Comando da Força Armada e Operações do Algarve.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/H10
Título
Comando da Força Armada e Operações do Algarve.
Datas descritivas
1838 - 1839
Dimensão e suporte
1 livro manuscrito.
História administrativa/biográfica/familiar
Comando operacional integrado na 8ª Divisão Militar e constituído por diversas unidades com a missão de aniquilar as guerrilhas miguelistas com especial destaque para as acções do Remexido. Esta força foi comandada inicialmente pelo coronel Gomes Fontoura, segundo a Ordem do Exército de 18 de Dezembro de 1837, comandante interino do Batalhão de Caçadores 4, que assumiu também o comando da 8ª Divisão Militar durante a ausência do brigadeiro Salazar Moscoso. A partir de Maio de 1838, a 8ª Divisão Militar foi comandada pelo barão da Ponte de Santa Maria que presidiu em Faro, em Agosto, ao julgamento do Remexido.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de correspondência expedida para diversas autoridades.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 1 série. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H10. Comando da Força Armada e Operações do Algarve (1838 - 1839)
Unidades de descrição relacionadas
Ver 8ª Divisão Militar (AHM/FG/F5/E15) desta colecção e a 21ª Secção da 1ª Divisão relativa às Operações contra a Guerrilha Miguelista (1834 - 1844) (AHM/DIV/1/21).
Notas de publicação
Referência bibliográficaANICA, Arnaldo Casimiro - A organização militar no Algarve (desde 1668). Beja, 1981.CHAGAS, Ofir - Remexido: guerrilheiro realista do Algarve. Torres Novas, 1997.MACHADO, António e CARDOSO, António - A guerrilha do remexido. Lisboa, Europa América.