Implantação da República (1910 - 1911).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Implantação da República (1910 - 1911).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/33

Título

Implantação da República (1910 - 1911).

Datas descritivas

1903 - 1911

Dimensão e suporte

3 cx. com 116 processos manuscritos e alguns impressos e dactilografados.

História administrativa/biográfica/familiar

O assassínio do Dr. Miguel Bombarda, a 3 de Outubro de 1910, provocou o início da revolução republicana. As forças revolucionárias, acampadas no alto da Avenida da Liberdade, com o apoio da marinha de guerra, provocam a fuga de D. Manuel II, que embarcou para o exílio a bordo do iate real “D. Amélia”. O Exército, desmoralizado com a fuga do rei, acaba também por ceder à causa republicana. A 5 de Outubro, e após a assinatura do armistício, o directório do Partido Republicano proclamou a abolição da Monarquia e nomeou o Governo Provisório da República.

Âmbito e conteúdo

Secção composta por relações e declarações de militares de diferentes unidades que aderiram à República, manifestos do presidente Teófilo Braga, subscrições e indemnizações a conceder às vítimas da implantação da República, pagamento de gratificações, promoções de pessoal, participações no movimento de 31 de Janeiro de 1891, reintegrações no Exército, relatórios sobre incidentes, ingressos na Guarda Republicana, propaganda contra o novo regime, ordem pública, correspondência sobre as incursões monárquicas e legislação promulgada pelo Governo Provisório da República no âmbito do pessoal.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Unidades de descrição relacionadas

Para esta secções, ver também as colecções de Iconografia (FE/10) e Fototeca (FE/110) e o fundo particular de Maia de Magalhães (FP/21) para as incursões monárquicas.

Notas de publicação

Referência bibliográficaFERREIRA, David - História Política da Primeira República Portuguesa. Vol. I (1910 - 1915), Lisboa, 1975FERRÃO, Carlos - História da República. Ed. Comemorativa do Cinquentenário, Lisboa, 1960.MARQUES, Oliveira - A Primeira República Portuguesa. Alguns aspectos estruturais. 2ª ed., Lisboa, 1975MEDINA, João - História Contemporânea de Portugal. Vol. I, Lisboa, 1985REGO, Raul - História da República. Vol. II - V, Lisboa, 1986 - 1987.