Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
01
Ofício do coronel Baltazar Jácome do Lago Rego, do Regimento de Cavalaria de Miranda do Douro, para o coronel Pedro Manuel de Vilhena, do Regimento de Cavalaria de Chaves, sobre a escolta do coronel Francisco José de Morais Pimentel, da praça de Miranda para a praça de Almeida.
02
Ofício de Bartolomeu de Castro, da praça de Valença, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de uma leva de soldados, constituída por um soldado de cada companhia dos dois regimentos de Infantaria da província de Entre Douro e Minho, para servir nos regimentos do estado do Pará no Brasil.
03
Correspondência de Bartolomeu de Mendonça, juiz de fora de Ourique e Montemor, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores e levantamento de gado e das pastagens existentes em Montemor, com certidão de Filipe Rodrigues Sameiro relativa à cobrança de rendas realtivas às pastagens.
04
Ofícios de Belchior Leitão de Figueiredo, juiz de fora de Mesão Frio e corregedor da comarca de Lamego, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores.
05
Correspondência de Bento António de Sampaio, corregedor da comarca de Elvas, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prisão e recondução de soldados desertores.
06
Correspondência de Bento Moreira Camelo e Sousa, corregedor da comarca de Pinhel, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a campanha na fronteira de Trás-os-Montes.
07
Correspondência de Bento Pedrosa Pereira Barreto, juiz de fora de Redondo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de soldados pagos e auxiliares sem licença reconduzidos às respectivas praças e a chegada do Regimento de Cavalaria de Moura à vila de Redondo.
08
Correspondência de Bernardino António de Azevedo Morato, ouvidor da comarca de Tentúgal, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de soldados pagos e auxiliares sem licença reconduzidos às respectivas praças ou ao quartel-general de Abrantes e certidões sobre o mesmo assunto.
09
Ofício de Bernardino António de Lacerda Pinto, juiz de fora de Recardães, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel-general de Abrantes.
10
Correspondência de Bernardino Pereira de Castro e Pita, juiz de fora de Lagos, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de soldados desertores.
11
Ofícios de Bernardo António Teixeira, juiz de fora de Viseu, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de soldados pagos e auxiliares desertores.
12
Ofício de Bernardo Jacinto de Faro, auditor geral da Beira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio do traslado do acto crime que formou o desembargador Tomás António de Carvalho Lima Castro contra o capitão Manuel Rodrigues Carvalho e outros oficiais que se encontram presos na praça de Almeida.
13
Ofício de Bernardo José de Sousa Pereira, ouvidor da comarca de Linhares, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as diligências relativas às ausências dos militares e relação dos que serviram nas terras dessa comarca.
14
Ofício de Bernardo Leitão de Barros, juiz de fora de Chaves, para D. Luís da Cunha Manuel, sobre a necessidade de arranjar camas, entre os particulares, para os quatro regimentos da guarnição da praça de Chaves.
15
Ofício de Bernardo Lopes Fagundes, governador da praça de Vila Nova de Cerveira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a ordem do juiz de fora para transformar a torre da fortificação das muralhas do castelo em cadeia.
16
Ofício de Bernardo de Nápoles Telo de Menezes para Simão Frazer, inspector das tropas da Repartição do Norte, pedindo que interceda junto do tesoureiro geral da Repartição destas províncias para que lhe seja pago o soldo recusado, relativo aos meses em que esteve de licença para se curar de um braço estropiado.
17
Ofício de Bernardo Peixoto de Barros, juiz de fora de Chaves, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, informando que fugiu dessa praça, antes da invasão do inimigo, para não ser feito prisioneiro.
18
Ofícios de Caetano José de Almeida Peixoto, juiz de fora de Vila Franca de Xira, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o motim provocado pelos insultos que frei António de Santa Ana proferiu contra o correio do escaler que se preparava para zarpar para Lisboa.
19
Correspondência de Manuel da Costa Fagundes, juiz de fora de Caminha, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel-general de Abrantes.
20
Ofício de Caetano Xavier da Fonseca, juiz de fora de Niza, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de uma certidão relativa à prisão do soldado desertor José Caetano, do Regimento de Infantaria de Chaves, remetido ao marechal-de-campo conde de Arcos, governador do corpo de Castelo Branco.
21
Correspondência de Domingos Cordeiro Carrilho, auditor geral de Estremoz, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre relações com elementos da Igreja.
22
Exposição de Carlos Massê, governador da praça de Juromenha, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a deserção de um soldado do Regimento de Cavalaria de Olivença e a exigência da reparação deste prejuízo, pelo sargento-mor Brás Carvalho, com exercício de capitão no mesmo regimento.
23
Ofício do conde Almirante para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a quebra de seis e meio por cento na refinação de cem quartéis de salitre vindos de Inglaterra.
24
Correspondência do conde Armador-mor governador das Armas do Algarve, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre fortificações e movimentos de militares.
25
Ofício de Henrique José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a descarga de trigo no Lazareto proveniente do navio inglês "Príncipe de Gales".
26
Ofício de Constantino Barreto de Sousa, juiz de fora da Covilhã, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a impossibilidade de prender o soldado Jacinto Antunes, do regimento do marquês do Lavradio, devido ao estado de doença em que encontra.
27
Ofício de Maurício de Oliveira, juiz vereador de Palmela, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de vinte cavalgaduras e nove carros para o sítio do Pinheiro.
28
Ofício de Cristóvão José Carlos Botelho, juiz de fora de Terena, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o ordem de mandar soltar Manuel José Velho, preso por ter pedido em Castela licença para casar com a prima.
29
Ofícios de D. Diogo Anderson para o general João de Almada e Melo sobre a doença súbita que atacou o general Luís de Mendonça deixando-o sem fala e sem conhecimento.
30
Ofício (cópia) de Diogo Ferrier, comandante do Regimento de Artilharia do Porto, para Manuel Gomes de Carvalho e Silva, tenente-general de Artilharia, remetendo "Relação das munições precisas do Arsenal Real de Lisboa para o Regimento de Artilharia do Porto para poder continuar os seus exercícios" e relação do material necessário no laboratório e no regimento.
31
Ofício do coronel Diogo Ferrieri, do Regimento de Artilharia do Porto, para o tenente coronel João de Almada, governador das justiças do Porto.
32
Correspondência de Diogo Ferrier para o desembargador Inácio Xavier de Sousa Pizarro, pedindo livros, estojos e instrumentos necessários ao ensino prático do regimento de Artilharia e sobre o envio de uma proposta de nomeações para a constituição do regimento.
33
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, juiz do crime do Castelo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as desordens provocadas por um soldado granadeiro do Regimento de Setúbal.
34
Correspondência de Diogo José de Oliveira e Cunha, juiz de fora de Aldegalega, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes.
35
Correspondência de Cristóvão Freire de Andrade, juiz de fora de Montemor-o-Novo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre assuntos da sua administração.
36
Ofícios de Domingos Freire Gameiro, juiz de fora da Sertã, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes.
37
Ofício de Domingos de Gamboa e Lis, corregedor de Moura, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de Francisco José do Espírito Santo e propondo para procurador do ajuste de contas D. João Manuel da Costa Lourenço e para administrador da fazenda Fernando Nunes da Costa.
38
Ofício de Domingos Pinto, juiz de fora de Juromenha, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão de soldados pagos e auxiliares desertores.
39
Exposição de Domingos Martins de Abreu, juiz ordinário de Vila Nova de Lafões, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão do soldado auxiliar António Batista.
40
Correspondência de Domingos Pereira de Aguiar, administrador geral dos exércitos da Corte e província da Estremadura, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre capelães militares.
41
Carta de D. Roche Mac Cragh para Henrique Mayne informando que não tem recebido notícias do irmão e pedindo para entregar a Miguel Gouvanlocck uma carta do irmão.
42
Correspondência de Duarte de Almeida e Sampaio, juiz de fora de Mértola, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o embargo de cevada, trigo e milho em Serpa e certidão sobre o mesmo assunto, distúrbios ocorridos na feira de Santa Ana, no ano de 1756 e desentendimentos com o capitão-mor decorrentes desta situação e autos da devassa dos distúrbios.
43
Representação assinada por Duarte Corte Real, Manuel Jaques de Paiva, Domingos Soto Maior e pelo procurador Francisco Xavier de Palácios, vereadores de Vila Nova de Gusmão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a dupla queixa dos militares contra o senado por má acomodação e dos moradores para que se mantenham os seus privilégios.
44
Ofícios de Caetano Bernardo Pimentel Castro de Mesquita, juiz de fora de Trancoso, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores.
45
Ofícios do tenente-coronel David Calder, do Regimento de Infantaria de Almeida, e de Luís de Vasconcelos de Almeida para o conde de Bobadela, governador das Armas da Beira, acusando a recepção do alvará contendo a forma de recrutamento dos regimentos.
46
Ofício de Feliciano Carvalho Ribeiro, ouvidor da comarca de Bragança, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a inexistência de soldados desertores.
47
Ofício do tenente-coronel Luís de Alincourt, comandante do Regimento de Artilharia do Porto, para Francisco Xavier de Mendonça Furtado, secretário de estado adjunto do Ministério do Reino, a informar que o seu regimento se encontra completo, com gente recrutada nas províncias de Trás-os-Montes, Beira e Minho.
48
Ofício do tenente-coronel Luís de Alincourt, comandante do Regimento de Artilharia do Porto, para Paulo de Carvalho e Mendonça, inquisidor geral do Santo Ofício, a informar que o seu regimento se encontra completo, com gente recrutada nas províncias de Trás-os-Montes, Beira e Minho.
49
Ofício de Luís Aires Barreiros, ouvidor de Abrantes, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de uma remessa de carvão.
50
Ofício de Luís António Cordeiro, juiz de fora de Messejana, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, perguntando se a proibição de saída de trigo, cevada e centeio da província se aplica só a comerciantes, ou também a lavradores, rendeiros e morgados.
51
Correspondência de Luís de Albuquerque de Mendonça Furtado, governador das Armas do Minho, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre assuntos de pessoal.
52
Correspondência de Lopo José de Sá Pereira, juiz de fora de Coruche, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, acerca da prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes e requisição de carros para o real serviço de Bento Alvarez da Cunha, administrador dos transportes dos carvões.
53
Correspondência do capitão-mor Luís da Costa Lima, juiz de fora de Amarante, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares às respecticas praças ou ao quartel general de Abrantes.
54
Correspondência de D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, para o marquês de Tancos, governador das Armas da Corte e Estremadura, sobre a petição de José da Rosa, cabo de esquadra da Companhia das Barcas do Regimento de Artilharia da Província de Além Tejo.
55
Avisos de D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, para António Lopes Durão, tesoureiro das tropas da Corte e Estremadura, sobre os requerimentos de José Álvares de Lima e de Manuel Fernandes da Silva.
56
Correspondência de Luís Ferreira da Fonseca Coutinho, enquanto juiz de fora de Évora e corregedor da comarca de Tomar, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre prisão do músico Dureli que se achava acompanhado de Joaquina Maria, recolhida no Recolhimento da Madalena, prisão de João Rodrigues e escolta de Manuel Lopes, da cadeia de Ponte de Sor para a de Tomar, onde permaneceria até ser conduzido à cadeia do Limoeiro.
57
Correspondência de Luís Freire de Vila Lobos e Vasconcelos, juiz de fora de Montemor-o-Novo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes e a sublevação na cadeia de Montemor-o-Novo, na qual se destacou Serafim José, e autos sobre o mesmo assunto.
58
Exposição de Luís Manuel da Silva Freitas e Costa, juiz da Alfândega de Portimão, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre as averiguações relativas a um navio naufragado e respectiva carga, bem como às razões que levaram a tripullação a abandonar o navio.
59
Exposição de Luís Nogueira Velho, comandante militar de Aldegalega, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, explicando porque castigou um almocreve no Corpo da Guarda.
60
Ofícios de Luís Tomás Esteves da Silva, corregedor da comarca de Guimarães, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre a prisão e recondução de soldados pagos e auxiliares desertores às respectivas praças ou ao quartel general de Abrantes.
61
Ofício de Luís de Vasconcelos e Sousa para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre o envio de ordens relativas aos portos do reino do Algarve.
62
Correspondência de Luís de Melo e Sá, enquanto auditor geral da gente de guerra da província de Entre Douro e Minho e corregedor da comarca de Santarém, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre assuntos de justiça.
63
Processo sobre a exposição do conde de Bobadela, governador das Armas do Minho, para Francisco Bernardo Holbeche, ouvidor da comarca de Barcelos, sobre a prisão de Clemente Fernandes, conhecido por Mágico Santo, na sequência dos tumultos originados pela busca ao tesouro na montanha da Lagoa.
64
Aviso de D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, para o marquês Estribeiro-mor para que seja dado parecer sobre as petições constantes na relação, assinada por Joaquim Manuel Correia Garção.
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 21
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 21
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/21
Título
Caixa nº 21
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.