Tesouraria Geral das Tropas.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Tesouraria Geral das Tropas.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/C08

Título

Tesouraria Geral das Tropas.

Datas descritivas

1756 - 1832

Dimensão e suporte

185 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Por Lei de 9 de Julho de 1763, as Vedorias e Contadorias de Guerra foram extintas, criando-se em sua substituição três Tesourarias Gerais das Tropas, para as quais foram nomeados 3 tesoureiros: um com residência em Lisboa (Tesouraria Geral da Corte e Estremadura também conhecida por Tesouraria Geral da Divisão do Centro a partir de 1801), outro em Elvas (Tesouraria Geral do Sul) e outro no Porto (Tesouraria Geral do Norte). Estas Tesourarias supervisionavam o emprego das verbas atribuídas ao Exército aquartelado em cada área, nomeadamente os pagamentos dos soldos dos regimentos de Infantaria, Artilharia e Cavalaria com quartel fixo nessas áreas, prestando todos os meses contas directamente ao Erário Régio. À Tesouraria da Corte cabia ainda o pagamento dos oficiais generais, inspectores, governadores, sargentos-mores, ajudantes de praça e engenheiros. Segundo o Decreto de 30 de Julho de 1763, nos cofres das Tesourarias devia existir um mês de soldo antecipado para fazer face às despesas. Estas Tesourarias foram extintas em 1816 e substituídas pela Tesouraria Geral do Exército. As Tesourarias do Norte e Sul prolongaram a sua existência para além da extinção da Tesouraria Geral do Exército.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo das Tesourarias Gerais das Tropas da Corte e Província da Estremadura, do Norte e do Sul, nomeadamente patentes, vencimentos, ordens para as vedorias, correspondência expedida, contas de vários hospitais militares, da remonta do Exército e da própria Tesouraria, aviso e despachos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra; informações sobre requerimentos; contas correntes dos conselhos de administração de diversos regimentos, despesas remetidas ao Erário Régio, contas com os comissários das províncias e correspondência da Inspecção das Tesourarias do Reino. Os livros com datas anteriores a 1763 foram herdados das Vedorias e Contadorias pelas Tesourarias Gerais das Tropas.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 4 secções e 86 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: C) ÓRGÃOS GERAIS DE FINANÇAS(SF) C8. Tesourarias Gerais das Tropas· (SC) CE - Tesouraria Geral das Tropas da Corte e Província da Estremadura· (SC) N - Tesouraria Geral das Tropas do Norte· (SC) S - Tesouraria Geral das Tropas do Sul· (SC) I - Inspecção Geral das Tesourarias das Tropas do Reino

Unidades de descrição relacionadas

Ver Vedorias e Contadorias de Guerra (C1 - C7) e Tesouraria Geral do Exército (C10).

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.Colecção de Legislação Portuguesa (1750 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional.Colecção de Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional.