Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
01
"Oficiais que serviram na Índia".
02
Mapas dos pagamentos feitos aos presídios da Beira.
03
"Mapa das tropas e ordenanças que se acham formando o cordão nas tropas desta província de Trás-os-Montes", assinado Roberto d'Orey, comandante da província.
04
"Relação dos géneros destinados para fardamentos que se acham nos armazéns do Conselho Ultramarino".
05
Apontamento sobre "(...) a cópia do Decreto de 22 de Junho de 1763, de que no Alvará de 17 de Setembro do mesmo ano se faz menção na forma seguinte".
06
"Relação dos brins que entregou Alberto Mayer nestes armazéns do Reino em quatro do presente", assinada por José Pereira de Almeida Pessanha.
07
"Relação do armamento e munições que foram para bordo da nau Nossa Senhora da Ajuda em 26 de Junho de 1767", assinada por Manuel Gomes Carvalho da Silva, do Arsena Real do Exército.
08
“Extracto do que importou o provimento do assento do ano de 1759 para o de 1760”; “Extracto do mantimento despendido na província do Alentejo com as tropas da sua guarnição e mais particulares no provimento do assento que se fez por conta da Fazenda de Sua Majestade de primeiro de Setembro de 1759 até Agosto de 1760, dinheiro em que importaram os ditos mantimentos, fretes de duas condições, ordenados e mais despesas necessárias pela maneira seguinte” com o fício de remessa de António Lopes Durão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
09
Correspondência de António Lopes Durão, vedor geral do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre as despesas feitas pelo assento das munições de boca da província do Alentejo e sobre o mau procedimento dos feitores das praças de Évora e Serpa.
10
“Mapa dos géneros que se fazem precisos para o fardamento dos Regimentos de Infantaria, Cavalaria, Dragões e Artilharia que se acham nesta província, dos que estão em ser e dos que faltam para completar o dito fardamento, tudo pela maneira seguinte” com ofício de remessa de António Lopes Durão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
11
"Relação de toda a Artilharia que salvou na fortaleza de São Julião da Barra, no feliz parto da princesa".
12
Ofício de José de Carvalho Mendes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Relação dos preços por que correm os mantimentos nas partes nela declarados" e sobre a saída das companhias do Regimento de Cavalaria.
13
Correspondência do tenente-general Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o marquês de Pombal sobre assuntos administrativos e de intendência.
14
Relações dos oficiais e soldados embarcados em diversos navios.
15
Ofícios de Tomé Couceiro de Abreu, corregedor da comarca de Tomar para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, e relações sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores.
16
Ofício de Manuel Gomes de Carvalho e Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo relações dos panos necessários para o fardamento dos soldados dos regimentos das províncias da Beira e do Algarve, assinadas por José Pereira de Almeida Passanha, escrivão da Mesa Grande da Tenência.
17
"Relação dos soldos e mais propinas que lograva o vedor geral, o oficial maior, comissários de mostras e mais oficiais da Vedoria Geral da Corte, em cada um ano antes da regulação do novo alvará de 13 de Julho de 1758".
18
Documento em falta detectada em 24 de Abril de 2004.
19
Autos de testemunhas de Rodrigo Zagalo, Inocêncio Rodrigues, medidor da comenda do conde de Vila Nova, e Tomé Rodrigues de Carvalho, medidor da Casa Pública, sobre os preços praticados na venda de trigo, cevada e centeio na praça de Estremoz, certificados por Manuel Antunes Fialho, escrivão da Conservatória de Estremoz.
20
Ofício de Diogo Anderson para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio do mapa do Regimento de Monção e da relação da conduta dos oficiais.
21
Processo sobre o aviso do Conselho de Guerra para o sargento-mor António Luís Madureira averiguar quantas companhias de Ordenança compõem a capitania-mor de Padrões e porque razão a Câmara de Padrões congrega as câmaras das vilas de Entradas e Casével.
22
"Relação dos preços porque vieram as armas e celas arreadas no ano de 1735 por conta e risco da Real Fazenda” com ofício de remessa de Manuel Gomes de Carvalho e Silva para D.Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
23
"Relação (cópia) do recenseamento geral do que importou toda a receita e despesa do tesoureiro-mor dos Três Estados, Manuel de Sande e Vasconcelos feito por ordem do superintendente geral da Contadoria Geral da Guerra em execução dos decretos de Sua Majestade de 19 de Novembro e 15 de Dezembro de 1736, inculindo-se o dinheiro que lhe aveio nos meses de Janeiro e Fevereiro do mesmo ano de 1738".
24
"Relação do que importam os soldos de dois meses aos oficiais que vão servir a Sua Majestade ao Rio de Janeiro", assinada por António Lopes Durão.
25
"Relação dos oficiais generais e regimentos de Espanha que marcham para a fronteira da Estremadura".
26
“Relação das terras de donatários que pertencem à comarca de Beja” com ofício de remessa de Manuel João de Carvalho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
27
Exposição do marquês do Louriçal para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre duas companhias do Regimento de Infantaria do Algarve destacadas na província do Alentejo para dar exemplo e instrução aos auxiliares e Ordenanças.
28
Ofício de D. Luís de Portugal para o conde de Oeiras sobre a sua chegada à praça de Évora para assumir o governo da mesma durante a deslocação do conde de Unhão à Corte.
29
Ofício de António Alves, juiz de fora de Mértola, com "Relação dos soldados auxiliares que o Dr. juiz de fora desta vila António Alves fez prender e remeter para a praça de Serpa".
30
"Relação das pessoas que pretendem levantar companhias de cavalo neste reino do Algarve".
31
"Relação das barracas que se acham pela Marinha desta Corte, desde o Forte de Xabregas até à Esperança, estes sem arrendamento nem pagar coisa alguma a Sua Majestade nesta Vedoria".
32
Relação de todos os cargos e respectivos soldos pertencentes ao Exército espanhol.
33
"Relação dos capitães de Cavalaria que levantaram companhia à sua custa nas províncias de Trás-os-Montes, Minho e Porto para os regimentos que Sua Majestade lhes destina".
34
"Relação das praças de que se compõe a tropa que se acha debaixo do mando deste cantonamento tanto na província de Trás-os-Montes, como nesta do Minho" (cópia).
35
Ofício (cópia) de António Lopes Durão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, e relações sobre o estado em que se encontram os fardamentos do exército a cargo de Francisco de Azevedo.
36
“Lista dos cavalos que há na vila de Tomar e sua comarca que se alistaram por ordem de Sua Majestade para o seu Real Serviço” com ofício de remessa de Tomé Couceiro de Abreu, corregedor da comarca de Tomar, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
37
Relação sobre a “Despesa dos mantimentos que tem feito todas as tropas da Corte e província da Estremadura e as que para ela vieram destacadas de outras províncias desde o primeiro de Setembro de 1760 em que principiaram a ser providas por conta da Real Fazenda de Sua Majestade Fidelíssima até 18 de Abril do presente ano de 1761” com ofício de remessa de Romão José Rosa Guião para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
38
“Extractos ou resumo de toda a despesa feita no assento das munições de boca das tropas desta província do ano que teve princípio em primeiro de Setembro de 1758 e findou no último de Agosto de 1759 sendo administrado por conta da Real Fazenda por mim Vedor Geral” e extracto referente ao ano de 1759 para 1760 com ofício de remessa de José de Carvalho Mendes, vedor geral da província da Beira, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
39
“Destes Armazéns do Reino se remete pelo comissário João da Cunha Frade Mascarenhas a entregar na Vedoria do Exército da vila de Tomar os géneros abaixo declarados para fardamento dos soldados do Regimento de Cavalaria de Leiria do coronel José da Costa”, “Relação do géneros que se acham de mais e menos nas receitas do almoxarife da campanha, a respeito das guias com que foram remetidos pelos comissários dos Armazéns do Reino” e relação de géneros para fardamento relativos a diversos regimentos com ofício de remessa de António Lopes Durão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
40
Ofícios de Francisco de Sousa Pereira e Miranda, juiz de fora de Loulé, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores com "Relação dos soldados pagos e auxiliares que mandou prender o Dr. juiz de fora de Loulé desde o dia 25 de Setembro deste ano" e "Relação dos soldados pagos e auxiliares que neste mês de Novembro fiz remeter para o Quartel General e para a praça de Castro Marim".
41
Ofício de Gonçalo Luís Xavier de Carvalho Monteiro dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre três cadetes que excediam as duas companhias.
42
Ofício de Manuel António Cortes de Barros para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de munições de guerra para a província da Beira a pedido do marechal-de-campo conde dos Arcos, governador das Armas dessa província.
43
"Relação da gente que entra de guarda todos os dias", assinada por José Álvaro Ferreira da Câmara.
44
Ofício de D. Luís de Portugal para o conde de Oeiras sobre a sua chegada à praça de Évora para assumir o governo da mesma durante a deslocação do conde de Unhão à Corte.
45
Ofício de Timóteo Soares da Paz para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o fornecimento de pão aos Ordenanças que não sendo moradores vinham à praça de Lagos cumprir as suas obrigações.
46
Relação das "quantias necessárias aos cofres militares".
47
Correspondência do marechal-de-campo Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre extração de saibro e pedra para obras e prisão do frade João António da Encarnação.
48
Processo relativo à burla de Henrique Mayne e seu irmão capitão João Mayne que fizeram passar minas de ferro e cobre por minas de estanho, resultando na prisão de ambos.
49
Ofícios de José Pedro da Câmara dirigidos a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio dos mapas dos regimentos de Infantaria e Cavalaria de Elvas.
50
Apontamento assinado por Pedro Gualter da Fonseca, sobre as despesas referentes às obras realizadas no forte da Fonte da Pipa.
51
Ofícios de José Pedro da Câmara dirigidos a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de mapas referentes aos regimentos de Infantaria e Cavalaria da província do Alentejo.
52
Ofício do tenente-coronel Luís de Alincourt, comandante do Regimento de Artilharia da Corte, com "Relação dos soldados do Regimento de Artilharia da Corte que se acham sentenciados e presos no calabouço da Fortaleza de São Julião da Barra" e relação dos presos do 2º Regimento da Armada.
53
Ofício de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos regimentos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia que guarnecem as praças da província do Alentejo.
54
Ofício de Manuel Bernardo de Melo e Castro para o marquês de Pombal sobre as botas que os soldados dos regimentos de Cavalaria do Alentejo deixaram de receber.
55
Ofícios de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos regimentos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia do Alentejo.
56
Ofícios de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos regimentos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia que guarnecem as praças do Alentejo.
57
Correspondência de Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o marquês de Pombal sobre presos, fardamento, obras e alimentação.
58
Ofícios de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos regimentos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia que guarnecem as praças da província do Alentejo.
59
Correspondência do tenente-general Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas e das Armas da província do Alentejo, para o marquês de Pombal sobre deserções, disciplina, falta de pólvora, venda de trigo, fardamento e recrutamento militar.
60
Ofícios de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos regimentos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia que guarnecem as praças da província do Alentejo.
61
Correspondência de Manuel Bernardo de Melo e Castro para o marquês de Pombal sobre saúde, alimentação ministrados aos doentes dos hospitais reais da província do Alentejo e recrutamento militar na província da Beira para os regimentos de Infantaria e Artilharia do Alentejo.
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
Caixa nº 48
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 48
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/48
Título
Caixa nº 48