Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
1
Minuta da 2ª direcção da secretaria do ministério da Guerra, assinada pelo brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente, fiscal e inspector-geral do Arsenal da Obras Militares e Inspecção Geral de Quarteis, remetendo processo sobre as obras requeridas, pelo coronel conde de Lumiares, comandante do Regimento de Infantaria 1, para o seu aquartelamento, em Belém.
2
Ofício do coronel Tiago Pedro Martins, comandante do Regimento de Infantaria 9, para o Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral de Quarteis, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 9, em Braga.
3
Minutas da 2ª direcção da secretaria do ministério da Guerra, assinada pelo brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal de campo visconde de Santa Marta, encarregado do Governo das Armas do Minho e para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral dos quarteis militares, sobre as medidas que tomou para quartelar em Braga o Regimento de Infantaria 9, em consequência das poucas condições que tinha o quartel que ocupava o Regimento de Infantaria 3.
4
Ofício da 2ª direcção da secretaria do ministério da Guerra, assinada pelo brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o tenente-general visconde de Souzel, governador das Armas do Alentejo, sobre as opiniões dos comandantes do Regimento de Cavalaria 8 e do Batalhão de Caçadores 1, inclusas, relativas às hortas dos seus aquartelamentos, em Campo Maior.
5
Mapa do "Ponto das pessoas empregadas na Casa do Risco das Obras Militares", assinado por José dos Santos e Silva e conferido por Tomás de Aquino Leal, do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis.
6
Minuta de ofício da 2ª direcção da secretaria do ministério da Guerra, assinada pelo brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral dos quarteis militares, sobre as obras no Quartel da 3ª Companhia de Veteranos, na praça de Cascais.
7
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras da arrecadação do quartel do 2º Batalhão de Infantaria 8, na praça de Cascais.
8
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras no hospital do 2º Batalhão de Infantaria 8, na praça de Cascais.
9
Ofício do coronel João Correia Guedes Pinto, comandante do Regimento de Infantaria 8, para o tenente-general visconde de Sousel, encarregado do Governo das Armas do Alentejo, sobre a horta para o seu regimento, em Castelo de Vide.
10
Requerimento da Câmara da Vila de Castelo de Vide, para Sua Majestade, sobre o desejado regresso do Regimento de Infantaria 8.
11
Ofício do tenente-coronel José da Rosa e Sousa, comandante do Batalhão de Caçadores 4, para o marechal de campo marquês de Angeja, encarregado do Governo das Armas do Algarve, sobre a horta para o seu batalhão.
12
Correspondência entre a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, o Arsenal das Obras Militares e o Governo das Armas de Trás-os-Montes, sobre a construção de arrecadações para o 2º Batalhão do Regimento de Infantaria 12, em Chaves.
13
Ofício de Luís António Ramos, juiz do povo da cidade de Coimbra, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a restituição de camas e mantas ao quartel estabelecido no Rossio de Santa Clara, para apoio à infantaria e cavalaria.
14
Ofício (cópia) do Arsenal das Obras Militares, para o conde de Subserra, sobre o ofício do tenente-coronel José da Silva Reis, comandante interino do Regimento de Artilharia 3, em Elvas, expondo a necessidade que o Corpo tem de uma horta e da localização escolhida.
15
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral dos quarteis militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a pretenção do coronel Henrique Pinto de Mesquita, comandante do Regimento de Infantaria 5, de mandar caiar os quarteis do seu regimento, em Elvas.
16
Correspondência entre a 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, o Arsenal das Obras Militares e o Regimento de Artilharia 3, sobre a cedência da horta do Gorgolhão ao seu regimento, em Elvas.
17
Correspondência entre a 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, Governo das Armas do Alentejo e o Regimento de Infantaria 5, sobre a horta para o regimento, em Elvas.
18
Ofício do tenente-coronel visconde de Sousel, encarregado do Governo das Armas do Alentejo, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as hortas para os Corpos da guarnição da praça de Elvas.
19
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o alojamento de oficiais do Regimento de Infantaria 17, no Convento de São Francisco, em Estremoz.
20
Minuta de ofício da 2ª direcção da secretaria do ministério da Guerra, assinada pelo brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente, fiscal e inspector-geral do Arsenal da Obras Militares e Inspecção Geral de Quarteis, sobre as irregularidades detectadas no Regimento de Infantaria 17, em Estremoz.
21
Correspondência entre a 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, o Arsenal das Obras Militares e o Governo das Armas do Alentejo, sobre a luz do quartel do Regimento de Infantaria 17, em Estremoz.
22
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras no quartel do Regimento de Cavalaria 5, em Évora.
23
Correspondência entre a 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, o Arsenal das Obras Militares, Governo das Armas do Algarve e o Regimento de Artilharia 2, sobre a horta para o regimento, em Faro.
24
Ofício do coronel António José Soares Borges e Vasconselos, comandante do Regimento de Infantaria 15, para o marechal de campo viconde de Santa Marta, encarregado do Governo das Armas do Minho, sobre a horta para o seun regimento, em Guimarães.
25
"Mapa das casas que por conta do Estado se achão arrendadas nesta praça de Lagos para alojamentos militares, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinado pelo coronel João Veloso Cabral.
26
Ofício do tenente-coronel Joaquim António de Almeida, comandante do Batalhão de Caçadores 9, para o marechal de campo visconde da Varzea, encarregado do Governo das Armas da Beira Alta, sobre a horta para o batalhão, perto de Lamego.
27
Ofício do tenente-coronel António José da Costa, comandante do Regimento de Infantaria 22, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre o terreno para a horta do seu regimento, em Leiria.
28
Ofícios (cópias), requerimentos e despachos entre entidades civis e militares, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 22, em Leiria.
29
Minutas de ofício do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o requerimento de Luís da Cunha de Carvalho Roda, proprietário de um terreno escolhido para a horta do Regimento de Infantaria 4.
30
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o conde de Porto Santo, secretário (interino) de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a reparação do muro que circunda a praça do quartel de Val de Pereiro, em Lisboa, onde está aquartelado o Regimento de Infantaria 16.
31
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o conde de Porto Santo, secretário (interino) de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o depósito de palha nas cavalariças do quartel do Cais dos Soldados.
32
Ofício do tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as consequências da saída do Regimento de Cavalaria 12, do quartel do Cais dos Soldados.
33
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o não pagamento do foro, nos prédios construidos dentro do quartel de Alcântara, em Lisboa
34
Ofício do tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura e do coronel Jerónimo Pereira de Vasconcelos, comandante do Regimento de Infantaria 16, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a desordenada ocupação, pelos oficiais das companhias da Guarda da Polícia, no Convento de São João de Deus, em Lisboa.
35
Ofício do tenente-general conde de Sampaio, inspector-geral de Cavalaria, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a obra de caiar os quarteis e cavalariças do Regimento de Cavalaria 1, em Alcântara.
36
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o melhoramento de quarteis de alguns Corpos da Capital.
37
Ofício do coronel conde de Lumiares, comandante do Regimento de Infantaria 1, para o capitão João Ferreira Sarmento, ajudante de ordens do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre a horta para o seu regimento, em Lisboa.
38
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estado que o Regimento de Infantaria 14 deixou o o quartel do Castelo de São Jorge, em Lisboa.
39
Ofícios do tenente-general visconde de Juromenha, governador da torre de São Vicente de Belém, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras a efectuar no palácio destinado a residência dos governadores da torre de Belém, em Lisboa.
40
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras urgentes no quartel do Regimento de Artilharia 1, na Cruz dos Quatro Caminhos.
41
Correspondência entre a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, Governo das Armas da Corte e da Estremadura e Arsenal das Obras Militares, sobre obras na casa da Guarda Principal de Belém.
42
Ofício do coronel conde de São Lourenço, comandante do Regimento de Cavalaria 4, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do governo das Armas da Corte e da Estremadura e Arsenal das Obras Militares, sobre a horta para o seu regimento, em Lisboa.
43
Ofício do tenente-coronel D. João de Castelo Branco, comandante do Regimento de Cavalaria 1, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre a horta para o seu regimento, em Lisboa.
44
Ofício do tenente-coronel João Vieira da Silva, comandante da Brigada de Artilharia Volante, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre a horta para a sua brigada, em Lisboa.
45
Ofícios do coronel barão de Portela, comandante do Corpo da Guarda da Polícia, e do coronel marquês de Valença, comandante do Regimento de Infantaria 4, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre as hortas para os seus regimentos, em Lisboa.
46
Ofícios do coronel Jerónimo Pereira de Vasconcelos comandante do Regimento de Infantaria 16, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre a horta para o seu regimento, em Lisboa.
47
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a possível entrega aos religiosos do Convento de São Vicente, das instalações que tem servido de quartel ao Regimento de Infantaria 14, em Lisboa.
48
Ofícios do general visconde de Santa Marta, encarregado das Armas do Governo do Minho e do brigadeiro Duarte José Fava, intendente do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pagamento dos quarteis dos oficiais do Regimento de Infantaria 9, na cidade de Braga e do Regimento de Infantaria 3, na vila de Viana.
49
Ofícios do general visconde de Santa Marta, encarregado das Armas do Governo do Minho, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os Regimentos de Infantaria 3, 9, e 15, que ainda não têm hortas.
50
Processo de um requerimento apresentado por Jacinto José da Silva de Macedo, juiz de fora da praça da Vila de Mogadouro, para El-Rei, sobre um terreno e prédios que possui no campo da Terra Nova, próximo do quartel da praça de Monção.
51
Ofício (cópia) do alferes caserneiro João Vitor da Silva, da torre de São Julião da Barra, para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente do Arsenal das Obras Militares, sobre a horta para o Batalhão de Caçadores 5, em Oeiras.
52
Ofício do major Francisco Pinto Henriques de Mendonça, do Regimento de Infantaria 6, para o brigadeiro João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, encarregado do Governo das Armas do Partido do Porto, sobre a horta para o Batalhão de Caçadores 6, em Penafiel.
53
Ofício do coronel António Joaquim Rosado, comandante do Regimento de Infantaria 13, para João Ferreira Sarmento Pimentel, sobre a horta para o seu regimento, em Peniche.
54
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a horta para o Regimento de Caçadores 12, em Ponte de Lima.
55
Ofício da 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinado por José Maria de Barcelos, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, transmitindo a ordem do seu secretário, para procurar nos arquivos a seu cargo, documento de doação do terreno da horta do extinto Regimento de Infantaria 6, no Porto.
56
Ofício do tenente-coronel José Batista da Silva Lopes, comandante do Regimento de Artilharia 4 e do major Afonso Botelho de Sampaio e Sousa, comandante interino do Corpo da Polícia do Porto, para o brigadeiro João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, encarregado interino do Governo das Armas do Partido do Porto, sobre as hortas para os seus regimentos e para o Regimento de Infantaria 18.
57
Ofício do brigadeiro João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, encarregado interino do Governo das Armas do Partido do Porto, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as hortas para os Corpos aquartelados neste partido.
58
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, intendente do Arsenal das Obras Militares, e do brigadeiro João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, encarregado interino do Governo das Armas do Partido do Porto, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras necessárias para a instalação de unidades da polícia em conventos da cidade do Porto.
59
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras no quartel do Regimento de Infantaria 6, na Torre da Marca, na cidade do Porto.
60
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as hortas para o Regimento de Infantaria 10, em Santarém, Regimento de Cavalaria 8 e Batalhão de Caçadores 1, em Campo Maior.
61
Ofícios do tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura e do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras no paiol da pólvora do Regimento de Infantaria 10, em Santarém.
62
Ofício do coronel Francisco Elziário de Carvalho, comandante do Regimento de Cavalaria 10, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre a horta para o seu regimento, em Santarém.
63
Ofício do coronel José Benedito de Melo, comandante do Regimento de Infantaria 10, para o tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, sobre as averiguações para a horta do seu regimento, em Santarém.
64
Ofício do major caserneiro António Joaquim da Silva Machado, da praça de Setúbal, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 7, aquartelado nesta praça.
65
Ofícios do tenente-general visconde de Alhandra, encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, para o conde de Subserra, da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma casa destinada para secretaria do Regimento de Infantaria 19, que pertenceu ao Regimento de Infantaria 7, com os seus documentos e inventário.
66
Ofícios (cópias) do major caserneiro António Joaquim da Slveira Machado, da praça de Setúbal, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 9.
67
Ofício do coronel Luís de Mendonça e Melo, comandante interino do Regimento de Infantaria 14, para o marechal de campo José António Botelho de Sousa, marquês de Angeja, encarregado do Governo das Armas do Algarve, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 14, em Tavira.
68
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras no Convento da Graça eda continuação de um quartel para o Regimento de Infantaria 14, ambas em Tavira.
69
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras no quartel de Torres Novas, afim de acolher o Regimento de Cavalaria 10.
70
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a possibilidade de alojar em Torres Novas qualquer Corpo de tropa, conforme a representação da câmara, clero, nobreza e povo desta vila.
71
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras no quartel permanente do Regimento de Infantaria 9, em Viana.
72
Ofício do major Joaquim Manuel da Fonseca Lobo, comandante do Batalhão de Caçadores 11, para brigadeiro João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, encarregado do Governo das Armas do Partido do Porto, sobre a horta para o seu regimento, em Vila da Feira.
73
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as alterações nos quarteis do Regimento de Cavalaria 2, em Vila Viçosa.
74
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o alojamento do coronel Caetano Alberto de Sousa Canavarro, comandante do Regimento de Infantaria 17, em Estremoz.
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 12
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 12
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/12
Título
Caixa nº 12