Da Guerra Civil à Regeneração (1844 - 1851).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Da Guerra Civil à Regeneração (1844 - 1851).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/28

Título

Da Guerra Civil à Regeneração (1844 - 1851).

Título paralelo

107277

Datas descritivas

1820 - 1860

Dimensão e suporte

42 cx. com processos manuscritos e alguns impressos.

História administrativa/biográfica/familiar

Período marcado pelos pronunciamentos de Torres Novas e Almeida, em 1844, e pela revolução da Maria da Fonte e da Patuleia que culminaram numa guerra civil. Em 1851 deu-se o triunfo da Regeneração, liderada pelo marechal Saldanha que foi empossado como chefe do novo governo, por D. Maria II. Constituiu um gabinete que governou até 1856 e onde se evidenciaram Rodrigo da Fonseca e Fontes Pereira de Melo.

Âmbito e conteúdo

Secção composta por correspondência das administrações dos concelhos e governos civis sobre ordem pública, desertores, recrutamento e saúde pública; correspondência dos ministérios da Guerra, do Reino e dos Negócios Estrangeiros sobre operações, movimentos anarquistas, guerrilhas miguelistas e segurança interna; mapas da força dos corpos militares com destaque para os Batalhões Nacionais e propostas de alteração aos regulamentos; correspondência das Divisões Militares; relações nominais dos oficiais do Batalhões Nacionais e de praças que desertaram; correspondência da Repartição de Contabilidade e da Repartição de Saúde do Ministério da Guerra; processos sobre a dissolução da Legião de Campo Maior; processos verbais sumários de militares e dos conselhos de disciplina de praças do Depósito Geral de Recrutas e dos Batalhões Nacionais; correspondência do Ajudante General e Quartel Mestre General sobre pessoal, logística, ordem pública e desarmamento do povo; relações de oficiais em disponibilidade e de antiguidade e relatórios semanais dos governadores militares sobre ocorrência de factos políticos nos distritos; mapas de mancebos voluntários, recrutados e alistados nos corpos da Divisões Militares; correspondência dos governadores militares com destaque para o governador do Castelo da Foz; pareceres da 2ª Direcção do Ministério da Guerra sobre requerimentos de militares; contabilidade da Comissão Liquidatário do extinto Comissariado do Exército; correspondência do Comando Geral dos Batalhões Nacionais, do Comando Geral de Artilharia e do Comando-em-Chefe.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver os seguintes fundos e colecções: "Restauração da Carta Constitucional. Cabralismo (1837 - 1844)" (DIV/1/28); "Revolta de Torres Novas (1844)" (DIV/1/26); "Maria da Fonte e Patuleia (1846 - 1847)" (DIV/1/27); "Livros de Registo Antigos" (FG/5) e "Arquivo Particular Sá da Bandeira" (DIV/3/18).