Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
1
Requerimento de António Ramos e Manuel José Ramalho, responsáveis pela festividade dos touros anteriormente concedida às religiosas flamengas, através de contrato com elas celebrado em que se obrigavam a apresentar-lhes determinada quantia, no qual solicitam o pagamento, por parte dos palanqueiros, dos dias em que não ocorreram festas de touros.
2
Aviso (cópia) de D. Luís da Cunha para José Pinto Barcelos, corregedor do cível da cidade de Lisboa, relativo ao estabelecimento de palanques para os "Dias de Touros".
3
Requerimento de António Gomes Varela, no qual solicita autorização para promover festas de touros, dado ter construído uma grande praça de touros no sítio do Salitre, com beneplácito régio.
4
Aviso (cópia) assinado por João António Salter de Mendonça e dirigido a João de Matos e Vasconcelos Barbosa de Magalhães, determinando a proibição da festa de touros em Viseu.
5
Correspondência entre Afonso Furtado de Mendonça, do Ministério da Guerra, e o conde de Barbacena sobre as obras de construção de diversas praças de touros.
6
Requerimento dos patrões das casas públicas, vendedores, ferreiros e carpinteiros da Praça de Estremoz, no qual solicitam o levantamento da ordem do general da Província proibindo a demora e passagem por aquela Praça dos carros portugueses e espanhóis, lesiva dos seus interesses.
7
Requerimento de José de Sousa Matias e André Peres Madeira, entre outros, mestres das embarcações ao serviço do transporte de doentes do Exército, no qual reclamam o pagamento dos montantes que lhes são devidos.
8
Requerimento dos negociantes fornecedores de géneros e transportes para o Exército, pedindo o pagamento das dívidas da Real Fazenda.
9
Requerimento de João Batista Stuben, solicitando o estabelecimento de seges de aluguer entre Alcântara e Belém.
10
Requerimentos dos lavradores do termo da vila de Torres Vedras, solicitando que sejam fornecidos carros e gado para o serviço de transporte de tropas.
11
"Relação dos carros e cavalos necessários, tanto os que devem existir sempre no parque para a condução da artilharia e munições do Exército, como para o transporte do grosso do mesmo parque, do lugar donde fizer o seu desembarque ao sítio em que for formado".
12
Declaração assinada por José Maria Pereira Forjaz de Sampaio, juíz de fora do cível e intendente geral subdelegado dos transportes do Exército, nomeando Fernando Luís Peixoto para o cargo de inspector dos transportes do Exército.
13
Relatório da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra sobre o "Plano e condições para o estabelecimento de uma porta de carretas a que se propõe Jerónimo Luís de Brito, para os transportes da Província do Alentejo, e que Sua Alteza Real tem por bem aprovado por Aviso datado de 12 de Maio de 1810".
14
Ofício de Sebastião José Xavier Botelho para D. Miguel Pereira Forjaz sobre as medidas a tomar em benefício dos indivíduos que possuam carros de transportes.
15
Declaração emitida por Sebastião José Xavier Botelho, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, desembargador da Relação e Casa do Porto, com exercício de provedor dos Resíduos e Cativos e inspector-geral dos Transportes dos Exércitos Combinados, concedendo a Manuel Joaquim Lopes, dono de um batel, o privilégio de transportar o público e as mercadorias da vila de Belver, comarca do Crato, não podendo o mesmo ser embargado.
16
Decreto respeitante à execução, durante a guerra, das providências dadas na Regulação dos Transportes para o Serviço dos Exércitos Português e Inglês, mandados observar por Portaria de 7 de Dezembro de 1811.
17
Declaração emitida por Sebastião José Xavier Botelho, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, desembargador da Relação e Casa do Porto, com exercício de provedor dos Resíduos e Cativos e inspector-geral dos Transportes dos Exércitos combinados, concedendo a Luís António da Fonseca, proprietário de uma embarcação, o privilégio de transportar carga de Castelo Branco para Abrantes, sem que a mesma seja objecto de embargo.
18
Requerimento de José Rodrigues de Abreu, natural da vila de Abrantes, proprietário do barco nº 67 empregado na ponte do Tejo estabelecida para a passagem da tropa no Ribatejo, solicitando o pagamento de uma indemnização pelo embargo a que a sua embarcação foi sujeita.
19
"Plano para a conservação dos transportes do Exército, sem fazer despesa ao Estado".
20
Requerimento do juiz e eleitos da freguesia de Taboaças respeitante ao prejuízo sofrido pelos lavradores de Guimarães devido ao fornecimento de vacas para transporte pelas estradas de Braga e Porto para Chaves e dali para diversas partes.
21
Portaria relativa à alteração das gratificações concedidas pelo parágrafo 7 do artigo 6 da Regulação do Transportes, de 7 de Dezembro de 1811.
22
Ofício dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz sobre a nomeação de António Gomes da Silva Belford, juiz do crime do Bairro de Andaluz, para o cargo de inspector dos Transportes da Estremadura e Beira Baixa, na ausência de Joaquim Gomes da Silva Belford.
23
Correspondência de José Marcelino Xavier da Fonseca e Manuel Garcia Monteiro e Costa, juizes de fora, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral dos Quartéis Militares e Obras Públicas, sobre despesas e gratificações com transportes.
24
Ofício de João de Mesquita Pimentel para José Correia de Faria transmitindo a autorização concedida pelo visconde de Veiros para que os soldados apeados marchem embarcados até Valada.
25
Requerimento de Joaquim Gomes Coelho de Quadros solicitando medidas para que o coronel do Regimento de Milícias da Maia assine os fretes dos vencimentos das cavalgaduras.
26
Tratado (cópia) da aliança ofensiva e defensiva em Viena em 25 de Março de 1815, artigo adicional secreto assinado em 8 de Abril de 1815 e rectificado no Rio de Janeiro, em 7 de Julho de 1815.
27
"Auto de Avaliação" do peso que se pode transportar num bote, assinado por Manuel Fortunato Henriques, escrivão do geral, António Vaz e Lourenço de Oliveira.
28
Nota oficial (cópia) do duque de Palmela, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, para lord Howard de Walden, sobre a suspensão do Tratado de Comércio de 1810 entre Portugal e a Grã-Bretanha.
29
Ofício do visconde de Atouguia, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, para o duque de Saldanha, presidente do Conselho de Ministros, sobre a possibilidade de se celebrar um Tratado de Comércio e Navegação com o Perú.
30
Ofício de Francisco Inácio Maia, do Arquivo da Ajuda, para Luís Carlos dos Santos sobre a existência, neste Arquivo, de dois livros de registo da colecção dos Tratados de Paz, Aliança e Comércio com as potências estrangeiras.
31
Ofício do visconde de Atouguia, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o Tratado celebrado entre Portugal e Rússia em 28 de Fevereiro de 1851.
32
Declaração (cópia) assinada pelo conde de Rilvas, em representação de Portugal, por representantes de algumas nações acreditadas na Corte de São Petersburgo e pelo príncipe Gortchacoff, por parte da Rússia, sobre a exclusão das balas explosivas ou carregadas de matérias fulminantes e inflamáveis.
33
Ofícios de Emílio Achilles Monteverde, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, para o Ministério da Guerra sobre o convénio assinado em São Petersburgo sobre balas explosivas.
34
"Convenção Consular entre Sua Majestade El-Rei de Portugal e dos Algarves e Sua Alteza o Regente de Espanha, assinada em Lisboa pelos respectivos plenipotenciários".
35
Correspondência entre o Ministério do Reino, a Secretaria da Guerra e o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre o projecto de convenção entre Portugal e o Brasil para a entrega recíproca de desertores.
36
Correspondência entre Emílio Achilles Monteverde, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e D. António José de Melo, da Secretaria da Guerra, sobre o convénio celebrado em São Petersburgo respeitante a balas explosivas.
37
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e a Direcção dos Consulados e dos Negócios Comerciais do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre o Tratado de Comércio e Navegação com a Alemanha.
38
"Tratado de Comércio e Navegação entre Sua Majestade El-Rei de Portugal e dos Algarves e Sua Majestade o Rei de Itália, assinado em Lisboa pelos respectivos plenipotenciários".
39
Correspondência entre os Serviços Hidráulicos do Ministério do Comércio e Comunicações e o Ministério da Marinha sobre vias fluviais.
40
Ofício dirigido a António de Araújo de Azevedo sobre a petição apresentada pelos comerciaintes de vidro alemães.
41
Memória sobre aguardantes e vinagres fabricados a partir de vinho.
42
Memória relativa à Companhia dos Vinhos.
43
Memória relativa à prorrogação do prazo para a Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
44
Ofício de José Ferreira Pinto Basto para D. Miguel Pereira Forjaz sobre a agência em Londres da Junta da Companhia dos Vinhos do Porto.
45
Correspondência entre o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e o conde de Tomar sobre a questão vinhateira do País.
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 25
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 25
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/25
Título
Caixa nº 25