Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/H11

Título

Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte.

Datas descritivas

1846 - 1847

Dimensão e suporte

1 livro manuscrito.

História administrativa/biográfica/familiar

O movimento popular liberal da Maria da Fonte contra Costa Cabral, provocou a sua demissão devido à falta de apoio do Exército e do seu Comandante-em-Chefe, o duque da Terceira, também Ministro da Guerra. É neste contexto que por decreto de 6 de Outubro de 1846, o duque da Terceira foi nomeado Lugar Tenente de Sua Majestade nas províncias do Norte devido às circunstâncias em que essas províncias se encontravam e à necessidade de se tomarem providências imediatas ao nível da acção governativa. A 8 de Outubro, o duque da Terceira partiu para o Porto onde rebentou a revolta popular da Patuleia, sendo preso pelos revoltosos. Assim, devido ao impedimento do duque da Terceira, em 1 de Novembro do mesmo ano foi nomeado o marquês de Saldanha para exercer esse cargo, e que veio a vencer a batalha de Torres Vedras em Dezembro de 1846.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de ordens do duque de Saldanha para diferentes autoridades.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 1 série. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H11. Lugar Tenente de Sua Majestade nas Províncias do Norte (1846 - 1847)

Unidades de descrição relacionadas

Ver secção “Maria da Fonte e Patuleia (1846 - 1847)” (AHM/DIV/1/27).

Notas de publicação

Referência bibliográficaMARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.CASTRO, Franscisco Lyon - A Patuleia no Alto Minho. Viana do Castelo, 1964.CASIMIRO, Padre - Apontamentos para a História da Revolução do Minho em 1846 ou da Maria da Fonte. Braga, Tipografia Lusitana, 1883.