Plano de classificação

Tesouraria Geral do Exército.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Tesouraria Geral do Exército.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/C10

Título

Tesouraria Geral do Exército.

Datas descritivas

1756 - 1852

Dimensão e suporte

182 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

A Tesouraria Geral do Exército foi criada interinamente em 1811 em substituição das Tesourarias Gerais das Tropas. Com a Tesouraria do Exército passou a haver um único cofre para receber os fundos militares, autorizados por Avisos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, embora continuando a prestar contas mensalmente ao Erário Régio. Em 21 de Fevereiro de 1816, a Tesouraria Geral do Exército, com sede em Lisboa, foi reorganizada em duas repartições: Repartição de Fiscalização da Fazenda, dirigida por um contador fiscal; e a Repartição de Tesouraria e Pagadoria. Em Dezembro desse ano surgiu nova organização sendo estas duas repartições extintas e substituídas pela Contadoria Fiscal das Tropas e pelas Pagadorias Militares nas províncias, num total de 12 (segundo o diploma de Maio de 1817). Com o desenrolar da prática administrativa, a Tesouraria do Exército passou a ser vulgarmente designada por Tesouraria Geral das Tropas. Em 1836, a Tesouraria Geral do Exército foi extinta com a criação da Repartição Provisional de Liquidações que a substituiu.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de patentes, determinações régias, correspondência com os tesoureiros, contas correntes com os conselhos de administração de diversos regimentos, despesas com rações e fardamentos, orçamentos com as repartições militares do Exército, avisos e ordens para a Tesouraria Geral do Exército, despesas com as escolas militares e com a remonta do Exército, contas das pagadorias de Peniche, Elvas, Linhares e da Pagadoria Geral do Exército e Pagadoria Volante; livros diários, mestres e cofre; ordens para a Contadoria Fiscal das Tropas, correspondência expedida para a Secretaria de Estado da Guerra, inspectores de revistas, Erário Régio, Milícias, Artilharia, entre outras autoridades. Os livros com datas anteriores a 1811 foram herdados pela Tesouraria Geral do Exército.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 7 secções e 81 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: C) ÓRGÃOS GERAIS DE FINANÇAS(SF) C10. Tesouraria Geral do Exército· (SC) CF - Contadoria Fiscal · (SC) EC - Exército em Campanha· (SC) PP - Pagadoria de Peniche· (SC) PE - Pagadoria de Elvas· (SC) PL - Pagadoria de Linhares· (SC) PV - Pagadoria Volante do Exército· (SC) PG - Pagadoria Geral do Exército

Unidades de descrição relacionadas

Ver Tesouraria Geral das Tropas (C8), Repartição Provisional de Liquidações/Repartição de Liquidações (C11) e Repartição de Contabilidade (C13) e Erário Régio (J1).

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.Colecção de Legislação Portuguesa (1810 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional.