Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
1
Consulta da Junta da Administração do Tabaco, relativamente a guardas colocados a bordo dos navios estrangeiros.
2
Ofício de Francisco António de Campos, dirigido ao tenente general D. Miguel Pereira Forjaz, sobre a fiscalização do contrabando do tabaco.
3
Ofício (minuta) do marquês de Campo Maior, dirigido ao tenente general D. Miguel Pereira Forjaz, referente à representação dos contratadores do tabaco.
4
Ofício ( minuta) dirigido a Manuel Guerreiro de Amorim, com o pedido de nomeação feito pelo fiscal do contrato de tabaco Francisco Carneiro Homem Souto Maior.
5
Ofício e requerimentos do tenente-general Francisco Paula Leite, dirigidos ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, com o pedido dos contratadores do tabaco, para que os privilégios sejam extensivos à administração e fábrica do Porto.
6
Ofício e circular (cópia) do visconde de Juromenha, para o conde de Sampaio, com as normas a observar no que diz respeito aos privilégios concedidos aos contratos do tabaco.
7
Minuta e requerimento com o pedido do administrador Manuel Joaquim de Faria, para a nomeação de um piquete de cavalaria para acompanhar o dinheiro do tabaco.
8
Ofício e requerimento de João Maria de Torres, com o pedido de isenção do serviço militar para o filho de Manuel José Quintans.
9
Ofício do conde de Subserra, dirigido ao infante D. Miguel, comandante em chefe do exército, relativamente às escoltas pedidas pelos contratadores gerais do tabaco e saboarias.
10
Ofício de Sua Alteza o Infante D. Miguel, comandante em chefe do Exército, dirigido ao visconde de Veiros, relativamente ao contrabando de tabaco, ordenando que se vigiem as embarcações que transitem nas proximidades do forte do Guincho e Cabo da Roca.
11
Ofício e ordem (cópias) do conde de Barbacena Francisco, assinado pelo tenente coronel Martinho José Dias Azedo, chefe da 1ª Divisão do Estado-Maior General, comunicando a isenção do serviço militar para os filhos e criados dos estanqueiros do tabaco.
12
Requerimento assinado por José Ferreira Pinto Bastos e José Bento Pacheco, contratadores gerais do tabaco e saboarias, com o pedido dos contratadores gerais do tabaco e saboarias do Reino, para a isenção do serviço militar para um seu administrador de Gaia.
13
Ofícios do conde de Molellos e José de Mello, dirigidos ao conde de Subserra, com o pedido de isenção do serviço militar para os empregados do real contrato do tabaco.
14
Ofício de Francisco de Magalhães Peixoto, dirigido ao barão de Albufeira, referente à entrega de dinheiro da subscrição da obra militar, na administração do contrato do tabaco de Angra.
15
Ofícios de João Manuel Lopes Viana, Vicente José Vidal e Domingos José Vidal, fiscais do tabaco, dirigidos ao coronel de Cavalaria de Castelo Branco e ao major Bernardino Mascarenhas da Rosa, sobre as escoltas militares para a fiscalização do contrabando de tabaco.
16
Aviso do Ministério da Guerra, assinado pelo conde de Barbacena Francisco, dirigido ao conde de Sampaio, com informações sobre as escoltas a cavalo para fiscalização do contrabando de tabaco.
17
Aviso assinado pelo conde de Barbacena Francisco, do Ministério da Guerra, dirigido ao conde de Sampaio António, relativamente às escoltas requeridas pelos contratadores do tabaco, para a fiscalização do contrabando.
18
Ofício (circular) do conde de Sampaio António, dirigido a Luís Francisco de Carvalho, relativamente às escoltas de fiscalização contrabando de tabaco.
19
Ofícios do conde de Sampaio António, dirigidos a Sebastião José de Mira, relativamente às escoltas fornecidas aos contratadores do tabaco.
20
Ofício de Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, discriminando os privilégios concedidos aos empregados dos serviços do tabaco.
21
Ofícios assinados pelo conde do Rio-Pardo, Gregório Gomes da Silva e Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, dirigidos ao conde de Barbacena Francisco, com os privilégios do contrato do tabaco.
22
Circulares do visconde de Santa Marta, dirigidas a António de Sá Sotto Mayor, com os privilégios do contrato do tabaco.
23
Ofícios (minutas) do visconde de Santa Marta, referentes às nomeações dos estanqueiros do tabaco na vila de Monção.
24
Ofício (minuta) do visconde de Veiros, sobre a relação dos empregados no real contrato do tabaco e relação dos estanqueiros da freguesia de Loires.
25
Ofício (minuta) do visconde de São João da Pesqueira, com o pedido de dispensa do serviço militar, para um estanqueiro de nome José, durante o período de tempo em que o mesmo vender tabaco na loja de seu pai.
26
Ofícios (minutas) dirigidas ao visconde de Veiros, sobre as escoltas militares de fiscalização do contrabando do tabaco.
27
Ofício do visconde de Santa Marta, dirigido a António de Sá Sotto Mayor, com referências aos privilégios atribuídos aos estanqueiros de tabaco.
28
Ofício de António Joaquim Guedes de Oliveira e Silva dirigido a Verissimo António Cardoso, com requisições de praças para as diligências do tabaco.
29
Ofício (minuta) relativamente à baixa do real serviço de um estanqueiro, integrado no real contrato do tabaco, com base no requerimento do estanqueiro José Bento.
30
Ofício (minuta) do Ministério da Guerra, com os privilégios dos contratadores do tabaco.
31
Ofícios de João Paulo dirigidos ao conde de Barbacena, sobre os privilégios dos estanqueiros do contrato do tabaco.
32
Ofício do conde de São Lourenço, dirigido ao Ministério da Guerra, sobre os privilégios dos estanqueiros do contrato do tabaco.
33
Ofício de António Ferreira Pinto Basto, dirigido ao ajudante general Cristovão José Bravo, com o envio de um exemplar com as condições de contrato e outro das cartas de privilégios.
34
Ofícios do conde do Bonfim, dirigidos a Lino da Silveira e Manuel Joaquim Pimenta, com a descrição das ofertas feitas pelas caixas gerais do contrato do tabaco à tropa.
35
Ofício do general barão da Ponte de Santa Maria, com o envio da portaria circular (cópia), com as ordens e determinações necessárias à implementação de medidas proteccionistas no que concerne ao comércio do tabaco.
36
Ofícios assinados pelos caixas do contrato do tabaco, Lino da Silveira e Manuel Joaquim Pimenta, dirigidos ao conde do Bonfim, relativos à liquidação de contas por parte das caixas gerais do contrato do tabaco.
37
Ofícios de Joaquim Tomáz de Mendonça e Francisco Maria do Carmo, dirigidos ao ministro e secretario de Estado dos Negócios da Guerra e aos caixas gerais do contrato do tabaco, relativos às participações das ocorrências com o contrabando do tabaco e munições de guerra.
38
Ofício do barão do Tojal, dirigido ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as providências que os caixas gerais do contrato do tabaco adoptaram, para diminuir o contrabando de tabaco, no Reino e nas ilhas.
39
Ofícios dos caixas gerais do contrato do tabaco, dirigidos ao duque da Terceira, com informações sobre a amortização praticada pelos caixas gerais do contrato do tabaco, à Junta do Crédito Público e Banco de Lisboa.
40
Correspondência assinada por António Francisco de Oliveira do Ministério da Marinha e Ultramar, do Comando da 4ª Divisão Militar e Comando Militar de Lagos, sobre a visita a uma esquadra Inglesa, estacionada na baía de Lagos.
41
Ofício de Julio Gomes da Silva Sanches, dirigido ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, alertando e pedindo providências para o abuso cometido com o dinheiro da administração dos tabacos, em Campo Maior.
42
Exposição dos caixas gerais da Companhia do Tabaco Sabão e Pólvora, assinada por José Isidro Guedes, sobre o contrabando de tabaco na ilha de São Miguel - Açores.
43
Ofício do barão de Vila Nova de Ourém, dirigido ao comandante da 3ª Divisão Militar, comunicando que pela carta de privilégio do contrato do sabão e pólvora, os administradores, feitores e estanqueiros estão dispensados do serviço militar.
44
Portarias assinadas por José Maria de Morais Rego, do Ministério da Guerra, relativamente às entregas de dinheiro por diversas administrações do contrato do tabaco.
45
Ordem assinada pelo alferes Pedro Duarte, do Quartel-General da 1ª Divisão Militar, sobre o contrabando de tabaco espanhol, em Elvas e arredores.
46
Disposição da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando que deve ser exercida uma maior vigilância nas infracções à lei, no que diz respeito ao contrabando de tabaco, afim de serem punidos os culpados com as penas previstas nos respectivos códigos.
47
Ordem (cópia) do general visconde de Sagres, informando sobre o ofício do Ministério da Guerra, para conhecimento dos comandantes militares e dos corpos da divisão, para a devida execução no que respeita à destruição da erva santa (tabaco), onde a mesma existir e não seja permitida a sua cultura.
48
Ordem (cópia) do general visconde de Sagres, informando sobre o ofício do Ministério da Guerra, no sentido de ser prestado auxílio com forças militares aos encarregados da fiscalização na extinção do tabaco ou erva santa, nos terrenos onde não seja permitida a sua cultura.
49
Requerimento pedindo que sejam postos em liberdade dois bailarinos do Teatro de São Carlos - Estevão Falcoz e Carlos Gerard.
50
Requerimento de Nicola Parizini, empresário do teatro de Salitre, solicitando a título de empréstimo ao Arsenal Real do Exército, alguns instrumentos de guerra para as representações no teatro.
51
Pedido de um passaporte por parte da dançarina do teatro de São Carlos, Catarina Nora com o objectivo de ir para Inglaterra e ver os pais naturais de Roma.
52
Pedido de emprego por parte de Domenico Rossi, mestre de ballet na ópera de Londres, no teatro de São Carlos em Lisboa, onde já trabalhou com agrado do público.
53
Ofício de D. João de Almeida de Mello de Castro, dirigido a Januário António Lopes da Silva, com o requerimento do empresário do Real Teatro de São Carlos, pedindo como empréstimo armamento para o serviço no referido teatro.
54
Ofício de D. João de Almeida de Mello de Castro dirigido a Januário António Lopes da Silva, com o pedido feito ao Arsenal do Exército, de material de guerra emprestado que se destina ao teatro da rua do Condes.
55
Ofício de Francisco António Lodi sobre as fazendas proíbidas, concedidas ao teatro de São Carlos.
56
Requerimento assinado pelo advogado do teatro de São Carlos, José Joaquim de Oliveira Ferreira e Cunha Moniz, com o pedido de policiamento ao Real teatro de São Carlos, por parte da guarda Real da Polícia.
57
Ofício de Francisco António Lodi, empresário do teatro de São Carlos dirigido a António de Araújo de Azevedo, sobre o pedido que a actriz Catalani fez, referente ao seu passaporte e também sobre as modificações nas companhias do teatro de São Carlos.
58
Correspondência do conde de Villa Verde, dirigida a António de Araújo de Azevedo, remetendo a participação das desordens apontadas pelo inspector do Real Teatro de São Carlos.
59
Documento de Jacinto Fernando Bandeira e João Pereira Caldas, directores do teatro de São Carlos, sobre os camarotes concedidos gratuitamente no referido teatro.
60
Ofícios do marquês de Abrantes dirigidos a António Joaquim de Morais, com o pedido de passaporte para uma dançarina do teatro de São Carlos.
61
Documento assinado por Francisco António Lodi, dirigido a José Botelho da Silva, relativamente ao requerimento sobre os empréstimos feitos pelo Arsenal do Exército ao teatro de São Carlos.
62
Documento referente ao espectáculo dado pela Companhia Nacional do Teatro da rua do Condes, pelo aniversário da Rainha, como prova de lealdade, gratidão e patriotismo.
63
Relação dos donativos dados pela Sociedade do Teatro Nacional da rua do Condes, em benefício da caixa militar.
64
Requerimentos dos administradores do Teatro Nacional do Salitre, dirigidos a D. Miguel Pereira Forjaz, com o pedido de casa de sorte, na rua do Condes.
65
Ofício de Sebastião José Xavier Botelho, dirigido a Ricardo Raimundo Nogueira, com a concessão de camarotes ao Governo.
66
Ofício de Sebastião José Xavier Botelho, comunicando que no Real Teatro de São Carlos, se vai realizar um espectáculo em honra da chegada a Lisboa do marechal general marquês de Torres Vedras.
67
Ofício dirigido a Manuel Álvares da Silva, com o pedido de entrega ao director do teatro inglês James Fisher, da bagagem pertencente aos indivíduos que fazem parte da companhia de teatro, bem como as decorações e um cenário que estão a bordo da chalupa William.
68
Requerimento da italiana Anna Scarameli, do teatro de São Carlos, expondo a necessidade de ir a Gibraltar e solicitando para os devidos efeitos um passaporte.
69
Requerimento do soldado da 4ª Companhia da Brigada Real da Marinha, João Manuel Roiz, empregado na Companhia do Baile do Real Teatro de São Carlos, com o pedido de uma licença militar.
70
Ofício de José Anastácio Falcão, dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, com o pedido de autorização para poder representar uma peça.
71
Requerimento de Marianna Barbosa, actriz do teatro do Salitre, com o pedido de um passaporte, porque se vai ausentar para Inglaterra.
72
Requerimento de Luís Chiari, director da Sociedade Italiana, empresário do Real Teatro de São Carlos, com o pedido de material para uma representação no teatro e empréstimo de 2 bigornas de ferreiro e 6 martelos do Arsenal Real do Exército.
73
Ofício de Gaudêncio Xavier de Carvalho e Silva, com o envio de um requerimento dos autores do Real Teatro de São João da cidade do Porto.
74
Ofícios com o pedido de isenção de todo o serviço militar para o actor Francisco Fortuoso Dias, do teatro do Salitre.
75
Contratos feitos com a Companhia dos Telefones - "The Anglo-Portuguese Telephone Company, Limited" e assinados pelo coronel de artilharia Eduardo Ernesto de Castelo Branco.
76
Ofício de Franciosco Vaz de Carvalho e Sampaio, dirigido ao brigadeiro Duarte José Fava, com a requisição de uma mesa para a contadoria fiscal.
77
Relatório do concurso de tiro Nacional e Franco Português, em San - Sebastian, elaborado pelo tenente coronel Julio Pereira Lourenço.
78
Portaria - circular do Ministério da Guerra assinada pelo duque da Terceira, dirigida ao comandante da 3ª Divisão Militar, relativa aos resultados, contagem dos tiros de aviso dados pelas torres, fortalezas e mais fortes do reino e ilhas adjacentes, às embarcações que entram e saem dos portos em que elas servem de registo.
79
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, relativo ao projecto de construção de um cemitério com uma conveniente distância da vila de Abrantes.
80
Exposição assinada por José de Menezes Lemos Carvalho e Vital Bettencourt Vasconcelos Lemos, relativa à circulação da moeda de prata e cobre na ilha Terceira - Açores.
81
Ofício de Pedro Alexandrino da Cunha, dirigido a Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, relativo à reparação do aqueduto que conduz a água para o edifício da Imprensa.
82
Projecto de John Rennie, arquitecto hidráulico, com o plano e orçamento para a construção de um porto ou molhe em Ponta Delgada - Açores.
83
Circular (cópia) do coronel Pedro Paulo Ferreira de Sousa, chefe do Estado-Maior do Exército, relativa à subscrição realizada no exército, a favor dos habitantes da Vila da Praia da Vitória, vítimas de sucessivos tremores de terra, encontrando-se os seus habitantes em resultado dessas fatalidades reduzidos a extrema miséria.
84
Ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros assinado pelo duque da Terceira, informando sobre as observações náuticas efectuadas por uma comissão Britânica, junto do arquipélago dos Açores.
85
Ofício do duque da Terceira, dirigido ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, informando sobre a reclamação apresentada através do encarregado de negócios dos E.U.A, relativamente à destruição de um navio de guerra dos E.U.A pela armada Inglesa, no porto do Faial.
86
Ofício deJosé Maria Grande, prefeito interino do Alentejo, dirigido a José Dionísio da Serra, inspector geral dos quartéis, com a resposta aos ofícios do provedor do concelho de Campo Maior, relativamente às diversas requisições efectuadas.
87
Correspondência de João d'Aryet du Peries, com a oferta de um mapa topográfico do Algarve.
88
Requerimento do genovês Luís Rovenho, com uma proposta para venda de pescado.
89
Reprodução litogáfica do "Alvará porque Vossa Alteza há por bem fazer mercê ao Prior, Mensários e mais Irmãos da Venerável Ordem 3ª da Senhora do Carmo desta cidade de Faro de privilegiar duma capela tudo como acima se declara". (Torre do Tombo," Desembarque do Paço " (Alentejo e Algarve), Março 784, nº4).
90
Ordem geral de João de Fontes Pereira de Mello, onde se determina e discrimina o serviço da Guarda-Costa do Reino do Algarve.
91
Ofícios do marquês de Aguiar, para o marquês Monteiro Mor e do marquês de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, com os pedidos feitos pelas Reais Casas do Compromisso de Faro e Olhão, para as dispensas de serviço militar de marítimos.
92
Ofício (minuta) do juíz da Real Casa do Compromisso, para Francisco da Fonseca, com informação sobre a subtracção de indivíduos ao recrutamento militar.
93
Documentos do marquês de Aguiar comunicando ao patriaca eleito de Lisboa, a pretensão de Manuel Gonçalves Peixe-Rei, mestre e proprietário de um cahique do porto de Faro, e a autorização para se conceder ao suplicante o donativo de trezentos mil réis de uma só vez.
94
Documento com o pedido do Conservador das Reais Pescarias no Algarve, para isenção de recrutamento dos seus empregados pelo tempo em que os mesmos estiverem nas Reais Pescarias.
95
Ofício (cópia) do Ministério da Guerra, dirigido a Candido José Xavier, informando sobre a necessidade de se proceder ao reconhecimento do rio de Silves, na província do Algarve, e proceder aos melhoramentos adequados para o tornar navegável.
96
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, para Cândido José Xavier, com informações sobre os instrumentos geodésicos mandados pôr à disposição do brigadeiro Duarte José Fava, para reconhecimento do rio de Silves.
97
Ofício de Joaquim Guilherme da Costa, comunicando as demonstrações de alegria manifestadas pelo brigadeiro Leão Cabreira, chefe do Regimento de Artilharia 2, do quartel da cidade de Faro, pelo juramento prestado à Constituição Política da Monarquia Portuguesa.
98
Requerimento com o pedido dos juízes eleitos das Reais Casas dos Compromissos, das cidades de Faro,Tavira, Lagos e vila de Olhão, para que sejam mantidos os seus privilégios.
99
Documentos da Real Casa do Compromisso dos Homens Marítimos, da cidade de Lagos, relativamente aos pedidos de isenção de recrutamento militar e manutenção de privilégios.
100
Documentos dos eleitos das Reais Casas dos Compromissos de Faro, Tavira, Lagos e Olhão, com o pedido de modificação da Carta Régia de 11 de Fevereiro de 1816.
Mostrar mais
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 22
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 22
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/22
Título
Caixa nº 22