Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
01
Correspondência de José António de Oliveira Damásio, enquanto ouvidor da comarca de Beja e provedor de Alcoutim, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre incidentes com gado provocados pelos castelhanos no sítio de Contendas na raia de Castela, prisão e recondução às respectivas praças de soldados pagos e auxiliares desertores, relações de soldados remetidos para a praça de Moura, prisão do castelhano Brás Fernandes na cadeia de Alcoutim e ordem de soltura.
02
Correspondência de João António Sequeira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre pagamentos e obras para o lagar na defesa do Roncão com a respectiva planta assinada pelo capitão engenheiro José Alves de Barros.
03
Correspondência de João da Silva Ferreira, bispo de Tânger e prelado deão de Vila Viçosa, governador e administrador do Bispado do Porto, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a sua saída do Porto para ocupar o cargo de deão de Vila Viçosa e a soltura do inglês Jorge Panson.
04
Ofícios de João Baptista Dassier, juiz de fora de Melgaço, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores.
05
Correspondência de João Baptista da Fonseca Teixeira Coelho Cardoso, ouvidor da Comarca de Bragança, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão dos fugitivos D. Francisco Domingues, administrador da Alfândega de Cávados, na Galiza, dos seus dois sobrinhos e do carcereiro da cadeia dessa comarca.
06
Exposição de João Baptista de Sousa, juiz de fora de Almodôvar, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a desobediência do padre Miguel Mestre, prior dessa vila, em acatar a ordem de proibição de venda de trigo, centeio e cevada para fora da província do Alentejo.
07
Correspondência do coronel João Bento Python, comandante do Regimento de Artilharia do Porto, para o conde de Bobadela, governador das Armas do Minho, sobre a transferência de comando do Regimento de Artilharia do Porto.
08
Correspondência de João Caetano Soares Barreiro, provedor do Algarve e corregedor do crime do Bairro de Belém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio para a Contadoria Geral da Guerra dos livros do dobro das sisas das comarcas do Algarve, relativos aos anos de 1759 e 1760 com certidão de José Caetano de Andrade, prisão de Manuel Antão e a entrada de Teresa Maria no Recolhimento das Caldas e libertação dos mesmos.
09
Correspondência de João da Costa Carneiro e Sá, juiz de fora de Benavente, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a soltura de Manuel Pereira Soares e seu filho José Pereira Soares, prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes com certidões de Pedro Ferreira de Andrade, tabelião do público judicial de Benavente, embargo de 30 carros de bois para Vila Viçosa e "Lista dos carros que declararam os lavradores da vila de Benavente e seu termo e o que faziam ao tempo presente".
10
Correspondência de João Escobar de Oliveira, ouvidor da comarca de Chão de Couce para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre um desertor visto em Santarém e sobre a prisão do tenente D. Mateus Orgulho, do Regimento de Milícias de Sevilha, na cadeia de Chão de Couce.
11
Ofício de João Evangelista de Morais Sarmento, provedor da comarca de Viana, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a petição de Manuel Pires.
12
Ofício de João Farinha Godinho, juiz vereador de Portel, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de soldados auxiliares para a praça de Olivença.
13
Ofício de João Francisco Lourenço, juiz de fora de Feira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, comunicando ter feito apresentar ao governador das Armas do Partido do Porto mais um soldado desertor.
14
Ofícios de João Ferreira da Silva, ouvidor da Comarca de Barcelos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Braga.
15
Ofício de José de Carvalho Mendes, vedor-geral em Almeida, para João de Freitas de Melo e Castro, juiz de fora de Viseu, e deste para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de uma carta.
16
Correspondência de João Galhardo da Silva, juiz de fora de Almodôvar, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, com certidões sobre a prisão e recondução de 19 soldados auxiliares desertores e do soldado dragão, António Luís da companhia de Felix Manuel Monteiro de Mesquita.
17
Ofícios de João Inácio de Almeida e Sousa, juiz de fora de Barcelos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução às respectivas praças de soldados pagos e auxiliares desertores com certidão de Baltazar de Moura Barreto, escrivão do público judicial, e relação dos soldados.
18
Ofício de João Inácio de Brito e Abreu, provedor da comarca de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o requerimento de José Joaquim Miguens de Resende.
19
Ofício de João Inácio Dantas Pereira para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a entrega, na Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, dos autos que o juiz de fora de Aldegalega havia formado a um criado de libré do conde de Kevenluler, ministro plenipotenciário de Suas Majestades Imperiais.
20
Exposição de João Lempriére para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o procedimento dos oficiais da alfândega de Faro com o navio holandês "Isabel Antónia", vindo de Roterdão para Barcelona, carregado de pão e capitaneado por Evert Roclofs.
21
Correspondência de João Libório de Figueiredo, juiz de fora de São João da Pesqueira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores para as praças de Coimbra, Viseu e Almeida.
22
Correspondência de João Luís de Azevedo, vedor geral das tropas e fortificações da Corte e Estremadura, para o marquês Estribeiro-mor e governador das Armas da mesma província, sobre as dívidas à Real Fazenda em Setúbal e Palmela, os descaminhos existentes nas consignações da Fortificação e "Relação dos arrematantes e recebedores das rendas desta vila aplicadas a fortificações desde 1 de Janeiro de 1752 até 1 do mesmo mês de 1756".
23
Ofícios de João Luís Cardoso Pinheiro para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, a agradecer as atenções recebidas.
24
Correspondência de João José de Lima Viana, corregedor da Rua Nova, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre um crime praticado na quinta de D. António da Silveira, em Palhavã, e o embargo, em Loures, de 3 carros de 4 bois cada um para conduzirem gaiolas de porcos bravos de Santo António do Tojal para Mafra.
25
Correspondência de João da Costa Fragoso, juiz de fora de Marvão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados auxiliares desertores, nomeadamente, António Serpa para a praça de Elvas, Jerónimo Rodrigues da Silva do Regimento de Elvas e Raimundo Tavares do Regimento de Cascais.
26
Ofício de João de Macedo Neto, provedor da Comarca de Lamego, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio do livro das contas do dobro da sisa da comarca de Vila Real, referente ao ano de 1760, para a Contadoria Geral da Guerra.
27
Correspondência de João Pedro Mouzinho de Albuquerque, corregedor da Comarca de Leiria, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de soldados desertores do Regimento de Peniche para o quartel general de Abrantes.
28
Ofício de João Pedro de Sousa, juiz vereador de Fronteira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de soldados auxiliares desertores, remetidos à praça de Castelo de Vide.
29
Ofício de João Ribeiro Ferreira, provedor de Guimarães, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio do livro das contas do dobro das sizas referente ao ano de 1760 para a Contadoria Geral da Guerra.
30
Correspondência de João da Rocha Dantas, enquanto juiz de fora do Crato e corregedor da comarca de Elvas, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares e prisão de Manuel Lopes Torres Ferreira, almoxarife do Paço de Vila Viçosa, na cadeia de Elvas.
31
Correspondência de João Rodrigues Vilar, inicialmente como juiz de fora de Benavente e mais tarde como juiz de fora de Salvaterra de Magos, para D. Luís da Cunha Manuel sobre a acomodação das tropas de Cavalaria, furto na igreja de Benavente e "Relação da despesa que se fez em consertar duas cavalariças para os cavalos da partida que acompanha Sua Majestade Fidelíssima".
32
Correspondência de João Vidal da Costa e Sousa, juiz de fora da Golegã, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a destruição da sua reputação levada a cabo pelos seus inimigos, usando como estratagema a prisão do jornaleiro Francisco da Costa, por desobediência e ultraje à justiça.
33
Correspondência de João Xavier Teles de Sousa, juiz de fora de Tavira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prisão de soldados do Corpo de Dragões e do Regimento de Tavira.
34
Ofício de Francisco Joaquim de Aguiar Gouveia, juíz de fora de Povos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, com certidão sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores para a praça de Cascais.
35
Ofício de Joaquim de Barros de Almeida, juiz de fora de Alenquer, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio do escravo António Álvares, preso na cadeia das Caldas, para sua casa, acompanhado pelo escrivão e meirinho das coutadas.
36
Correspondência de Joaquim Casimiro da Costa, juíz de fora de Coruche, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o embargo de 50 carros de bois para serem conduzidos a Salvaterra e a restituição de António Nunes a casa de seu pai, de onde havia sido expulso.
37
Ofício de Joaquim José do Canto e Castro, juiz de fora de Castro Marim, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a apreensão dos barquinhos dos lugares de Deleite e Azinhal, por ordem do general do reino do Algarve e executada pelo governador de Castro Marim.
38
Correspondência de Joaquim José Correia de Sande, juiz de fora de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o não cumprimento da ordem de enviar uma parelha de machos para Estremoz e prisão e recondução de soldados pagos, auxiliares e do Regimento de Dragões de Évora às praças de Campo Maior, Estremoz, Elvas, Évora e quartel general de Abrantes.
39
Ofício de Joaquim José da Costa Vilhena, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o aquartelamento de militares em casas da Câmara.
40
Ofício de José António do Amaral, juiz de fora de Benavente, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, a informar que as estradas de acesso à vila se encontram reparadas e em boas condições.
41
Correspondência de Joaquim Manuel Xavier de Araújo, juiz de fora de Sesimbra, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o pagamento das despesas relativas à construção dos caminhos do porto do Zeimoto para o sítio de Nossa Senhora do Cabo e sobre a construção dos caminhos de Coina para o cabo de Porto Brandão.
42
Correspondência de Joaquim Pereira de Mendonça, enquanto corregedor das comarcas de Viseu, Salvaterra de Magos e Santarém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, relativa aos processos de prisão de Bartolomeu Homem Freire, de Manuel Domindos e João Costa, confrontos entre Manuel José Pereira e Vicente de Faro, prisão e recondução de soldados de vários regimentos e sobre obras das casas da câmara, da cadeia de Salvaterra de Magos e dos quartéis de Cavalaria com relação das madeiras necessárias a essas obras.
43
Correspondência entre Joaquim Ribeiro da Costa e Silva e Joaquim de Carvalho e Sousa sobre o pagamento da dívida entre ambos.
44
Ofício de Joaquim Vicente Barradas, juiz de fora de Terena, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão do espanhol João da Penha, guarda-pastos da coutada, por ter morto Manuel Gomes Pais quando este invadiu os seus pastos.
45
Requerimento (cópia) de D. Bernardo Galbez, director da Provisão de Víveres do Exército de Castela, para que lhe seja entregue Tomás António Pastoriza, administrador da Bula de Palencia que servia a província de Salamanca, fugido de Espanha e refugiado em Alcobaça, por ter roubado cinquenta mil reais destinados à assistência das tropas e oficio de Joaquim Xavier Morato Boroa, corregedor da comarca de Leiria, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra.
46
Correspondência de Jorge Manuel da Costa, provedor dos resíduos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o inventário e partilha dos bens que ficaram por falecimento do cónego Clemente Botelho e sobre uma petição de D. Félix Morens Monroy.
47
Ofício de José António Barbosa do Lago, juiz do crime de Andaluz, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre os incidentes ocorridos durante a prisão de um dos juizes do julgado de Benfica e de Pedro Lourenço, escrivão do mesmo julgado.
48
Ofício de José António Carvalho, ouvidor da Comarca de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o estado de ruína do quartel de Évorae a suspensão das obras de reparação, com "Termo de Juramento dado aos juízes do ofício de pedreiro desta cidade", "Termo de declaração que fazem os juizes do ofício de pedreiro e mais mestres" e "Relação dos ciganos presos que em Fevereiro de 1755 remeteu em leva o corregedor da comarca de Évora para as cadeias do Limoeiro, donde se diz que fugiram no calamitoso dia 1º de Novembro do mesmo ano".
49
Ofício de José António de Macedo Vasconcelos para o conde Almirante sobre os problemas relativos ao pagamento de um fornecimento de lenha de pinho para a Real Fábrica de Refinação de Salitre em Alcântara.
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 23
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 23
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/23
Título
Caixa nº 23
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.