Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
01
"Extracto dos presos que há nos regimentos desta Corte e província, tirados dos originais que os seus respectivos coronéis deram".
02
Requerimentos de Pedro Ferreira, auditor do regimento de Cavalaria do coronel João de Sousa Tello, para Miguel de Arriaga pedindo que lhe seja concedida alguma das provedorias de Viana do Minho, Guimarães ou Viseu, ofício do auditor António Francisco da Costa pedindo que lhe seja concedido um cargo e relação avulsa de auditores e juizes de fora.
03
"Relação das praças do Reino de que tem vindo extractos de munições de guerra e boca e dos petrechos, com os nomes dos seus governadores" e relação "das contas que estão para se decidirem" com ofício de remessa de Manuel Bernardo de Melo e Castro para Miguel de Arriaga Brum da Silveira.
04
Ofício de Manuel Gomes de Carvalho e Silva, do Arsenal Real do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo relações das barracas levadas pelo oficial barraqueiro Francisco de Sales para o sítio de Pancas.
05
"Cópia do diário dos castigos" com relação nominal de praças e oficiais castigados, maioritariamente por pequenos delitos disciplinares.
06
"Relação das madeiras e pregos do desmancho da real ponte de Benavente que estão recolhidos em armazéns desta vila", do mestre João da Silva para Ricardo Matias.
07
"Adições que se não devem abonar ao administrador por erros que se encontraram nas contas" referidas a trigo, centeio, cevada, sal e palha.
08
Decreto [de D. José I] determinando que os lugares de Monte-o-Velho, Tentugal, Póvoa de Santa Cristina, Cantanhede, Ançã, Pereira, Buarcos, Tavarede e Maiorca, não podem reger-se pelas avaliações estabelecidas para os Frutos do Partido do Porto, pelo que serão regidos pelos preços estabelecidos para a província da Estremadura.
09
Alvará Régio decretando a prisão de quem usar qualquer peça de uniforme militar para obviar os abusos de um grande número de malfeitores e vadios que servindo-se destes uniformes se fingiam soldados e oficiais, cometendo roubos e "insultos atroses".
10
Alvará régio dando ao conde reinante Guilherme Schaumbourg Lippe o tratamento de Alteza.
11
"Relação das munições e géneros que ao presente se encontravam nos Armazéns do Reino da Repartição das Fronteiras".
12
Observações avulsas sobre algumas praças do Algarve e seus oficiais, nomeadamente, Faro, Lagos, Tavira, Sagres, Albufeira, Portimão e Alcoutim.
13
"Relação da pólvora que gasta todos os meses um regimento de Artilharia para executar os exercícios que manda Sua Majestade conforme as ordens que deixou estabelecido a Sua Alteza o Sr. Marechal General", assinada pelo tenente coronel João Bento Python, do Regimento de Artilharia de Lagos.
14
Mapa da "Soma total da artilharia de bronze, de ferro, armas curtas, barracas, munições e sobresselentes que em 26 de Fevereiro houve ordem para se mandarem para Portugal, com distribuição a bordo de vários navios".
15
Relação da “Despesa que se tem feito o provimento dos mantimentos das tropas desta Corte província da Estremadura em dez meses de primeiro de Setembro de 1760 a 30 de Junho de 1761” com ofício de remessa de Romão José Rosa Gusmão, desembargador, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
16
Relações das pessoas capazes para o serviço de Sua Majestade nos concelhos de Santa Cruz, Unhão, Couto de Frias, Gouveia e Gestaço.
17
"Relação dos cavalos da cidade de Lisboa e sua comarca", assinada por João Pedro Mouzinho de Albuquerque.
18
Ofício do coronel Diogo da Cunha Sotto Maior, do Regimento de Cavalaria de Almeida para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o corte de clavinas para uniformização dos padrões de todos os regimentos de Cavalaria e "Relação do que necessita o Regimento de Cavalaria de Almeida de que é coronel Diogo da Cunha Soto Maior".
19
Correspondência de D. João de Lencastre para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre falsidade das acusações feitas ao marechal-de-campo D. Diogo de Sousa, nomeação do coronel André da Costa de Alcami Ferreira para governador da praça de Caminha e "Relação das armas e munições de pólvora e bala que dos armazéns se tem distribuído pela província e pela cidade do Porto".
20
Ofício de D. João de Almeida e Melo para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre prisioneiros de guerra espanhóis detidos nas fortalezas de S. João da Foz e Leça de Matosinhos, com a respectiva relação.
21
“Relação das armas e munições de que nestes armazéns de Coimbra se carece saber os preços do custo que fizeram à Fazenda Real para se pedir conta aos militares que as receberam e não deram conta delas as seguintes espingardas do armazém novo que vieram de Inglaterra com fechos franceses e ferragens de latão amarelo e algumas com varetas de ferro cada uma” com ofício de remessa de João Rodrigues Garcia para Manuel Gomes de Carvalho e Silva.
22
“Eu Dom Cristóvão Manuel de Vilhena brigadeiro dos exércitos de Sua Majestade e coronel de Cavalaria de Elvas e mais oficiais abaixo assinados, recebemos do Sr. Timóteo Soares da Paz, tesoureiro geral das Tropas desta província e reino do Algarve os nossos soldos vencidos do 1º até 30 de Abril de 1765” com ofício de remessa do coronel D. Cristóvão Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Elvas, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
23
“Relação dos soldos que se estão devendo aos oficiais das fortificações desta Corte e província até fim de Junho de 1763 e despesas do azeite e lenha para os corpos da guarda que actualmente se acham liquidados” com ofício de remessa de Gonçalo Luís Xavier de Carvalho Monteiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
24
“Relação dos géneros de fardamento, armas e munições que se remeteram dos Armazéns do Reino à província do Alentejo, para os dois regimentos dos coronéis marquês do Lavradio e conde de Aveiras” e “Relação dos géneros pertencentes a fardamento que se tem entregue deste Arsenal Real do Exército para o Regimento de Setúbal depois do novo regulamento” com oício de remessa de Gomes de Carvalho e Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra
25
“Cópia de uma carta dirigida ao Exmo Sr. Conde de Oeiras, ministro e secretário de Estado, pelo vedor geral que foi da província da Beira” e “Relação do dinheiro que se está devendo ao Exmo. Sr. bispo da Guarda e a outras pessoas” com ofício de remessa de José de Carvalho Mendes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
26
“Relação dos soldados que se têm mandado da cidade da Guarda no mês de Janeiro” com ofício de Tomás Gregório de Carvalho, juiz de fora da Guarda, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
27
Ofício do marquês do Louriçal para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre pagamento aos oficiais do coronel D. Gastão José da Câmara Coutinho e desordens ocorridas entre os oficiais de justiça e os soldados.
28
Ofício de Francisco de Sousa Pereira e Miranda, juiz de fora de Loulé, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a prisão e recondução às respectivas praças de soldados desertores, com relação dos mesmos.
29
Ofício de José Freire Barbuda para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Relação das munições de guerra que se pedem deste castelo de São Filipe da barra de Setúbal", assinada por José Feio Barbuda.
30
"Relação de panos brancos e de cores que ao presente se acham nos Armazéns do Reino".
31
Ofício de Manuel Gomes de Carvalho e Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre os nomes e residências dos mestres e contra-mestres das fábricas do Arsenal Real do Exército e "Relação dos géneros que saíram dos armazéns no presente dia 27 de Maio de 1762".
32
Ofício do visconde de Mesquitela, comandante do Regimento de Schaumbourg Lippe, para o barão-conde ajudante general queixando-se da falta de oficiais no seu regimento.
33
Ofício de Timóteo Soares da Paz para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio do dinheiro obtido na venda dos cavalos excedentários dos regimentos de Cavalaria e Dragões.
34
Relação dos oficiais que tiveram aproveitamento na aula, assinada pelo coronel Frederico Jacob Weinholtz do Regimento de Artilharia da Corte.
35
"Relação de cinquenta cavalos dos que sobraram no regulamento dos regimentos de Cavalaria desta província e se remeteram desta praça de Chaves para Salvaterra de Magos por ordem de Sua Majestade expedida pelo seu secretário de Estado o Exmo. Sr. D. Luís da Cunha, com declaração dos sinais e louvores que tiveram os ditos cavalos (...)".
36
Ofício de Pascoal de Abranches Madeira, procurador da comarca de Coimbra, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre os soldados sorteados em conformidade com a lei de 24 de Fevereiro de 1764.
37
Relações dos preços de armas estabelecidos pela Vedoria de Artilharia do Alentejo, assinadas por João José Garcia.
38
Relações das entradas e saídas de pão, farinha e trigo dos Armazéns de Provimento das Tropas da Corte e província e Estremadura.
39
Ofício de Francisco Mac Lean para D.Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a ida dos artilheiros da guarnição de Almeida a Viseu para serem seleccionados para o regimento do tenente-coronel Luís de Alencourt e deslocação dos cavalos do regimento de D. Diogo da Cunha para Pinhel e Reigadas devido ao estado de ruína das suas cavalariças.
40
Relações das barracas necessárias às viagens de Sua Majestade aos sítios de Pancas e Pinheiro.
41
"Relação dos moços do monte, proprietários e seus serventuários".
42
Mapas dos pagamentos feitos aos Regimentos de Artilharia, Infantaria e Cavalaria do Alentejo, referentes aos meses de Setembro a Dezembro de 1755, assinados por Pedro Furtado e Leandro Franscisco de Sousa.
43
Ofício de António Lopes Durão, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre as despesas feitas com munições de boca na província do Alentejo de 1 de Setembro de 1757 até Agosto de 1758, com respectivo mapa.
44
Ofício de Martinho Lourenço de Almeida para o conde de Oeiras sobre o procedimento do coronel Herique Garcês Palha, que na sua ausência tomou o governo do seu quartel, impedindo-o de cumprir as suas obrigações.
45
Ofício de Diogo Anderson para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio dos mapas do Regimento de Monção relativos ao mês de Julho.
46
Declarações (minutas) para "dirigir as suas observações a Sua Alteza" e para partes diárias.
47
Requerimento de Pedro Caetano Pinto de Morais Sarmento, escrivão do Registo das Mercês, sobre a repartição dos emolumentos do seu ofício pelos oficiais e sobre a remoção para a Torre do Tombo da Secretaria dos Registos.
48
"Planta de um Regimento de Dragões de 560 cavalos com 8 companhias a 70 cavalos cada uma" com "Terras ou províncias onde assentam os oficiais".
49
Mapa de despesas do Regimento de Infantaria, Cavalaria, Dragões e Mosqueteiros Reais.
50
Exposição acerca da decadência das tropas dos Terços Auxiliares da província de Trás-os-Montes.
51
Termo (cópia) assinado pelo marechal-de-campo, conde de Bobadela, governador das Armas da Província da Beira, José Bernardo da Costa Bento, oficial da Vedoria, José Pindeiro e Damião Ribeiro de Carvalho, comandantes das Ordenanças, sobre a repartição de 80 recrutas no Regimento de Infantaria do coronel Jorge Francisco Machado de Mendonça da guarnição da Torre de Belém.
52
Mapa dos pagamentos efectuados ao presídio do Minho de 1 de Setembro até ao fim de Dezembro de 1755.
53
Carta de uma francesa a lamentar-se da prisão do marido.
54
Ofício de Carlos Chauncy, inspector general de Cavalaria da Parte do Sul, informando que não pode acabar os mapas relativos à sua inspecção dos meses de Janeiro e Fevereiro, por faltar o mapa do Regimento de Alcântara, com "Memórias para pôr na presença de Sua Excª o conde de Oeiras", "Memória relativa aos mapas da Cavalaria" e "Memórias relativas aos Regimentos da Cavalaria da parte Sul".
55
Ofício do marquês Estribeiro-mor para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio do mapa geral do estado das tropas do Partido da província da Estremadura.
56
"Mapa do pagamento das tropas da Corte e Província da Estremadura", de João Luís de Azevedo, vedor geral do Exército e fortificações da Corte e província da Estremadura, para o marechal-de-campo marquês Estribeiro-mor.
57
Alvará régio sobre contrabando e outros abusos nas alfândegas.
58
Mapa do pagamento feito ao presídio da província do Minho de 1 de Setembro de 1757 até ao fim de Fevereiro de 1758 e ao regimento que esteve de guarnição na cidade do Porto de 2 de Novembro de 1757 até fim de Fevereiro de 1758, pelo pagador geral Lourenço José Gomes.
59
Ofício de Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a inadequabilidade para a Milícia dos soldados dos regimentos dos coronéis André da Costa de Alcami Ferreira e Luís de Mendonça Furtado.
60
Documento transferido para a 3ª Divisão 3ª Secção.
61
Parecer de João de Almada para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a construção de um armazém suficientemente grande para guardar armas, munições de guerra e fardamento dos militares do Partido do Porto e guarnição da Marinha.
62
Correspondência Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre os postos vagos para os governos de Miranda, Castelo de Outeiro, forte de São João de Deus e Castelo de Monforte e exposição propondo para sargento-mor do Regimento do coronel Francisco Luís Pequeno Chaves seu filho, Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara.
63
Ofício de Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, informando que se acha vago o governo do forte de Nossa Senhora do Rosário, subordinado à praça de Chaves e o de Miranda.
64
Correspondência do coronel Bartolomeu de Sousa Mexia, comandante do 2º Regimento de Infantaria de Elvas, para o desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre pedido de fardamentos para os regimentos do Alentejo e pagamento de pão e soldo aos soldados distribuídos em vários obras dependentes da praça.
65
Ofício de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José de Sá Pereira sobre o comportamento que este deve ter com o auditor dos Negócios de Roma.
66
Ofício de José António de Macedo e Vasconcelos para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a pólvora existente nos armazéns da Real Fábrica de Pólvora.
67
Alvará régio e decreto relativo ao estabelecimento de um subsídio militar da décima e instruções para a sua cobrança.
68
Memorando de Domingos Frias sobre a movimentação das tropas castelhanas em Espanha e sobre o rumor de a França ter declarado guerra a Portugal.
69
Declaração do cabo arvorado Hipólito da Costa Teixeira sobre um indivíduo que não fez alto à ordem da sentinela.
70
Ofício de Francisco Luís Pequeno Chaves sobre a sua nomeação provisória para governador das Armas da província de Trás-os-Montes e a transferência do quartel de D. Luís António de Sousa para Murça.
71
Relação das deslocações do Grande Exército e dos Corpos destacados nas províncias da Beira, Minho e Trás-os-Montes.
72
"Relação dos prisioneiros de que passou recibo o sargento-mor de Infanatria de um dos Regimentos de Viana, Manuel Luís Pereira por ordem do marechal-de-campo Fraser".
73
"Carta remetida de Paris ou instrucção ao sereníssimo príncipe D. José para quando subisse ao trono. Escrita por D. Luís da Cunha copiada do seu original por A. L. C. ano de 1792" (cópia).
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
Caixa nº 49
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 49
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/49
Título
Caixa nº 49
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.