Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
01
Correspondência do coronel D. Pedro Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Chaves, para seu tio D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre problemas de disciplina, recrutamento dos regimentos, envio de mapas, provisão de postos vagos, prisão do coronel do regimento de Bragança, nomeações de pessoal com a supervisão de marechal Frazer, falta de material e de mantimentos, pagamento de soldos, informações de oficiais e propostas, pedidos de fardamento, munições e armamento, dificuldade no bom funcionamento do regimento por falta de meios e má preparação dos soldados, deserções, confrontos com a população, prisão dos fiadores dos soldados, ordens (cópias) e relações das celas e dos cavalos incapazes do Regimento de Cavalaria de Castelo Branco.
02
Correspondência do coronel Diogo Ferrier, comandante dos Regimentos de Valença e Lagos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre assuntos de disciplina, alimentação e organização dos seus regimentos.
03
Correspondência do coronel Frei D. João Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Almeida, para seu tio D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre nomeações de pessoal, propostas para o regimento e resposta às mesmas do inspector Simão Fraser, incidente ocorrido no convento de Jesus em Viseu com o oficial Bernardo Nápoles em consequência do qual ocorreu a prisão do mesmo e carta da abadessa D. Úrsula Ventura de Mello e Sousa relatando o ocorrido, cartas recebidas durante a Guerra Fantástica dos seus generais: António de Castro de Menezes, Henrique Jansen Moller, conde de Soure, conde dos Arcos e capitão Manuel Tavares de Almeida e relação de soldos vencidos.
04
Correspondência de Bernard, comandante dos Voluntários Reais para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as deserções em massa ocorridas no Regimento de Abrantes devido aos maus tratos e à violência do coronel Duarte Smith.
05
Ofício do coronel brigadeiro D. José Pedro da Câmara, do Regimento de Cavalaria de Olivença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, propondo o capitão D. José de Sousa Menezes para o posto de sargento-mor.
06
Ofício do coronel António de Figueiredo de Vasconcelos, do 2º Regimento de Infantaria de Olivença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o indeferimento de um requerimento.
07
Ofício do coronel José Joaquim de Melo Lacerda, do 1º Regimento de Infantaria de Elvas, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a incapacidade do soldado José Caeiro continuar ao serviço do regimento por ter caído de uma barroca de pedras quando trabalhava na obra do forte da Graça.
08
Correspondência do coronel brigadeiro António Carlos Furtado de Mendonça, do Regimento de Infantaria de Moura, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre promoção do seu regimento de Moura para o Algarve, deserções na tropa regular e durante a campanha, provisão de postos vagos de soldados, deslocação de praças e requerimento para o conde Barão com proposta para promoção de oficiais.
09
Correspondência do coronel Duarte Smith, do Regimento de Cavalaria de Bragança, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão do tenente João Teixeira.
10
Correspondência do coronel D. Cristóvão Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Elvas, para seu tio D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a sua chegada à praça de Elvas, prisão de um oficial e de um furriel e deserções.
11
Correspondência do coronel José Bruno de Cabedo, do Regimento de Infantaria de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prisões e deserções.
12
Correspondência do coronel Francisco Lima da Silva, comandante do 1º Regimento de Infantaria de Bragança, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o comportamento dos oficiais, armamento, fardamento e envio de mapas do regimento.
13
Ofício do coronel João Mac Donel, do Regimento de Peniche, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o ajudante de cirurgião-mor Manuel António Soares.
14
Correspondência do coronel Fernando de Sousa Leote, do Regimento de Chaves, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a má acomodação; datas de pagamento dos soldados; epidemia que deixou quase todo o regimento doente; queixando-se do tenente general Simão Fraser, inspector e governador dessa praça, ter ficado abusivamente com o Livro de Registos do Regimento onde assentou toda a espécie de falsidades e por ter proíbido os sargentos de usarem alabardas; deserções; prisões; louvando os seus oficiais e maus tratos infligidos aos seu soldados pelo coronel Francisco Barros de Morais do Regimento de Infantaria de Bragança que levaram à morte de alguns deles.
15
Correspondência do coronel marquês do Lavradio, comandante do Regimento de Cascais, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de relações, a falta de pagamento de Manuel Cardoso da Guerra por estar fora do regulamento devido a um erro administrativo, requerimentos dos oficiais João da Silva Gualberto e Marçal Rodrigues para fazer serviço no Brasil e guias de marcha.
16
Correspondência do coronel conde do Vimeiro, do Regimento de Infantaria de Lagos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o mau estado em que se encontra esse corpo, pela falta de camas, de roupas e de condições para receber os doentes; despedimento de soldados doentes e a sua substituição através de novo recrutamento; aviso às diversas fortalezas dessa costa e aos barcos pesqueiros da presença de dois navios mouros e preocupação pela incapacidade de defesa dado o estado de saúde dos artilheiros e falta de armas; promoção de D. Luís Aguilar a sargento-mor e nomeações de pessoal.
17
Correspondência do coronel Henrique Garcez Palha de Almeida, do Regimento de Cavalaria de Penamacor, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o transporte de soldados doentes para o hospital, o envio de mapas e relações de armamento e munições.
18
Ofício do coronel Manuel José Lobo, do Regimento de São Julião da Barra, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando que os ajudantes de cirurgião-mor têm assistido os soldados na doença, não os tendo barbeado por não lhes ter sido ordenado.
19
Ofício de João Gordon, comandante do Regimento de Voluntários Reais, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de listas do estado da Cavalaria e da Infantaria do mesmo regimento e informando que os oficiais deste corpo se têm comportado bem, excepto João Morais Cardoso, que é indigno de servir Sua Majestade.
20
Ofício de Sebastião Pinto Rubin, governador de Valença, para o general João de Almada e Mello, informando que por doença do marechal-de-campo Luís de Albuquerque e Mendonça teve de assumir o governo da província do Minho.
21
Ofício do coronel Manuel Pereira de Matos, do Regimento de Campo Maior e depois governador da mesma praça, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando que se iniciou a fortificação de Valença de Alcântara.
22
Correspondência do coronel Luís de Vasconcelos Almeida Castelo Branco, do Regimento de Penamacor, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a sua reforma e a entrega do regimento ao coronel David Calder, com o respectivo mapa.
23
Ofício do coronel D. João de Sampaio, comandante do Regimento de Cavalaria de Mecklembourg para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre duas intervenções cirúrgicas realizadas pelo cirurgião Manuel Fernandes Bay das quais resultou a morte de um soldado e a invalidez de outro.
24
Ofício do coronel D. João de Sousa, do Regimento de Infantaria de Valença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando que o seu auditor, contrariando as reais ordens e apesar dos vários avisos, ainda não se incorporou no regimento.
25
Correspondência do coronel Baltasar Jácome do Lago Rego, do Regimento de Viana do Douro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a deserção de dois cabos de esquarda e incidentes resultantes da sua prisão em Espanha com carta do conde de Sayve, general de Zamora, sobre o mesmo assunto.
26
Correspondência do coronel Luís António de Sousa, do 2º Regimento de Infantaria de Bragança, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o conselho de guerra convocado contra ele pelo coronel Duarte Smit e outros, do qual resultou a sua absolvição, agradecimento pela confiança demonstrada e pela sua nomeação a coronel desse regimento.
27
Carta do coronel Guilherme Sharp, do 1º Regimento de Infantaria de Olivença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, agradecendo a protecção concedida aos oficiais estrangeiros e pedindo o favor pessoal de ser nomeado brigadeiro.
28
Correspondência do tenente coronel Luís de Alincourt, comandante da Companhia de Pontoneiros do Regimento de Artilharia da Corte, São Julião da Barra, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre nomeação de auxiliares de engenharia indispensáveis à construção de uma ponte em Oeiras e regularização da situação de alguns deles, com propostas para as nomeações.
29
Correspondência do coronel Guilherme Luís António de Valleré, comandante do Regimento de Artilharia de Estremoz, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, dando parecer sobre os oficiais Raimundo e António José Catela, aparentemente mais aptos a serem instruídos e que afinal se revelaram inaptos e certificando que o soldado Manuel Gomes executou as advertências recomendadas nos exercícios não sendo responsável pelo acidente ocorrido.
30
Carta de Tomás Archbold para Yorck pedindo, a título pessoal, a nomeação de capitão engenheiro.
31
Correspondência do coronel Diogo da Cunha Sotto Mayor, do Regimento de Almeida, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a troca que o alferes Gabriel de Aguiar e Almeida pretende fazer com o alferes António José Varela de Almeida; para o marechal-de-campo Francisco Mac-Lean, comandante de Infantaria de Almeida, pedindo botas e munições; e para o conde da Bobadela, governador de armas da Beira, pedindo um cavalo para o seu ajudante.
32
Documento em falta detectada em 10 de Fevereiro de 2004, sem capilha.
33
Ofício do brigadeiro e coronel Guilherme Luís António de Valleré, do Regimento de Artilharia de Estremoz, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de mapas da guarnição do forte de Lippe e da artilharia e dos apetrechos existentes e obras a decorrer na fortaleza .
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 16
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 16
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/16
Título
Caixa nº 16
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.