Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/H11
Título
Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte.
Datas descritivas
1846 - 1847
Dimensão e suporte
1 livro manuscrito.
História administrativa/biográfica/familiar
O movimento popular liberal da Maria da Fonte contra Costa Cabral, provocou a sua demissão devido à falta de apoio do Exército e do seu Comandante-em-Chefe, o duque da Terceira, também Ministro da Guerra. É neste contexto que por decreto de 6 de Outubro de 1846, o duque da Terceira foi nomeado Lugar Tenente de Sua Majestade nas províncias do Norte devido às circunstâncias em que essas províncias se encontravam e à necessidade de se tomarem providências imediatas ao nível da acção governativa. A 8 de Outubro, o duque da Terceira partiu para o Porto onde rebentou a revolta popular da Patuleia, sendo preso pelos revoltosos. Assim, devido ao impedimento do duque da Terceira, em 1 de Novembro do mesmo ano foi nomeado o marquês de Saldanha para exercer esse cargo, e que veio a vencer a batalha de Torres Vedras em Dezembro de 1846.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de ordens do duque de Saldanha para diferentes autoridades.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 1 série. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H11. Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte (1846 - 1847)
Unidades de descrição relacionadas
Ver secção “Maria da Fonte e Patuleia (1846 - 1847)” (AHM/DIV/1/27).
Notas de publicação
Referência bibliográficaMARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.CASTRO, Franscisco Lyon - A Patuleia no Alto Minho. Viana do Castelo, 1964.CASIMIRO, Padre - Apontamentos para a História da Revolução do Minho em 1846 ou da Maria da Fonte. Braga, Tipografia Lusitana, 1883.