Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
01
Ofício de José Barbosa do Castelo, almoxarife do Hospital de Santarém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o despedimento da funcionária Catarina Maria por ter roubado cevada que vendeu a um carvoeiro.
02
Correspondência de José de Barros Salvado, juiz de fora de Moura, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recondução de soldados desertores para o quartel general de Abrantes.
03
Ofícios de José Bernardo da Gama Ataíde, corregedor da Comarca de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes de soldados pagos e auxiliares desertores.
04
Correspondência de José Caetano Freire para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a razão de usar o pseudónimo de António Plácido.
05
Ofício de José Correia de Lacerda, corregedor de Aveiro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão do soldado desertor Manuel Ferreira Largo e do fiador do desertor Francisco da Silva.
06
Ofícios de José da Costa Fonseca, juiz de fora em Vila Viçosa, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças com relação dos mesmos.
07
Ofícios de José Dias Pereira de Carvalho, ouvidor da comarca de Faro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores ao quartel general de Abrantes.
08
Ofício de José Filipe da Costa Zuzarte, juiz vereador de Monforte, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a inexistência de soldados desertores na sua jurisdição.
09
Ofício de José da Fonseca Andrade e Ataíde, juiz de fora de Torre de Moncorvo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as providências a tomar com um baú, em seu poder, pertencente ao sargento-mor engenheiro Guilherme Joaquim Pais de Menezes.
10
Ofício de José Francisco Barradas Zuzarte, juiz vereador de Monforte, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores para a praça de Olivença e para o quartel general de Abrantes.
11
Correspondência de José Ribeiro Guimarães de Ataíde, juiz de fora do Fundão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores.
12
Ofício de José Pereira de Carvalho Castro e Aragão Matamouros, juiz de fora de Alter do Chão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes.
13
Ofício de José Pereira, juiz ordinário de Alverca, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, explicando que das seis embarcações pedidas para o serviço de Sua Majestade apenas pode enviar duas para o porto do rio das enguias dado as restantes andarem na pesca da sardinha.
14
Ofícios de José Pedro Leite, juiz de fora de Lafões, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores.
15
Ofício de José Pedro Ferraz Gramosa, juiz do crime no bairro de Santa Catarina, servindo pelo bairro do Mocambo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a impossibilidade de disponibilizar cinco carros de cordas, 30 bestas de carga e 15 de cela, destinadas à Casa da Ópera da Ajuda.
16
Representação de José Pedro de Rates Xavier da Silva, juiz de fora do cível, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, comunicando que, exercendo o cargo de procurador do Tombo da Coroa, necessita que seja nomeado um solicitador para o bom expediente das causas.
17
Correspondência de José Pedro Bayma de Barros, corregedor da Comarca de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre deslocação a Aldegalega para averiguar a súplica de José Anes da Silveira e saída, do porto de Lisboa, do iate "Nossa Senhora do Carmo e Armas" para o Báltico.
18
Ofícios de José de Melo Coutinho Garrido, juiz de fora de Montemor-o-Novo, para D Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes com relação dos mesmos.
19
Correspondência de José Martins da Costa, juiz de fora de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de 4 barcos carregados de palha, destinada às cavalariças reais, para o sítio do Pinheiro, prisão de soldados desertores e fuga de Joaquim Cardoso, barbeiro do lugar da Ladeira no Zambujal.
20
Correspondência de José Manuel de Lima Pita, juiz de fora de Leiria para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o recrutamento de todas as pessoas com idade e força competente, prisão e recondução de soldados desertores e "Relação dos soldados ausentes que remete o desembargador corregedor da comarca de Leiria".
21
Ofícios de José Freire Falcão e Mendonça, corregedor da Comarca de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de um ferrador de Alcáçovas, na cadeia da correição, por ter comprado um cavalo roubado.
22
Ofício de José Galvão de Mendonça Souto Maior, juiz vereador de Torrão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando não existir naquela localidade qualquer soldado na situação de desertor.
23
Ofício de José Joaquim Dâmaso Xavier de Oliveira, juiz do crime de Andaluz, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando que o soldado António José, envolvido numa desordem com o furriel Luís Manuel de Macedo, ainda não foi preso.
24
Correspondência de José Gil Fojo Borja e Quinhones, corregedor de Tavira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prisão e recondução de soldados desertores e prisão de Vitorino José de Sousa Girão, juiz da alfândega de Mértola, na cadeia de Évora.
25
Ofícios de José Gouveia Osório, juiz de fora de Arronches, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores às praças de Elvas, Campo Maior e quartel general de Abrantes e "Relação de soldados infantes e auxiliares que foram remetidos para o quartel general de Abrantes e praça de Elvas, desta de Arronches".
26
Correspondência de José Inácio de Brito Bocarro e Castanheda, corregedor da comarca de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de 15 carros de mato, 2 seges e 30 bestas de carga para o sítio do Pinheiro, prisão e recondução de soldados desertores aos respectivos regimentos e relação dos soldados dispensados por incapacidade e velhice.
27
Correspondência de José Inácio de Mendonça, juiz de fora de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio da relação de trigo, cevada e centeio existentes na cidade de Évora para o Vedor Geral do Exército, processo relativo à prisão dos soldados António Lourenço e António Costa e do sargento Joaquim Carvalho do Regimento de Infantaria, na cadeia pública de Évora e processo relativo às obras no quartel de Cavalaria.
28
Ofício de José Inácio Tavares de Figueiredo, juiz de fora de Azurara da Beira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de José Martins, soldado da companhia do coronel brigadeiro e João Aníbal do Regimento de Voluntários Reais, na cadeia de Mangualde, com o requerimento destes pedindo para serem liberetados.
29
Correspondência de José Isidoro de Oliveira Pereira, juiz de fora de Aldegalega, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a transferência de um capitão aquartelado em casa do cirurgião Manuel de Sousa Dias, prisão de um almocreve e despesas com os arranjos das estradas e da ponte para Vila Viçosa.
30
Ofício de José Joaquim de Alpoim e Brito, juiz do crime da Ribeira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre os requerimentos de Pedro Francisco, oficial serralheiro da Real Fábrica da Fundição, preso na cadeia da cidade, pedindo que lhe seja concedida liberdade.
31
Ofício de José Joaquim Duarte da Silva, juiz dos órfãos de Santarém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, relativa ao conflito existente com os religiosos Agostinhos que o juiz acusa de caluniadores.
32
Ofício de José Joaquim de Oliveira, juiz do crime do bairro do Limoeiro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre os incidentes ocorridos entre João da Silva Bento, alferes da companhia de Cavalaria do Regimento de Penafiel e alguns oficiais de justiça, no momento em que estes conduziam alguns delinquentes à cadeia do Limoeiro.
33
Ofício de José Joaquim de Sarre, para Tomé Joaquim da Costa Corte Real, secretário de Estado dos Negócios da Marinha, sobre a suspensão de fornececimento de pão aos presos das galés nos dias em que não se ocupassem no desentulho da cidade.
34
Informação e ofício de José Joaquim de Sarre, para o marquês de Tancos, governador das Armas da Corte e Estremadura, sobre o requerimento de Lamberto Bolange ao Conselho da Fazenda para que lhe seja atribuído o contrato de fornecimento de espingardas para os regimentos da Marinha, celebrado com Ambrósio Amado das Neves, alegando que este não as entregou no prazo estipulado.
35
Ofícios de José Joaquim de Sequeira Magalhães e Lançoens, juiz de fora de Abrantes, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores às respectivas praças.
36
Correspondência de José Leandro de Gusmão e Vasconcelos, juiz de fora de Arraiolos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares às praças de Elvas e Olivença e escusa a Manuel Freire de depositário do Cofre do Órfãos pelo privilégio de soldado auxiliar.
37
Ofício de José de Lemos Viana, juiz de fora de Aveiro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores e "Lista dos soldados que da cidade de Aveiro foram reconduzidos para o Exército Real".
38
Correspondência de José Luís da Serra de Morais Peixoto da Silva Garcez e Couto, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o pagamento feito pelo Almoxarifado da Azambuja das rendas das terras arrendadas anualmente a pão, rendimento dos terços da Lezíria de Baixo do Almoxarifado das Barrocas da Redinha e rendimento que tem produzido a barca de Escaroupim.
39
Correspondência de José Manuel Brandão, escrivão proprietário da comarca de Santiago do Cacém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre deserções e recrutamento militar.
40
Ofícios de José Manuel da Cruz Mendes, juiz de fora de Almada, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o pagamento das obras de reparação dos caminhos que vão de Porto Brandão para Nossa Senhora do Cabo.
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 24
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 24
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/24
Título
Caixa nº 24
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.