Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
01
"Relação do número de soldados que se matricularam em cada um dos regimentos de Cavalaria e Infantaria da guarnição da Corte e província da Estremadura de 1 de Novembro de 1757 em diante, os quais foram remetidos em levas pelos ministros dos bairros dela, e das comarcas com a distinção dos que das mesmas levas foram escusos".
02
Relações das madeiras do Brasil que são precisas para os reparos da artilharia das fortalezas da Repartição das Fronteiras e das dimensões que devem ter.
03
Relações dos preços dos mantimentos das praças da província do Alentejo que têm guarnição.
04
"Relação da importância da sisa singela da comarca de Viseu que é o que se entende por meia sisa desde o ano de 1751 até ao de 1756 inclusivé com os nomes dos depositários que dela foram".
05
Relações dos auditores dos regimentos.
06
Exposição de José de Lima Pinheiro e Aragão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre as averiguações feitas aos preços dos verdes para os dois regimentos de Cavalaria de guarnição da Corte.
07
"Despesa de todas as tropas desta Corte e província da Estremadura, regimentos do Alentejo, partidas, levas e destacamentos das províncias que vieram para a mesma Corte, e foram providas por conta da Real Fazenda de Sua Majestade no estéril ano do 1º de Setembro de 1757 até fim de Agosto de 1758".
08
Exposição de José de Carvalho Mendes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a compra de todos os cereais existentes nas localidades raianas para provimento das tropas.
09
"Relação de todo o dinheiro que há nos cofres da Pagadoria Geral desta província da Beira, com declaração de todas as suas aplicações", assinada por José de Carvalho Mendes.
10
Ofício do conde de Coculim para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo "Lista dos soldados que dos regimentos de Infantaria da província de Trás-os-Montes vão despedidos para a Corte e cidade de Lisboa, para daí partirem para os Estados do Pará por ordem de Sua Majestade".
11
Relações dos soldados que estavam ausentes e que por ordem do governador das Armas da província do Minho, Francisco Xavier da Veiga Cabral, vieram reconduzidos e se lhes aclarou as suas praças.
12
Ofício de Luís Gomes Peixoto para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Relação do dinheiro que presentemente há nas seis caixas militares do Tesouro da Junta dos Três Estados".
13
Ofício do conde D. Duarte para D. Luís da Cunha Manuel remetendo "Relação das quantias que actualmente param em cada um dos seis cofres da Repartição da Junta dos Três Estados e do que ainda existe do dinheiro que se salvou do incêndio que se seguiu ao terramoto do primeiro de Novembro de 1755 de cujo dinheiro algum se limpou e outro se fundiu".
14
"Relação dos privilégios que Sua Majestade manda observar cumprindo aos que os alegarem conforme o direito", assinada por D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
15
Ofício de Rui Barba para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo relações das quantias que importaram as meias sisas e as sisas dobradas pertencentes ao Almoxarifado da Comarca da Cidade do Porto desde 1753 até 1757 e das pessoas que delas foram recebedoras.
16
Ofícios de Miguel João Botelho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o arranjo de peças de bronze que se encontram nas praças da província do Minho.
17
Ofício assinado pelo arcebispo-bispo do Algarve dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo uma relação dos postos militares que se acham vagos no reino do Algarve.
18
"Cópia da relação dos remédios que o coronel D. Francisco Vila Nova mandou pedir para os doentes da praça de Almeida em 15 de Setembro de 1757".
19
"Relação da despesa que se fez pelo dinheiro da contribuição desta cidade com os soldos dos segundos dois meses, desde Junho até 9 de Agosto deste ano, que se pagaram às tropas que vieram das três províncias, que se acham aquarteladas nesta cidade em virtude das mostras que se passaram em 18, 19 e 20 do presente mês de Setembro aos ditos regimentos e companhias", assinada por Manuel de Almeida Beça.
20
Ofícios de João de Almada para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre os remédios pedidos pelo coronel D. Francisco Vila Nova para a praça do Porto e a necessidade de o capitão D. António de Lencastre permencer nesta praça para concluir a reparação das fortalezas e sua atilharia.
21
Ofício de Francisco Lobato de Macedo e Vasconcelos, corregedor da comarca de Guimarães, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Relação dos anos em que o corregedor actual desta vila e comarca de Guimarães tem servido o seu lugar, e do que em cada um deles renderam as sisas singelas e dobradas e das pessoas que em cada um dos ditos anos foram recebedoras delas".
22
Informações de José de Lima Pinheiro e Aragão, desembargador, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a receita e despesa feita com o provimento das tropas da Corte e Estremadura e sobre a falta de dinheiro para provimento das mesmas tropas e das reais cavalariças.
23
"Relação dos oficiais e soldados que se hão-de tirar de dois batalhões que hão-de ir socorrer o forte".
24
Ofício de José de Carvalho Mendes, vedor geral da província da Beira, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o pedido de dinheiro para poder comprar os cereais necessários durante a colheita a fim de evitar especulações posteriores, nomeadamente com os espanhóis, que em muito prejudicariam a Fazenda Real.
25
"Relação dos panos que, por ordem de Sua Majestade, se compraram pela avaliação dos avaliadores nomeados pela mesa da administração do fardamento nesta vila da Covilhã por conta da Real Fazenda remetidos para a cidade de Lisboa".
26
"Despesa de provimento dos mantimentos das tropas desta Corte e província da Estremadura e das que nela se acham destacadas da província do Alentejo nos três meses do 1º de Setembro até ao fim de Novembro de 1760, que Sua Majestade mandou prover por conta da sua Real Fazenda".
27
Ofício de Romão José Rosa Guião, desembargador, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre as despesas efectuadas com as compras de trigo e cevada até 30 de Setembro para provimento das tropas da Corte e Estremadura e o pedido de dinheiro para poder satisfazer as necessiadades destas tropas no período seguinte.
28
Correspondência de Luís Xavier de Carvalho Monteiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre justiça, fortificações, obras, pólvoras e munições.
29
Ofício de Manuel de Beça de Antas para D. Vasco da Câmara remetendo "Roteiro das guardas de Lisboa com as forças, patrulhas e sentinelas que ocupam".
30
Ofício de Manuel Gomes de Carvalho e Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a entrega a Francisco de Sales, mestre barraqueiro, de géneros destinados às jornadas de Sua Majestade.
31
"Lista de todas as receitas que se fizeram ao almoxarife geral dos mantimentos desta província, Francisco de Pina, dos que se dispenderam nela no ano que principiou em 1 de Setembro de 1703 e findou em o último de Agosto de 1704, sendo assentistas Francisco Garcia de Lima e companheiros ".
32
"Certidões com as cópias das receitas que se fizeram aos almoxarifes de Castelo de Vide, Campo Maior, Portalegre, Mourão e Monsaraz dos mantimentos dispendidos nelas por Francisco Garcia de Lima e companheiros assentistas que foram nesta província no ano de 1703 para 1704" e "de que não se fizeram receitas a mais almoxarifes que os sobreditos e ao geral dos mantimentos Francisco de Pina", de João Velez de Lima, oficial da Contadoria Geral do Exército e Província do Alentejo.
33
"Relação do que foi para o serviço de Sua Majestade, que pertence ao espólio do sereníssimo sr. Infante D. António, que Deus tem em glória".
34
Correspondência de Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre prisão do soldado António Trigo, exposição reclamando o dinheiro que emprestou à Fazenda Real para pagar as obras realizadas na praça de Bragança em 1735 e "Relação do dinheiro que se achou líquido no Tesouro em 2 de Novembro de 1758, pertencente à Fazenda Real, e as partes sobre que corre litígio, e se acha em ser no depósito", assinada por Matias Maciel de Araújo.
35
Ofício do coronel de Infantaria Vicente da Silva da Fonseca, a cujo cargo está o governo das Armas da província do Algarve, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo relações dos mantimentos que se compraram para provimento da praça de Mazagão, em Marrocos.
36
Ofício de Silvestre de Jesus Ribeiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre os lanços para provimento das munições de boca a fornecer aos três regimentos do Algarve.
37
"Relação do dinheiro que da consignação do assento entrou na receita do pagador geral deste Exército, José de Morais Cabral Cogominho, e dispendeu do 1º de Setembro de 1757 em diante", assinada por António Lopes Durão.
38
Ofício de Marcelino Leitão de Carvalho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o estado de confusão em que se acha a Vedoria de Trás-os-Montes.
39
"Relação dos comissários de mostras oficiais e praticantes desta Vedoria e antiguidades e préstimo de cada um".
40
Correspondência de Diogo Gomes de Moura para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da da Guerra, sobre falta de pólvora para combater as embarcações de mouros e zaragata entre um soldado e um meirinho da justiça que resultou na prisão de ambos na fortaleza da Ponta.
41
"Relação das faltas que achei nos quartéis dos regimentos abaixo mencionados", assinada por Gonçalo Luís Xavier de Carvalho Monteiro.
42
Correspondência de José de Carvalho Mendes para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre editais relativos aos lanços para fornecimento das munições de boca para provimento das tropas da província da Beira e relação das vilas e cidades onde se afixaram, exposição sobre os preços ajustados por dois meses de verde para os cavalos dos regimentos de Cavalaria e "Relação dos preços por que correm os mantimentos" nas localidades de Almeida, Pinhel, Castelo Rodrigo e seu termo, Penamacor, Guarda, Celorico e Trancoso.
43
Ofício de Gonçalo Luís Xavier de Carvalho Monteiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre pagamentos às tropas do Regimento de Artilharia da província do Alentejo de que é comandante o brigadeiro João Alexandre de Charmon.
44
Ofício do marquês de Tancos para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo relações sobre estado em que se acham as armas dos soldados dos regimentos da Corte e da província do Alentejo, que nela estão aquartelados.
45
Correspondência de António Lopes Durão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre pessoal, munições de boca, fardamentos e preços de mantimentos.
46
"Relação dos panos que entregaram nos armazéns do Reino os fabricantes da vila da Covilhã em presente mês de Agosto de 1760".
47
Ofício de José Inácio da Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo "Relação dos cômputos das sisas dobradas que pagam as terras deste Reino e se achava regulada antes do terramoto do 1º de Novembro de 1755 nesta Contadoria Geral da Guerra no Livro 18 das ordens a f.27v.", assinada por Bernardo dos Santos Nogueira.
48
Ofício de Manuel Gomes de Carvalho e Silva para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Esatdo dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Relação das munições que se têm dado nestes Armazéns do Reino por empréstimo da Repartição das Fronteiras à da Coroa, do mês de Novembro de 1755 até ao presente", "Relação das armas que se acham nos Armazéns do Reino e fábrica deles desde o dia 27 de Junho de 1760" e "Relação das armas que se tem despendido dos Armazéns do Reino desde o princípio de 1756 até ao primeiro de Julho de 1760".
49
Ofício de Manuel da Silva Magalhães para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores com relação dos desertores do Regimento do coronel Manuel Pereira de Matos.
50
Correspondência de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José de Sá Pereira, ministro na Corte de Nápoles, sobre a determinação de Sua Majestade em não comunicar ao Papa qualquer acontecimento da Sua Real Família pela atitude desrespeitosa que este tomou quando lhe foi comunicado o nascimento do príncipe e sobre o luto a tomar pelo falecimento da Rainha Católica.
51
Ofícios do coronel D. Diogo Anderson, capitão-mor do Regimento de Viana, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre a incapacidade da Câmara em recrutar soldados.
52
Apontamento sobre a morte de alguns militares e propondo a promoção de outros.
53
Ofícios de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José de Sá Pereira, ministro junto da Corte de Nápoles, anunciando o nascimento de uma infanta e dando instruções para o desempenho do seu cargo.
54
Ofício de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios estrangeiros e da Guerra, para José de Sá Pereira, ministro junto da Corte de Nápoles, comunicando uma tentativa de regicídio no fim do Terreiro do Paço junto à porta do Nó.
55
Documento em falta detectada em 27 de Abril de 2004, com capilha.
56
Correspondência de Tomé Ferreira Ribeiro, almoxarife e juiz da coutada de Pera e Comporta, para o dezembargador juiz da Inconfidência sobre inexistência de lanços para as obras das comportas, petição dos lavradores do paul de Pera para que se proceda a um sumário de testemunhas e se apresente um orçamento para as obras, dado que o seu mau estado lhes acarreta graves prejuízos e requerimento e "Condições com que se devem fazer as comportas reais".
57
Ofícios de D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José de Sá Pereira, ministro junto da Corte de Nápoles, comunicando acontecimentos vários na Corte.
58
Documento em falta, detectada em 27 de Abril de 2004, com capilha.
59
Carta (minuta) do conde de Lippe para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, chamando a atenção para a inadequação das sugestões de Degermann.
60
Ofício do tenente-coronel Wagner Russell, do Regimento de Infantaria de Chaves, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, solicitando a sua promoção a coronel do Regimento de Infantaria de Viana, lugar que se encontra vago.
61
Alvará Régio (D. José I) contendo providências para cessarem as prevaricações cometidas por soldados.
62
Carta do conde de Lippe [para D. Luís da Cunha Manuel?] comunicando a morte de sua filha única e declarando estar a trabalhar numa nova e útil invenção de artilharia que transmitirá quando concluída.
63
Relação dos "Oficiais das seis companhias de éguas da cidade de Beja".
64
Ofício de João Luís de Deus para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo relação das receitas da Casa da Fortificação da Corte e província da Estremadura.
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
Caixa nº 50
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 50
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/50
Título
Caixa nº 50