Tesouraria Geral das Tropas.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/C08
Título
Tesouraria Geral das Tropas.
Datas descritivas
1756 - 1832
Dimensão e suporte
185 livros manuscritos.
História administrativa/biográfica/familiar
Por Lei de 9 de Julho de 1763, as Vedorias e Contadorias de Guerra foram extintas, criando-se em sua substituição três Tesourarias Gerais das Tropas, para as quais foram nomeados 3 tesoureiros: um com residência em Lisboa (Tesouraria Geral da Corte e Estremadura também conhecida por Tesouraria Geral da Divisão do Centro a partir de 1801), outro em Elvas (Tesouraria Geral do Sul) e outro no Porto (Tesouraria Geral do Norte). Estas Tesourarias supervisionavam o emprego das verbas atribuídas ao Exército aquartelado em cada área, nomeadamente os pagamentos dos soldos dos regimentos de Infantaria, Artilharia e Cavalaria com quartel fixo nessas áreas, prestando todos os meses contas directamente ao Erário Régio. À Tesouraria da Corte cabia ainda o pagamento dos oficiais generais, inspectores, governadores, sargentos-mores, ajudantes de praça e engenheiros. Segundo o Decreto de 30 de Julho de 1763, nos cofres das Tesourarias devia existir um mês de soldo antecipado para fazer face às despesas. Estas Tesourarias foram extintas em 1816 e substituídas pela Tesouraria Geral do Exército. As Tesourarias do Norte e Sul prolongaram a sua existência para além da extinção da Tesouraria Geral do Exército.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo das Tesourarias Gerais das Tropas da Corte e Província da Estremadura, do Norte e do Sul, nomeadamente patentes, vencimentos, ordens para as vedorias, correspondência expedida, contas de vários hospitais militares, da remonta do Exército e da própria Tesouraria, aviso e despachos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra; informações sobre requerimentos; contas correntes dos conselhos de administração de diversos regimentos, despesas remetidas ao Erário Régio, contas com os comissários das províncias e correspondência da Inspecção das Tesourarias do Reino. Os livros com datas anteriores a 1763 foram herdados das Vedorias e Contadorias pelas Tesourarias Gerais das Tropas.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 4 secções e 86 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: C) ÓRGÃOS GERAIS DE FINANÇAS(SF) C8. Tesourarias Gerais das Tropas· (SC) CE - Tesouraria Geral das Tropas da Corte e Província da Estremadura· (SC) N - Tesouraria Geral das Tropas do Norte· (SC) S - Tesouraria Geral das Tropas do Sul· (SC) I - Inspecção Geral das Tesourarias das Tropas do Reino
Unidades de descrição relacionadas
Ver Vedorias e Contadorias de Guerra (C1 - C7) e Tesouraria Geral do Exército (C10).
Notas de publicação
Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.Colecção de Legislação Portuguesa (1750 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional.Colecção de Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional.