fúnebres em homenagem ao falecido Principal Sousa, governador do Reino.
80
Ofício de Francisco de Paula Leite para o conde de Sampaio remetendo cópia da ordem aos corpos de Linha e Milicias da guarnição da capital relativo à comemoração do aniversário de D. João VI.
81
Carta régia de D. João VI nomeando a filha do barão de Lebzeltem, D. Maria Thereza de Lebzeltem para acompanhar a arquiduquesa D. Maria Leopoldina, na sua viagem para o Brasil.
82
Processo sobre o casamento de D. Pedro de Alcântara com a arquiduquesa da Áustria D. Carolina Josefa Leopoldina.
83
Ofício (2ª via) de Tomás António de Vilhena Portugal para D. Miguel Pereira Forjaz acusando recepção dos ofícios sobre o estudo de um busto em mármore de D. João VI.
02
Caixa n.º 02
03
Caixa n.º 03
04
Caixa n.º 04
05
Caixa n.º 05
06
Caixa n.º 06
07
Caixa n.º 07
1840/1878
8
Caixa nº 8
Caixa n.º 01
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 01
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/19/01
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa n.º 01