Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
01
Ofício de António Pedro Virgolino para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a existência de irregularidades por parte de Félix Xavier Pereira do Lago, como administrador dos bens do capitão-mor da cidade de Leiria Gregório Cernache de Noronha Chichorro.
02
Ofício de José da Costa Ribeiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a urgência de despacho de papéis do capitão de auxiliares do distrito de Torres Vedras, visto a demora estar a provocar prejuízos vários.
03
Ofício de António de Sá Lopes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o rendimento das câmaras da comarca de Coimbra.
04
Ofício de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Manuel Estêvão de Almeida Vasconcelos Barbarino, remetendo uma petição de Gregório de Barros e Vasconcelos e pedindo um parecer sobre a situação da família deste.
05
Ofício de João Francisco Pereira de Vasconcelos para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o desempenho dos militares do Regimento do Porto por ocasião de tumultos.
06
Ofício de António Xavier Soeiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, pedindo dinheiro para os salários e outras despesas da sua tesouraria.
07
Ofício de João Luís de Lemos e Figueiredo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, dando conhecimento da notificação dirigida, por ordem do juíz de fora, aos guardas dos montes pequenos, respectivas autorizações e fardamentos.
08
Ofício de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor da Comarca de Setúbal remetendo uma petição assinada por João Francisco Maia Marcelino da Costa e outros moradores de Vila Fresca de Azeitão e pedindo um parecer sobre o conteúdo do documento.
09
Ofício de António de Figueiredo de Vasconcelos para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, informando que cumpriu a ordem do seu general, tendo marchado para Azeitão com um capitão-tenente, um alferes, dois sargentos e cinquenta soldados do seu batalhão.
10
Correspondência de Inocêncio Álvares da Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre autos de penhora e outras penalidades.
11
Ofício de Pedro Paulo Freire Delgado para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, relatando as medidas que tomou para indagar do paradeiro, no reino de Castela, de José Policarpo, natural dos Olivais, subúrbios de Lisboa.
12
Ofício do conde de Vale de Reis para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o local de pagamento dos "direitos velhos".
13
Ofício de Henrique José Galvão da Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre movimentação de militares.
14
Ofício de Manuel de Campos e Sousa para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre obras do arco pequeno da ponte de Nossa Senhora da Ajuda e considerações para a segurança futura.
15
Ofício de Cristóvão de Sousa da Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a nau de guerra "Nossa Senhora da Arrábida" chegada de Pernambuco.
16
Ofício de António de Almeida Galafura para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, dando conta da ordem de prisão a dois oficiais, bem como da venda de peixe pelos lancheiros junto à fortaleza de São João da Foz, sem pagamento da dízima.
17
Ofício de António Francisco Gazzo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, relatando o sucedido na marcha dos militares sob o seu comando para o campo de Abrantes, chegando de moral em baixa e bastante molestados.
18
Carta de frei Pedro de Maria Santíssima para uma senhora não identificada relatando os padecimentos do povo de Bragança pela opressão do inimigo castelhano.
19
Ofício de Inácio Ferreira Souto para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre uma suposta corrupção de oficiais de instrução de Mocambo por prenderem marinheiros ingleses e lhes exigirem uma moeda de ouro a fim de serem libertados.
20
Ofício de António Teixeira Álvares para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre uma ordem dada ao tesoureiro-geral das Terças para entregar o dinheiro que for entrando no cofre.
21
Ofício de Francisco Xavier Teles de Melo para Manuel Freire de Andrade acerca da petição dirigida ao Conselho de Guerra por José da Costa Azevedo, secretário do Governo das Armas da Província da Beira, queixando-se de ser oprimido no exercício da sua ocupação.
22
Ofício de António Pedro de Sá e Carvalho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, informando que se encontrava enfermo quando recebeu uma ordem e que agora já recuperado irá cumpri-la.
23
Correspondência de João Marques Bacelar para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a dificuldade do cumprimento dos prazos dos autos.
24
Ofício de Joaquim José Granate para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, acerca da ordem recebida para enviar um preso para a cadeia do Limoeiro acompanhado por um alferes e oito soldados.
25
Correspondência de Bartolomeu Gomes Monteiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a pretensão de João Manuel da Costa Moreira de substituir o seu pai, escrivão do Registo Geral de Guerra, nos seus impedimentos.
26
Ofício de D. Vasco da Câmara para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, participando a chegada do Regimento de Olivença a Aldeia Galega.
27
Ofício do general Manuel da Maia para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a ordem de mandar o tenente-coronel engenheiro Pedro Vicente Vidal a Salvaterra de Magos a fim de cartografar as coutadas.
28
Ofício do capitão Manuel Fernandes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, informando ter prendido Manuel Mendes por cortar pinheiros indevidamente.
29
Ofício de António de Barros e Seixas Cardoso para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a chamada dos oficiais subalternos pelo mestre-de-campo da Infantaria Auxiliar da comarca de Aveiro, José de Melo Sampaio Pereira da Silva.
30
Ofício de Pedro da Costa Gago para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a passagem na alfândega do cidadão espanhol João Canalles, que levava mulas.
31
Cartas (cópias) de Mateus de Morais Sarmento Nogueira para a Fazenda Real com o relato de despesas e proveitos.
32
Ofício de Alexandre Metelo de Sousa e Meneses para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, acusando a recepção do aviso para se apresentar na respectiva Secretaria de Estado, não podendo fazê-lo por se encontrar enfermo.
33
Ofício de José Pereira Palha para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, acerca das balas que foram apreendidas no lugar de Santo Aleixo, no reino de Castela, com quem se estava em guerra, e entregues ao conde de Vale Flor.
34
Declaração de José Ricardo Monteiro de Mesquita confirmando que se tomaram 103 galinhas a João dos Santos, por ordem do juiz de fora da Moita.
35
Ofício de António Baltazar Teixeira da Cunha e Andrade para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre um ofício aberto pelo juiz de fora da Várzea de Basto.
36
Correspondência de Custódio de Araújo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, relatando o que se encontra no armazém do porto assim como as suas dificuldades de funcionamento.
37
Ofício de Bartolomeu José Nunes Cardoso Geraldes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o embargo de trocas de cavalos feito ao mordomo do ministro da Holanda.
38
Ofício de António Caetano da Costa Freire para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de 45 praças, por ordem do governador das Armas de Almeida, a fim de controlar o provimento de mantimentos.
39
Ofício de João da Silva Correia e Azevedo para Luís Barbosa de Andrade sobre nomeações e passagem à reforma.
40
Ofício (cópia) do marquês de Tancos para Manuel da Silva Leitão acerca de fogo posto na casa do sargento Flor, do Regimento de Setúbal.
41
Ofício de Francisco Ambrósio e Correia para Diogo Gomes de Moura informando da chegada de uns oficiais de Gibraltar, que logo partiram para Lisboa.
42
Ofício de Jerónimo Francisco de Mendonça Pessanha, capitão-mor de Alcoutim, para Diogo Gomes de Moura informando da chegada de um oficial de Artilharia com alguns soldados do mesmo regimento para efectuarem a colocação de 4 peças no castelo.
43
Ofício de João Inácio Dantas Pereira para o conde de Oeiras sobre o insulto cometido contra José Britz Heyduke ao serviço do conde de Klevenduller Meth.
44
Ofício de frei D. João Manuel de Vilhena para o coronel Diogo da Cunha Sotto Maior sobre a falta de pagamento a todo o regimento e suas consequências.
45
Correspondência entre o marquês de Alvito, marechal dos Exércitos, e Francisco Xavier de Vasconcelos Barba, juiz de fora e presidente da Câmara de Abrantes, sobre o despejo das casas de duas ruas para instalação do Regimento dos Voluntários Reais.
46
Ofício de José Vieira da Cruz para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a autorização para obras na fortaleza de São Lourenço da Barra.
47
Ofício de Domingos Vicente de Andrade para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre um pedido para poder utilizar a madeira da montaria a fim de reparar 3 engenhos.
48
Ofício de D. Rodrigo de Noronha para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, acusando a recepção de "um grande recado".
49
Ofício de Luís de Oliveira Mascarenhas para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a arrematação de casas e uma quinta em Coina-a-Velha para pagamento de hipoteca à Real Fazenda Pública.
50
Correspondência (cópia) entre o tenente-coronel marquês de Távora e D. Vasco da Câmara sobre provimentos de pessoal e funções militares.
51
"Ordem do marechal-de-campo, general marquês de Tancos para se entregarem as companhias do que foi marquês de Távora e do que foi conde de Atouguia aos tenentes das mesmas" (cópia).
52
"Relação dos livros de registo, regulamentos, mapas e mais instruções militares que Sua Majestade manda remeter para o Estado da Índia para se distribuir pelos oficiais das tropas do mesmo Estado na forma das reais ordens do mesmo Senhor".
53
Correspondência de Baltasar Fernandes Banha para Vicente da Silva da Fonseca queixando-se da actuação do corregedor de Lagos.
54
Correspondência de Antão Bravo para Baltazar Fernades Banha sobre a caça em coutadas pelos soldados da praça de Faro.
55
Parecer de vários ministros a respeito de consultas da Junta dos Três Estados sobre assuntos da Real Fazenda.
56
Carta de Andres Moreno para frei António da Anunciação sobre as dificuldades de sobrevivência das populações.
57
Ofício de Diogo Francisco de Castro Lemos Silva para o marquês de Tancos sobre movimento de tropas.
58
Carta de um irmão do prior de Barbacena para o conde de Lippe sobre a construção de um forte perto de Elvas.
59
Correspondência de Silva Cabrita, juiz pela ordenança de Albufeira, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre assuntos da sua jurisdição.
60
"Mapa dos oficiais da Fazenda, praticantes e mais pessoas, que servem a Sua Majestade Fidelíssima, com os seus ordenados somente na Vedoria Geral da Corte e Província da Estremadura, sendo vedor geral Gonçalo Luís Xavier de Carvalho Monteiro".
61
Ofício do alferes Francisco Simões para o general-de-campo do Regimento de Beja participando o facto de três soldados ingleses se encontrarem a dormir durante o serviço.
62
Ofício de José Pegas para o general governador das Armas de Vimioso sobre a movimentação de tropas em Espanha.
63
Ofício anónimo dirigido ao conde barão sobre alimentação e acomodação para os cavalos do seu regimento.
64
Ordem (cópia) de Sua Alteza Real, assinada por Manuel Pinto Morais, ordenando um pagamento pelo pagador geral de Chaves ao major de Cavalaria Recoens.
65
Ofício de Velho da Costa, provedor-mor da Corte e Reino, para o guarda-mor de Belém ordenando que todos os barcos vindos do reino de Nápoles, por motivo da peste, fiquem de quarentena.
66
Ofício (cópia) de Carvalho para Manuel António Escudeiro de Sousa sobre um processo disciplinar.
67
Ofício de João Rodrigues Garcia para o provedor-geral sobre impostos e rendimentos.
68
Ofício (cópia) de Miguel de Arriaga Brum da Silveira para António Pinto Ferreira, tesoureiro geral das tropas das províncias da Repartição do Norte, sobre pagamentos ao alferes Whit, ajudante de Simão Fraser, ao capitão Joaquim de Macedo, do 2º Regimento do Porto, e ao coronel João António de Sá Pereira.
69
Ofício (minuta) para o governador da ilha da Madeira pedindo a entrega de uma pipa de vinho da Madeira ao almirante Hawke, primeiro comissário do Almirantado da Grã-Bretanha, que passará na ilha em breve.
70
Carta anónima dirigida a D. Francisco de Almada e Mendonça sobre vários acontecimentos da época.
71
Ordem de Sua Majestade ao secretário ultramarino sobre a entrega na Superintendência do Ouro dos fundos aplicados anualmente a diversas consignações.
72
Ofício de um anónimo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, relatando irregularidades cometidas pelo sargento-mor Júlio Chermont.
73
"Contas de que não tem havido determinação, e foram dirigidas ao sr. conde de Oeiras".
74
"Lembrança do que tenho remetido a alguns coronéis e comandantes", de Inácio Xavier de Sousa Pizarro.
75
"Termo de obrigação que faz Simão Alves Monteiro, governador que foi da praça de Alfaiates".
76
Ofício de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o vedor-geral do Exército sobre os oficiais e soldados dos extintos regimentos suíços.
77
Portaria régia a respeito de Paulino André Lombardo, administrador de provimento das munições de boca das tropas, enaltecendo o seu desempenho no acompanhamento do Quartel-Geral do Exército desde o dia 25 de Agosto a fins de Novembro de 1762.
78
Aviso (cópia) de Sua Majestade, assinada por Sebastião José de Carvalho e Melo, sobre o fornecimento de cavalos a dois juízes do povo.
79
Carta anónima sobre frei Faustino de Santa Rosa e o seu escandaloso comportamento.
80
Ofício (cópia) do comandante do Regimento de Artilharia de Estremoz sobre nomeações.
81
"Relação das pessoas cujas petições vão a informar ao Illmº e Exmº Sr. marquês Estribeiro-Mor", assinada por Joaquim Manuel Correia Garção.
82
"Extracto das cartas do comandante do Regimento de Artilharia de Lagos".
83
Carta de Simão Coelho Torrezão para Sua Majestade expondo a sua acção sobre um lagar de azeite construído sem autorização.
84
Correspondência do almoxarife do paço de Vila Viçosa para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre cozinhas nas casas do Paço.
85
Ofício assinado por José de Gouveia Osório, juiz de fora, sobre a degradação geral e falta de munições de uma praça.
86
"Recenseamento da despesa dos mantimentos com que foram providas as tropas desta Corte e Província da Estremadura e das que nela existiram de outras províncias no ano de primeiro de Setembro de 1760 até fim de Agosto de 1761".
87
Aviso de Sua Majestade para Pedro Gonçalves Cordeiro acerca da prisão de Jerónimo de Saldanha Marinho e de Gaspar Vaz Roxo Mouzinho.
88
Ofício de um anónimo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre as decisões do juiz ordinário de Évora Monte.
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
31
Caixa nº 31
32
Caixa nº 32
33
Caixa nº 33
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 28
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 28
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/28
Título
Caixa nº 28
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.