Tesouraria Geral do Exército.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/C10
Título
Tesouraria Geral do Exército.
Datas descritivas
1756 - 1852
Dimensão e suporte
182 livros manuscritos.
História administrativa/biográfica/familiar
A Tesouraria Geral do Exército foi criada interinamente em 1811 em substituição das Tesourarias Gerais das Tropas. Com a Tesouraria do Exército passou a haver um único cofre para receber os fundos militares, autorizados por Avisos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, embora continuando a prestar contas mensalmente ao Erário Régio. Em 21 de Fevereiro de 1816, a Tesouraria Geral do Exército, com sede em Lisboa, foi reorganizada em duas repartições: Repartição de Fiscalização da Fazenda, dirigida por um contador fiscal; e a Repartição de Tesouraria e Pagadoria. Em Dezembro desse ano surgiu nova organização sendo estas duas repartições extintas e substituídas pela Contadoria Fiscal das Tropas e pelas Pagadorias Militares nas províncias, num total de 12 (segundo o diploma de Maio de 1817). Com o desenrolar da prática administrativa, a Tesouraria do Exército passou a ser vulgarmente designada por Tesouraria Geral das Tropas. Em 1836, a Tesouraria Geral do Exército foi extinta com a criação da Repartição Provisional de Liquidações que a substituiu.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de patentes, determinações régias, correspondência com os tesoureiros, contas correntes com os conselhos de administração de diversos regimentos, despesas com rações e fardamentos, orçamentos com as repartições militares do Exército, avisos e ordens para a Tesouraria Geral do Exército, despesas com as escolas militares e com a remonta do Exército, contas das pagadorias de Peniche, Elvas, Linhares e da Pagadoria Geral do Exército e Pagadoria Volante; livros diários, mestres e cofre; ordens para a Contadoria Fiscal das Tropas, correspondência expedida para a Secretaria de Estado da Guerra, inspectores de revistas, Erário Régio, Milícias, Artilharia, entre outras autoridades. Os livros com datas anteriores a 1811 foram herdados pela Tesouraria Geral do Exército.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 7 secções e 81 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: C) ÓRGÃOS GERAIS DE FINANÇAS(SF) C10. Tesouraria Geral do Exército· (SC) CF - Contadoria Fiscal · (SC) EC - Exército em Campanha· (SC) PP - Pagadoria de Peniche· (SC) PE - Pagadoria de Elvas· (SC) PL - Pagadoria de Linhares· (SC) PV - Pagadoria Volante do Exército· (SC) PG - Pagadoria Geral do Exército
Unidades de descrição relacionadas
Ver Tesouraria Geral das Tropas (C8), Repartição Provisional de Liquidações/Repartição de Liquidações (C11) e Repartição de Contabilidade (C13) e Erário Régio (J1).
Notas de publicação
Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.Colecção de Legislação Portuguesa (1810 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional.