Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
1
"Memória sobre a vala de Alpiarça pelo coronel graduado do Estado-Maior de Engenharia Manuel José Júlio Guerra, da Superintendência Geral do Tejo".
2
Ofício de António Pedro de Carvalho, do Ministério da Marinha e Ultramar, para o Ministério da Guerra, solicitando o envio de alguns exemplares do Regulamento Militar e folhetos do ensino das manobras militares, a fim de serem distribuídos aos oficiais dos Corpos de Angola.
3
Requerimentos de nove oficiais e dois capelães prisioneiros em Argel, solicitando que lhes sejam pagos os soldos vencidos, os quais Sua Alteza lhes mandou dar pela Junta da Marinha, para se sustentarem enquanto não puderem ser resgatados.
4
Requerimentos das mulheres dos oficiais prisioneiros em Argel, solicitando o pagamento de quartéis em dívida.
5
Requerimentos de nove oficiais e dois capelães prisioneiros em Argel, pedindo a sua libertação.
6
Ofício do visconde de Anadia para António de Araújo de Azevedo, relativo ao requerimento dos portugueses prisioneiros em Argel.
7
Requerimento de portugueses prisioneiros em Argel, pedindo a sua libertação.
8
Ofício de D. António Soares de Noronha para o brigadeiro Blunt sobre o anúncio de uma subscrição voluntária para resgate dos portugueses prisioneiros em Argel.
9
Requerimento de negociantes propondo uma contribuição especial para resgate dos portugueses prisioneiros em Argel.
10
Correspondência do conde de Redondo para D.Miguel Pereira Forjaz sobre os fundos reunidos nos cofres do Depósito Público para resgate dos portugueses cativos em Argel.
11
Requerimento dos proprietários das marinhas da Ria de Aveiro, pedindo isenção do serviço militar.
12
Edital assinado por Luís Gomes de Carvalho, sargento-mor do Real Corpo de Engenheiros e encarregado da direcção das obras de Aveiro, relativo a obras na barra da Ria de Aveiro.
13
Correspondência do tenente-coronel Luís Gomes de Carvalho, director da Obra de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz sobre as obras na barra da Ria de Aveiro.
14
Correspondência do marquês de Campo Maior e de Fernando Afonso Giraldes, superintendente da Barra de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz sobre as obras na Barra.
15
Ofício de António Bernardino de Carvalho, administrador geral interino do Distrito de Aveiro, para António Fernandes Coelho, sobre a representação da Junta da Paróquia da Freguesia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro, solicitando que seja conservada na posse da Casa do Capítulo para as suas sessões.
16
Ofício de Joaquim da Costa para Duarte José Fava sobre a representação do Administrador das Manadas Reais da Azambuja, na qual solicita que sejam efectuados trabalhos de reparação da Ermida.
17
Ofício de José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, para o inspector fiscal do Exército sobre os trabalhos preliminares dos canais da Azambuja.
18
Correspondência entre o duque de Terceira, do Ministério da Guerra, e o conde do Tojal sobre a existência de uma fábrica de pólvora de contrabando na vila de Azeitão.
19
Ofício do general de brigada barão de Wiederhold para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dando alguns esclarecimentos sobre um opúsculo publicado em Alemão pelo major Brookuck relativo ao cerco de Badajoz em 1812.
20
Telegrama do general Silva Mata para o governador da Praça de Elvas sobre tumultos em Badajoz.
21
Ofício (minuta) dirigido ao visconde de Veiros sobre o fornecimento de pólvora dos Armazéns de Beirolas.
22
Ofício de José da Silva Carvalho, da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, para Agostinho José Freire sobre a manutenção dos expostos da cidade de Beja.
23
Ofícios do tenente-general Carlos Frederico de Caula, do Real Corpo de Engenheiros, para Agostinho José Freire, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e deste para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra respeitantes a problemas surgidos com o Governo Inglês sobre a posse da Ilha Bolama.
24
Requerimento de Quitéria Maria da Conceição, viúva, da cidade de Braga, dirigido ao intendente fiscal das Obras e Quartéis Militares, sobre o pedido de suspensão do título de El-Rei de uma casa que a mesma possui naquela cidade.
25
Ofício de Manuel de Castro Pereira, do Governo Civil do Distrito de Braga, para o governador militar da Província do Minho, solicitando o envio de relação de armamentos e demais apetrechos que se encontram num depósito no distrito de Braga.
26
Considerações particulares sobre a independência do Brasil publicadas na Tipografia Nacional do Rio de Janeiro.
27
Ofício de José Joaquim Freire sobre a apreciação dos planos das costas e portos do Brasil, de Jacinto José Paganino.
28
Requerimento de Francisco Agostinho Guillobel, solicitando engenhos e modelos para utilizar na Casa da Moeda do Rio de Janeiro.
29
Circular do marechal general marquês de Campo Maior determinando o envio de uma relação de oficiais para servirem no Brasil.
30
Publicações relativas à Independência do Brasil.
31
Ofícios do capitão Silvério Henriques Beça, do Ministério da Guerra, para António Tomás de Almeida e Silva, sobre a relação das despesas de transporte de tropas portuguesas para o Brasil, a ser apresentada à Comissão Mista de Reclamações estabelecida na Corte do Rio de Janeiro.
32
Ofícios da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros sobre o parecer da Câmara dos Deputados do Brasil em relação à reclamação feita por oficiais da Secretaria do Supremo Conselho Militar naquela Corte.
33
"Colóquio internacional de estudos luso-brasileiros, mapas e plantas do Brasil do Arquivo de Desenhos da Direcção da Arma de Engenharia", por Luísa da Fonseca.
34
Ofício (minuta) de Luís Travassos Valdez, chefe da Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra, para a 1ª Direcção, remetendo os mapas estatísticos da legação portuguesa em Bruxelas.
35
"Projet d'un déclaration internationale concernant les lois et coutumes de la guerre, discuté dans la conférence de Bruxelles".
36
Requerimento dos moradores da vila das Caldas da Rainha, solicitando que se estabeleça correio para a vila três vezes por semana nos meses de Novembro e Dezembro e no período de Janeiro a Junho, no sentido de permitir às pessoas que ali se encontram a banhos ter notícias de seus familiares.
37
Ofício de José Maria Grande, prefeito interino do Alentejo, para José Dionísio da Serra, inspector-geral dos Quartéis, sobre o arrendamento de um quintal no extinto Convento de S. João de Deus, na Praça de Campo Maior.
38
Ofício do major José Joaquim de Santana, governador, para Francisco António Raposo, sobre o emprego de grilheta nas obras do Forte de S. Bruno, em Caxias.
39
Requerimento de Fr. António de S. Frutuoso, médico do Exército e director do Hospital de Chaves, remetendo uma relação de plantas que pretende cultivar no Cavaleiro, em Chaves.
40
Ofício de José Carlos Barreto para D. Miguel Pereira Forjaz a apoiar o cultivo de plantas medicinais no Cavaleiro, em Chaves, por Fr. António de S. Frutuoso, médico do Exército.
41
"Orçamento para a construção do edifício mandado fazer para a manipulação de pão para a tropa existente na Praça de Chaves, aproveitando-se a cortina de muralha e paredes dos dois baluartes do Forte de S. Francisco, bem como a pedra necessária da Real Fazenda, sendo tirada do baluarte e portas do Torrião da Vedoria, já principiado a demolir", assinado pelo 2º tenente Francisco Pacheco Pereira, director das Obras Militares.
42
Ofícios do conde da Lousã para o conde de S. Lourenço sobre a necessidade de se montar guarda na Alfândega de Chaves.
43
Ofício (minuta) dirigido ao vice-reitor da Universidade de Coimbra solicitando informações sobre a tipografia da Universidade.
44
Relatório da "Fala que fez o ilustríssimo e excelentíssimo senhor marquês de Pombal" ao corpo da Universidade de Coimbra, "convocado à sala grande dos Paços na tarde do dia 22 de Outubro de 1772".
45
Ofícios de José Joaquim de Faria sobre a oferta de obras editadas à Biblioteca da Universidade de Coimbra.
46
Ofício (minuta) dirigido à Universidade de Coimbra solicitando informação sobre objectos relevantes que tenham sido objecto de roubo pelos Franceses.
47
Ofício de Joaquim António de Aguiar, da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um exemplar do discurso de José Maria da Silva Torres, professor de Teologia do Liceu de Coimbra, alusivo ao dia 8 de Maio de 1841".
48
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e o Comando Geral de Engenharia sobre o abastecimento de água ao Convento de Santana, em Coimbra.
49
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e o Comando Geral de Engenharia sobre obras no Regimento de Infantaria nº 23, sito em Coimbra.
50
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e o Comando Geral de Engenharia sobre o abastecimento de água ao Convento de Santana, em Coimbra.
51
Correspondência entre a Secretaria da Guerra, o Ministério da Instrução Pública e Belas-Artes e o Comando Geral de Engenharia sobre o fornecimento de água à Faculdade de Filosofia de Coimbra.
52
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e o Comando Geral de Engenharia sobre o fornecimento de água à Faculdade de Filosofia de Coimbra.
53
"Mapa mensal das pessoas empregadas no trabalho da estrada e caminho de sirga para facilitar a navegação do rio Douro desde a Régua até Barca d'Alva", assinado pelo major de Engenharia Joaquim Peito de Carvalho.
54
Ofício de José da Silva Carvalho, da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, para o duque de Terceira sobre o Tratado celebrado com Espanha para a navegação do rio Douro.
55
Correspondência entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra sobre o Porto da Barca do rio Douro.
56
Correspondência do Ministério da Guerra para o Ministério do Reino sobre o regulamento para a navegação do rio Douro.
57
Requerimento de Francisco António Alves, soldado da 3ª Companhia do Regimento de Militares de Portalegre, pedindo autorização para estabelecer uma casa de bilhar em Elvas.
58
"Relação das ferramentas precisas para a obra da muralha e calçada da Ericeira", assinada por Lourenço José da Mota Manso, da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino.
59
Correspondência entre o Chefe do Estado-Maior do Exército, o comandante da 8ª Divisão Militar e o Vice Consulado de Portugal em Huelva sobre acontecimentos revolucionários ocorridos em Sevilha.
60
Informação (cópia) de António Silvério de Miranda, provedor da Casa da Moeda, para o conde de Redondo, sobre o pedido feito por Espanha ao Governo Português de se estabelecer em Estremoz um comissário português encarregado de receber dos soldados espanhóis a moeda de prata miúda, dando em troca a correspondente moeda portuguesa.
61
Ofício de Francisco Manuel de Campos Carvalho Pacheco sobre o corte de árvores mandado fazer pela Câmara de Estremoz.
62
Portarias assinadas por José Jorge Loureiro, do Ministério da Guerra, para o inspector geral dos Quartéis e Obras Militares, determinando a desocupação do edifício da antiga Universidade de Évora, onde se achava aquartelado o Regimento de Infantaria nº 4, para o estabelecimento do Depósito Geral das Livrarias e Pinturas dos extintos conventos da Província do Alentejo.
63
Ofício de Joaquim António de Aguiar, da Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, para o duque de Terceira, remetendo um caixote contendo ofícios e documentos que haviam sido apreendidos em Évora.
64
Requerimentos de Bento da Cunha Serrão, escrivão na Alfândega da vila de Figueira da Foz, pedindo autorização para usar a medalha da real efígie de Sua Majestade, de fidelidade ao Rei e à Pátria, com que foi condecorado.
65
Ofício do conde do Tojal, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para Adriano Maurício Guilherme Ferreri, remetendo um projecto de lei apresentado pelo Governo Francês à Assembleia Nacional, a fim de regular as condições do estado de sítio.
66
Ofício de José António de Almeida, administrador geral do Distrito de Santarém, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando o destacamento de uma força de 30 a 40 cavalos para defesa dos feirantes, por ocasião da Feira de S.Martinho na vila da Golegã, em 11 de Novembro de 1840.
67
Correspondência entre o conde do Bonfim, presidente do Conselho de Ministros, e o conde de Vila Real, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, sobre os direitos de Portugal a um ilhote na foz do rio Guadiana.
68
Requerimento dos moradores das freguesias de S. Miguel da Cunha e S. Paio de Ruílhe, em Guimarães, solicitando que estas, em termos civis, sejam desanexadas de Guimarães e unidas a Braga, a Barcelos, a Vimieiro ou a Arentim.
69
Correspondência entre a Secretaria da Guerra, a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, a Comissão Central Executiva do Centenário e os Comandos das Divisões Militares sobre as celebrações nacionais do 4º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.
70
"Carta do coronel Rodrigo Borba Correia Alardo, administrador do Real Pinhal de Leiria, na data de 23 de Agosto de 1806, sobre o incêncio que houve naquele pinhal" (cópia), dirigida ao visconde de Anadia, ministro e secretário de Estado da Repartição da Marinha e Negócios do Ultramar.
71
"Regulamento para o iate destinado a transportar mercantilmente madeiras, alcatrão e mais géneros do Real Pinhal de Leiria para o Arsenal Real da Marinha", assinado por Rodrigo Borba Correia Alardo, administrador.
72
Portaria assinada por Inácio da Costa Quintela, da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha, determinando que a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra providencie uma cópia da planta do Pinhal de Leiria.
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 23
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 23
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/23
Título
Caixa nº 23