Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
01
Ofício do provedor António Barbosa Pereira para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, remetendo relação das meias sisas pagas anualmente pela comarca de Aveiro à Real Fazenda, desde o ano de 1751.
02
Correspondência entre Félix Francisco da Silva, provedor da comarca de Elvas, e D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o valor das meias sisas dessa comarca.
03
Ofício de José Manuel Pinto de Sousa, juiz de fora da comarca de Palmela, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as obras de reparação no caminho que vai de Águas de Moura ao Trapo.
04
Ofício de Bernardo Coelho da Gama Castro, juiz de fora de Elvas, para Sebastião José de Carvalho e Melo sobre a prisão de Matias Toscano de Aguiar.
05
Correspondência de João Neto Arnão Salazar Sarmento, ouvidor da comarca de Montemor-o-Novo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de José Fresno de nacionalidade espanhola.
06
Correspondência entre Simão da Fonseca Figueira, juiz dos Feitos da Coroa e Fazenda, e D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, relativa à prisão e sequestro de Manuel Rodrigues de Leão e seu filho.
07
Ofício do juiz de fora de Campo Maior para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a cobrança feita pelos rendeiros de sisa e portagem desta vila aos castelhanos que vêm de Castela para vender trigo, cevada e centeio.
08
Ofício de Luís Godinho Leitão, juiz dos Órfãos de Évora, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a vinda do soldado Tomé António Vinagre, preso em Vila Nova del Fresno na província de Castela, para a cadeia de Évora.
09
Correspondência de João de Magalhães Castelo Branco, corregedor de Alfama, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o pedido de Veríssimo Cabral de Barros para não pagar ao seu credor António Pereira, oficial de pedreir e o pedido de soldados do marquês de Tancos com certidão de Francisco Caetano Pereira, escrivão da Correição do Crime da Cidade de Lisboa, Repartição do Bairro de Alfama.
10
Correspondência de Bernardo Duarte de Figueiredo, corregedor do Crime do Porto, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a entrega de cartas suas ao bispo de Vila Viçosa pela mão do corregedor do crime da Relação, Inácio de Sousa Jácome Coutinho e declaração do mesmo dizendo que recebeu as referidas cartas.
11
Ofício de João Venâncio Pereira da Cunha Coelho, juiz de fora da Chamusca, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre caça nas coutadas reais.
12
Correspondência de José António do Amaral e Andrade, juiz de Fora de Benavente, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre obras da ponte de Salvaterra de Magos e incidente ocorrido com o guarda da charneca no sítio de Vale de Coelheiros.
13
Exposição assinada por José Barbosa de Carvalho, Manuel Gonçalves da Silva Almeida, Manuel de Paiva dos Reis, Luís da Cunha de Sá da Costa e João de Oliveira para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre os graves inconvenientes decorrentes da ocupação de casas particulares em Almada, pelos soldados franceses.
14
Ofício de Luís Nunes Madeira de Távora, juiz de fora da Covilhã, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o roubo de pano para fardamento e a prisão do aprovador de panos António Carvalho Fontes.
15
Ofício de Valentim Gomes da Roda Sampaio, juiz vereador de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o crime e prisão do soldado Francisco Rodrigues.
16
Correspondência de Agostinho de Novais Campos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a cobrança de sisa aos castelhanos pela venda de trigo e cevada e a prisão do juiz de fora de Olivença.
17
Correspondência de Francisco de Lira da Silva Varela, provedor de Torre de Moncorvo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, remetendo certidões sobre sisa singela e dobrada, uma das quais assinada pelo escrivão Apolinário de Mesquita Carneiro e outra dos recebedores deste imposto, referentes às vilas dessa comarca.
18
Correspondência de José Bernardo Coelho Figueiredo, provedor da comarca de Portalegre, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, remetendo certidão sobre o imposto de sisa pago pelas vilas dessa comarca, assinada pelo escrivão Manuel Pereira Xaralez.
19
Correspondência entre José Ribeiro Gomes, ouvidor da comarca de Beja, e D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a penhora de bens e prisão de Tomé Silveira.
20
Correspondência de José Joaquim Emaus, auditor geral da Corte, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o processo cível relativo a Eusébio Soares da Gama Vasconcelos.
21
Correspondência de João Batista Vaz Pereira, auditor geral de Trás-os-Montes, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre processo de falência e dívida do depositário da Fazenda Real António Oliveira Pereira e irregularidade na nomeação a alferes de um cadete do Regimento de Infantaria de Bragança à ordem do marquês de Tancos.
22
Ofício de António da Silva Almeida, provedor da comarca de Santarém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra e certidão do escrivão da mesma provedoria, João de Sousa Azevedo, sobre as meias sisas pagas por esta comarca.
23
Ofício de António Caetano José de Sousa e Magalhães, superintendente da Ribeira do Douro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a suspensão do pagamento do feitor e tesoureiro dos Armazéns do Porto.
24
Correspondência de Pedro Libório de Amorim, enquanto corregedor da comarca de Évora e desembargador de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre justiça, devassas e prisões, impostos e contrabando.
25
Correspondência entre Sebastião Xavier de Vasconcelos Coutinho, provedor da comarca de Torres Vedras, e D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e fuga de soldados de Alhandra e Alverca, entre os quais José Ferreira, o "Papa", da companhia do capitão Manuel de Azevedo, do Terço dos Auxiliares.
26
Correspondência de José Damião da Mata, corregedor da comarca de Torres Vedras, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre todas as pessoas privilegiadas da comarca de Torres Vedras e das julgadas capazes para a praça de Santarém.
27
Correspondência entre Manuel Gonçalves de Carvalho, corregedor do Crime do Bairro de S. Paulo e do Bairro de Remolares, e D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre embargo de cavalos para o real serviço com certidão de Maurício Xavier Rebelo, escrivão da Correição do Crime do Bairro de Remolares, recrutamento de tropas, informação e requerimento do consul geral da Suécia acerca da prisão de dois marinheiros suecos da tripulação de um navio sueco ancorado no porto de Lisboa e sobre a bagagem do Sr. Pelt à guarda de Felipe de Rul.
28
Ofício de Manuel Antunes, juiz ordinário de Vila Nova da Era, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre um requerimento de Francisco Costa relativo a um fornecimento de carvão pelo qual era pedido um preço excessivo.
29
Correspondência de António de Mesquita e Moura, ouvidor da comarca do Crato, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
30
Correspondência de José Ribeiro Gomes, ouvidor da comarca de Beja, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
31
Ofício de Manuel de Sá Pereira, juiz de fora de Coimbra, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a defesa do porto e da fortaleza de Buarcos.
32
Ofício de António Cabral de Sotto Maior, provedor e guarda-mor da Saúde, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a quarentena dos navios que vieram de Berberia.
33
Contrato de fornecimento de mantimentos de Gaspar Mendes Pereira às praças de Almeida e Penamacor, assinado por Duarte Navarro da Silva, procurador e fiador.
34
Ofícios de António Luís Pargana, corregedor da comarca de Sendim, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e fuga de dois soldados na vila de Penas Roias com certidões de Gaspar de Sousa Machado, escrivão da Procuradoria da comarca de Miranda, sobre o mesmo assunto.
35
Correspondência de Teodoro Ferreira da Cunha e Silva, corregedor da comarca de Portalegre, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
36
Ofícios de Francisco Lobato de Macedo e Vasconcelos, corregedor da comarca de Guimarães, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o rateio de soldados para as recrutas dos regimentos e privilégios a ele associados.
37
Correspondência de Luís Sanches de Almeida, juiz de Índia e Mina, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão do marinheiro Francisco de Melo, ido de Lisboa para Londres onde desertou.
38
Correspondência de Francisco da Fonseca Pato, ouvidor da comarca de Ourém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
39
Correspondência de Manuel Jacinto Leitão, corregedor da comarca de Tomar, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
40
Correspondência de José Franco Falcão, corregedor da comarca de Leiria, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra., sobre recrutamento militar.
41
Ofício de Timóteo Soares da Cruz, corregedor da comarca de Lagos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o fornecimento de munições de boca aos três regimentos de Artilharia e Infantaria, consignações, pagamento aos assentistas remetido pela Junta dos Três Estados e declaração das despesas feitas com hospitais, armazéns e conservação de Artilharia, assinada por José Joaquim Ribeiro Riba, pagador geral e por Francisco Correio da Silva, comissário de mostras.
42
Processo sobre a prisão e degredo de Francisco Nunes, de São Brás de Alportel, ao serviço do meirinho da Alfândega do Tabaco e da Portagem, dessa vila, por ter agredido o escrivão da mesma alfândega, João Martins de Figueiredo.
43
Correspondência de Francisco Xavier de Basto, enquanto juiz de fora e ouvidor da comarca de Azeitão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
44
Ofício de Salvador Jorge Vasconcelos de Sousa e Alvim, ouvidor da comarca de Alenquer, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, justificando o não cumprimento da ordem de recrutar soldados por não lhe ter sido determinado o número exacto.
45
Correspondência de Henrique Pereira da Costa Burgos, juiz de fora de Aldegalega, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre desertores e presos.
46
Ofício de Timóteo Pinto de Carvalho, provedor do Algarve, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre cobrança de meias sisas no Algarve.
47
Ofícios de João António Luís Gavião, juiz de fora de Guimarães, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de uma cópia autenticada dos "casais" privilegiados foreiros à igreja de Nossa Senhora da Oliveira na vila de Guimarães.
48
Correspondência de Gregório Heitor de Sousa, juiz de fora de Portalegre, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, acerca do processo da prisão dos sargentos da ordenança Francisco Xavier e Manuel Teles, do alcaide Francisco Xavier dos Reis, do meirinho João Mendes Capão e do escrivão das armas Patrício Xavier.
49
Correspondência entre Joaquim António de Azevedo Soares de Alcântara de Sá, ouvidor da comarca de Elvas, e D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento de soldados, prisão de Matias Martins e pedido de informações acerca do procedimento do alferes Sebastião Vidigal, do tenente António Dias Guerra e do sargento António Fernandes Cordeiro.
50
Correspondência de Rui Barba Alardo, corregedor da comarca do Porto, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
51
Ofício de Leonardo José e Lusthoff de Castelo Branco, juiz vereador de Setúbal para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de cargas de peixe e marisco.
52
Ofício para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de João Tavares de Sousa, vereador da comarca de Santarém.
53
Representação de Joaquim José Bexiga Bravo, provedor da comarca de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a execução dos bens do rendeiro João Pedro Medina e dos seus fiadores Luis Vidal Pinto e António José Vieira.
54
Ofício do coronel Vicente Neto de Mendanha, do Regimento de Tavira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a provisão de todos os postos vagos de Cavalaria, Infantaria e ajudantes das praças do Algarve.
55
Ofícios de Inácio Francisco Xavier de Padilha, juiz do crime do bairro da Mouraria, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento de soldados.
56
Ofício de Domingos António de Araújo, juiz do crime do bairro da Ribeira e do Limoeiro, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento de soldados com certidão de Martinho da Silva Cardoso Cidade, escrivão do crime.
57
Ofício de José Amaro da Costa Laguer, corregedor da Rua Nova, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, justificando porque não cumpriu a ordem que lhe foi dada para recrutar soldados.
58
Correspondência de Manuel da Silva Leitão, corregedor da comarca de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar.
59
Correspondência de José de Figueiredo Carvalho, enquanto juiz do crime do bairro de Andaluz e corregedor do Bairro Alto e auditor geral da Corte, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre recrutamento militar e presos.
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 18
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 18
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/18
Título
Caixa nº 18
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.