Inspecção Fiscal do Exército.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Inspecção Fiscal do Exército.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/C12

Título

Inspecção Fiscal do Exército.

Datas descritivas

1837 - 1848

Dimensão e suporte

14 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Criada em 1844, por Decreto de 18 de Setembro, a Inspecção Fiscal do Exército tinha como missão fiscalizar os fundos, vencimentos e despesas do Exército, ficando sujeita ao Ministério da Guerra e com as delegações fiscais e as revistas de mostras sob a sua alçada. Composta por 5 repartições com um total de 14 secções e de uma delegação fiscal em cada Divisão Militar, excepto na 1ª Divisão que era realizada pela própria Inspecção. A IFE tinha como atribuições: o abono e processamento dos vencimentos e despesas do Exército; a fiscalização, liquidação e averbamento do processo e pagamento dos abonos; o ajustamento das contas; verificar a responsabilidade dos exactores da Fazenda Militar; o exame mensal dos fundos que existiam nas pagadorias militares; formar a conta anual de despesa; elaborar o orçamento dos vencimentos e despesas cujo processamento fosse da sua competência; fiscalização de tudo o que estivesse a seu cargo ou fosse determinado pelo Ministério da Guerra. A liquidação das contas era feita em presença dos documentos comprovativos de receita e despesa dos fundos administrados pela Repartição de Contabilidade que dava conhecimento à IFE da sua importância, e o resultado da liquidação era levado ao conhecimento do Ministério da Guerra. A IFE foi extinta em 1849, por Decreto de 27 de Dezembro, com a reactivação da Repartição de Liquidação do Ministério da Guerra.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de ordens gerais, guias de transferência de pessoal e correspondência expedida pela Divisão Fiscal do Porto, Castelo Branco e Viseu.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 3 secções e 9 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: C) ÓRGÃOS GERAIS DE FINANÇAS(SF) C12. Inspecção Fiscal do Exército· (SC) DP - Divisão Fiscal do Porto (2ª Divisão Militar)· (SC) DCB - Delegação Fiscal de Castelo Branco (6ª Divisão Militar)· (SC) DV - Delegação Fiscal de Viseu (2ª Divisão Militar)

Unidades de descrição relacionadas

Ver Repartição Provisional de Liquidações / Repartição de Liquidações do Ministério da Guerra (C11) e Repartição Central de Contabilidade/Repartição de Contabilidade (C13).

Notas de publicação

Referência bibliográficaColecção de Legislação Portuguesa (1840 - 1850). Lisboa, Imprensa Nacional.