Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
01
"Mapas dos amos que vieram fazer revista dos privilégios na Mesa dos Enjeitados".
02
Ofício de Eugénio dos Santos e Carvalho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre obras a efectuar no quartel de Cavalaria do Regimento do Cais devido ao terramoto de 1755.
03
Correspondência de Francisco Xavier Teles de Melo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre uma proposta de promoções de militares e fardamento obrigatório para cirurgiões de Infantaria e Cavalaria.
04
Ofício de D. João de Lencastre para o marquês de Louriçal sobre o recolhimento de auxiliares aos regimentos das respectivas praças.
05
Ofício de António Lopes Durão para D. Henrique Luís de Graveron sobre aquisição de sapatos e camisas.
06
Ofício de Manuel Gomes Pinto para Paulo José Moreira sobre a prisão de um remeiro decretada pelo juíz de fora de Setúbal, por ter provocado danificações nas velas de faluas e canoas.
07
Ofício de Plácido Francisco Pereira sobre a recusa de alguns civis transportarem barris de pólvora, desrespeitando a Lei de 21 de Março de 1763.
08
Ofício de Pedro António Galego Soromenho, sargento-mor do Regimento de Artilharia do Porto, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, queixando-se de alguma suspeita que sobre ele recai acerca de pertences da Real Fazenda.
09
Ofício de Inácio Teodósio Rodrigues de Martinho Soares para Francisco de Barros Magalhães Araújo Teixeira Homem sobre providências no âmbito da comodidade e da segurança na cadeia de Miranda do Douro, aquando do ingresso de novos reclusos vindos de outros regimentos.
10
Ofício de João José de Lima Viana para o tenente-general D. Francisco Xavier de Noronha sobre presos evadidos da cadeia do Tronco.
11
Ofício de João Veloso Peixoto e Silva, juiz da alfândega de Tavira, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre contrabando vindo de Gibraltar.
12
Correspondência de Henrique Joaquim Pereira de Melo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre obras a realizar na praça de Castro Marim, e quantia a pagar pelos mestres das embarcações aos governadores, aquando da ancoragem no porto daquela praça.
13
Ofício de Pedro Martins da Costa para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, dando notícia do aparecimento de três embarcações espanholas e intervenção da Artilharia.
14
Ofício (cópia) do alferes Pedro de Melo da Cunha para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a prisão de quatro cabos de esquadra da Companhia do Mar de Faro por desobediências às suas ordens.
15
Ofício de Salvador Correia Mascarenhas para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que mandou chamar à sua presença o alferes Francisco José da Fonseca, comandante do destacamento da praça de Alcoutim, para providenciar o abastecimento de carne no açougue.
16
Ofício do alferes Francisco José da Fonseca, comandante da praça de Alcoutim, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a falta de carne no açougue da mesma vila e a entrega de alguns presos feita pelo alcaide.
17
Ofício de Romão José do Rego, sargento-mor da praça de Vila Nova de Portimão, sobre obras a realizar na muralha, de que deu conta ao governador da mesma praça.
18
Ofício de Francisco José Teixeira Carneiro para o coronel Francisco de Barros Morais Araújo enviando uma relação nominal de militares e apreciação dos respectivos conhecimentos e capacidades.
19
Informação do coronel Francisco de Barros sobre observações de conduta militar a ter em conta por oficiais inferiores com aptidão para o ensino de soldados e zelo pela pureza da disciplina militar.
20
Ofício de José António de Sousa comunicando a sua apreciação sobre militares da sua unidade com referências aos soldados José Braga e José Simas.
21
Ofício de Nicolau Joaquim de Miranda e Silva para Manuel Bernardo de Melo e Castro sobre o destino dado a contribuições recebidas.
22
Correspondência do tenente-coronel Joaquim de Macedo Morais Sarmento, comandante do Regimento de Infantaria de Chaves, para Manuel Gomes de Carvalho e Silva sobre a substituição do fardamento já vencido.
23
Ofício de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Manuel Bernardo de Melo e Castro sobre o novo regulamento de licenças concedidas pelos comandantes dos regimentos a oficiais e soldados dos seus respectivos corpos.
24
Ofício de José C. de Almeida para D. Tomás da Silveira e Albuquerque Mexia, comandante do Quartel-General de Tavira, sobre o afundamento de uma lancha da fortaleza de Faro.
25
Ofício de José Caetano de Andrade e Castro, provedor do Hospital do Algarve, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre as dificuldades financeiras do mesmo devido ao afluxo de civis, bem como das unidades de Lagos e Castro Marim, por causa do terramoto de 1755.
26
Ofício de José Cardoso Castelo Branco para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a chegada ao Hospício de Santa Isabel do juíz de fora de Torres Vedras, acompanhado de um preso acusado de mortes e roubos violentos.
27
Ofício de Manuel de Carvalho Mendes, governador da praça de Alfaiates, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o estado deplorável em que encontrou a praça devido à demolição efectuada pelos espanhóis.
28
Ofício de João de Almada e Melo, governador das Armas e Relação do Porto, para D. Pedro Manuel de Vilhena, comandante do Regimento de Castelo Branco, sobre recrutas a integrar as companhias incompletas.
29
Carta de António da Silva e Sousa para o padre António de Santana, pedindo protecção para um desvalido da sorte, cuja situação poderá ser confirmada pelo coronel José Bruno.
30
Ofício do coronel Luís de Vasconcelos e Almeida para o general Francisco Xavier de Mendonça sobre a antiguidade da sua patente.
31
Ofício de Miguel de Arriaga Brum da Silveira para o marquês do Louriçal enviando exemplares do Novo Regulamento Militar.
32
Declaração de Paulo Félix de Avelar Colain atestando a suspensão de soldos a Pedro Teixeira da Costa, cabo do forte de Santa Catarina do Reino, por falta de apresentação da relação de munições em carga.
33
Ofício de D. Diogo Marques do Prado para o marquês de Tancos pedindo a inclusão de forças de Cavalaria na sua guarnição.
34
Ofício de António Velez da Costa, do Governo Militar de Portalegre, para o marquês de Tancos sobre a movimentação de tropas castelhanas.
35
Documento transferido para a 3ª Divisão (AHM/3/19/8/76).
36
Ofício de José Manuel da Costa Pimentel, governador da praça de Olivença, para o marquês de Tancos sobre um depósito de fundos em dinheiro a ser distribuído para obras públicas, em especial para a ponte no rio Guadiana.
37
Ofício do coronel Diogo da Cunha Sotto Maior para Simão Frazer sobre a partida do seu regimento para as províncias do norte.
38
Carta de D. Sebastião Maldonado para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo o alvará passado ao desembargador Joaquim Inácio Ferreira da Rocha.
39
Correspondência do chanceler D. Miguel Maldonado para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o pedido deste de registos de alvarás, avaliações e cobranças e informando que os mesmos não se encontram na sua chancelaria mas sim na Torre do Tombo.
40
Correspondência de José Luís da Serra de Morais Peixoto da Silva Garcês e Coutinho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre dificuldades financeiras de João Barbosa de Andrade, recebedor de trigo das fábricas do Campo da Valada.
41
Carta de Fernando da Costa de Ataíde e Teive para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, solicitando dois meses de licença.
42
Ofício de Manuel Leopoldo Henrique para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o préstimo e capacidades de cada oficial inferior para o ensino de soldados.
43
Ofício de Teodósio Rodrigues sobre as competências e préstimos de oficiais inferiores para o ensino de soldados.
44
Ofício de João Rosendo Tavares Leote para o coronel Francisco de Barros sobre a sua avaliação de competências dos oficiais inferiores e outros militares para ensinar soldados.
45
Ofício de António Luís Sargedas Teixeira e Castro, provedor de saúde de Portimão, para D. Tomás da Silveira Albuquerque Mexia sobre o encalhe de um navio de tripulação inglesa, dando conta da sua carga e observando que o mesmo não transportava algodão, causa de contágio.
46
Ofício de João Avent, cônsul da Suécia, para D. Tomás da Silveira e Albuquerque Mexia sobre o naufrágio de um navio sueco no porto de Vila Nova de Portimão e recolha dos seus "trastes".
47
Ofício de D. Tomás da Silveira e Albuquerque Mexia para o barão-conde de Lippe sobre a sua chegada à praça de Cascais e informando que a guarnição é escassa para o serviço.
48
"Cópia do capítulo de uma carta de João Monteiro da Fonseca da vila de Castro Marim" sobre ordens dadas pelo governador de Ayamonte para que os moradores desta cidade não dessem guarida a desertores e vadios do reino de Portugal, por estes terem provocado alguns desacatos naquela cidade espanhola.
49
"Relação do que os oficiais da alfândega de Tavira apreenderam a bordo do xaveco chamado 'Dois Irmãos', do mestre Estêvão Palmar".
50
Ofício (cópia) de D. Tomás da Silveira e Albuquerque Mexia para João Lemprieze sobre o fornecimento de alguns víveres para a praça de Gibraltar, fazendo publicar nas câmaras, alfândegas e governadores das praças o que a ordem de Sua Majestade determinava.
51
Carta de Timóteo Soares da Silva para D.Tomás da Silveira Albuquerque Mexia informando, em resposta ao seu pedido, das obras necessárias à sua casa de aposentadoria e custo estimado.
52
Ofício de D. Bruno de Sousa Henriques de Almeida, governador da praça de Faro, para o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra sobre a utilidade de um ajudante, o que resultaria de grande benefício para a Real Fazenda dado o número de casas de comércio e movimento de embarcações nas barras da sua praça.
53
Ofício de António de Brito Vila Lobos, juiz vereador de Tavira, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a prisão de dois refugiados espanhóis e a relação dos seus haveres.
54
Ofício (cópia) de Francisco de Mendonça Pessanha de Mascarenhas, governador da fortaleza da praia de Monte Gordo, para o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra sobre a transmissão das ordens dadas pelo governador de Ayamonte para que todo o português criminoso que ali se encontre regresse a Portugal.
55
Correspondência de Jacinto de Pina de Loureiro, governador da praça de Castro Marim, para D. Tomás da Silveira Albuquerque Mexia relatando o desabamento do telhado do quartel de Castro Marim ficando debaixo das ruínas alguns haveres, como enxergões, mantas e mais roupas dos soldados, e solicitando obras, pois os militares têm receio de pernoitar no quartel.
56
Ofício (cópia ) de António Luís Pragana Teixeira Castro, provedor de saúde de Vila Nova de Portimão, para a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra sobre o aparecimento de um navio de três mastros na barra daquela vila totalmente desarvorado.
57
Ofício de Nuno Mascaranhas Pereira Lobo para a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, informando ter escrito uma carta ao comandante do Regimento de Castro Marim sobre dois homens que foram assentar praça.
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
31
Caixa nº 31
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 26
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 26
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/26
Título
Caixa nº 26
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.